Manjericão

Mais conhecido pelos seus usos culinários saiba que o manjericão também conhecido como basílico e alfavaca com o nome científico de Ocimum basilicum, tem, também, propriedades medicinais sendo conhecida entre os entendidos pela planta da longevidade.

Da sua composição química fazem parte os flavonóides, tanecos e óleos essenciais. O manjericão é conhecido pelas suas propriedades anti-sépticas, calmantes e expectorantes. Indicado para acalmar a tosse, catarro, desinfecta feridas, acalma problemas de estômago, traz benefícios ao nosso sistema cardiovascular e é extremamente usado como estimulante natural na produção de leite materno.

Chá de Manjericão – Como Fazer

Como chá poderá prepará-lo facilmente juntando 10 folhas de manjericão aproximadamente a uma caneca de água fervente, deixando repousar durante 10 minutos, coe a preparação de seguida e, estará pronto para ser ingerido

O Manjericão tem a sua origem na Índia e foi neste país que se descobriram todas as suas utilizações, passando pelos usos medicinais indo até aos culinários, ainda hoje é utilizado pelos homens santos porque promove o relaxamento e o equilíbrio propiciando a meditação. É considerada uma planta fundamental porque acreditam que desenvolve o crescimento espiritual.

O seu uso aumenta a circulação cerebral e melhora a memória, contribuindo para a redução de pensamentos menos claros. Perfeito ao por termo ao mau hálito (halitose) e para fazer a higienização da sua boca.

Se está constipado lembre-se que o uso do Manjericão aumenta também a competência do nosso organismo para resistir e combater infecções virais e bacterianas! É o indicado para si!

Culinária

Na culinária, e visto que parte das duas propriedades se esvaem com a secagem das folhas, são usadas as folhas frescas. Pode ser usado em várias receitas, para condimentar saladas, pratos de massa, omeletas, sanduíches, molhos à base de tomate, sopas e chega mesmo a ser o ingrediente principal em algumas iguarias de vários países do sul Europa.

O Banho de Manjericão é uma excelente forma de Limpar e Vitalizar corpo e mente. Para beneficiar desta potencialidade este deve ser realizado depois de um banho com sal grosso.

Tipos de Manjericão – Espécies

– Manjericão ararat
– Manjericão dark opal
– Manjericão purple delight
– Manjericão Siam Queen
– Manjericão genovês
– Manjericão grande
– Manjericão pequeno
– Manjericão canela
– Manjericão limão
– Manjericão lima
– Manjericão anis
– Manjericão italiano
– Manjericão tailandês picante
– Manjericão exótico mexicano

Cultivo de Manjericão e Cuidados a ter

O manjericão é uma erva que exige muita luminosidade, terra nutrida e permeável, de preferência longe dos málditos caracóis e protegida contra as fortes geadas, principalmente durante a Primavera. Deve colhe-lo sempre partir da zona superior, um gesto que ajuda na sua produção. Deve ser replantado de 4 em 4 anos.

Por esta altura as plantas de Manjericão estão disponíveis para compra em todas as grandes superfícies comerciais, faça a experiência: acrescente umas folhas de Manjericão a qualquer prato cozido no ultimo momento da sua confecção! Fará, com certeza, a diferença!

Remédios Caseiros

Chá de Manjericão Para Má Digestão

19. Abril 2012 by admin

13 Comentários no Fórum

  1. Não sabia que o manjericão serve também pra acalmar a tosse,e descobri justo hoje que estou precisando.Valeu a dica.

  2. gostei muito dessa dica e acredito ,porque quando estava com sintomas de labirintite e muita dor no estomago funcionou sim .Obrigada.

  3. Eu faco uso de manjericao como calmante amei as dicas vou usá-lo muito mais

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *