Óleo de Coco: 107 Benefícios e Utilidades desta Gordura Vegetal Super Saudável

O Óleo de coco é uma gordura vegetal e um suporte maravilhoso para cuidarmos da nossa pele, cabelo, melhorarmos a digestão e a imunidade do nosso organismo.

Conheça alguns benefícios e utilidades surpreendentes do óleo. Saiba como e onde comprar, armazenar e como usá-lo.

utilidades-e-beneficios-do-oleo-de-coco

Ultimamente, temos visto falar muito sobre o Óleo de Coco “Orgânico”, Extra Virgem”, inclusive algumas alegações, aparentemente, milagrosas, após o seu uso.

Bem, ele não cura tudo e, aquilo que funciona para mim pode não funcionar para você, mas é uma excelente ideia tê-lo sempre por perto. Com um pouco de criatividade, você consegue dar mais de 100 usos ao óleo de coco no seu dia a dia, agregados a muitos benefícios para a sua saúde.

Índice do Artigo:

Hidratar a Pele

hidratante-corporal

A primeira coisa da lista, mesmo antes de falarmos sobre os seus maravilhosos benefícios na alimentação, precisa ser sobre a sua função como hidratante.

Ao contrário de sua loção regular, o óleo de coco possui efeito curativo, refrescante, além de promover uma hidratação ímpar que realmente penetra na pele.

Pode ser que fique um pouco oleoso de começo, daí a importância de utilizar pequenas quantidades. Dê um instante ao óleo e veja-o secar maravilhosamente. Utilize normalmente como faria uso de sua loção corporal.

Condicionador de Cabelo Caseiro

condicionador-de-cabelo-caseiro

Quando as pequenas placas sobrepostas que se encontram no cabelo, por alguma razão, ficam separadas ou fora do lugar, o nosso cabelo fica completamente selvagem, com uma rebeldia sem igual.

Para isto, o óleo de coco é a solução, relaxando estas células, colocando-as em seu devido lugar e ainda fazendo com que as mesmas fiquem lá.

Você pode usar o óleo de coco em todo o escalpo (couro cabeludo) para um condicionamento profundo, mas caso faça uso apenas nas pontas já é o bastante para você ver a diferença, uma vez que neste local os óleos naturais do corpo não conseguem alcançar, normalmente ocorrendo mais quebras de cabelo.

Sabonete Caseiro

sabotete-caseiro-de-oleo-de-coco

Se gosta de fazer os seus sabonetes em sua própria casa, o óleo de coco serve como uma excelente base, o que simplifica os ingredientes, adiciona dureza ao sabão e ainda ajuda na quebra de óleos e gorduras.

Ele é tão bom, que caso use muito, terá um efeito de secura ao passar na pele (já na forma de sabonete). Para prevenir isto, você precisa sobrecarregar o sabonete de gorduras, ou seja, adicionar mais óleo do que soda à receita.

Tudo o que precisa para fazer isto usar óleo de coco, água e soda cáustica. Não tenha medo de utilizar a soda cáustica, pois sem ela, não existe sabão, apenas manuseie-a com cuidado.

Ela ainda continua sendo o melhor meio de fazer um bom sabonete, se agregando perfeitamente às moléculas de gordura, criando o sabão e a glicerina.

Perda de peso

oleo-de-coco-para-perder-peso

O óleo de coco funciona na perda de peso? Bem, se você ficar sentado, comendo óleo de coco, não vai perder peso algum. Entretanto, caso o utilize no lugar de outras gorduras, pode ajudar na perda de alguns quilinhos.

Ao contrário da maioria das gorduras saturadas, repletas de ácidos gordos de cadeia longa, este óleo é composto principalmente de ácidos gordos de cadeia média.

A diferença principal das moléculas de cadeia média é que elas não são armazenadas como gordura tão facilmente, ao invés disso, assim que entram no sistema são direcionadas para o fígado, dando um aumento significativo de energia.

Por sua vez, esta energia nos ajuda quando vamos fazer exercícios e, como todos sabem, os exercícios ajudam a emagrecer.

Outra grande qualidade do óleo de coco como substituto de outras gorduras é que ele funciona como supressor de apetite. Se estiver querendo comer algo que não deveria, consuma 2 colheres de sopa de óleo de coco e a vontade vai logo embora.

Energético

Se perder peso não é o seu objetivo, então tenha em mente apenas que ele vai te dar uma energia extra, e quem não precisa de uma “ajudinha” neste departamento de vez em quando? Algumas pessoas também sentem uma melhora em sua capacidade mental, ficando mais alertas.

Remédio Caseiro para Coceira de Cachorro

remedio-caseiro-para-alergias-e-coceira-de-cachorro

Uma das piores alergias existentes nos cães é a dermatite atópica. Sem tratamento os cachorros ficam com os olhos remelentos, orelhas feridas, literalmente se coçando até ficarem na carne viva e sangrando.

Para aliviar esta condição, além do auxílio de um veterinário, você pode adicionar um pouco de óleo de coco na dieta diária de seu animal.

De dentro pra fora, este óleo ajuda a curar a pele ressecada, irritada ou inflamada, resultado de uma resposta inadequada do sistema imune a vários alérgenos.

Tenha em mente que pode não curar o seu bichinho, mas existem relatos de pessoas que conseguiram curar completamente os seus animais com este método, contudo ele é certo de reduzir bem a coceira.

Se seu cão rói as patas e elas ficam manchadas de vermelho/rosa/marrom, o óleo também pode ajudar nestes casos, que são sinais de alergias.

Comece dando ½ colher de chá de óleo de coco extra virgem diariamente e vá aumentando gradativamente até 1 colher de sopa para cachorros com 20 kg ou mais, e de 1 a 2 colheres de chá para cachorros com peso corporal menor. A vantagem é que eles normalmente adoram esse “remédio”.

Infecções fúngicas

As ácidos gordos de cadeia média presentes no óleo de coco são fungicidas naturais incríveis. No coco, eles se inserem naturalmente na membrana fúngica do fungo, o que desequilibra a estrutura molecular da ameaça, destruindo-a. É importante fazer uso do óleo de coco nestas infecções até que os sintomas tenham desaparecido.

Herpes Labial

herpes-labial

A herpes labial é causada, geralmente, pelo herpes simplex vírus tipo 1, e não tem cura. Se lembrar das aulas de biologia do colégio, vai saber que bactérias podem ser erradicadas, da feita que vírus não. Então, como o óleo de coco ajuda?

Ele pode não acabar com o vírus, mas pode inibir sua aglomeração e alastramento. O óleo de coco contém uma substância chamada de ácido láurico. Quando esta é combinada com glicerol, cria outra substância chamada de monolaurina.

Estudos demonstram que a monolaurina afeta a camada lipídica dos vírus, prevenindo sua reprodução normal. Então, caso o vírus não consiga se reproduzir como deveria não dura muito. Aplique um pouco de óleo de coco diretamente nas feridas várias vezes ao dia.

Deixa o café cremoso

aprenda-a-fazer-cafe-cremoso-com-oleo-e-coco

Ao invés de usar açúcares ou produtos lácteos para deixar seu café cremoso, misture um pouco de óleo de coco nele, para obter um toque saudável, cremoso e doce (mas não muito doce).

Se certifique de mexer bem! Se perceber que o óleo ainda está flutuando no topo da xícara, tente mexer melhor ou ponha menos da próxima vez. Para facilitar a incorporação do óleo de coco ao seu café, faça-o apenas quando ele estiver bem quente.

Polidor de Madeira Natural

polidor-de-madeira-natural

A maioria dos polidores de madeira cria uma fina camada de produtos químicos sintéticos, o que dá à madeira aquela aparência lustrosa e brilhante por algum tempo.

Por outro lado, o óleo de coco penetra profundamente na maneira, fazendo-a ter uma cara “saudável” por mais tempo.

Esta aparência também é muito mais natural e duradoura, diferentemente daquilo que ocorre com os polidores de loja.

Redutor de colesterol e do risco de doenças cardíacas

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada nas células, que auxilia na construção de mais células vitais. Ele percorre a corrente sanguínea ligada a uma proteína, conhecida como lipoproteína.

Existem as proteínas de baixa densidade (LDL) e as de alta densidade (HDL).

O HDL é considerado o colesterol “bom”, então quando você deseja reduzir o colesterol, está falando da LDL. O problema reside quando ocorre um excesso de colesterol no organismo, pois, eventualmente, o LDL penetra a parede dos vasos sanguíneos onde começa a criar e acumular microestruturas, reduzindo o espaço para o fluxo do sangue, até mesmo bloqueando o mesmo, causando doença coronária nas artérias.

Por outro lado, o HDL se liga ao excesso de colesterol, levando-o para ser metabolizado no fígado.

O óleo de coco, provavelmente devido aos seus altos níveis de ácido láurico, aumenta o HDL. Apesar de não existir evidência sólida de que o óleo de coco sozinho previna as doenças cardíacas, sabe-se concretamente que ele aumenta o HDL, logo diminuindo os níveis de colesterol e, hipoteticamente, reduzindo o risco de doença cardíaca. Para este fim tome de ½ a 1 colher de sopa de óleo de coco por dia.

Reduz o risco (ou os efeitos) do Alzheimer

A doença de Alzheimer é devastadora para todos aqueles próximos da pessoa afetada, além de para a própria pessoa. Então, não é surpresa que buscamos por uma cura para este mal com tanto desespero.

Os rumores sobre o óleo de coco possivelmente “curar” ou prevenir o Alzheimer partiu de um livro, publicado por uma pediatra que obteve resultados positivos ao dar óleo de coco para seu marido, afetado pela doença.

Outros estudos confirmaram que as cetonas, substância que “alimenta” o cérebro quando corpo tem pouca glicose, podem ajudar a memória e, potencialmente, “reverter” os efeitos do mal de Alzheimer. Diz-se que a dosagem aplicada para tal uso é de 2 colheres de chá, consumidas por dia com a comida para melhorar a função cognitiva geral.

Acalma mordida de mosca negra e outros insetos

Quando as moscas negras começam a morder, a melhor coisa para ter à mão é o óleo de coco. Humanos, cavalos e outros animais afetados por estas mordidas têm sua coceira e mal estar aliviado com o uso de óleo de coco. Apenas pegue um pouco na ponta dos dedos e aplique diretamente na mordida para um alívio imediato.

Substituto para óleo de cozinha e margarinas

oleo-de-coco-vs-manteiga

Não existe uma maneira melhor de obter os benefícios do óleo de coco do que usar ele como substituto de outras gorduras de menor qualidade.

Quando estiver cozinhando, substitua a manteiga ou qualquer outro óleo por ele. Ele dá textura, frescor e riqueza às comidas, além de adicionar um leve sabor à sua culinária.

Quando for cozinhar, substitua a manteiga, margarina ou óleo de cozinha de 1 para 1 ou então coloque 80% de óleo de coco e 20% de água, basta saber qual das duas medidas mais combina com seu gosto e jeito de cozinhar.

Bálsamo labial com Fator de Proteção solar

balsamo-labial

Os lábios são uma região muito sensível do corpo, sempre expostos às intempéries do ambiente e não existem “cachecóis labiais” ou “luvas de boca” para protegê-los.

Uma das coisas mais danosas, que ainda sim não é muito levada em conta, é a exposição dos lábios ao sol.

Para proteger seus lábios do sol, você realmente deve passar protetor labial com fator de proteção solar (FPS), mas saiba que o óleo de coco também possui um leve FPS em sua composição.

Obviamente ele não pode competir com os protetores solares labiais encontrados no mercado, tendo até 80 FPS de proteção, mas pode sim ajudar um pouco com seu fator de 4 a 6 de proteção solar.

Para isto, aplique um pouco de óleo de coco nos lábios antes de sair no sol, refazendo a aplicação dentro de algumas horas. Uma receita interessante é derreter 1 colher de sopa de óleo de coco com 1 de colher de sopa de cera de abelhas para facilitar a aplicação e ter uma fixação melhor.

Esfoliante corporal

esfoliante-corporal

O óleo de coco pode ainda ser utilizado como base para esfoliantes corporais ou faciais. Para tal, derreta um pouco e misture com açúcar.

Depois de esfriar, use o resultado. Ou ainda, derreta meio copo de óleo de coco e coloque-o em um molde de sabonete ou daqueles usados para fazer cupcakes, então misture de 2 a 4 colheres de sopa de açúcar branco ou marrom.

Você pode adicionar mais açúcar caso queira uma textura ainda mais abrasiva.

Leia Também:  Óleo Essencial de Canela: 28 Benefícios, Usos e Propriedades Incríveis

Deixe esfriar antes de adicionar o açúcar para que os grãos não se dissolvam. Após isso, coloque na geladeira e deixe solidificar antes de tirar do molde.

Então, corte um pedaço e passe na pele do rosto ou no corpo para esfoliar (umedeça a pele com água antes da aplicação e seja gentil!).

Depois de fazer a esfoliação, lave e passe seu hidratante preferido. Não use este esfoliante natural mais de duas vezes por semana, pois você pode acabar com a pele completamente ressecada.

Removedor de maquiagem

removedor-de-maquiagem

O rosto é algo que sempre queremos proteger, então quando se trata de remover a maquiagem a melhor saída é dar preferência para produtos naturais.

Usando óleo de coco, que de maneira suave e segura remove todos os vestígios de maquiagem do rosto, você consegue deixar sua face com uma sensação refrescante e saudável.

Para fazer isso, apenas passe um pouco de óleo nas pontas dos dedos e passe no rosto em movimentos circulares, lavando com água após isso.

Este método funciona muito bem com todo tipo de maquiagem, até a maquiagem dos olhos, mesmo que seja à prova d’agua. Você pode usar um sabão neutro se quiser tirar a oleosidade do rosto após a remoção.

Óleo de massagem

oleo-de-massagem

Os benefícios da massagem são inúmeros e é algo que sempre precisamos de vez em quando. Ao invés de usar uma loção corporal industrializada, faça uso do óleo de coco, adicionando óleos essenciais com seu aroma preferido caso deseje. O óleo de coco também deixa a pele incrivelmente hidratada e macia.

Tratamento para unhas e cutículas

tratamento-para-unhas-e-cuticulas

As cutículas esfarelam, as unhas se quebram, racham ou ficam sem brilho, precisando de carinho e cuidados de vez em quando. Por mais que exista uma enorme variedade de produtos feitos para deixar as unhas impecáveis, eles são normalmente supercaros e repletos de ingredientes estranhos. É aí onde o óleo de coco entra.

Passe um pouquinho nas cutículas, sobre e ao redor das unhas para reduzir as falhas e promover o crescimento saudável.

Creme muda fraldas

creme-muda-fraldas

Está com um bebê que tem o bumbum irritado ou assado? Você não precisa de mais nada além do óleo de coco. É preferível fazer uso de um produto natural do que um creme repleto de produtos industrializados, que você nem sabe de onde vieram no final das contas.

Com sua ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e ainda hidratando e acalmando a pele, o óleo de coco é o ideal para cuidar da pele do seu bebê.

Para aumentar um pouco o alívio dado pelo óleo de coco, derreta e misture um pouco de manteiga de karité, e use após a mistura tiver solidificado um pouco.

Aplique tanto quanto for necessário para cobrir a área afetada, tal como faria com qualquer outro creme muda fraldas.

Creme para mamilos

creme-para-mamilos

Não existe nada mais mágico do que amamentar um filho no peito, não é? Por mais maravilhoso que este ato seja não dá pra ignorar seus resultados, como mamilos rachados ou irritados pela sucção do bebê.

Então, caso precise de um creme para os mamilos, você com certeza não vai querer passar algo estranho para seu pequenino por a boca, correto?

Após a amamentação, conforme for necessário, não excedendo algumas vezes por dia, passe com cuidado um pouquinho de óleo de coco em cima e ao redor do mamilo. Assim que terminar de dar de mamar, se certifique de secar a área antes de aplicar o óleo de coco.

Combate inflamações

O óleo de coco parece ter um efeito direto em suprimir os agentes químicos naturais do corpo, responsáveis pela inflamação.

Os estudos já feitos com relação a este efeito específico do óleo de coco apontam para os ácidos cápricos (ácido decanóico) e láuricos como os maiores fatores anti-inflamatórios, ambos são parte dos magníficos ácidos graxos de cadeia média encontrados naturalmente no óleo de coco (apenas o ácido cáprico integra 10% deste total).

Polidor de couro

polidor-de-couro

Use um pedaço de pano seco e macio para tirar o excesso de sujeira ou poeira do couro, aplicando na sequência um pouco de óleo de coco e esfregando na superfície em movimentos circulares. Não há necessidade de exagerar aqui, o ato de esfregar vai deixar seu couro brilhando como novo!

Manutenção de tábuas de corte

Esqueça aqueles óleos chiques e industrializados para polir e conservar sua tábua de carne. Ao invés disso, utilize um pouco de óleo de coco, secando primeiro a tábua com uma toalha e depois passando um pouco com um pano, lustrando bem e deixando fazer efeito por uns 15 minutos.

Após isso é só passar um pano limpo, caso ache que o cheiro ficou muito forte, passe um pouco de óleo essencial de limão ou o suco de meio limão.

Lubrificante de pequenos motores

Use um pouco de óleo de coco derretido para lubrificar pequenos motores, como o de liquidificadores. Só um pouquinho já é o bastante. Caso coloque muito você pode ter problemas quando o óleo se solidificar na máquina, prendendo as engrenagens.

Remove chiclete de roupa, cabelo, carpetes…

Seja no carpete ou no cabelo, o óleo de coco tem um “dom” especial quando se trata de tirar aquele bocado de chiclete do local indesejado.

Talvez seja apenas sua eficácia como hidratante que acaba fazendo o chiclete descolar das fibras, assim sendo, neste caso aplique quantias generosas para tentar remover aquela bola grudenta.

Passe por toda a superfície do chiclete várias vezes e deixe o óleo agir de 2 a 5 minutos (ou até mais se achar necessário).

Após isso, use um pedaço de pano macio e com textura para tirar a goma de mascar. Depois enxague o local com sabão neutro ou shampoo para remover o excesso de óleo.

Creme de barbear

Nada é mais frustrante de que gastar um monte de creme de barbear para este correr ao primeiro sinal de água. Ao usar o óleo de coco como creme de barbear, e uma vez que a água corre por cima do óleo, você terá uma proteção sólida para a lâmina passar suavemente pela pele.

Ele também deixa a pele macia, hidratada e segura conta cortes acidentais. Aplique como faria com um creme de barbear comum e aproveite!

Remover o limo do banheiro

O sabão é alcalino e a maioria dos seus óleos é ácida. Esta é a razão pela qual ele funciona tão bem contra gorduras e sujidade.

Aplique uma fina camada de óleo de coco ao limo do banheiro e deixe ficar lá de 10 a 20 minutos. Após isso limpe com o lado áspero de uma esponja, caso a superfície permita. Para deixar ainda melhor, passe um pouco de vinagre no óleo de coco depois da aplicação para aumentar a acidez, tirando o limo mais facilmente.

Protege panelas de ferro fundido

Existe uma técnica para proteger as panelas de ferro fundido que consiste na criação de uma camada de gordura, que também funciona como uma superfície não aderente.

Para fazer isso com o óleo de coco, aplique uma camada generosa de óleo de coco dentro da panela e deixe-a aquecer de 130 a 180 graus e mantenha-a no fogo por mais ou menos uma hora.

Caso esteja preocupado em queimar ou empolar o óleo, coloque uma travessa metálica sobre a boca do fogão e ponha a panela de boca para baixo sobre a travessa, deixando pelo tempo necessário. Depois disso, remova a panela, espere esfriar e limpe o excesso de óleo. Repita conforme necessário.

Desodorante

desodorante-caseiro

Normalmente, o suor por si só não produz odor, uma vez que a maioria do suor excretado por nosso corpo provém das glândulas sudoríparas écrinas, as quais produzem apenas água com um pouco de sal e às vezes também adicionando ácido úrico.

Já as glândulas sudoríficas apócrinas, que se tornam ativas durante a puberdade, são responsáveis pelo suor que ocorre no sovaco, ao redor da genitália e etc.

O suor expelido por estas glândulas possui outros componentes, como lipídios (gorduras). Quando as bactérias inerentes da pele se alimentam desta gordura o resultado é o mau cheiro.

Assim como o desodorante comprado, o óleo de coco ajuda a reduzir a contagem de bactérias que causam o odor.

Misture uma colher de sopa de pó de araruta (Maranta arundinacea) em 3 ou 4 colheres de sopa de óleo de coco para fazer um desodorante caseiro. Aplique conforme necessário e adicione cera de abelhas caso ache que o óleo de coco ficou pouco sólido.

Óleo de banho

oleo-de-banho

Enriqueça a água do seu banho e amacie a pele com um pouco de óleo de coco. Aproveite o seu aroma e mexa um pouco a água enquanto estiver tomando banho de imersão para mover o óleo pela água. Este método cobrirá naturalmente sua pele com o óleo de coco, deixando-a saudável e macia.

Acalma irritações na pele

Existem duas coisas que vêm à mente quando pensamos em irritações: a coceira e o inchaço. O óleo de coco, com seu efeito anti-inflamatório, obviamente irá ajudar com o inchaço. Ele também acalma aquela coceira absurda, o que por sua vez evita maiores inchaços e feridas na pele afetada.

Óleo base ou carreador para todas as ocasiões

Loções, bálsamos labiais, óleos de massagem, loções corporais, esfoliantes… Pode escolher qualquer uma destas receitas, não importa qual seja ela, o óleo de coco serve como um ótimo óleo base ou carreador. Sua textura e consistência ajudam a agregar qualquer tipo de molécula que queira em sua receita natural, além de contribuir com efeitos hidratantes e medicinais.

Unguento caseiro para o peito (tipo Vick Vaporub)

vick-vaporub-caseiro

Misture óleo essencial de hortelã-pimenta com óleo de coco para fazer um bálsamo, pomada, unguento estilo Vick Vaporub, que pode ser aplicado abaixo do nariz ou no peito quando estiver congestionado. É uma coisa simples, mas efetiva, que vai limpar aquele chiado no peito, ajudando a dormir melhor.

Previne piolhos

Não se sabe ao certo a razão, mas os piolhos detestam óleo de coco, fazendo deste um meio de prevenir o aparecimento deles ou até mesmo para afugentá-los. Se seu filho vier da escola com piolhos, mergulhe um pente fino no óleo de coco e passe no cabelo dele. Você também pode usar este método como precaução, caso haja uma epidemia de piolhos.

Elimina o Frizz dos Cabelos

O cabelo sempre fica meio selvagem no inverno ou em dias muito úmidos. Se este for o seu problema, coloque um pouco de óleo de coco nos dedos e passe em seus cabelos para reduzir o frizz. É recomendável passar um pouco mais nas pontas, para conferir peso a elas, deixando o cabelo menos rebelde.

Substituto da manteiga

Esta é uma maneira simples e segura de substituir a manteiga. Quando for comer sua torrada matinal, passe um pouco de óleo de coco para ter um lanche saboroso que vai realmente encher seu estômago.

Topping para Pipoca

Derreta um pouco de óleo de coco e goteje o resultado sobre a pipoca. Adicione um pouco de sal, mexendo até que tudo esteja espalhado e pronto, pode aproveitar aquela pipoquinha deliciosa, e mais saudável, na hora de seu filme.

Tratamento de machucados

As propriedades antibacterianas e antifúngicas do óleo de coco fazem dele o item ideal para cuidar de pequenos arranhões e machucados. Misture um pouco do óleo com mel (que também é um forte bactericida) e aplique na área afetada. Este método não serve para tratar grandes cortes, mas para os menores é uma benção ter óleo de coco no seu kit de primeiros socorros natural.

Remédio caseiro para bolas de pêlo em gatos

bolas-de-pelos-em-gatos

A ciência popular acredita que o uso de óleo de coco pode reduzir as bolas de pelo nos gatos. Ainda existem aqueles dizendo que os triglicerídeos de cadeia média não são uma boa para nossos amigos felinos, então vale a pena pesquisar e decidir o que é melhor.

Para utilizar este óleo em seu gato, passe um pouco nas patinhas, isso melhora a função digestiva e ainda reduz o aparecimento das bolas de pelos.

Aromaterapia

guia de óleos essenciais medicinais e herbais

Adicione seus óleos essenciais favoritos em um pouco de óleo de coco e espalhe uma leve camada nas têmporas e costas do pescoço quando se sentir estressado ou enjoado. Use hortelã-pimenta e eucalipto para dores de cabeça e tensão ou limão/lima/laranja para náusea. Conheça o Nosso Guia de Óleos Essenciais.

Petisco de verão para cães

Também conhecidos como “cubos de coco”, estes petiscos vão ajudar seu cachorro a se refrescar nos dias quentes. Misture um pouco de manteiga de amendoim com óleo de coco e congele numa forminha de cubos de gelo.

Assim que estiverem congelados, dê os cubinhos para seu animal do lado de fora de casa, pois o óleo de coco e a manteiga de amendoim descongelando no carpete da casa faz uma bagunça danada.

Nariz Ressecado

oleo-de-coco-para-nariz-ressecado

Quando acontece o ressecamento das narinas, há uma sensação de que se precisa cutucar o nariz. Quando ele é cutucado com frequência, as narinas ficam doloridas e irritadas, criando um círculo vicioso.

Passe um pouco de óleo de coco dentro de cada narina para hidratá-las. Apenas use um pouquinho, pois o óleo de coco derrete rapidamente quando chega à temperatura corporal, se usar muito vai ficar parecendo (ou dando a sensação) que está com o nariz escorrendo.

Alivio da Prisão de Ventre

Consuma uma colher de sopa de óleo de coco toda manhã, enquanto estiver de jejum, para melhorar o funcionamento do trato digestivo. Caso tenha uma constipação intestinal aguda (conhecida como obstipação e prisão de ventre), pode tomar duas colheres ao invés de uma.

Reduz sinais da idade e manchas solares

oleo-de-coco-reduz-sinais-da-idade-e-manchas-solares

O óleo de coco pode ajudar na cura ou diminuição dos vários sinais da pele, reduzindo até aquelas manchas causadas pela exposição ao sol. Passe diariamente o óleo para auxiliar no desaparecimento dos sinais.

Tira olheiras

Coloque novamente a beleza no seu sono de beleza usando óleo de coco para se livrar das olheiras. Toda noite, passe um pouco de óleo de coco abaixo dos olhos para reduzir o inchaço e o escurecimento do local.

Hidratante para cotovelos secos

hidratante-para-cotovelos-secos

Os cotovelos são um dos locais mais difíceis de manter hidratados e macios. Passe um pouco do óleo de coco neles pela manhã e à noite, mas não é aconselhável fazer isto caso vá fazer alguma prova ou se você fica com os cotovelos apoiados na mesa. Imagine a cena: seus cotovelos escorregam e sua cabeça acaba batendo na mesa, fazendo um baita barulho; isso seria bem constrangedor.

Repelente de insetos

Não se tem muita certeza da razão pela qual os insetos acham o óleo de coco repulsivo, mas por qualquer motivo que seja somos muito agradecidos por isso. Apenas passando um pouco já se podem ver os resultados, mas caso queira aumentar o poder do seu repelente natural é só derreter o óleo de coco adicionando alguns óleos essenciais (como hortelã-pimenta ou citronela). Leia também: Repelente Caseiro para Mosquitos: Óleo de Eucalipto-Limão (Corymbia Citriodora)

Leia Também:  7 Óleos Essenciais para Controlar a Ansiedade, Estresse e Nervosismo

Acalma Picada de abelha

Apesar das abelhas serem criaturas gentis, de vez em quando podemos acabar ferroados. Para reduzir o inchaço, calor e dor provenientes do veneno do ferrão, passe um pouco de óleo de coco no local da ferroada após remover o mesmo. Caso queira aumentar o alívio adicione uma gota de óleo essencial de lavanda, o efeito é fantástico.

Patas de cachorro ressecadas e rachadas

patas-de-cachorro-ressecadas-e-rachadas

As patas dos cachorros são duras, um pouco ásperas, calejadas e até grossas. Imagine o quanto seria complicado para eles andarem, caso estas almofadas fossem finas e macias! Dito isto, quando as patas ficam muito secas, acabam rachando, dificultando a vida normal de seu cão.

Para resolver o problema, assim que detectar uma rachadura, passe um pouco de óleo de coco para ajudar no processo de cura. Mas não exagere, seu cão não quer que suas patas fiquem macias como a pele do dono 🙂

A parte mais difícil deste tratamento é evitar que eles lambam o óleo das patas. Se certifique de manter seu amigo canino longe de pisos delicados caso tenha medo de manchar o chão com o óleo de coco.

Polidor de metais

Passe um pouco de óleo de coco sobre o metal com um pano macio. Deixe ficar por um minuto e depois é só polir para brilhar. Ajuda bastante limpar o pó da superfície antes de aplicar o óleo, senão vira uma baita lambança.

Hidratante para nariz irritado de tanto assoar

hidratante-para-nariz-irritado-de-tanto-assoar

Existem crianças que parecem sempre estar com o nariz escorrendo, o que acaba deixando a parte inferior do nariz, logo acima da boca, irritada.

Para ajudar, limpe a área com um pedaço de pano macio e água morna, seque o excesso de água, e na sequência passe um pouco de óleo de coco para hidratar e ajudar na recuperação do local.

Os benefícios antibacterianos e antifúngicos do óleo de coco também são valiosos nessa situação.

Limpa seu protetor bucal (ou aparelho noturno)

Os constituintes antibacterianos e antifúngicos do óleo de coco são as maiores razões para utilizá-lo em seu protetor bucal ou aparelho noturno. Passe um pouco na peça após lavar e antes de usar, o gosto não é tão ruim e ainda protege sua boca de várias infecções.

Pasta de dentes Caseira

Ele adiciona sabor, ação antibacteriana e potenciais benefícios clareadores à sua pasta de dentes caseira. Para fazer, misture um pouco de bicarbonato de sódio com óleo de coco e para dar um pouquinho de sabor coloque uma ou duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou canela.

Alivia a artrite

A inflamação aguda presente na artrite é responsável pelo desconforto e dureza causados nas juntas, e estas podem ser aliviadas pelas propriedades anti-inflamatórias do óleo de coco. Massageie um pouco do óleo em cada junta dolorida 1 ou 2 vezes por dia para acalmar a dor.

Conserva os ovos

conserva-os-ovos

Pincele uma fina camada de óleo de coco na casca do ovo para preservar a qualidade e aumentar a vida útil do produto. O óleo de coco vai prevenir a degradação normal do ovo, devido à exposição ao oxigênio. Estudos demonstraram que uma camada de óleo de coco foi muito mais efetiva do que uma camada de glicerina, estendendo a vida útil dos ovos em até 3 semanas após a estocagem.

Trata pé de atleta

A ação antifúngica do óleo de coco ajuda a lidar com a frieira, quando aplicado diariamente. Se certifique de lavar bem os pés e deixá-los secos antes de aplicar o óleo, massageando bem. Lave as mãos também antes de aplicar o óleo de coco, para evitar o aumento do fungo.

Acalma a garganta irritada e dolorida

Não consegue acalmar a garganta irritada? O óleo de coco possui um efeito calmante para a garganta quando se aplica uma camada dele, aliviando o desconforto causado por ambiente seco ou mesmo alguma doença.

Engula entre ½ e 1 colher de chá do óleo até 3 vezes ao dia para aliviar a dor, sendo que uma destas vezes seja antes de dormir. Para aumentar ainda mais o efeito calmante, derreta o óleo de coco e misture com um pouco de mel, mexendo novamente quando estiver em temperatura ambiente, antes de tomar.

Diminui a tosse seca

Se sua tosse for daquelas cheias de muco, você não deve reduzi-la com remédios, deixando seu corpo trabalhar. Porém, se tiver aquela tosse seca, tomar uma colher de chá de óleo de coco ajuda a diminuir a irritação e coceira na garganta. Este método é bom, pois ele cobre sua garganta com óleo, protegendo-a de alérgenos como a poeira.

Previne estrias

oleo-de-coco-para-estrias

Não existe mágica para prevenir ou se livrar das estrias. Na verdade a ocorrência de estrias se baseia muito na genética da pessoa.

Elas são causadas, literalmente, pelo estiramento da pele. Isso acontece com frequência durante a gravidez, puberdade, ganho de massa muscular e etc., tendendo a ser mais extremo quando há um excesso de cortisol (hormônio do estresse produzido pelas glândulas adrenais) no sistema.

O cortisol danifica as fibras elásticas da epiderme, fazendo as marcas estriadas aparecerem por toda a pele. A sabedoria popular reza que se você mantiver sua pele hidratada, pode ajudar na prevenção do aparecimento de estrias, e qual hidratante é melhor do que nosso amigo, o óleo de coco?

Passe um pouco na área afetada duas vezes por dia (por exemplo, na barriga caso esteja grávida), e massageie bem. Para ter um efeito ainda mais hidratante, derreta o óleo de coco e misture com manteiga de cacau.

Removedor de manchas de tinta

Não chore sobre a tinta derramada! Se estiver com manchas de tinta nas mãos, apenas passe um pouco de óleo de coco sobre elas e deixe agir por um minuto ou dois. Limpe o óleo com um pedaço de pano seco e limpo.

Lubrificante pessoal (não compatível com látex)

Sim, o óleo de coco pode ser usado como uma alternativa natural e eficaz aos lubrificantes comprados em lojas. Atenção, ele não é compatível com o látex, fazendo o material perder sua elasticidade e ficando quebradiço, então não use com camisinhas.

Se juntar o óleo de coco com camisinhas, provavelmente vai estourar a danada, terminando, no mínimo, com um bebê a caminho 🙂 No mais é só usar livremente para você ou com seu parceiro, como faria com qualquer outro tipo de lubrificante.

Limpar as orelhas do cachorro

limpar-as-orelhas-do-cachorro-com-oleo-de-coco

Limpe gentilmente a superfície externa das orelhas de seu cão com uma bola de algodão. O canal auditivo dos cães tem um formato de “L”, então não se preocupe em por o dedo muito fundo limpando.

É por isso que os veterinários pegam um baita cotonete e metem até o final do ouvido do cachorro para conseguir uma amostra. Após isso, limpe com cuidado e passe um pouco de óleo de coco na pele para mantê-la saudável, sem coceira e confortável.

Deixe seu carro brilhando

O óleo de coco dá aquele brilho lustroso dentro de seu carro, seja no painel ou bancos de couro. Você também pode usá-lo para cobrir aqueles pequenos arranhões que marcam a pintura. A melhor parte é que ele penetra no material e dura bastante, não atrai poeira, cheira bem e ainda é natural.

Alivia e previne pedaços de cutículas soltas

Aquele pedacinho de cutícula que quando tentamos arrancar sai fazendo o maior estrago no dedo é algo que sempre queremos evitar.

Independente de como você as chame, estes pedaços de pele parecem benignos, mas causam muita dor. Várias vezes elas acabam criando uma inflamação ao redor da unha, o que tende a durar por dias.

Passar um pouco de óleo de coco nas bordas e ao redor da unha pode ajuda a deixar a pele mais macia e elástica, fazendo com que seja menos provável o surgimento desta escamação.

Quando estes pedaços de pele ficam duros e ásperos, passe um pouco de óleo de coco para aliviar a dor e ainda conseguir os benefícios anti-inflamatórios topicamente.

Alivia a dor do ubre rachado

Quando as tetas (mama de animal ou úbre) das vacas ficam com rachaduras elas ficam extremamente desconfortáveis, como é esperado. E não é só isso, esta rachadura é um ponto de entrada para bactérias e infecções, o que é a última coisa que se deseja.

Apenas passe um pouco de óleo de coco para hidratar o local, dando para as tetas das vacas um efeito similar ao do hidratante para os mamilos da mulher. Aplique como faria com qualquer bálsamo para o ubre.

Desembaraçar o cabelo

antes-e-depois-de-desembaracar-o-cabelo-com-oleo-de-coco

Quando estiver um daqueles nós magníficos que os cabelos longos às vezes conseguem, tente usar o óleo de coco para lubrificar a região e evitar toda a choradeira, dor e cabelos quebrados.

Para tal, embeba bem o cabelo em óleo de coco, massageando e depois deixe assentar por 3 minutos. Então, comece a desembaraçar a partir das pontas e vá subindo com um pente de cabelo, passando com cuidado pelos nós.

Rachaduras nos calcanhares

rachaduras-nos-calcanhares-antes-e-depois-da-aplicacao-do-oleo-de-coco

Calcanhares secos ou com rachaduras? Como o óleo de coco é um super hidratante, ele ajuda a suavizar e amaciar a pele. Use uma pedra pomes primeiro para tirar o excesso de pele e depois passe um pouquinho de óleo de coco com as pontas dos dedos. Massageie bem e deixe secar. Repita o processo duas vezes por dia.

Refresca o hálito

Se tiver mau hálito, uma boa coisa a se fazer é por uma colher de chá de óleo de coco na boca e esperar que ele derreta, fazendo um pouco de bochecho com ele e depois engolindo ou cuspindo fora.

As propriedades antibacterianas do óleo de coco são úteis para livrar sua boca do mau odor causado pela proliferação bacteriana.

Tratamento caseiro para queilite angular (BOQUEIRA)

tratamento-caseiro-para-queilite-angular-boqueira

Por mais estranho que o nome pareça, a ocorrência da queilite angular é mais comum do que aparenta. Esta condição é uma inflamação que ocorre nos lábios, mas também aparece às vezes como pequenos cortes ou rachaduras no canto da boca.

O problema é que os fungos oportunistas infectam a área, causando os machucados. Passe um pouco de óleo de coco nos locais afetados de 2 a 3 vezes por dia para mandar a infecção fúngica embora.

Filtro Solar Natural

filtro-solar-natural

O óleo de coco por si só não é o bastante para substituir o protetor solar. Sozinho, como protetor solar, o óleo possui um FPS (fator de proteção solar) na casa de 4 até 6. Apesar de ajudar um pouco, não é o bastante para deixar de lado seu protetor solar.

Dito isto, tente passar o óleo de coco na pele entre as reaplicações de seu protetor solar. Isso ajuda a hidratar a pele, prevenindo seu ressecamento. Caso acabe ficando queimado de sol, ele também ajuda a prevenir a descamação e a coceira da pele.

Melhora a circulação

Nós precisamos de uma boa circulação não apenas para ter um funcionamento ótimo do corpo, mas também para nos curarmos melhor. Isso sem mencionar que não é divertido sentir frio o tempo todo (ou ter pessoas com arrepios por causa das nossas mãos geladas).

O óleo de coco, quando consumido como alimento, ajuda a elevar os níveis de HDL (ou bom colesterol), deixando o mesmo com quantidades iguais aos do LDL (mau colesterol). E como o LDL afeta a viscosidade do sangue, engrossando-o, a redução de seus níveis causa um leve afinamento, levando a uma circulação melhor.

Comece tomando ½ colher de sopa de óleo de coco por dia e vá aumentando gradativamente até 1 colher inteira para dar aquele gás na sua circulação.

Adicione ao banho do bebê

oleo-de-coco-no-banho-do-bebe

Os bebês possuem uma pele maravilhosamente macia, suave e saudável, e queremos que ela continue assim! Tente adicionar um pouco de óleo de coco ao banho de seu bebê para ajudar na manutenção da maciez e suavidade da pele dele. O uso de óleo de coco no banho também ajuda a acalmar irritações, arranhões ou aquelas mordidas incômodas de insetos.

Tampão de berço

tampao-de-berco-dermatite-seborreica-em-bebes

O tampão de berço é a dermatite seborréica que afeta o couro cabeludo dos bebês. A caspa infantil, tipicamente, é uma condição inofensiva, caracterizada por placas amareladas, grossas e às vezes sebosas que ocorrem na cabeça do bebê, podendo ocasionalmente ser encontrada em outras áreas do corpo.

Assim como a caspa normal, existem muitas causas para esta condição, incluindo um aumento exagerado de muco ou glândulas superprodutivas.

Para ajudar a amolecer e remover estas placas umedeça o cabelo/escalpo do pequenino e, cuidadosamente, aplique óleo de coco o bastante para cobrir a área afetada, não precisa ser uma camada grossa.

Deixe agir por 15 minutos (ou mais se for necessário) para amolecer as caspas. Então use uma escova macia, própria para bebês, ou um pente bem fino e remova os acúmulos. Termine o procedimento lavando com shampoo neutro para remover o resto do óleo do cabelo.

Hidrata o nariz ressecado do cachorro

nariz-ressecado-do-cachorro

Passe um pouquinho no nariz de seu cachorro se o mesmo se encontra sempre seco e partido. Esse remédio é recomendado para raças de focinho curto também.

Tratamento para descamação do couro cabeludo

Diferentemente da caspa, a descamação do couro cabeludo ou mesmo o couro cabeludo ressecado resulta naqueles pedacinhos brancos de pele que caem sem parar.

Com seu intrépido poder hidratante, o óleo de coco pode ajudar a prover a umidade necessária para seu couro cabeludo.

Molhe seu cabelo e massageie o óleo de coco sobre o couro cabeludo, usando apenas o bastante para cobrir a área. Após isso deixe agir por 10 ou 15 minutos e depois lave.

Prossiga passando um pouquinho de shampoo bem suave para remover a oleosidade em excesso. Repita o processo pelo menos 3 vezes por semana, para prevenir o ressecamento.

Reduz as Rugas Finas Naturalmente

reduz-as-rugas-finas-naturalmente

Existem duas coisas que mantêm a pele elástica, mas firme ao mesmo tempo, o colágeno e a elastina. O colágeno é o que confere à pele sua “firmeza” enquanto a elastina permite que ela se estique, voltando posteriormente ao seu estado original.

O problema é que a produção de colágeno decai com a idade e a elastina para completamente de ser produzida, razão pela qual as rugas começam a aparecer.

Os componentes biologicamente ativos do óleo de coco, como certos ácidos fáticos, demonstraram aumentar as ligações cruzadas do colágeno, o que em parte ajuda as feridas a se curarem mais rapidamente.

Este mesmo princípio pode ser o motivo pelo qual ele ajuda a reduzir as linhas de expressão e sinais da idade. Aplique duas vezes por dia, usando tão pouco quanto possível nas áreas afetadas e ao redor das mesmas para reduzir o aparecimento de rugas.

Melhora a osteoporose

O óleo de coco pode ajudar a melhorar a osteoporose de várias maneiras. Os ossos trabeculares são um dos dois tipos de estruturas ósseas encontradas no corpo, sendo esponjoso e possuindo uma área de superfície maior com relação ao seu tamanho, razão pela qual é mais severamente afetado pela osteoporose.

Leia Também:  8 Óleos Essenciais para um Alívio Rápido da Dor de Garganta

O número de trabéculas se refere a uma medida da textura, espessura e estrutura, marcando o risco/severidade da osteoporose.

Diferentemente da terapia regular de cálcio, que reduz a separação trabecular, o óleo de coco, em um estudo feito em ratos, aumentou o volume ósseo e o número de trabéculas.

Os ratos possuem um processo de remodelação e reabsorção óssea bem similar ao humano, o que os faz ótimas cobaias para este tipo de avaliação.

A osteoporose causada por estresse oxidativo pode ser reduzida devido aos potenciais efeitos antioxidantes do óleo de coco. O óleo também ajuda a condição auxiliando a absorção de cálcio.

Removedor de ferrugem

A ferrugem é de certa forma um fato inevitável da vida. Ao menos que consiga manter suas tesouras, facas e etc., livres de contato com o oxigênio, eventualmente você vai ter que lidar com a ferrugem.

Para se livrar destes problemas, passe uma fina camada de óleo de coco na área afetada pela ferrugem. Deixe agir de 1 a 2 horas e então lave com água morna, passando um pano macio para finalizar.

Alivia a Intoxicação Alimentar

As bactérias e germes tem se tornado mais fortes e difíceis de remover ano após ano. A bactéria Escherichia coli, por exemplo, está presente em várias formas de empacotamento, preparação e envio que usamos no mundo de hoje.

Então o que fazer quando ficamos de cama ou confinados ao trono do banheiro? Tome 2 ou 3 colheres de óleo de coco com suco de laranja diariamente.

Com sua ação antiviral e antimicrobiana, este óleo pode enfrentar até as doenças mais teimosas que nos afligem, sendo praticamente um salva-vidas.

Gel Caseiro para a Primeira Dentição

gel-caseiro-para-a-primeira-denticao

Este processo ocorre, tipicamente, entre os 6 e 9 meses de idade, quando os primeiros dentes da criança atravessam a gengiva.

Na verdade, certos elementos químicos são liberados, fazendo algumas das células da gengiva morrer, o que resulta na separação da mesma, abrindo espaço para a passagem dos dentes.

O óleo de coco pode ajudar no controle da irritação e dor que são comuns neste processo. Apenas passe um pouco do óleo abaixo da gengiva com seu dedo.

Para aumentar o alívio da dor, adicione cravo à mistura, pois suas moléculas de eugenol são um analgésico natural, presente em vários remédios contra a dor.

Algumas pessoas usam óleo essencial de cravo, mas não utilize esta substancia pura em bebês ou crianças novas.

Ao invés disso, adicione duas colheres de chá de cravo inteiro (não use mais de 1 colher de sopa para esta receita) com ½ copo de óleo de coco e deixe aquecer em fogo baixo por 1 hora.

Não há necessidade de remover as partes sólidas, pois você pode pegar o óleo ao redor deles, mas caso queira estocar, é melhor tirá-los.

Previne as Pontas Duplas do Cabelo

pontas-duplas-antes-e-depois-do-tratamento

Os ácidos gordos encontrados no óleo de coco fazem mais do que deixar o cabelo macio e com aparência saudável momentaneamente, ele ainda pode fazer com que seus cabelos permaneçam desta forma, evitando o aparecimento de pontas duplas.

Um pouco de óleo de coco aplicado às pontas diariamente ajudam a reduzir a quebra do cabelo, pois a ação protetora dos ácidos gordos se adere muito facilmente à queratina, o que por sua vez é a proteína mais presente na estrutura capilar. Não aplique muito e passe apenas nas pontas, especialmente se tiver cabelos oleosos.

Previne manchas em plásticos

Uma das coisas mais chatas que existem com os plásticos de cozinha, tipo tupperware, são aquelas manchas irritantes que parecem não sair com nada, especialmente quando acontecem com molhos vermelhos.

Não é muito apetitoso colocar a comida em um recipiente com aparência suja, apesar de estar limpo.

Para ajudar na prevenção dessas manchas, passa um tiquinho de óleo de coco dentro do tupperware e deixe lá até secar.

Esse processo forma uma camada que previne o aparecimento de manchas em seu plástico. O interessante é que esse método ainda facilita a limpeza dos mesmos, pois as coisas sempre acabam escorregando mais facilmente para fora na hora de lavar.

Se estiver preocupado com o sabor/gosto do coco em seu pote, use óleo de coco refinado.

Hidratação e Cura de Tatuagens Novas

hidratacao-e-cura-de-tatuagens-novas

Além de ser uma sensação maravilhosa, quando temos uma nova tattoo queremos que ela cure perfeitamente e continue saudável.

Muitas vezes se utiliza um gel à base de petróleo para manter a tatuagem nova bem hidratada, mas aquilo logo vira uma geleia grudenta, parecendo que vai sufocar a pele ao invés de ajudá-la a se curar.

Para facilitar a cura da pele, use um pouco de óleo de coco na área da tattoo. Por mais que amemos nossas tatuagens, no início elas são praticamente uma ferida e seu corpo vai tratá-las como tal. Isso inclui aquela coceira enlouquecedora que o óleo de coco pode acalmar tão bem.

Utilize o óleo de coco pelo período que usaria o gel industrializado, mas se lembre de aplicar mais vezes ao dia, pois o óleo de coco derrete.

Repelente de Poeira

Uma fina camada de óleo de coco sobre certas superfícies (como madeira ou um painel) pode evitar que a poeira se acumule. É algo um pouco contraditório, pois o esperado é exatamente que a poeira se acumule sobre uma superfície tratada com óleo, transformando tudo numa bagunça, mas na verdade isso não ocorre.

Passe um pouco sobre a área desejada, se certificando de passar em todos os lugares e depois deixe secar. Use APENAS o necessário. Teste primeiro para ver se não há descoloração ou qualquer efeito negativo na sua superfície.

Remova a neve da pá facilmente

Limpar aquela neve pesada, molhada e dura é um trabalho difícil o bastante para ser feito, especialmente quando a neve cola na sua pá, fazendo-a pesar mais ainda.

Para garantir que a neve sairá facilmente da pá, passe um pouco de óleo de coco sobre a mesma. Reaplique conforme necessário, provavelmente 1 ou 2 vezes por semana, dependendo da frequência que tenha de tirar a neve da sua soleira.

Se onde você guarda suas ferramentas for um local aquecido, mantenha a pá em outro lugar para que o óleo não derreta.

Remove a Seiva das Árvores

Várias crianças crescem trepando nas árvores do quintal, se cobrindo de seiva. Algumas pessoas utilizam maionese para remover aquela seiva grudenta, mas o óleo de coco faz um serviço até melhor. Não se sabe ao certo o porquê, mas passar um pouco de óleo de coco no grude que fica a seiva nas mãos e enxaguar com um pouco de água morna e sabão faz maravilhas!

Desemperrar zíper preso

É um grande problema quando você não consegue passar o zíper na sua braguilha antes de uma reunião importante ou não consegue fechar o zíper do casaco de seus filhos e eles ficam com aquela cara de “o que está acontecendo?”.

Para evitar estes problemas, aplique um pouco de óleo de coco no zíper preso, esfregando por alguns segundos e ele provavelmente vai andar sem maiores problemas.

Modelar sua barba ou bigode

modelar-sua-barba-ou-bigode

Se quiser um look mais moderno e/ou diferente, use um pouco de óleo de coco para modelar sua barba ou bigode do jeito que quiser.

Acabe com aqueles rangidos irritantes

É difícil ser sutil quando você dá de cara com uma porta que range mais que um porco adulto! 🙂 Assim lá se vão os planos de lanchinho noturno sem ninguém saber. Para resolver isso passe um pouco de óleo de coco nas dobradiças e fique livre para assaltar a geladeira na surdina mais uma vez.

Iluminador de bochechas

Iluminar suas bochechas dá aquele brilho extra que as pessoas notam, apesar de não saber ao certo de onde vem. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco da mesma maneira que faria com qualquer creme para as maçãs de rosto e fique com um brilho super natural.

Brilho natural para plantas

brilho-natural-para-plantas

A última coisa que suas plantas verdes e saudáveis querem é ficar com aquele brilho que lembra silicone, deixando suas folhas brilhando acima da medida.

Espalhe um pouco de óleo de coco nelas para manter as folhas com aparência saudável e livres de poeira. Reaplique com o intervalo de alguns dias ou conforme achar necessário.

Preserve as lâminas de seu cortador de grama:

Aplique uma fina camada de óleo de coco sobre as lâminas limpas de seu cortador de grama para prevenir que o acúmulo de grama nas mesmas, o que pode acabar travando o equipamento.

Faça sua frigideira dar aquela crosta perfeita

Não há nada pior do que passar um baita tempo temperando e fritando uma maravilha de alimento para depois vê-lo se despedaçar inteiro, colado à frigideira. Evite ter este problema passando um pouco de óleo de coco na superfície de suas panelas ou frigideiras antes de usar.

Limpa pincéis de maquiagem

Preserve seus delicados pincéis de maquiagem limpando-os com óleo de coco. Apenas derreta um pouco do óleo em um copo e mergulhe o pincel no líquido, deixando que ele seja embebido. Então, gentilmente passe o pincel num papel toalha ou pedaço de pano até que a cor ou produto tenha saído. Lave com água morna e depois seque. Qualquer resíduo pode deixar as cerdas muito moles, então você também pode suar um sabão neutro com água para remover o que sobrar se achar incômodo.

Tratar as Micoses Naturalmente

tratar-a-micose-naturalmente

A micose cai na mesma categoria de doenças como a frieira e outras infecções de pele causadas por fungos que se alimentam de tecido morto das unhas, pele e cabelo.

A micose normalmente aparece como uma área circular avermelhada e delimitada. Traços inerentes desta condição são a coceira e desconforto local.

Lave suas mãos antes e após o procedimento. Inicie lavando o lugar afetado com água e seque cuidadosamente antes de passar um pouquinho de óleo de coco, repetindo o processo 3 vezes ao dia. Conheça 10 Remédios Caseiros para Micose na Virilha (Tinea Cruris).

Lubrifique a corrente da bicicleta

Se quiser um lubrificante “verde” tente usar um pouco de óleo de coco na corrente de sua bicicleta para manter tudo rodando. Não é necessário passar uma camada grossa de óleo, pois o óleo se solidifica em temperaturas abaixo de 25 graus, podendo emperrar sua corrente caso a temperatura baixe.

Volume e Alongamento de cílios

volume-e-alongamento-de-cilios

Cílios longos e volumosos são algo muito desejado, mas isso não quer dizer que são fáceis de conseguir. Para conseguir os cílios longos de forma natural, aplique um pouco de óleo de coco nos seus cílios toda noite. As proteínas do óleo vão encorajar o crescimento e sela-los da umidade, prevenindo sua queda e quebra.

Lubrifica os utensílios de cozinha

Aplique uma fina camada em todas as lâminas de seus utensílios de cozinha para deixá-los funcionando bem. Se certifique de guardá-los num local frio para que mantenham a camada.

Dê para seu cão um brilho saudável

de-para-seu-cao-um-brilho-saudavel

Dê para seu cachorro 2 colheres de chá de óleo de coco, caso ele tenha menos de 15 kg e 1 colher de sopa do óleo se ele tiver mais de 15 kg; todos os dias pra melhorar a pele seca e conferir um brilho lustroso aos pelos.

Comece com um pouco menos e suba a dosagem até o máximo dentro de uma semana, mas pare de usar caso seu animalzinho pareça estar com o estômago irritado.

Tratar o eczema e a psoríase

tratar-o-eczema-e-a-psoriase

Apesar destas duas condições não serem a mesma coisa, seus sintomas são parecidos, exibindo vermelhidão, irritação e às vezes doenças crônicas da pele. Use o óleo de coco para combater a condição nas partes afetadas do corpo, passando uma fina camada para manter a área hidratada e saudável, enquanto seu corpo luta auxiliado pelo óleo, contra fungos ou bactérias que poderiam desencadear infecções secundárias. Faça este procedimento mesmo se tiver coçado a região.

Reduza a caspa

Se você estiver sofrendo de caspa (que é diferente do ressecamento do couro cabeludo) é possível que tenha um crescimento incomum de fungos no escalpo. Use óleo de coco 2 ou 3 vezes por semana para ter uma ação antifúngica, ajudar à reduzir a coceira e ainda diminuir o aparecimento daqueles floquinhos de pele.

Condicionador para crinas e rabos de cavalo

Assim como você, os cavalos podem se beneficiar do uso de óleo de coco. Uma crina e rabo grossos, saudáveis e com movimento é algo lindo de ver nos cavalos, apesar de nem sempre ser tão fácil de obter este resultado. Eles se sujam, esfregam no chão e ficam bem acabados. O óleo de coco pode ajudar você a se aproximar desse estilo, mas as coisas podem piorar antes de melhorar. Limpe o rabo e a crina inteiros e passe uma grande quantidade de óleo de coco por toda a superfície. Vai ficar um pouco oleoso, e francamente, feio. Faça isso por 5 a 7 dias e então lave com shampoo. Se prepare para ver o rabo e a crina brilhantes e sedosos. Este processo também pode ajudar a diminuir a irritação em Culicoides ou coceira doce, o que faz o cavalo se coçar muito.

Minimize sua azia

Se tiver sentindo aquela sensação de queimação, consuma 1 ou 2 colheres de chá de óleo de coco. Isso pode dar uma camada protetora ao seu estômago, reduzindo a dor e sensação de azia ou do refluxo ácido. Essa ideia também ajuda a tirar aquele gosto horrível de bile da boca.

Adicione aquela espuma luxuosa

Graças à combinação de ácidos fáticos do óleo de coco, ele é ótimo para criar aquela espuma macia e luxuosa em sabonetes e shampoos caseiros. Aquela espuma realmente aumenta a eficácia da limpeza? Não, mas nos adoramos tê-la. E é muito mais natural do que o lauril sulfato de sódio, alternativa comum para criar espuma em produtos industrializados, sendo usado deste shampoos até em pastas de dentes.

Ajuda a curar hematomas

Um hematoma é causado por algum tipo de impacto ou trauma que rompe os vasos sanguíneos abaixo da pele. O óleo de coco pode ajudar a acelerar o processo de cura do tecido lesionado quando usado externamente ou internamente.

Combate à acne

Nossos corpos são ricos em bactérias naturalmente presentes, e necessárias, para manter nossa saúde. Existem ocasiões onde acabamos tendo que enfrentar um tipo específico de bactéria (neste caso geralmente a Prionibacterium acnes) que se multiplica em excesso, produzindo um aparecimento exorbitante de acne.

Por mais que a P. acnes esteja se tornando incrivelmente resistente aos antibióticos, o óleo de coco é uma maneira natural de reduzir sua multiplicação. Você também pode misturar um pouco de óleo da árvore do chá para aumentar seu poder antibacteriano. Saiba desde já que o óleo da árvore do chá tem um aroma muito distinto, não é ruim, mas é um odor forte.

loading...

15. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *