O que Fazer para Baixar a Febre do Bebê

A febre é geralmente um problema que vem associado a outros tipos de problemas de saúde, e que se manifesta como um sinal de instabilidade do organismo.

febre

O organismo humano tem uma capacidade própria de conseguir regular a nossa temperatura corporal. Mesmo em estados de doença, existem mecanismos imunológicos que nos permitem garantir que a nossa temperatura corporal é mantida dentro de limites estáveis.

No entanto, em diversas situações pode acontecer que o nosso organismo perca a sua estabilidade, e perca a capacidade de controlar adequadamente a nossa temperatura corporal.

Quando isto acontece, dizemos que estamos perante um estado de febre.

Considera-se um estado febril, geralmente, com temperaturas superiores a 36ºC, isto para febre de temperatura superior ao normal. Isto porque poderá ocorrer uma febre também com uma temperatura inferior ao normal, embora este tipo seja muito mais raro.

Neste artigo iremos concentrar-nos apenas em formas de eliminar a febre de temperatura superior ao normal.

Primeiro que tudo, deveremos fazer o que pudermos para baixar a temperatura do bebé e eliminar a sua febre. Existem algumas dicas de práticas que devemos seguir, nomeadamente:

  • Remover roupas excessivas do bebé e não agasalhá-lo demasiado;
  • Molhar a testa do bebé e o seu pescoço com água ligeiramente morna. Há até quem coloque panos humedecidos com esta água na testa do bebé, durante períodos de ceca de 10 minutos;
  • Dar um banho ao bebé, com água à temperatura de 36/37ºC. A água deverá estar inicialmente mais quente, sendo depois gradualmente reduzida para este valor;
  • Bebidas frescas poderão também ser uma boa opção. Alguns sumos, leite ou água são boas opções. Os sumos são especialmente eficazes se forem de laranja, já que contêm uma boa quantidade de vitamina C, o que ajuda a eliminar o estado febril e a fortalecer o sistema imunológico.

Quando a temperatura excede os 38ºC poderemos estar perante um caso de febre mais grave. Neste caso, não deverão ser dispensados alguns medicamentos antitérmicos, como é o caso da Dipirona, Ibuprofeno ou Paracetamol.

O que Procura?
Sintomas de Infecção Urinária em Bebê

No entanto, a administração de compostos medicamentosos apenas deverá ser efectuada com conhecimento e prescrição médica. Existem várias formas de tomar estes medicamentos, quer seja por via oral (xaropes, comprimidos), quer seja por via anal (supositórios), sendo que esta última tem um efeito muito mais rápido.

A febre deverá começar desde logo a baixar. Caso isso não aconteça, contacte com alguma urgência o médico pediatra do seu bebé para procurar potenciais complicações que possam estar a acontecer.

Durante períodos de febre, por nenhum motivo se deverão passar no bebé substâncias que contenham álcool. Isto porque o álcool poderá fazer com que a temperatura corporal se eleve ainda mais.

Nos bebés é frequente a ocorrência de febre, e nem sempre significa que estaremos perante um estado de doença. As mudanças de temperatura, excesso de roupa ou a falta de leite são motivos suficientes para o aparecimento de febre.

loading...

30. Julho 2014 by Diogo

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *