Mecanismos do Refluxo de Ácido Gástrico

Quando comemos, os alimentos, os líquidos e a saliva movem-se do esófago para o estômago. O esfíncter esofágico inferior (LES), localizado na junção do esófago e do estômago abre-se para permitir a passagem de tudo para dentro do estômago.

mecanismos-do-refluxo-de-acido-gastrico

O LES então contrai-se para restaurar a barreira entre o estômago e o esófago.

Em todas as pessoas, uma pequena quantidade do conteúdo do estômago pode ser refluxo, ou seja uma parte do conteúdo do estômago recua e volta para o esófago.

Isso geralmente não causa quaisquer efeitos secundários na maioria das pessoas. No entanto quando os mecanismos do processo digestivo não funcionam corretamente pode ocorrer o refluxo ácido. Além de causar azia, que é o maior sintoma do refluxo gastroesofágico, estes episódios também podem levar a lesões esofágicas.

Esfíncter esofágico inferior enfraquecido

Quando o esfíncter esofágico inferior está enfraquecido, falta-lhe a força necessária para segurar os conteúdos erosivos do estômago que fazem o refluxo para o esófago.

Insuficiência do clareamento esofágico

Num esófago que funciona normalmente, quando ocorre o refluxo, o esófago tem mecanismos que vão empurrar os materiais do refluxo de volta para o estômago. Se estes mecanismos não funcionarem, ou funcionarem inadequadamente, os conteúdos erosivos do estômago podem permanecer no esófago, durante um período de tempo prolongado o que pode causar irritação, e por vezes pode danificar a mucosa esofágica.

Gastroparesia (atraso no esvaziamento gástrico)

Quando a comida não é esvaziada do estômago de forma suficientemente rápida, o estômago coloca uma pressão maior sobre o esfíncter esofágico inferior e quando isso acontece, o LES pode ser forçado a abrir de forma inadequada. Os conteúdos erosivos do estômago são, então autorizados a fazer o refluxo para o esófago.

Saiba mais sobre o Refluxo Gastroesofágico

02. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *