Óleo Essencial de Canela: 28 Benefícios, Usos e Propriedades Incríveis

A Canela é uma das especiarias mais antigas do mundo, no entanto, você por acaso conhece os benefícios do óleo de canela? O Óleo essencial de canela melhora a nossa pele, aumenta a libido, ajuda na saúde cardiovascular, e em muitas outras circunstâncias.

Oleo De Canela

O Pau (casca) da canela (Cinnamomum verum) é um tempero doce, saboreado e apreciado em todo o mundo, usado como chá natural e de onde é extraído o seu óleo essencial, que possui também ele um aroma característico, doce e penetrante, muito calmante, e um dos mais versáteis da sua categoria.

Benefícios do Óleo de canela

O óleo de canela possui muitos benefícios para a saúde e propriedades curativas das quais destacamos: Antibacteriano, Adstringente, Antioxidante, Anti-helmíntico, Anti-infeccioso, Antisséptico, Ampliador, Estimulante imunológico, Afrodisíaco, Repelente de insetos, Agente desintoxicante, Anti-inflamatório, Carminativo, Emenagogo, Analgésico, Antirreumático, Expectorante, Digestivo, Antifúngico, Agente estomacal, Antidepressivo, Hipoglicêmico e, Galactagogue. É um óleo realmente incrível.

De Onde é Extraído?

Oleo Essencial De Canela

A extração do óleo de canela é realizada através da planta Cinnamomum verum (Cinnamomum zeylanicum), proveniente do Sri Lanka e Índia, a variedade que contém o óleo essencial de melhor qualidade terapêutica.

Existe uma outra variedade mais barata de canela, do gênero Cassia (canela-chinesa), usada também para extração de óleo essencial, no entanto não possui todos os benefícios e propriedades terapêuticas da espécie Cinnamomum verum.

Existem dois tipos de óleos essenciais derivados da canela: extraída da folha e da casca.

– Óleo da folha de canela: Este é destilado a partir das folhas da árvore da canela, possuindo uma cor amarelada.

– Óleo da casca de canela: Já este é destilado a partir da casca da árvore da canela e possui uma cor avermelhada com uma pitada de marrom.

Ambos os óleos possuem algumas diferenças em sua composição química, o que é esperado uma vez que são provenientes de partes diferentes da mesma planta. Porém, seus benefícios são muito similares.

A produção do óleo pode ser feita a partir da destilação por vapor, processo que confere uma pureza única ao óleo essencial.

Existem outros métodos de extrair o óleo essencial, como através de solventes, o que pode extrair uma percentagem maior de óleo do lote. Este processo, apesar de ser mais econômico para o fabricante, não é orgânico. Como resultado, ele pode não promover todos os benefícios conferidos pelo óleo puro e orgânico.

Nomes Populares

A planta também é conhecida como canela-de-ceilão, caneleira, caneleira-de-ceilão, quinino e pau-canela.

Mistura-se bem com

Mistura Se Bem Com Citricos

O óleo essencial de canela mistura-se muito bem com óleo essencial de cravo-da-índia, noz moscada, ylang-ylang e toranja.

Ele faz uma ótima combinação com o refrescante óleo essencial de hortelã-pimenta. O óleo age como fixador e pode prolongar o aroma de outros óleos essenciais, como o óleo de rosas, lavanda, limão, lima, laranja, bem como outros óleos obtidos a partir de cítricos.

Propriedades Terapêuticas

Oleo De Canela E Um Poderoso Remedio Natural Para Infeccoes Fungicas A Pesquisa Indica Que Funciona Muito Bem

O óleo essencial de canela possui muitas propriedades terapêuticas:

– Antibacteriano: O óleo essencial de canela é usado na aromaterapia para matar bactérias carreadas pelo ar. Assim, prevenindo muitas infecções do trato respiratório.

– Adstringente: Quando aplicado à pele, ele contrai e estica a pele, deixando-a firme e elástica, ideia para flacidez no rosto.

– Antioxidante: O óleo essencial apresenta uma propriedade antioxidante moderada.

– Anti-helmíntico: Ele é usado para se livrar de vermes intestinais.

– Anti-infeccioso: Ele previne infecções do trato urinário.

– Antisséptico: Este óleo reduz o risco séptico em feridas.

– Ampliador: Ele é conhecido por ampliar as características de outros óleos ou componentes quando misturado.

– Estimulante imunológico: Ele estimula o sistema imune a funcionar melhor.

– Afrodisíaco.

– Repelente de insetos: O óleo essencial das folhas de canela é usado na aromaterapia para espantar os mosquitos.

– Agente desintoxicante: Seus componentes voláteis iniciam uma resposta desintoxicante no corpo.

– Anti-inflamatório: Ele é um anti-inflamatório natural.

– Carminativo: Este óleo auxilia a expulsão de gases intestinais. Isso alivia as cólicas por gases.

– Emenagogo: Facilita a menstruação de forma apropriada e provê leve alívio às cólicas menstruais.

– Analgésico: Reduz a dor naturalmente.

– Antirreumático: Ele possui um leve efeito antirreumático. É usado em formulações para reduzir a dor causada pela atrite reumatoide.

– Expectorante: Ajuda a expectorar o catarro dos pulmões e garganta.

– Digestivo: Ele auxilia a digestão e alivia irritações de estômago e dor de estômago moderada.

– Antifúngico: O óleo essencial de canela é um poderoso antifúngico, podendo ser usado para matar o fungo causador do mofo.

Leia Também:  9 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Cúrcuma (Turmérico, açafrão-da-terra...)

– Agente estomacal: Este óleo tonifica o estômago e aumenta o apetite.

– Antidepressivo: Alivia os pensamentos negativos e a depressão.

– Hipoglicêmico: Ele reduz o nível de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes.

– Galactagogue: O óleo promove a produção do leite materno.

Cor e aroma

Arvore De Canela E Uma Planta Nativa Da Asia E E Mais Comum Na India Sri Lanka Brasil E Madagascar

O óleo essencial das folhas de canela possui uma cor amarelada, já o óleo essencial da casca de canela conta com um tom mais avermelhado. Ambos são óleos leves, mas altamente aromáticos. O óleo de canela possui um aroma apimentado, que aquece os sentidos.

Aplicações: Para que serve?

O óleo de canela conta com grandes benefícios para a nossa saúde. Razão pela qual é muito usado na aromaterapia.

Alívio da dor

O óleo de canela é um analgésico natural. Ele é utilizado para aliviar dores musculares, de cabeça, crônicas e rigidez das juntas.

Junte três gotas de óleo de canela com duas colheres de sopa de um óleo carreador, como o óleo de oliva. Massageie o óleo resultante na área dolorida, evitando pontos sensíveis da pele.

O uso regular de massagem com o óleo de canela reduz a inflamação e promove um alívio pronto da rigidez. Caso queira se livrar de dores frequentes, como aquelas que temos quando estressamos nosso sistema ao trabalharmos demais, é só fazer uso do óleo de canela. Ele também auxilia no alívio de dores causadas por nós musculares (dor miofascial) e dor na parte inferior das costas.

Mantenha o ar livre de bactérias

Mantenha O Ar Livre De Bacterias Com A Canela

O óleo de canela é usado na aromaterapia para limpar o ar das bactérias. Quando usado em conjunção com outros fortes agentes antibacterianos, como o óleo essencial de limão, cravo, eucalipto, árvore do chá e alecrim, é possível matar até 99% das bactérias que circulam no ar dentro de apenas alguns minutos, o que é bastante rápido.

Para obter este benefício do óleo, adicione 4 gotas de cada óleo essencial mencionado acima em um vaporizador e deixe seu aroma combinado preencher a casa inteira.

Afrodisíaco Natural

A Canela E Um Dos Alimentos Que Funciona Como Afrodisiaco

Afrodisíacos são alimentos, bebidas ou drogas que estimulam o desejo sexual. A palavra vem da deusa grega do amor, Afrodite.

Os afrodisíacos não devem ser confundidos com substâncias que tratam de questões de fertilidade, disfunção sexual, tais como a disfunção erétil.

Eles existem apenas para estimular o desejo e não para tratar uma condição médica.

Entre as especiarias considerados úteis para a produção de “calor” dentro do corpo, a canela está no topo das que aumentam o apetite, tanto físico como sexual.

Ingerir óleo de canela aquece o corpo e, por sua vez, aumenta a seu desejo sexual. Canela também tem propriedades anti-inflamatórias, e pode ajudar a normalizar o açúcar no sangue.

O óleo de canela quando esfregado sobre os órgãos genitais tem a particularidade de produzir uma poderosa estimulação sexual. Além do seu efeito direto sobre o desejo sexual, a Canela também fortalece o coração.

A abordagem do uso do óleo de canela como afrodisíaco é muito eficaz, no entanto o óleo é muito quente, mesmo quando diluído.

Antes de o aplicar na área realize uma mistura de “não mais que 1% de óleo de canela, com um óleo carreador (transportador)” e certifique-se de usar apenas óleo de casca da canela.

É importante saber que o óleo de canela é tão quente como a pimenta e torna-se ainda mais quente ao longo do tempo.

Uma diluição segura e eficaz para a maioria das aplicações é de 1% de óleo de canela em 98% de óleo carreador. No máximo não ultrapassar os 3%. Percentagens maiores podem causar efeitos adversos, tais como irritações na pele.

As mulheres grávidas não devem usar o óleo de canela, uma vez que este óleo pode induzir contrações uterinas, que podem causar o aborto.

Colesterol e Saúde Cardiovascular

Saude Cardiovascular

Como provavelmente já deve saber, a doença cardiovascular é o resultado direto da acumulação de colesterol e triglicérides nas artérias.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Diabetes Technology Society em 2010, o óleo de canela ajuda a reduzir os triglicérides prejudiciais no sangue em 30% e o LDL (mau colesterol) em 27%. A acumulação de Triglicerídeos e colesterol no sangue e artérias é considerada uma das principais causas das doenças cardiovasculares.

Os antioxidantes disponíveis no óleo de canela tem efeitos anti-inflamatórios, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, declínio da função cerebral…

Os investigadores identificaram na planta mais de sete tipos de compostos flavonóides, altamente eficazes no combate de inflamações.

Outro dos benefícios da planta é que ela reduz os factores de risco mais comuns das doenças cardíacas, incluindo os níveis elevados de colesterol, níveis elevados de triglicérides e pressão arterial elevada.

Vegetais livres de bactérias

Devido às propriedades anti-bacterianas do óleo de canela, consegue ser eficaz contra algumas estirpes de E. coli e outras bactérias encontradas nos alimentos. Verificou-se que os vegetais e frutas lavadas com este óleo antes de cozinhar é uma forma eficaz de manter esses alimentos livres de bactérias livres.

Doença de Alzheimer 

Alzheimer

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram que a canela ajuda na prevenção da doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. De acordo com o estudo, o extracto CEppt encontrado em casca da canela impede o desenvolvimento desta doença. (5)

Leia Também:  Óleo de Coco: 107 Benefícios e Utilidades desta Gordura Vegetal Super Saudável

Tratamento de infecções e inflamações

As características antimicrobiana, anti-bacteriana e anti-inflamatória do óleo de canela fazem dele um tratamento natural tópico bastante eficaz notratamento de infecções e inflamações da pele.

Artrite

Movimento articular doloroso? Rigidez nas articulações? A solução está nas suas mãos. A magia da massagem e da Canela, causam um feitiço chamado lubrificação, ideal para reduzir a dor nas costas, joelhos e fortalecer as articulações fracas.

O óleo de canela é usado com outros óleos antirreumáticos para fazer óleos de massagem específicos para o tratamento da artrite.

Adicione 4 ou 5 gotas de óleo essencial de canela em um óleo base como o óleo de mostarda, aqueça em fogo baixo e massageie as juntas com esta combinação. A massagem feita regularmente, uma vez ao dia, promove um alívio rápido das dores causadas pela artrite.

HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)

Um estudo indiano mostra que o óleo de canela é eficaz em alguns tipos de HIV. (7)

Esclerose múltipla

De acordo com uma pesquisa do medical center at Rush University, a canela impede o processo destrutivo causado pela esclerose múltipla. (6)

Ajuda a perder peso

Perder Peso Com Canela

Como funciona? A insulina é o hormônio responsável pela metabolização de carboidratos e gorduras, facilitando a absorção de glicose no sangue, quer a convertê-la em energia ou armazenando-a como gordura.

Quando as células do corpo deixam de responder à insulina (condição chamada de resistência à insulina), o corpo erroneamente começa a armazenar gordura em vez de queimá-la, resultando não só no ganho de peso, como também na dificuldade em perder peso.

Os níveis elevados de açúcar e insulina no sangue, são um precursor para a diabetes Tipo 2.

O Extrato da canela, tem mostrado ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina no cérebro e aumentar a taxa de captação de glicose no sangue.

A percentagem de pessoas afetadas pela síndrome metabólica em todo o mundo é elevadíssima. Uma confluência de desordens que incluem a intolerância à glicose, obesidade abdominal, resistência à insulina, pressão sanguínea elevada, açúcar elevado no sangue, e níveis altos de colesterol.

O óleo de canela demonstrou a capacidade de inibir a produção de células inflamatórias, na gordura corporal de pessoas geneticamente obesas, um factor importante para a prevenção do aumento de peso.

Depressão

A Canela E Um Antidepressivo Natural

O aroma do óleo de canela aquece e eleva os ânimos. Inale diretamente do frasco durante mais ou menos 1 minuto. Seu aroma quente alivia a mente e ajuda a superar os sentimentos negativos. Conheça mais 10 Óleos Essenciais para a Depressão.

Diabetes (controla os níveis de açúcar no sangue e a liberação de insulina)

Verificou-se que o óleo de casca de canela pode ajudar a melhorar a diabetes, melhorando a resposta do organismo à insulina e reduzindo os níveis de glicose no sangue.

Adicione uma gota de óleo de canela à comida, após o cozimento. Uma boa ideia é colocar esta gota na salada. Consumir apenas 1 gota do óleo de canela já provê todos os nutrientes da canela para a pessoa, ajudando a reduzir os níveis de glicose do sangue, também conferindo um efeito estimulador no pâncreas.

O óleo da casca de canela contém cinamaldeído (aldeído cinâmico (C9H8O), o que possui um forte efeito redutor da glicose no sangue.

Massagear o óleo de canela nos pés e pernas também é muito bom para reduzir os problemas decorrentes da neuropatia diabética. Ele diminui a sensação de latejamento e queimação causadas pela neuropatia.

Embora o efeito seja apenas marginal, quando usado em conjunto com uma dieta saudável e exercício físico regular, pode fazer toda a diferença.

Protetor dos rins

Este óleo possui um efeito protetor dos rins, prevenindo danos induzidos por aloxana. Similarmente, ele também pode proteger os rins de danos causados por toxinas ambientais e ajudar a reduzir a sobrecarga do órgão.

Melhora a saúde digestiva

Dilua o óleo de canela em um óleo base, como o óleo de oliva (azeite) por exemplo. Massageie a mistura no abdômen por aproximadamente 5 minutos.

Isso tonifica o aparelho digestivo e ajuda a expelir os gases intestinais, reduzindo o acúmulo dos mesmos e aliviando a distensão abdominal. Esta massagem deve ser feita regularmente para ajudar em processos inflamatórios do cólon e do intestino delgado, como a diverticulite e colite.

Infecções do sistema urinário

Apesar das infecções do trato urinário (ITU) serem mais frequentes em mulheres, elas também podem afetar os homens.

Geralmente causadas por fungos ou bactérias, elas podem ser tratadas por um banho quente de assento com óleos essenciais. Use óleos essenciais como o óleo de canela, eucalipto e árvore do chá (Melaleuca alternifolia), adicionando de 10 a 15 gotas de cada um na água do banho. Esse método promove um alívio quase que imediato de infecções do sistema urinário e outras infecções em apenas algumas aplicações.

Dor de dente

Dor Forte No Dente

O óleo das folhas de canela possui uma grande quantia de eugenol, um composto encontrado em larga escala no óleo essencial de cravo-da-índia, e em menores quantidades, no óleo de noz-moscada, manjericão e folha de louro.

Este composto é o responsável pelo alívio da dor de dente promovido pelo óleo de cravo-da-índia. Se não tiver óleo de cravo à mão, use o óleo de canela colocando algumas gotas numa bola de algodão, colocando-a entre os dentes, acima do dente dolorido.

Leia Também:  Óleo de Gaultéria Alivia músculos, Gripe e Má digestão

Prevenção do Câncer

Estudos realizados na Coreia indicam que o óleo de canela tem a capacidade de desencorajar o crescimento de vários tipos de células cancerosas, funcionando como um tratamento alternativo para o câncer cervical (Cancro do colo do útero), câncer colo-rectal, melanoma e linfoma.

Menstruação irregular

O óleo de canela é muito útil em problemas decorrentes da menstruação. Ele previne as cólicas menstruais e o ciclo irregular. Como este óleo pertence ao grupo das substâncias emenagogas, ele promove a regularidade da menstruação.

Estimulante do sistema imune

Este óleo essencial estimula o funcionamento de nosso sistema imune, o que aumenta nossa proteção natural, pois nosso corpo é mais do que capaz de lidar com grandes e pequenas infecções ou doenças. Ele até mesmo pode prevenir as doenças autoimunes, o que ocorre quando o sistema imunológico adoece o corpo, como no caso do lúpus.

Outros Usos e benefícios para a saúde

Mude Sua Vida Com Oleo De Canela

O óleo de canela, quando utilizado na aromaterapia, promove vários outros benefícios, como a redução de processos inflamatórios na passagem nasal.

Seu efeito como estimulante do sistema imune pode ajudar as pessoas a se recuperarem mais prontamente de gripes e resfriados. Já sua propriedade “aquecedora” é boa para alguém que passa muitas horas em locais frios.

Além de ser usado largamente em remédios caseiros, ele também pode ser usado em várias outras ocasiões.

– Exterminador de larvas de mosquitos: O óleo essencial de canela é um poderoso exterminador das larvas de mosquitos.

– Perfumes: Ele é muito usado para fazer produtos aromáticos e perfumes.

– Mofo: Este óleo possui propriedades utilizadas para matar espécies de fungos que formam o mofo em casas e alimentos.

Efeitos colaterais, dosagem segura e toxicidade

De um modo geral, o uso de óleo das folhas de canela é considerado seguro. Já o óleo da casca de canela é um tanto quanto tóxico e sensibilizador. Então, use-o com cautela; ambos os óleos devem ser diluídos antes de serem usados, pois em algumas pessoas eles causam reação alérgica ou dermatite de contato.

Interações

Os compostos da canela interagem diretamente com os medicamentos antidiabéticos, então caso faça uso deste tipo de medicação, tome cuidado ou consulte o seu médico.

Composição, Informação nutricional e medicinal

Vamos conhecer mais a fundo a composição nutricional e os componentes orgânicos voláteis do óleo de canela.

Composição química e perfil nutricional da Casca da canela:

Oleo De Casca De Canela

Nutriente / Porcentagem

Cinamaldeído (aldeído cinâmico) 97,7 %
α-copaeno 0,8 %
δ-cadineno 0,9 %
α-amorfeno 0,5 %

A partir da tabela acima, vemos que quase todo o óleo da casca de canela é feito de cinamaldeído. Este componente, amarelado em sua cor, é o que dá à canela o seu aroma característico e também é utilizado para adicionar o sabor da canela a muitos produtos alimentícios.

O cinamaldeído é o principal composto orgânico responsável pelos vários benefícios do óleo essencial de canela, ainda sendo utilizado em antissépticos bucais e em outros produtos para os dentes. Atualmente existe um estudo que busca entender a sua eficácia na prevenção de melanomas.

Composição química e perfil nutricional da folha de canela:

Oleo De Folha De Canela

Nutriente / Porcentagem

Eugenol 87,3 %
Biciclogermacreno 3,6 %
α-felandreno 1,9 %
β-cariofileno 1,9 %
α-tujeno 0,1 %
α-pineno 0,5 %
p-cimeno 0,7 %
Aromadendreno 1,1 %

Conforme demonstrado, o óleo das folhas da canela é rico em eugenol. Este composto é muito utilizado na odontologia e para adicionar sabor a produtos alimentícios, podendo ser tóxico em grandes doses. Então, tenha cuidado ao utilizar o óleo das folhas de canela por longos períodos.

Capacidade Antioxidante

O óleo de canela é um antioxidante “leve” quando comparado com outros óleos essenciais. Seu índice ORAC é de 10,340 μTE/100 gm. E já que utilizamos apenas algumas gotas deste óleo por vez, o seu poder antioxidante acaba sendo muito reduzido.

Como fazer em casa

Você vai precisar de 5-6 paus de canela, um recipiente de vidro e óleo de oliva (azeite). Coloque os paus de canela no recipiente e encha com óleo de oliva. Em seguida, feche bem o recipiente e deixe à temperatura ambiente durante 3 semanas.

Agite o frasco ocasionalmente. Após 3 semanas, coe o líquido através de uma gaze e coloque-o num frasco escuro.

Pode usar o óleo em sobremesas ou consumir uma colher de chá todas as manhãs para fins medicinais. Recomenda-se ser utilizado no prazo de um mês. (Escolha um azeite (óleo de oliva) de excelente qualidade).

Comprar e Armazenar

Quando for comprar o óleo de canela, disponível em muitas lojas de produtos naturais, deve certificar-se de que este é extraído da espécie de canela (Cinnamomum verum, Zeylanicum), e não foi adulterado com óleo de cássia (canela-chinesa) ou outros compostos sintéticos.

Os óleos 100% puros (da marca doTerra por exemplo) têm normalmente um preço médio de 25 a 30 euros por cada 5ml, portanto, óleos com preços de 2 a 5 euros não são certamente a melhor escolha.

O óleo de canela de grau terapêutico é mais caro e deve ser armazenado num local fresco, longe da luz solar, e sempre tendo a tampa do frasco fechada.

loading...

28. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *