Mucocele (Cisto Mucoso): 11 Tratamentos Caseiros para Bolha no Lábio Inferior

O que é: A mucocele, também conhecida como cisto oral ou cisto mucoso, é um bolha clara que se desenvolve no interior do lábio, céu da boca, ou na língua.

Este cisto oral de retenção salivar ocorre quando uma glândula salivar é ferida ou bloqueada. Maioritariamente resulta de algum tipo de trauma no local, que pode ser devido a lesão de um golpe ou objeto pontiagudo ou uma mordida acidental nos tecidos moles localizados dentro da boca, especialmente devido aos dentes adjacentes.

Quando a mucocele é pequena, geralmente não causa dor. No entanto, os cistos mucosos maiores podem causar alguma dor, principalmente quando existe contato direto com a bolha.

As Mucoceles superficiais podem por vezes rebentar e libertar o líquido existente sem qualquer tipo de intervenção.

Já nos casos em que a bolha está localizada mais profundamente, pode durar mais tempo a desaparecer, e até mesmo necessitar de remoção cirúrgica a laser ou através de outras técnicas minimamente invasivas.

Foto De Mucocele Cisto Oral No Labio

A falta de higiene dental, bem como o hábito de morder o lábio ou a bochecha devido ao estresse, pode colocar a pessoa em maior risco de desenvolver cistos mucosos.

Este tipo de “galo” ou hiperplasia de tecidos moles, pode causar uma série de desconfortos, uma vez que pode dificultar a mastigação, fala e deglutição.

Estes cistos orais são geralmente de formato arredondado, de cor esbranquiçada ou azulada e caracterizam-se por um inchaço semelhante a um “galo”.

A Mucocele é muitas vezes confundida com as aftas, mas tenha em mente que as mucoceles aparecem como bolhas levantadas enquanto a afta aparece como uma ferida ou úlcera.

Felizmente, como já referido, na maioria dos casos, estes cistos mucosos desaparecem por conta própria. Juntamente com isso, existem também muitos remédios caseiros simples que podem reduzir o desconforto e acelerar o processo de cicatrização.

É importante que antes de tentar qualquer remédio, os cistos localizados na boca devem ser sempre verificados por um médico, de forma a poder excluir-se condições mais graves.

Índice do Artigo:

Leia Também:  Dermatose

Remédios Caseiros para Mucocele (cistos mucosos)

Remedios Caseiros Para Mucocele

De seguida estão listados os 10 melhores remédios caseiros para a mucocele oral.

Mel

mel para cistos mucosos

O mel é um dos melhores remédios para tratar a mucocele oral. A natureza calmante e anti-inflamatória do mel pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação.

Suas propriedades antibacterianas ajudam a prevenir a infecção e também acelerar o processo de cicatrização.

  • Misture 1 colher de chá de mel cru e ¼ colher de chá de açafrão-da-índia em pó. Aplique a pasta sobre a área afetada e deixe-a atuar por 15 a 20 minutos. Em seguida, realize um gargarejo com água morna. Repita 2 ou 3 vezes por dia.
  • Além disso, aplique o mel sobre a área afetada todas as noites, antes de ir dormir.
  • Aplicar simplesmente o mel de Manuka sobre a área afetada algumas vezes por dia também irá ajudar na cura rápida dos cistos mucosos em poucas semanas.

Sal

A mucocele podem também ser eficazmente tratada com sal. O sal tem muitas propriedades curativas que ajudam a tratar o problema, removendo o muco da Mucocele e reduzindo a dor e a inflamação na área.

sal

  • Misture ½ colher de sopa de sal num copo de água morna.
  • Use a solução como um anti-séptico bucal.
  • Repita 3 ou 4 vezes por dia.

Gelo

O gelo ajuda a anestesiar a dor e a irritação associadas aos cistos orais de maiores dimensões. Isso faz do gelo um dos remédios mais eficazes para tratar a mucocele oral.

compressas-frias-com-gelo

Enrole alguns cubos de gelo em um pano fino. Delicadamente, coloque-o sobre a área afetada durante 1 minuto para obter algum alívio. Repita o processo algumas vezes por dia.

Além disso, você pode beber pequenos goles de água fria de vez em quando para aliviar o desconforto.

Glicerina

A glicerina é outra receita caseira bastante eficaz para tratar os cistos de retenção salivar, uma vez que oferece propriedades anti-sépticas e curativas que ajudam a combater os micróbios que causam a infecção.

Para além disso a glicerina mantém também a área afetada bem-umedecida, essencial para uma cura rápida.

Glicerina Vegetal

Para uso oral, é altamente recomendado o uso de glicerina vegetal.

Aplique a glicerina vegetal sobre a área afetada. Deixe-a atuar por tanto tempo quanto você consiga, e em seguida, enxague a boca com água fria. Repita 3 ou 4 vezes por dia.

Leia Também:  Queda de Cabelo

Além disso, faça um bochecho à base de glicerina vegetal para enxaguar a boca, várias vezes ao dia.

Bolsinhas de chá

Sabia que as bolsinhas do chá podem ser utilizadas para curar a Mucocele?

compressas de chá verde gelado

O chá contém ácido tânico, uma espécie de adstringente que ajuda a reduzir a dor e a inflamação e acelera o processo de cicatrização.

Após embeber uma xícara de chá usando um saquinho de chá, coloque-o na geladeira durante 30 minutos.

De seguida pressione suavemente o saquinho de chá molhado e frio sobre a área afetada por cerca de 10 a 15 minutos.

Repita o processo 2 ou 3 vezes por dia até que o cisto oral desaparecer.

Aloe Vera

A aloe vera também é bastante eficaz no tratamento de mucoceles. Possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que podem ajudar a aliviar a dor e a livrar-se do cisto rapidamente, ajudando a rebentar o cisto assim como evitar a recorrência de tais cistos.

Retirar gel do Aloe Vera

Extrair o gel de uma folha de aloé vera é um processo simples como ilustra a imagem acima. Aplique o gel diretamente sobre a área afetada.

Deixe o gel atuar no local durante 20 minutos, e em seguida, enxague a boca com água morna. Use este tratamento algumas vezes por dia durante vários dias.

Também pode lavar a boca com o suco do Aloe Vera fresco, 3 ou 4 vezes por dia.

Cúrcuma

Cúrcuma, turmérico, açafrão-da-terra e açafrão-da-índia. São necessários vários sinónimos para descrever uma planta tão benéfica para a nossa saúde. A cúrcuma tem propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias fortíssimas, e por conseguinte, pode ser usada para tratar vários problemas comuns, incluindo a mucocele oral.

curcuma-acafrao-da-india

Comece com 1 colher de chá de açafrão em pó e adicione um pouco de leite para fazer uma pasta. Usando uma bola de algodão, aplique a pasta sobre a área afetada. Aguarde 30 minutos, e depois enxague a boca com água morna.

Repita a aplicação do remédio 2 a 3 vezes por dia.

Também pode aplicar o suco de açafrão fresco diretamente sobre a área afetada 2 ou 3 vezes por dia durante vários dias.

Sálvia

As propriedades calmantes da sálvia ajudam a reduzir o desconforto associado ao cisto oral. Além disso, a planta tem um efeito de secagem e adstringente nos cistos.

cha-de-salvia

  • Adicione 2 a 3 colheres de chá de folhas de sálvia frescas ou secas para 2 xícaras de água fervente.
  • Cubra e deixe em infusão durante cerca de 15 minutos.
  • Coe e permita que a solução arrefeça.
  • Use a infusão para enxaguar a boca várias vezes ao dia.
Leia Também:  Urticária

Nota: Não engula essa lavagem de boca caseira.

Óleo de rícino

Oleo De Ricino

O óleo de rícino é também um remédio efetivo e 100% natural para tratar mucoceles.

Ele oferece grandes propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação associadas a bolhas orais maiores. Além disso, o óleo de rícino mantém a área hidratada e evita a irritação devida a secura.

  • Misture quantidades iguais de óleo de rícino e mel.
  • Usando uma bola de algodão, aplique a solução sobre a área afectada.
  • Deixe atuar no local durante 10 minutos e depois enxague a boca com água morna.
  • Use este remédio 2 ou 3 vezes por dia para obter melhores resultados.

Óleo de Prímula

Oleo De Primula Oenothera Biennis Evening Primrose

Você também pode usar óleo de prímula, de nome científico Oenothera biennis, também conhecido como evening primrose, sobre a área afetada. Basta mergulhar uma bola de algodão no óleo, colocar sobre a área afetada e deixar atuar durante a noite.

Enxague a boca na manhã seguinte. Este óleo ajuda a suavizar e curar os cistos mucosos localizados na boca. Realize a aplicação diariamente durante algumas semanas ou até o cisto desaparecer totalmente.

Raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz também pode ser utilizada para curar os cistos que se formam na boca. Sendo um emoliente natural extraordinário, a raiz de alcaçuz forma uma camada protetora sobre a área afetada que a impede irritação.

alcacuz

O alcaçuz oferece também propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas.

Adicione 1 colher de sopa de pó de raiz de alcaçuz em 2 xícaras de água quente e deixe repousar durante algumas horas. Coe e use o resultado para lavar a boca várias vezes ao dia.

Além disso, a aplicação direta do pó de raiz de alcaçuz na área afetada algumas vezes ao dia ajuda a acelerar o processo de cicatrização.

Dicas adicionais

Verifique sempre o cisto para se certificar de que este não infectou.

Se você tem por hábito morder o lábio ou a bochecha regularmente, acabe com esses maus hábitos. Mastigar uma pastilha sem açúcar pode ajudar a afastar-se deste vício.

loading...

13. Dezembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *