Óleo Essencial de Jasmim: 7 Benefícios Poderosos para a Saúde, Pele e Cabelo

O óleo essencial de jasmim tem uma excelente reputação como afrodisíaco. Mas este óleo precioso pode fazer muito mais pela sua saúde. Use e abuse do óleo de jasmim para melhorar o seu humor, reduzir a ansiedade, aliviar as dores musculares e os sintomas da menopausa.

óleo Essencial De Jasmim

Além disso, o óleo de jasmim também pode funcionar na sua pele e no seu cabelo, ajudando a hidrata-los, a acalmá-los e a nutri-los. Uma massagem com óleo de jasmim pode reduzir a dor durante a primeira etapa do trabalho de parto.

Quem consegue resistir ao perfume arrebatador e inebriante do jasmim (nome científico: Jasminium officinale), uma das maiores estrelas da indústria das fragrâncias?

Enquanto o óleo de jasmim é reconhecido como uma substância afrodisíaca, sabia que ele também pode fazer maravilhas à sua saúde em geral?

Ele contém substâncias como o acetato de benzilo, farneseno, benzoato, indol, linalol e antranilato de metilo que podem ter vários efeitos benéficos no seu corpo. (1)

Como é feito/obtido o óleo de jasmim?

O óleo de jasmim é obtido a partir das flores de jasmim, através de um demorado processo de enfleurage, no qual as flores são deixadas num leito de gordura que é infundida com os óleos voláteis do jasmim.

Estima-se que são necessárias cerca de 8 milhões de flores de jasmim para produzir em torno de 1kg de óleo de jasmim. Isto é o que torna o óleo de jasmim tão especial e, sim, bastante caro!

Aqui fica um resumo do que este precioso óleo pode fazer por si:

  • Alivia as dores musculares
  • Melhora o seu humor
  • Diminui a ansiedade
  • Alivia os sintomas da menopausa
  • Nutre a sua pele
  • Alisa os cabelos frisados
O que Procura?
8 Benefícios Surpreendentes do Óleo Essencial de Cipreste

Os vários benefícios do óleo de jasmim

Oleo Essencial De Jasmim

Alivia as dores musculares

Os músculos doridos podem ser um grande infortúnio mas o perfumado jasmim pode ser capaz de o ajudar com esse problema.

Pensa-se que linalol, um químico terpeno alcoólico presente nas flores de jasmim, tenha um papel benéfico no alívio deste sintoma.

Investigadores provaram que o óleo essencial de linalol extraído do jasmim tem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. (2)

Como utilizar: Deite duas gotas de óleo de jasmim em 1ml de azeite e depois use esta mistura de óleos para massajar suavemente os seus músculos doridos.

Poderá também adicionar duas gotas de óleo de jasmim à água quente do banho e mergulhar nela ou aplicar uma compressa quente com duas gotas de óleo de jasmim na área afetada para aliviar a inflamação e a dor.

Melhora o estado de humor

O óleo de jasmim é largamente utilizado em aromaterapia graças aos seus efeitos animadores e energéticos.

Estudos realizados aos efeitos do óleo de jasmim provaram que ele tem a capacidade de estimular o sistema nervoso e aumentar a energia das ondas beta do cérebro que estão envolvidas na capacidade cerebral de se envolver ativamente em tarefas mentais.

Os participantes de um estudo conseguiram ainda descobrir que o óleo de jasmim aumenta os sentimentos de bem-estar, de alerta e de romance! (3)

Como utilizar: Deite 1 gota de óleo essencial de jasmim num difusor e inale a sua fragrância estimulante.

A quantidade ideal a aplicar será 1 gota por cada metro quadrado da divisão da casa em que ele é usado ou do espaço disponível para ele se espalhar.

Reduz a ansiedade

Você costuma ser uma pessoa nervosa? O cheiro do jasmim talvez seja capaz de o acalmar! Estudos laboratoriais descobriram que um químico perfumado conhecido por Vertacetal-coeur, presente no jasmim, é capaz de reforçar os efeitos do neurotransmissor GABA.

O GABA é um neurotransmissor inibitório que ajuda a controlar a sobrexcitação no cérebro mas, quando está presente em pequenas quantidades, associa-se à ansiedade. Por isso, um bafo de óleo de jasmim poderá fazer maravilhas aos seus níveis de ansiedade. (4)

O que Procura?
Os 4 melhores Óleos Essenciais Antibacterianos

Como utilizar: Deite óleo de jasmim num difusor e inale.

Alivia os sintomas da menopausa

A menopausa pode ser uma altura difícil para muitas mulheres com sintomas como mudanças de humor, depressão, afrontamentos de calor e suores nocturnos.

Se estiver à procura de um remédio natural para a ajudar durante este período, o óleo de jasmim poderá ser a escolha mais acertada.

Tal como um estudo provou, o uso de óleo essencial de jasmim na realização de massagens de aromaterapia, em conjunto com óleos essenciais de lavanda, de gerânio rosa e de rosas, uma vez por semana, durante 8 semanas, permitiu aliviar sintomas como a dor, os afrontamentos de calor e a depressão. (5)

Como utilizar: Deite 6 a 8 gotas de óleo de jasmim na água do seu banho e instale-se para um longo e relaxante banho de emersão.

Poderá também combinar o óleo de jasmim com outros óleos essenciais para fazer um óleo de massagem perfumado que a irá ajudar com os sintomas da menopausa.

Tente esta receita, por exemplo: misture os óleos essenciais de gerânio rosa, lavanda, jasmim e rosas numa proporção de 2:4:1:1 com óleo de amêndoa diluído (90%) e óleo de onagra (10%). De seguida, massaje as suas costas, os seus braços e o seu abdómen com este óleo.

 Alivia a dor durante o trabalho de parto

A dor durante o trabalho de parto pode ser uma preocupação significativa para as mulheres que estão prestes a dar à luz.

Se anda à procura de uma forma natural de facilitar essa situação, tente uma massagem com óleo de jasmim. Um estudo realizado em 40 mulheres descobriu que uma massagem com óleo de jasmim é eficaz a reduzir a dor na primeira fase do trabalho de parto.

Também vale a pena notar que uma simples massagem, por si só, foi considerada benéfica para as mulheres em trabalho de parto pois consegue reduzir a ansiedade e melhorar a dor através da estimulação da libertação de endorfinas, hormonas que trabalham como analgésicos naturais.

O que Procura?
9 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Cúrcuma (Turmérico, açafrão-da-terra...)

Os especialistas acreditam que o óleo de jasmim é especialmente adequado para uso durante o trabalho de parto, uma vez que permite reduzir os espasmos e a dor. (6)

Como utilizar: Massaje a parte inferior das costas com óleo de jasmim diluído, durante a primeira fase do trabalho de parto.

Nutre a pele

Pele Saudável E Nutrida

Acredita-se que o óleo de jasmim tenha propriedades calmantes, hidratantes e cicatrizantes, o que o torna especialmente benéfico para peles secas e sensíveis.

De acordo com alguns especialistas, pode também ajudar as pessoas que têm dermatite/eczema, uma doença da pele caracterizada pela inflamação.

Como utilizar: Deite 2 a 3 gotas de óleo de jasmim na sua loção ou no seu gel de limpeza facial e use todos os dias. Poderá também misturar algumas gotas de óleo de jasmim com óleo de coco, aplicar na pele e deixar durante algum tempo.

Por fim, enxagúe com uma delicada lavagem facial.

Alisa os cabelos frisados

O óleo de jasmim consegue bloquear a humidade, hidratar o cabelo seco e dominar o frisado. Pode até acalmar o seu couro cabeludo! Alguns especialistas afirmam que ele também é benéfico para o crescimento capilar, apesar de tal ideia carecer ainda de validação científica. (7)

 Como utilizar: Pode adicionar óleo de jasmim a um tratamento com óleos quentes, massajar o seu couro cabeludo com o óleo ou até usá-lo na lavagem do cabelo.

Cuidados, Efeitos Colaterais: Uma palavra de alerta

Apesar do óleo de jasmim ter vários benefícios entusiasmantes, ele também pode suprimir a produção de leite e alterar as contracções uterinas. Por isso, é melhor evitá-lo durante a gravidez ou enquanto você estiver a amamentar o seu bebê.

Referências

http://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-642-18659-2_10.pdf#page-1
http://link.springer.com/protocol/10.1007/978-1-60327-114-1_12#page-1
http://link.springer.com/article/10.1023/A:1005806232005#page-1
http://ijipls.com/uploaded/journal_files/110809070812.pdf
http://umpir.ump.edu.my/577/
http://umpir.ump.edu.my/580/
http://nopr.niscair.res.in/handle/123456789/8121
http://books.google.com/books?id=2q7bPn4pgxIC
http://informahealthcare.com/doi/abs/10.3109/13880208809053923

loading...

30. Julho 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *