9 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Cúrcuma (Turmérico, açafrão-da-terra…)

O Turmérico é uma planta maravilhosa. De nome científico (Curcuma longa), esta planta de origem Asiática é conhecida por muitas outras designações, das quais, açafrão da índia, açafrão-da-terra, turmérico e cúrcuma, são a mais usadas.

oleo-essencial-de-curcuma-turmerico-acafrao-da-terra

A planta herbácea tem uma longa história como remédio, tempero e agente colorífico. O óleo essencial de turmérico é um agente natural extremamente importante na saúde, tendo um dos efeitos anticancerígenos mais promissores do mercado.

Isto deixa de ser surpresa quando você considera o fato de que o turmérico tem pelo menos 20 moléculas antibióticas, 14 que são conhecidamente utilizadas na prevenção do câncer, 12 que agem como agentes anti-tumores, 12 anti-inflamatórios e ainda conta com pelo menos 10 antioxidantes diferentes na sua composição.

Os benefícios do açafrão da índia também contam com vitaminas, fenóis e outros alcaloides, que promovem a saúde geral do corpo.

Assim como o pó de turmérico, o óleo de turmérico também é antialérgico, antibacteriano, antimicrobiano, antifúngico, antiviral e tem efeito contra parasitas e verminoses.

Ele também é um forte relaxador e balanceador. De acordo com a medicina Ayurvedica, esta erva corrige o desequilíbrio do tipo corporal Kapha.

Dados todos estes componentes benéficos, não há surpresa no fato que o óleo essencial de turmérico possua os seguintes benefícios para a saúde.

9 Benefícios do óleo essencial de Cúrcuma

oleo-essencial-de-curcuma-turmerico-acafrao-da-terra

Se perguntando para que serve o turmérico? Os benefícios para a saúde provindos do turmérico são realmente incríveis, desde como uma comida que combate o câncer até como um óleo essencial para depressão. Aqui estão umas das mais impressionantes maneiras que o óleo essencial de turmérico pode melhorar sua saúde ou a de quem você conhece.

Combate o câncer colorretal (cólon e reto)

cancer-colorretal

Um estudo de 2013, conduzido pela Divisão de Biotecnologia e Ciência Alimentar da Faculdade de Agricultura da Kyoto University no Japão mostrou que o turmerone aromático (ar-turmerone), principal ingrediente ativo no óleo essencial de turmérico, bem como na curcumina, mostrou a habilidade de combater o câncer colorretal em animais, o que é promissor para os seres humanos batalhando esta doença.

A combinação de cúrcuma e turmerone, dada oralmente, em baixas e altas doses acabou por interromper a formação do tumor.

Os resultados do estudo foram publicados em BioFactors, estes resultados levaram os pesquisadores à conclusão de que o turmerone é “um novo candidato na prevenção do câncer colorretal”.

Adicionalmente, eles pensam que utilizando o turmerone em combinação com a cúrcuma pode ser um poderoso meio natural na prevenção das inflamações do colón, normalmente associadas ao câncer colorretal. (1)

Ajuda na prevenção de doenças neurológicas

Estudos mostraram que a turmerone, um composto bioativo muito presente no óleo essencial de cúrcuma, inibe a ativação da micróglia.

A Micróglia é um tipo de célula localizada no cérebro e espinha dorsal. A ativação da micróglia é um indicativo de doença cerebral, então o fato de que o óleo essencial de turmérico contém um composto que termina a ativação desta célula danosa, o que deixa o faz muito útil na prevenção e tratamento de doenças do cérebro. (2)

Outro estudo usando animais mostrou que o turmerone aromático, tanto in vitro quanto in vivo, faz as células-tronco do cérebro aumentarem rapidamente em número. Acredita-se que o turmerone aromático do óleo essencial de turmérico seja um promissor meio natural de ajudar na regeneração necessária para atenuar problemas neurológicos como Parkinson, Alzheimer, danos da espinha dorsal e derrame cerebral (acidente vascular cerebral). (3)

O que Procura?
Remédio natural para problemas de pele

Tem Potencial no tratamento da epilepsia

epilepsia

As propriedades anticonvulsivas do óleo de cúrcuma e seus sesquiterpenos (ar-turmerone, alfa-, beta-turmerone e alfa-atlantone) já foram demonstrados tanto em peixe-zebra e ratos com convulsões quimicamente induzidas.

Uma pesquisa mais recente, de 2013, mostrou que o turmerone aromático possui propriedades anticolvulsivas em ratos com convulsões agudas. O turmerone também conseguiu regular a expressão dos padrões de dois genes relacionados à convulsão no peixe-zebra (Danio rerio). (4)

Auxilia a reduzir a artrite e dores nas juntas

artrite

Tradicionalmente, o turmérico vem sendo usado na medicina chinesa e Ayurvedica Indiana para tratar artrite desde que se descobriu que os componentes podiam bloquear enzimas e citosinas inflamatórias. É por isso ele é conhecido como um dos melhores óleos essenciais para artrite.

Estudos confirmaram a habilidade do turmérico na redução de dor, inflamação e rigidez relacionada à artrite reumatoide e osteoartrose.

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry avaliou os efeitos contra artrite do óleo essencial de turmérico e descobriu que o óleo essencial de turmérico cru, dado oralmente numa dose correspondente a 5.000 miligramas por dia em humanos, possui um efeito anti-inflamatório modesto nas juntas dos animais estudados. (5)

Melhora a saúde hepática

O turmérico é um velho conhecido do mundo da saúde holística pela sua habilidade em melhorar a saúde hepática. O fígado é nosso órgão de desintoxicação mais vital e sua condição geral afeta o corpo todo.

Estudos mostraram que o açafrão-da-terra é um protetor hepático, o que se deve parcialmente devido à atividade anti-inflamatória da substância.

Algumas pesquisas publicadas na BMC Complementary & Alternative Medicina focadas especificamente em metrotexato (MXT), um antimetabólito amplamente usado no tratamento do câncer e doenças autoimunes; e na toxicidade hepática causada pelo metrotexato.

O estudo mostrou que a cúrcuma protegeu o fígado de ter toxicidade induzida pelo metrotexato, funcionando como uma limpeza preventiva do fígado. O fato é que o açafrão-da-terra pode proteger o fígado de fortes químicos e isto demonstra o quão incrível ele pode ser como um auxílio natural do fígado. (6)

Adicionalmente, estudos em animais mostraram que enzimas antioxidantes presentes no sangue e soro foram aumentadas após a administração do óleo de cúrcuma, este também tendo mostrado um efeito significativo nas enzimas antioxidantes no tecido hepático de ratos após o tratamento por 30 dias. (7) Juntando tudo isto, entende-se que o turmérico tanto previne quanto trata doenças hepáticas.

Combate o câncer de mama

cancer-de-mama

Pesquisa publicada no Journal of Cellular Biochemistry mostrou que o tumerone aromático, encontrado no óleo essencial de turmérico inibiu atividade enzimática indesejável e a expressão do MMP-9 e COX-2 em células do câncer de mama humano.

Tumerone também inibiu significativamente a invasão induzida, migração e formação de colônias de TPA nas células de câncer de mama humano. Este achado de que o óleo essencial de turmérico pode inibir as atividades da TPA, é altamente significativo uma vez que a TPA é um potente promotor do tumor mamário. (8)

Pode destruir algumas células de leucemia

Um estudo publicado no International Journal of Molecular Medicine focou-se nos efeitos do turmerone aromático, isolado do turmérico, no revestimento do DNA de células de leucemia humana.

A pesquisa mostrou o turmerone causou uma indução seletiva de morte celular programada na leucemia humana, mais especificamente em células Molt 4B e HL-60. Contudo, o turmerone, infelizmente, obteve o mesmo efeito positivo em células cancerígenas do estômago.

Esta é uma pesquisa promissora na busca de meios para lutar contra a leucemia utilizando recursos naturais. (9)

Alivia a depressão e ansiedade

depressao-e-ansiedade

O óleo essencial de açafrão-da-terra é considerado um forte relaxante e estudos mostraram que pode ajudar no combate de dois distúrbios comportamentais muito comuns, a depressão e ansiedade. Como um óleo essencial efetivo para depressão e ansiedade, pode melhorar o humor e sentimentos positivos.

Um estudo controlado, que contou com 56 indivíduos aleatórios com graves problemas de depressão, foi publicado em 2014 no Journal of Affective Disorders.

Os resultados mostraram que a suplementação com curcuma BCM-95 não apenas reduziu com sucesso os sintomas gerais da depressão, mas também funcionou como agente contra a ansiedade quando tomado num período de oito semanas.

O que Procura?
Acne Nas Costas: 12 Tratamentos Caseiros Para Eliminar as Cicatrizes

A cúrcuma BCM-95 é manufaturada pela combinação sinérgica de cúrcuma e óleo de turmérico, sem aditivos sintéticos. (10)

Melhora a gripe comum

A habilidade anti-inflamatória do óleo essencial de turmético pode realmente vir a calhar para combater a congestão nasal, que tipicamente acompanha a gripe comum.

Apenas adicione algumas gotas do óleo de turmérico à um vaporizador ou bacia de água quente, inalando em seguida os vapores para se livrar do nariz entupido. Inalar óleo essencial de turmérico também combate os germes que causaram sua gripe em primeiro lugar.

Origem da planta e composição química do óleo essencial de açafrão-da-terra

o-tumerico-teve-a-sua-origem-no-sudeste-da-india-e-indonesia

O que é exatamente o turmérico? Turmérico (Curcuma longa) é uma herbácea perene da família do gengibre (Zingiberaceae). A planta cresce até quase um metro e tem flores amarelas.

A raíz possui um tom amarelo brilhante com uma fina casca marrom. Nativa do sudeste da Índia e Indonésia, o turmérico é cultivado tanto no continente quanto nas ilhas do Oceano Índico.

O óleo essencial de açafrão-da-terra é derivado dos rizomas tuberosos ou raízes da planta. O óleo tipicamente é obtido através de CO2 ou destilação por vapor usando o solvente hexano.

O óleo essencial é amarelo em cor e possui um aroma interessante que pode ser descrito como amadeirado e doce, com alguns tons picantes.

Os componentes mais abundantes no óleo essencial de turmérico são: turmerone aromático (25,3 por cento), a-tumerone (18,3 por cento) e curlone (12,5 por cento).

Outros constituintes incluem caryophyllene (2,26 por cento), eucalyptol (1,60 por cento) e a-phellandrene (0,42 por cento). (11) Estes componentes do óleo essencial de açafrão-da-terra são muito potentes, quando se trata do combate de vários problemas de saúde.

História do óleo essencial de açafrão da índia e fatos interessantes

O uso do turmérico, que em Portugal se dá o nome de açafrão da índia, data de aproximadamente 4.000 anos atrás, remontando à cultura Védica na Índia, onde ele era utilizado na culinária, bem como em cerimônias religiosas.

O turmérico provavelmente chegou à China por volta de 700 D.C., na África Oriental por volta de 800 D.C., na África Ocidental por volta de 1200 D.C. e na Jamaica no século 18.

Em 1280, Marco Polo descreveu o turmérico e ficou impressionado que o mesmo exibia qualidades muito similares ao açafrão. A planta foi então chamada de açafrão indiano durante a idade média por causa de sua cor amarelo-alaranjada.

De acordo com tratados médicos em sânscrito e sistemas Unani e Ayurvédico, o turmérico possui um longo histórico de uso medicinal no sul asiático. Falando por alto, o óleo essencial de turmérico é tradicionalmente utilizado como antiséptico, no cuidado natural da pele para reduzir os casos de acne e evitar os pelos faciais em mulheres.

Hoje em dia, o turmérico é cultivado em todos os lugares possíveis e também é chamado de por vários nomes diferentes pelas culturas e países por onde cresce. O nome turmérico deriva da palavra latina terra merita (terra merecedora), referindo-se à cor terrosa do açafrão da índia, que lembra um pigmento mineral. (12)

Como usar o óleo essencial

como-usar-a-curcuma

O óleo está disponível para compra em lojas especializadas, online e é bem barato! Você pode comprar um vidro de 5 ml, de alta qualidade, por mais ou menos $4. Não se engane pelo tamanho do frasco, o óleo essencial de turmérico é muito potente e só um pouquinho vale muito.

Se você estiver fazendo produtos caseiros de aromaterapia, o óleo essencial de turmérico se mistura muito bem com óleos essenciais de gengibre, canela, laranja-de-sangue, toranja, ylang ylang (Cananga odorata), baunilha e cardamomo.

Para aromaterapia e alívio do estresse, faça a difusão ou inale de 2 a 3 gotas de óleo essencial de turmérico.

Para uso externo, inclusive em inflamações e alívio da dor, crie um óleo de massagem, diluindo 5 gotas de óleo essencial de turmérico com outras 5 gotas de um óleo que sirva de veículo (como jojoba ou coco) e aplique nas áreas afetadas.

O que Procura?
Repelente caseiro de citronela para dengue

Para uso interno, APENAS use marcas de alta qualidade. Adicione uma gota de óleo essencial de turmérico à água ou misture 1 gota do óleo com uma colher de mel, ou então coloque em seu shake esta mesma gota.

Sempre armazene o óleo essencial de açafrão da índia num local fresco e escuro.

Receitas caseiras com óleo essencial de açafrão da índia

Sua tez, pele do rosto é sem brilho ou problemática? Se a resposta for sim, tente utilizar uma gota de óleo de turmérico no lugar do pó de turmérico nesta Máscara facial de cúrcuma para dar mais brilho à pele.

Similarmente, para esta receita para massagem muscular caseira você pode substituir as duas colheres de sopa de pó de turmérico por 4 gotas do óleo essencial. Isto funciona muito bem como remédio tópico para dor nos músculos e juntas.

Quer experimentar um chá de turmérico, que não é apenas super refrescante, mas também altamente medicinal? Se você tiver um óleo essencial de alta qualidade então pode tentar utilizar uma gota do óleo essencial no lugar do pó de turmérico nesta Receita de chá de cúrcuma.

Possíveis efeitos colaterais e precauções

Como todos os óleos essenciais, o óleo essencial de açafrão da índia não deve ser usado puro, nos olhos ou em qualquer outra membrana mucosa. Não tome o óleo de turmérico como medicamento interno ao menos que esteja trabalhando com um profissional qualificado e experiente da área.

Antes de aplicar o óleo à sua pele, sempre faça um pequeno teste, passando apenas um pouco na pele após diluir o mesmo num óleo veículo.

Consulte seu profissional de saúde antes de usar óleo essencial de açafrão da índia se estiver grávida, amamentando, tomando medicação ou sendo tratado para qualquer condição de saúde. Em geral, óleos essenciais devem ser mantidos longe do alcance das crianças.

Um efeito colateral negativo que a cúrcuma tem, é o de manchar as roupas e a pele, quer você use o tempero ou o óleo.

O óleo essencial é amarelo e, assim como o tempero, você pode acabar tingindo sua roupa com facilidade e de forma permanente.

Ele também pode deixar sua pele amarelada temporariamente. Pode demorar algumas lavadas, mas o amarelado vai deixar sua pele. Limpar a área manchada com óleo de coco ou suco de limão ajuda a remover a coloração da pele com maior rapidez.

O óleo de cúrcuma, como muitos outros óleos essenciais, também pode deixar sua pele mais sensível à luz UV, então use com cuidado.

Considerações gerais

É considerado um forte relaxante e balanceador.

De acordo com a Ayurveda, esta planta energética auxilia no desequilíbrio do tipo corporal Kapha.

O óleo já demonstrou que pode combater o câncer de mama, do colo do útero, bem como a leucemia.

O óleo de cúrcuma também mostrou que pode estimular a regeneração de células cerebrais, tornando-o efetivo na melhora de condições como Parkinson, Alzheimer, lesão da espinha dorsal e derrame.

Pode ajudar na recuperação da gripe comum através de aromaterapia (inalação do óleo).

Mostrou potencial como tratamento natural contra a epilepsia.

Estudos reportam que a cúrcuma e o óleo essencial reduzem com sucesso os sintomas gerais da depressão e também funcionam no combate à ansiedade, quando tomados por um período de oito semanas.

O fígado pode se beneficiar muito deste óleo essencial por suas qualidades protetoras e anti-inflamatórias.

O óleo também pode ser utilizado topicamente para ajudar no alívio de dores nas juntas e músculos, até mesmo tendo resultados quando a pessoa tem artrite.

O óleo é mais utilizado topicamente, mas também pode ser usado internamente se você tiver um óleo de alta qualidade e consumir em pequenas doses (1 gota de óleo essencial diluída por vez).

Leia Também: Óleo Essencial de Tangerina na cura da Pele e Combate do Câncer

loading...

02. Novembro 2016 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Muito interessante!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *