Óleo de Gaultéria Alivia músculos, Gripe e Má digestão

O Óleo de gaultéria é um óleo essencial extremamente benéfico extraído das folhas verdes da planta Gaultheria procumbens. Uma vez mergulhadas em água morna, as enzimas benéficas existentes nas folhas da gaultéria chamadas Salicilatos de metila são libertadas, e então concentradas em forma de extrato.

A Folhas da Gaultéria, também conhecida como Wintergreen, são na verdade, inodoras e insípidas. Só depois do composto gaultherin presente nas folhas ser hidrolisado enzimaticamente para Salicilato de metila, é que se desenvolve o aroma de assinatura “mentolado” da planta.

óleo De Gaultéria

A grande variedade de usos em produtos alimentares, chás, aromaterapia, produtos domésticos e de beleza são devido ao seu perfume e cheiro doce e fresco, muito semelhante ao óleo de hortelã-pimenta,

Também chamada muitas vezes de Wintergreen, Chá-Montês, Pirola ou Chá do Canadá, a Gaultéria é usada há séculos por tribos nativas da América do Norte para ajudar a curar a fadiga, pulmão, sinusite e doenças respiratórias.

O óleo de gaultéria é naturalmente, um antioxidante, energizante e reforço imunológico, uma vez que reduz a inflamação e reduz a dor.

Benefícios do óleo essencial de gaultéria

A pesquisa mostra que o óleo de gaultéria tem a capacidade de agir como um analgésico natural (redutor da dor), antiartrítico, anti-séptico e adstringente. O óleo de gaultéria contém o salicilato de metilo como principal ingrediente ativo, o que representa cerca de 85 por cento a 99 por cento do óleo essencial de gaultéria.

É uma das melhores fontes existentes deste composto, que ajuda a combater a inflamação, e acredita-se ser uma das poucas plantas que fornece naturalmente quantidades suficientes para formar um extrato.

O óleo essencial de Bétula também contém salicilato de metila e, por conseguinte, tem vantagens e utilizações de redução de tensão semelhantes à gaultéria.

A gaultéria é absorvida pela pele rapidamente e age como um agente anestésico natural, semelhante à cortisona. Além disso, promove a circulação sanguínea e acalma a irritação, bastante reconfortante para a pele inchada.

Além disso, a gaultéria também contém antioxidantes e ingredientes benéficos, incluindo guaiadienes, a-pineno, mirceno, delta 3-careno, limoneno e delta-cadinene.

Os benefícios do óleo essencial de Gaultéria incluem:

O Óleo de gaultéria é utilizado como ingrediente ativo em muitos analgésicos tópicos há décadas, para ajudar a facilitar a articulação muscular e a dor óssea. Atualmente, é também usado para tratar os sintomas de outras condições dolorosas; por exemplo, como um remédio natural para cefaleia, para dores crônicas nos nervos, para reduzir os sintomas da TPM e dores causadas pela artrite.

Todos estes benefícios porque a gaultéria contém naturalmente, constituintes ativos, que funcionam de forma semelhante à aspirina.

As folhas também são benéficos para prevenir e tratar problemas de difícil digestão, dores de estômago, cólicas, gases e inchaço.

A sua natureza anti-inflamatória é igualmente eficaz no tratamento de uma grande variedade de doenças, desde problemas respiratórios como a asma, gripes e resfriados, problemas renais, e até mesmo doenças cardíacas.

12 Usos do Óleo de Gaultéria

óleo Essencial De Gaultéria

Alívio da dor muscular

Provavelmente ao realizar uma massagem para aliviar dores musculares já reparou no aroma a mentol e hortelã! É bem possível que a pomada que usou contenha na sua composição, óleo de hortelã ou óleo de gaultéria, uma vez que ambos são considerados “Anti-Irritantes.

O Óleo de gaultéria age na redução do inchaço e irritação que ocorre em torno dos tecidos musculares e articulações. Massajar a pele com apenas algumas gotas do óleo é ótimo para aliviar dores nas articulações causadas pela artrite ou reumatismo. Também é útil no tratamento de dores musculares e dor de garganta crônica, bem como para aliviar a dor lombar.

Tratamento de Resfriado e Gripe

As Folhas da gaultéria contêm uma substância química como a aspirina que pode ajudar a reduzir a dor, congestão, inchaço e febre associada a muitas doenças comuns. Para desobstruir a passagem nasal e ajudar a respirar mais profundamente, combine o óleo de gaultéria com o óleo de coco, e que esfregue-os no peito e parte superior das costas tal como qualquer pomada de acção congestionante como a Vick VapoRub comprada em farmácias.

Outros óleos benéficos para incluir nesta mistura, a fim de tratar ou prevenir o resfriado comum ou a gripe são o óleo de eucalipto, hortelã-pimenta e óleo de bergamota.

Leia Também:  Óleo Essencial de Manjericão: Combate bactérias, resfriados e Mau Odor

Antibacteriano e Antiviral

Uma vez que ajuda a combater o crescimento bacteriano, vírus e fungos, use a gaultéria na sua casa ou no seu corpo para remover contaminantes perigosos. Pode adicionar algumas gotas do óleo na máquina de lavar louça ou máquina de lavar roupa para matar as bactérias e fungos causadores de maus odores, ou passar um pouco de óleo com um pano em chuveiros e vasos sanitários.

Alívio digestivo

O Óleo de gaultéria pode ser utilizado em doses pequenas para aumentar a acidez do estômago e sucos, que ajudam a melhorar a digestão. É considerado um diurético natural e aumenta a produção de urina, o que pode ajudar a limpar o trato digestivo e reduzir o inchaço.

Ele também tem benefícios anti-náuseas e efeito calmante sobre a mucosa gástrica e do cólon devido à sua capacidade de reduzir os espasmos musculares, tornando-se um excelente remédio caseiro para náuseas.

Pode esfregar o óleo sobre o abdômen, estômago e parte inferior das costas para melhorar o fluxo de sangue e evitar cólicas ou dores na zona.

Tratamento da Pele e Cabelo

Como adstringente natural e anti-séptico, quando aplicado diretamente na pele com um óleo transportador (carreador) como o óleo de coco, a gaultéria é capaz de combater a inflamação de algumas doenças de pele.

É também útil para tratamento da acne, uma vez que pode ser utilizado para matar os germes existentes sobre a pele.

Pode adicionar uma ou duas gotas de óleo da planta à sua lavagem de rosto normal ou misturá-lo com óleo de coco ou jojoba para nutrir a pele com coceira, vermelha e inchada.

No chuveiro, use o óleo de gaultéria no couro cabeludo ou cabelo para remover bactérias, oleosidade e caspa, enquanto adiciona um aroma fresco, semelhante aos benefícios do óleo de coco para o cabelo.

Energizante e Combate a Fadiga

Os registros mostram que os nativos americanos usaram folhas da planta para aumentar a resistência, agilidade e resistência durante o exercício, uma vez que esta ajuda a aumentar a capacidade respiratória e tratar a dor, acúmulo de muco e inflamação.

Tente inalar o óleo de gaultéria e hortelã-pimenta antes do treino para aumentar a concentração e vigília (estado de alerta).

Também pode passar algumas gotas no pescoço, tórax e pulsos (juntamente com um óleo carreador), para combater os sintomas de sonolência ou e ajudar a superar a síndrome de fadiga crônica.

Para a recuperação após um treino, difundir o óleo de gaultéria num difusor elétrico ou vaporizador pode ajudar a abrir as vias respiratórias e nasais; melhorar o fluxo sanguíneo; e reduzir a dor associada a estiramentos musculares, articulares ou esqueléticos.

Banho de Imersão Calmante

Para relaxar e aliviar a tensão muscular, aplique o óleo puro de gaultéria juntamente com óleo de lavanda a uma banheira. Seja um banho quente ou gelado, ambos servem como um ótimo tratamento natural para a dor muscular.

Ambientador

Tendo em conta que se trata de um desinfetante natural extraordinário, pode ser usado para eliminar maus cheiros e limpar o ar e superfícies da casa de banho e cozinha.

Combine algumas gotas com água num frasco de spray e aplique-o em superfícies duras, utensílios, latas de lixo e até mesmo em bacias sanitárias.

Também pode difundir o óleo de gaultéria através de um difusor, para oferecer à casa de banho um aroma mentolado e fresco, ou adicionar algumas gotas a um sabão caseiro e usufruir dos seus efeitos desodorizantes e desinfectantes.

Inibidor de Apetite Natural

O sabor e o cheiro a mentol pode ajudar a reduzir os desejos e dar saciedade, e é por isso que muitas pessoas acham que é reconfortante mascar chiclete de mentol após a refeição ou entre as refeições. Sempre que sentir fome fora de horas ou se tiver a tendência a comer demais, tente cheirar a essência de gaultéria ou faça um gargarejo com uma mistura de óleo de gaultéria e água. Pode também aplicar algumas gotas nos templos, peito e roupas.

Remédio caseiro para reduzir o apetite

Dentífrico Caseiro

Com a sua capacidade de matar bactérias causadoras de mau hálito e irritações na boca, o óleo de gaultéria é uma excelente adição a cremes dentais caseiros (ou até mesmo aos comprados em lojas). Veja a

Desinfetante Bucal Caseiro

A Gaultéria não só ajuda a refrescar o hálito naturalmente, como também pode proteger as gengivas e dentes contra infecções e dores. Adicione uma ou duas gotas do óleo em água e realize um gargarejo em sua boca durante 30-60 segundos antes de enxaguar. Veja a receita abaixo:

Receita de bochecho Caseiro

Este desinfectante bocal caseiro contém óleos essenciais que limpam naturalmente os dentes e as gengivas. O óleo da árvore do chá mata os germes, enquanto que o óleo de hortelã pimenta refresca a boca e deixa também uma sensação calmante.

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 5 gotas de óleo essencial da árvore do chá
  • 2 xícaras de água de nascente
Leia Também:  Óleos Essenciais para Alergias

Como fazer:

Despeje todos os ingredientes numa garrafa. Agite para misturar. Tome um pequeno gole da mistura, bocheche durante 30 segundos e deite fora. Não engula.

Realçador de Sabor Natural

Na comercialização e fabricação de alimentos e bebidas, a gaultéria é usada como agente aromatizante natural que dá um sabor mentolado a alimentos, doces e chás.

Uma forma de a usar em casa para este fim, é adicionar simplesmente uma ou duas gotas de óleo essencial de gaultéria ao seu smoothie verde favorito, de forma a cortar aquele sabor, por vezes amargo.

Também pode fazer um chá de menta caseiro maravilhoso sem ter de recorrer à hortelã-pimenta, adicionando apenas uma ou duas gotas a água quente/morna, o que melhora a digestão e ajuda a aliviar o inchaço após uma grande refeição.

Pesquisa e Estudos sobre o óleo de Gaultéria

Planta Gaultéria

A Gaultéria, de nome científico Gaultheria procumbens, é um membro das plantas da família Ericaceae. Nativa da América do Norte, especialmente das zonas mais frias do nordeste dos Estados Unidos e Canadá, as árvores da gaultéria produzem bagas vermelhas pode ser encontradas por a toda florestas.

Como fonte primária o salicilato de metila, um líquido lipofílico normalmente utilizado como analgésico natural, anti irritante e rubefaciente, encontrado em muitos produtos dermatológicos de venda livre, a gaultéria tem muitos benefícios na gestão da dor, como anestésico natural da pele e na redução de dores musculares. (1)

A eficácia do produto quando aplicado topicamente depende da libertação do fármaco e da forma de dosagem utilizada.

Uma pesquisa realizada pelo College of Pharmacy and Health Sciences at Long Island University descobriu que a aplicação de salicilato de metila a partir de bases de unguento típicos e vários produtos comerciais, oferece resultados diferentes na gestão da dor, sendo as formas mais concentradas (como o óleo de gaultéria puro), os que produzem os melhores resultados.

Além de lutar contra a dor, outra evidência mostra que a gaultéria é também um poderoso aliado contra os danos provocados pelos radicais livres e danos oxidativos.

Uma Pesquisa realizada pelo Department of Pharmacology at Medical University of Lodz, na Polónia, testou o extrato de folhas secas de gaultéria para avaliar a sua eficácia como fonte de antioxidantes e fito compostos bioativos.

Através de testes de atividade sistemática e perfil fitoquímico, os pesquisadores descobriram altos níveis de antioxidantes de combate à inflamação, incluindo compostos fenólicos, procianidinas e ácidos fenólicos. Também foram encontrados níveis moderados de antioxidantes flavonóides. (2)

Vários estudos levaram à identificação de 35 diferentes polifenóis com procianidina de tipo A, sendo o trímero, a quercetina 3-O-glucuronídeo (miquelianina), os isómeros de ácidos cafeoilquínicos e a epicatequina, os componentes dominantes.

Outros estudos apoiam também os benefícios da gaultéria na redução de respostas inflamatórias, alivio de infecções, dor e edema.

Um relatório publicado em 2014 por investigadores da Universidade de Toulouse, na França, mostra que o extrato principal da planta Gaultheria procumbens, o salicilato de metilo, pode ser metabolizado em tecidos vegetais (tecidos das plantas) para formar ácido salicílico, uma hormona vegetal ou fito-hormona que ajuda a induzir a imunidade da planta contra patógenos microbianos.

Foi avaliado o uso de óleo essencial de gaultéria como agente de biocontrole contra respostas inflamatórias no tecido danificado e infectado. Os resultados mostraram forte indução nos marcadores de defesa após o tratamento com o óleo e redução da inflamação e infecção. (3)

A Medição da fluorescência dos tecidos infectados revelou que o tratamento conduziu a uma forte redução (60 por cento) do desenvolvimento do patógeno e que a eficácia do óleo essencial da Gaultheria procumbens foi similar ao produto vendido comercialmente como BION ®. (4)

Receitas Caseiras com óleo essencial de gaultéria

Gaultéria

Só é possível extrair benefícios dos óleos essenciais quando estes são 100 por cento puros, orgânicos e de Grau terapêutico. O Óleo de Gaultéria Puro deve ter uma cor amarelada ou rosa pálido. O óleo de gaultéria puro tem um cheiro forte e pungente (penetrante, intenso), mas não é desagradável.

Aromaticamente

Em casa, use um difusor ou vaporizador para distribuir o aroma e as propriedades anti-sépticas de limpeza por todo o ar. Também pode inalar o aroma diretamente do frasco.

Aplicação Interna

Embora as folhas das plantas da gaultéria sejam comestíveis, não é recomendado o uso do óleo concentrado internamente uma vez que pode ser potencialmente tóxico.

Devido aos níveis elevados de salicilato de metila bastante poderosos, algumas autoridades preocupam-se com possíveis interações da gaultéria quando consuminda, especialmente em mulheres grávidas e em pessoas com problemas digestivos ou de coração. (5)

Alguns profissionais de saúde usam a gaultéria como suplemento interno, mas é recomendado fazê-lo com cuidado e sempre sob supervisão de um profissional, para evitar o uso excessivo ou um produto de qualidade duvidosa.

Algumas pessoas relataram efeitos colaterais indesejados após o consumo da planta, mas cada pessoa é diferente. Consulte sempre um profissional em aromaterapia. Só este lhe poderá recomendar com total segurança, a quantidade a usar e melhor forma de tomar o óleo de gaultéria de classe terapêutica como suplemento dietético, seja adicionando em água morna, a um smoothie ou suco verde.

Leia Também:  8 Benefícios Surpreendentes do Óleo Essencial de Cipreste

Aplicação Tópica

Não é recomendado o uso do óleo essencial de gaultéria puro (concentrado) diretamente sobre a pele sem primeiro diluir-lo com um óleo transportador (carreador) seguro. Use apenas uma pequena quantidade para começar, apenas 1-2 gotas, e misture-o em óleo de coco, óleo de oliva (azeite), óleo de amêndoas ou o óleo de jojoba antes de esfregar na pele ou massajar os músculos.

Tenha em mente que não serão necessárias grandes quantidades de óleo para obter os resultados pretendidos. Respeite sempre as quantidades indicadas. Aumentar a quantidade do óleo não irá oferecer melhores resultados, antes pelo contrário, neste caso pode até mesmo causar irritações na pele graves.

Tente usar o óleo essencial de gaultéria nestas receitas caseiras simples mas eficazes:

Receita para Massagem Muscular Caseira

Massagem muscular caseira que penetra profundamente nos músculos, trazendo uma sensação calmante e relaxante. Este é um dos meus momentos favoritos a realizar depois de um treino intenso.

Ingredientes:

óleo de coco 1/2 xícara
1/4 xícara de cera de abelha ralada ou em grãos
2 colheres de chá de pimenta caiena em pó
2 colheres de chá de gengibre ou açafrão em pó
15 gotas de óleo essencial gaultéria (também pode usar o óleo de hortelã-pimenta, ou metade de cada)
15 gotas de óleo essencial de lavanda
Frasco de vidro

Como fazer:

Despeje todos os óleos, cera de abelha e óleo de coco (excepto os óleos essenciais) no frasco de vidro. Coloque uma panela com 5 centímetros de água em lume brando.

Coloque o frasco na panela para permitir que os conteúdos derretam. Misture bem. Adicione a pimenta caiena e o gengibre / açafrão em pó.

Uma vez combinados, deixe esfriar um pouco e de seguida adicione os óleos essenciais. Misture bem. Despeje a mistura em recipientes de armazenamento e deixe solidificar.

Dentífrico Remineralizante Caseiro

Efeitos Secundários e interações do Óleo de Gaultéria

Gualtéria, Gaultheria Procumbens

Altas doses podem ser tóxicas e até mesmo dolorosas, por isso evite o consumo e a aplicação diretamente na pele de forma excessiva. Use quantidades muito pequenas de óleo de gaultéria, especialmente na primeira aplicação.

Deve também ter algum cuidado para o mantê-lo longe dos olhos, nas membranas mucosas localizadas no interior do nariz, animais de estimação e bebês.

Tendo em conta que o salicilato de metila pode ser prejudicial quando usado em feridas abertas, internamente, em bebés ou crianças, e em qualquer pessoa com alergias, tenha cuidado e comece com pequenas quantidades.

Para quem tem a pele sensível, há uma grande hipótese da pele reagir mal aos óleos de menta, podendo experimentar vermelhidão, ardor e inchaço. O conselho que dou é fazer sempre um teste de alergia (PATCH TEST), para ter a certeza de que não desenvolver quaisquer efeitos secundários.

Tente testar uma ou duas gotas numa área da pele que não é sensível, como os pés. Certifique-se de que a sua pele tolera bem o óleo de gaultéria antes de usá-lo internamente ou em áreas maiores do corpo.

Evite usar o óleo de gaultéria internamente a menos que esteja a ser seguido por um profissional em aromaterapia. Ingerir o óleo pode eventualmente causar alguns efeitos colaterais como: azia, rubor, feridas na boca, dores de cabeça, erupções cutâneas e refluxo ácido.

Alguns medicamentos de prescrição e de venda livre podem interagir negativamente com a gaultéria quando consumidos. Se tomar algum medicamento para a digestão, asma, Anticoagulantes (Diluentes do Sangue), ou medicação para a dor, fale sempre com o seu médico.

loading...

16. Janeiro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *