Mascaras Caseiras para o Rosto

Mascaras Caseiras para o Rosto - Em tecido, patch e mascaras peel off

Muitas vezes a pele precisa de mais do que o seu creme habitual. A máscara em creme é a mais conhecida mas, hoje em dia, pode contar com outras fórmulas para obter beneficios extra. Quando pensamos em máscaras, vêm-nos automaticamente à cabeça a imagem de cremes espessos. Mas existem outras maneiras de fazer com que os principios activos dos cosmeticos cheguem à pele. No entanto, todas se baseiam no mesmo princípio: a oclusão.

Os tratamentos faciais funcionam por oclusão, ou seja, formam uma camada isoladora que evita que a agua e os princípios activos “fujam”. Debaixo dela, uma camada osmotica faz com que estes activos penetrem na pele. A eficácia das máscaras baseia-se, entre outras coisas, no facto de terem um poder de oclusão maior do que um creme normal.

Mascaras em tecido

Directamente do instituto
Em que consistem estas mascaras? É um pano ou gaze fina de fibras de diferentes tipologias (celulose, gelóides, micro-sedas…) que é impregnado com as substâncias activas e é desdobndo sobre a pele do rosto. O véu de colagéenio de efeito hidratante e densificador, habitual nos centros de estética para o tratamento de peles danificadas ou maduras é um excelente exemplo. Mas não é o único já que existem fórmulas adaptadas a qualquer tipo de problema. Na verdade, os tecidos são uma versão precursora dos patchs, dos quais
falaremos mais à frente.

Como se usam? Algumas máscaras em tecido já estão prontas a usar mas outras têm de ser embebidas numa preparação cosmética líquida preparada pela esteticista ou que vem na embalagem. Algumas trazem o tecido comprimido numa espécie de pastilha que, quando é introduzido na solução e a absorve, se expande e fica pronto para ser desdobrado. Uma vez colocado sobre a pele limpa e seca, exerce-se uma ligeira pressão para ajustar o tecido à pele. Normalmente, o tempo de pose dura meia hora, mas com a ionização (utilização de corrente eléctrica para a penetração dos activos) bastam 20 minutos.

Quais são as vantagens? Para além da sensação de leveza e frescura no rosto, quando a aplicação é feita em instituto estetico, o tecido pode ser ionizado num processo também conhecido como iontoforese, que consegue direccionar os activos para o interior da pele, multiplicando amplamente a sua eficácia. para além disso os tecidos são óptimos para conceder às peles maduras um aporte extra de colagénio e elastina. Por outro lado os de efeito frio são muito agradáveis de utilizar, possuem um efeito revitalizante e são especialmente indicados para peles de rosto masculinas.

Mascaras Patchs

A mais recente novidade
Em que consistem as mascaras de rosto patchs? São tiras de pano impregnadas em ingredientes activos que aderem à pele para os libertar de forma regular e progressiva. São muito comuns para zonas especificas, como lábios, olhos, nariz… Mas também existem outros que refirmam todo o rosto. Os patchs transdermicos foram inventados pela NASA para evitar os enjoos dos astronautas e chegaram ao mundo da dermocosmetica depois de demonstrarem a sua eficácia no campo médico. São fortemente oclusivos e os seus agentes penetram bastante na pele.

Desenvolvidos mais recentemente, os patchs de hidrogel contêm activos numa camada de gel à base de poliacrilato de sodio, uma substância gelatinosa capaz de reter uma grande quantidade de água. Esta qualidade faz com que gerem uma agradável sensação de frescura, razão pela qual se transformaram numa das máscaras favoritas para a zona de contorno de olhos. Em contrapartida, não são indicados quando se quer evitar a oxidação de activos especialmente sensíveis como a vitamina C. Alguns são reutilizáveis.

Como se usam? Basta despegá-los da película protectora e aplicá-los com pressão na zona indicada, sobre pele, limpa e seca, tentando não tocar na sua parte interna. Depois é só removê-los após esperar o tempo indicado ou perante o mais pequeno sintoma de irritação.

Quais são as vantagens dos patchs? O seu grande poder de penetração que lhes permite actuar em maior profundidade do que qualquer outro tratamento cosmético. A sua facilidade de utilização: não existe perigo de erros com a dose e permitem uma aplicação precisa, rápida e limpa, pois precisa de sujar os dedos para aplicá-los ou retirá-los.

Mascaras Peel Off

Um classico recuperado
Em que consistem as mascaras peel off? Estas mascaras são cosmeticos que secam quando se mantêm uns minutos aplicados, transformando-se numa especie de segunda pele. Os responsaveis por esta propriedade são os alginatos , uma substancia gelatinosa extraida das algas pardas, muito comuns nas aguas frias de todo o mundo. Este tipo de mascara foi muito popular há umas decadas mas agora voltou em força uma vez que os avanços da cosmetica multiplicaram as suas aplicações.

Como se usam? Estas mascaras apresentam-se sob a forma de um creme que se espalha sobre a pele limpa e seca, evitando as sobrancelhas. Deixa-se actuar e, passado o tempo indicado, adquirem uma consistencia rígida, que se desprende com os dedos e se remove numa só peça (deita-se fora no lixo, nunca na sanita). Se permanecerem restos sobre a pele, removem-se com um pouco de água.

Quais as suas vantagens? Por ser muito oclusiva, a mascara peel off oferece até 3 vezes mais aficacia do que uma mascara tradicional. Para alem disso, pode ser aplicada sem nenhum problema sobre olhos e labios, onde a pele é mais fina e está mais danificada por causa dos movimentos e gestos continuos. Na zona ocular, efectua, para além disso, uma drenagem linfatica que reduz visivelmente os problemas de papos e inchaço. Por outro lado, como a temperatura destas mascaras permanece baixa, exercem uma ligeira contracção tanto no musculo como na pele, obtendo efeitos reafirmantes e tonificantes. Com excelente capacidade de limpeza e esfoliante para as peles oleosas, o sistema peel off tambem é muito recomendavel para peles secas, já que os principios activos penetram mais eficazmente neste tipo de peles.

(Conheça tambem as nossas sugestões para a limpeza de pele)

A nossa eleição de mascaras para rosto

Tripla acção – Perle de caviar – duo masque bio marin, ingrid millel ( mascara embebida num serum exclusivo de alta performance que equilibra, densifica e suaviza a pele. preço: 100 euros) á venda em centros de estetica e spas. É indicada para todo o tipo de peles e tem uma acção anti-idade, hidratante e rejuvenescedora.

Efeito refrescante – Mascara em tecido de pepino, facialderm ( mascara relaxante anti stress para rosto e pescoço com extrat de pepino, colageno vegetal e vitamina E. preço: 3,61 euros) á venda em farmacias e parafarmacias. Usada como after sun, tem um efeito de frescura duradouro.

Boca sempre jovem – Patch express contour des levres, carita ( uma formula muito completa e avançada que actua em apenas 5 minutos para hidratar os labios, redefini-los e atenuar rugas. Preço: 42,60 euros) á venda em perfumarias. Suaviza a pele e acalma irritações, graças, entre outros ingredientes, ao concentrado de agua de rosas.

Riqueza Mineral – Masque peel off reveil du teint, decleor ( pelicula fresca e vitaminada que elimina impurezas celulas mortas, alisa e ilumina, ao fomentar a microcirculação. Preço: 34,92 euros) á venda em centros de estetica e spas. A sinergia de um complexo vitaminado e de um activo multiminerais confere um extra de energia á pele.

Olhar Rejuvenescido – Patchs yeux defatigants express, yves saint laurent ( a sua aplicação descongestiona a zona do contorno dos olhos, reduzindo olheiras e papos dos olhos. Preço: 47,99 euros) á venda em perfumarias – A sua textura hidrogel ilumina o olhar e confere-lhe uma frescura reconfortante.

Onda de Hidratação – Super aqua mask, guerlain ( mascara em tecido sedoso impregnado. Após a aplicação, a camada hidrica é preenchida, deixando a pee regenerada. Preço: 51,10 euros) á venda em perfumarias – Usada no banho proporciona verdadeiros momentos de luxo e descontracção, e deixa a pele lisa, macia e luminosa.

Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *