Morango – Nome Científico, Familia, origem e Ciclo de vida

Os morangos são muito agradáveis de comer, pequenos, suculentos e pobres em calorias (entre 50 e 70 calorias por chávena). Os nutrientes mais abundantes nos morangos são a vitamina C, potássio e fibras alimentares. Estes alimentos são ricos em ácido elágico, um antioxidante que parece estar implicado na redução do risco de cancro, além de outros fitoquímicos também com poder antioxidante.

Uma chávena de morangos pode chegar a fornecer cerca de 70 por cento da vitamina C necessária quotidianamente e 1/2 chávena pode chegar a fornecer mais fibras do que uma fatia de pão escuro e de mistura. Contêm também 60 por cento mais vitamina C do que a toranja e mais oito por cento do que a laranja, em peso, naturalmente.

O seu período forte de disponibilidade no mercado ocorre de Abril a Junho. Algumas pessoas podem ter reacções alérgicas aos morangos, sendo a substância desencadeante desconhecida, mas tudo leva a querer que provoca nas células a libertação de histamina (responsável pelos sintomas de alergia).

Compre os morangos na sua época pois são mais saborosos, aromáticos e baratos do que os “artificiais”, desenvolvidos todo o ano em estufas. São dos frutos mais perecíveis pelo que devem ser bem inspeccionados no momento da compra e consumidos o mais rapidamente possível, evitando guardá-los no frio. Aconselha-se a sua lavagem profunda, pois são cultivados em estrume.

Nome Científico: Fragaria vesca
Sinonímia: Fragaria chinensis, Fragaria concolor, Potentilla vesca
Espécies e híbridos importantes: Fragaria daltoniana, Fragaria iinumae, Fragaria nilgerrensis, Fragaria nipponica, Fragaria nubicola, Fragaria vesca, Fragaria viridis, Fragaria yezoensis, Fragaria moupinensis, Fragaria orientalis, Fragaria moschata, Fragaria x ananassa, Fragaria chiloensis, Fragaria iturupensis, Fragaria virginiana, Fragaria × Potentilla, Fragaria × vescana
Nome Popular: Morango, morangueiro, morango-silvestre, morangueiro-bravo, fragária, frutilha
Família: Rosaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Europa e Américas
Ciclo de Vida: Anual

 
Em: Beneficios Para a Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *