Mudar a Cor do Cabelo? Qual Cor de Cabelo Combina Comigo?

Já pensou mudar a cor do seu cabelo? Qual cor de cabelo combina comigo? Conheça as respostas.

Se ultimamente se sente menos bonita, e com vontade de mudar de visual, então o cabelo é um ótimo local para começar. Um corte novo e uma cor diferente, e de repente, tem logo outra aparência, que irá refrescar o seu aspeto, e certamente, a sua auto estima!

No entanto, se quer pintar o seu cabelo, não pense que o deve fazer sem pensar antes nas suas implicações. Um cabelo pintado, além de necessitar de uma manutenção frequente, precisa também de ser realizado com produtos de qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo. Se não tiver este cuidado, poderá pôr em causa a saúde dos seus fios, e a beleza do seu cabelo. Neste artigo iremos apresentar tudo o que precisa de saber se quer mudar de visual pintando o cabelo!

Antes de mais, este procedimento é possível ser feito em casa. No entanto, o ideal, dada a importância de ser bem feita e com produtos de qualidade, é deslocar-se a um salão de beleza, onde um profissional irá então mudar o tom do seu cabelo.

Se é morena e quiser clarear o cabelo, então este conselho ainda se torna mais premente, já que este processo deve ser feito gradualmente, para não correr o risco de estragar o cabelo. Um clareamento agressivo pode ter efeitos bastante prejudiciais no cabelo, e por isso, se for feito por quem sabe, isso não acontecerá!

Qual cor de cabelo combina comigo?

Depois de decidir onde vai fazer, falta escolher a nova cor. Aqui, não se esqueça que tem que ter em conta dois aspetos para escolher o tom mais adequado para si: a cor do cabelo e a cor da pele.

Cor da pele

- Se a cor da sua pele é negra, então os tons que melhor combinam são o castanho claro e escuro, e ainda, avermelhados suaves.
- Se a sua pele for morena, então os tons mais adequados são o castanho, chocolate e avermelhados suaves.
- Se a pele for clara, então os melhores tons são os loiros.

Cor do cabelo

- Se o seu cabelo for castanho escuro, ou então, preto, os melhores tons são o chocolate, o dourado ou o castanho.
- Se o cabelo for castanho claro, então o loiro escuro é a melhor opção.
- Se o cabelo for castanho normal, então combina bem com qualquer loiro.

Cabelos pretos

cabelos pretos

Apesar de haver a ideia de que os cabelos que necessitam de mais cuidados serem os louros, na realidade, os cabelos pretos precisam da mesma atenção! Se não for bem tratado, fica com um aspeto desleixado muito facilmente, começando a cor a mudar para um alaranjado ou avermelhado. Além disso, se não houver cuidados regulares, o cabelo pode começar a perder brilho, ficando seco, espigado e áspero.

Por isso, se pretende pintar o seu cabelo de preto, penso muito bem, pois além dos cuidados especiais, não será fácil de clarear. E o uso do preto constantemente irá acabar por ter algumas consequências negativas na saúde dos seus fios, pois começarão a ressecar muito facilmente, e assim, facilitando a sua quebra. Se no entanto, o seu tom de pele for realmente perfeito para cabelo preto, então invista na qualidade dos produtos, além de hidratações e banhos de brilho regulares, de maneira a mantê-lo sempre suave, brilhante e bonito!

Cabelos castanhos

Estes são os tons mais escolhidos, e sempre na moda. Facilmente combinam com vários tons de pele, das mais claras às mais escuras. Tem ainda disponíveis várias nuances de castanho, que vão desde o mel, chocolate, canela, castanhos, avermelhados e até capuccino! Além disso, há muitos produtos apropriados para estas cores, e que a serem utilizados regularmente, asseguram a manutenção da saúde dos seus cabelos.

Produtos como xampus e condicionadores específicos para esta cor têm já características que vão realçar ainda mais a cor e o seu brilho. Mas não se fique por estes produtos. O castanho desbota mais facilmente que outras cores, e por isso, deve ter em conta a necessidade de usar produtos com proteção solar, de maneira a estarem mais protegidos quando expostos ao Sol. E se escolher esta cor para pintar o seu cabelo, deve ainda aplicar frequentemente silicone, que irão ajudar a manter a camada que protege o interior dos fios, mantendo assim o seu aspeto saudável e brilhante.

Cabelos loiros

Os cabelos loiros dão um ar realmente fantástico, no entanto, é bom que saiba que implica muitos cuidados permanentes, tempo e dinheiro. Não vale a pena pintar de louro e depois desleixar-se. Se o fizer, o cabelo ainda ficará com pior aspeto. Por isso, se quer mesmo pintar de loiro, tenha então em atenção todos estes cuidados.

Estes consistem basicamente em usar diariamente produtos para nutrir e tratar os fios, além de fechar a camada que protege o interior do fio. Os xampus, condicionadores, e também, os finalizadores, devem ser apropriados para estes cabelos. O xampu escolhido deve ser hidratante e não deve conter sal. E para que o louro do cabelo não se torne amarelo, deve ainda usar um xampu com a capacidade de desmarelar.

Se a cor do seu cabelo é mais escuro, então terá de descolorar o cabelo. No entanto, é bom que saiba que esse processo irá remover os pigmentos naturais, abrindo a camada protetora do interior do fio, ressencando assim o cabelo. Assim, para que este não fique seco, áspero e de aspeto opaco, então terá de fazer hidratações fortes semanalmente.

Se quiser novamente os seus fios maleáveis, fortes e brilhantes, então este cuidado é essencial! Outro aspeto importante é a reposição de uma substância elementar para a manutenção da elasticidade: a queratina. Esta reposição é especialmente necessária nas mulheres que usam muito o secador, já que este agride muito o cabelo!

Por fim, é igualmente importante o uso de produtos com fator de proteção solar, para que as cores do seu cabelo estejam protegidas da ação do Sol.

Cabelos vermelhos

Esta cor, arrojada, mas ao mesmo tempo, sempre na moda, tem de ter cuidados especiais devido à dificuldade que o pigmento que irá tingir o cabelo de vermelho em não ter a mesma aderência aos fios que os outros. Por isso, idealmente as várias sessões devem ter menor tempo de intervalo quando a pintura é na cor vermelha. A partir do terceiro mês, os retoques podem já ser feitos apenas uma vez por mês.

Os cabelos tingidos de vermelho ficam facilmente opacos e pouco brilhantes. Assim, é fundamental fazer uma reestruturação capilar, que irá fechar a camada de proteção dos fios. Dessa maneira, estes ficarão menos porosos e mais saudáveis! E para que o seu cabelo ruivo não comece a ficar desbotado devido à exposição ao Sol, deve usar produtos próprios. Uma dica para estas situações é lavar o cabelo com água mineral antes da aplicação desses produtos.

Os xampus e condicionadores devem ser adequados para os cabelos pintados, devendo ainda ter propriedades antioxidantes. E não se esqueça. Devem ser produtos apropriados para o seu tipo específico de cabelo, de maneira a manter os seus fios saudáveis, nutridos, brilhantes e sedosos.

Por fim, deixamos uma dica para a sua cor vermelha durar mais tempo. Aplique um tonalizante da mesma cor, ou então, de uma cor parecida com a cor tingida no cabelo.

Dicas para Cuidar dos cabelos pintados

Como referimos no início, se pretende pintar o seu cabelo, tem que ter em conta que não basta tingi-lo, sendo necessários cuidados constantes para que o cabelo se mantenha saudável e de aspeto agradável! Assim, há tratamentos importantes para evitar que o seu cabelo fique danificado. Antes de mais, os produtos têm que ser de qualidade, pois os mais baratos têm menor quantidade de pigmentos, não ficando com um aspeto final de categoria.

Deve ainda ter um conjunto de cuidados diários, onde deve incluir xampu e condicionadores adequados para cabelos tingidos, de maneira a que se mantenha a camada protetora do fio de cabelo intacta. Além destes cuidados, deve ainda fazer hidratações semanais.

Se não adotar estes cuidados, o seu cabelo irá abrir, e quando isso acontecer, com as colorações sucessivas, os danos serão cada vez maiores. E se isso ocorrer, trate logo dos seus cabelos para que os danos não sejam maiores.

 
Em: Beleza e Cosmética, Dermatologia | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *