Óleo Essencial de Pimenta Preta (Pimenta-do-Reino): 10 Benefícios e Usos

A pimenta preta (Piper nigrum) é uma das especiarias mais utilizadas em todo o mundo. É valorizada não só como uma especiaria aromatizante usada nas nossas refeições, como também por uma variedade de outros propósitos, tais como utilizações medicinais, como conservante e em perfumaria.

Nas últimas décadas, a pesquisa explorou os muitos benefícios do óleo essencial de pimenta preta e o seu principal princípio ativo, a piperina, que tem a capacidade de melhorar o sistema digestivo e nos proteger contra os danos oxidativos. (1)

Oleo Essencial Das Sementes Da Pimenta Preta

Mas isto não é tudo o que o óleo desta maravilhosa especiaria pode fazer pela nossa saúde. Os benefícios dos óleos essenciais da Pimenta preta, também conhecida como pimenta-do-reino, incluem o alívio de dores, redução do colesterol, desintoxicação do corpo e melhora da circulação, entre muitos outros.

10 Benefícios do óleo essencial de Pimenta Preta

De acordo com vários estudos publicados, as propriedades da pimenta preta incluem benefícios como: Analgésico Anti catarro, Anti-inflamatório, Antisséptico, Antiespasmódico, Antitóxico, Afrodisíaco, Expectorante, Laxante Rubefaciente, Estimulante (nervoso, circulatório e digestivo).

Usos Do Oleo Da Pimenta Do Reino

Alivia dores

Devido ás suas propriedades anti-inflamatórias e anti-espasmódicas, o óleo de pimenta preta ajuda a reduzir as lesões musculares, tendinite, e sintomas de artrite e reumatismo.

Um estudo realizado em 2014, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine avaliou a eficácia dos óleos essenciais aromáticos em pacientes com dor do pescoço.

Os pacientes que participaram no estudo aplicaram um creme composto por óleo essencial de pimenta preta, manjerona, lavanda e hortelã-pimenta no pescoço, diariamente, por um período de quatro semanas. O grupo relatou tolerância à dor melhorada e melhora significativa da dor no pescoço. (2)

Auxilia na digestão

O Óleo de pimenta-do-reino pode ajudar a aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre, diarreia e gases intestinais. Estudos mostram que o óleo tem atividade antidiarréica, gastro-protetora e antiespasmódica. (3) A Pimenta preta consegue este benefício através da estimulação do estômago que aumenta a secreção de ácido clorídrico, o qual é necessário para uma boa digestão. A Pimenta preta é usada para tratar eficazmente os sintomas de síndrome do cólon irritável (síndrome do intestino irritável), bem como disfunções da bexiga. (4)

Reduz o colesterol

Um estudo realizado em 2002 sobre os efeitos hipolipemiantes (de redução de lípidos) da pimenta-do-reino em ratos alimentados com uma dieta rica em gorduras, mostrou uma diminuição nos níveis de colesterol, ácidos gordos livres, fosfolipídios e triglicérides.

Os investigadores verificaram que a suplementação com pimenta-preta aumentou a concentração de colesterol HDL e reduziu a concentração de colesterol LDL e VLDL no plasma de ratos alimentados com alimentos ricos em gordura. Use o óleo essencial de pimenta preta internamente para reduzir os níveis elevados de triglicéridos (triglicerídeos) e melhorar os seus níveis de colesterol total. (5)

Tem propriedades antivirais

O uso a longo prazo de antibióticos resulta na evolução de bactérias resistentes a múltiplas drogas. Uma Investigação publicada no Applied Microbiology and Biotechnology descobriu que o extrato de pimenta preta contém propriedades anti-virais, o que significa que tem como alvo a virulência bacteriana, sem afectar a viabilidade celular, o que pode ser menos propensos ao desenvolvimento de resistência aos fármacos.

O que Procura?
Óleo Essencial de Lavanda: 34 Benefícios e Usos Medicinais

Após o rastreio com 83 óleos essenciais o estudo mostrou que o óleo de pimenta preta, cananga (ilangue-ilangue) e o óleo de mirra inibiram a formação do biofilme Staphylococcus aureus e quase aboliu a atividade hemolítica (destruição das células vermelhas do sangue) do Staphylococcus aureus. (6)

Melhora a Circulação

Quando tomado internamente o óleo essencial de pimenta preta oferece benefíocios à circulação sanguínea e estimula o muco e o fluxo biliar. Tem propriedades de aquecimento quando tomado internamente e aplicado topicamente. Misture o óleo de pimenta preta com óleo essencial de canela ou óleo essencial de cúrcuma para melhorar as atividades circulatórias no seu organismo.

Atividade Anticâncer

De acordo com um estudo realizado em 2010 conduzido pela Michigan State University Michigan, o óleo de pimenta-do-reino e seus constituintes apresentam atividades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas.

Todos os compostos derivados da pimenta preta suprimem a proliferação de células de câncer humano, sendo a piperina o composto mais eficaz. (8)

Alivia sentimentos de ansiedade e o desejo pelo cigarro

O Óleo de pimenta preta pode ajudar a reduzir o desejo pelo cigarro e sintomas de ansiedade em fumantes privados de fumar.

Um estudo realizado em 1994 publicado no Drug and Alcohol Dependence descobriu que o óleo de pimenta preta pode suprimir alguns sintomas da Cessação do Tabagismo, incluindo o desejo por cigarros.

Quarenta e oito fumantes participaram de uma sessão de três horas realizada após a privação de fumar. Os participantes foram divididos em três grupos: um grupo de fumantes usou um dispositivo para respirar o vapor de óleo essencial de pimenta preta, um segundo grupo usou um cartucho de hortelã/mentol, e o terceiro grupo utilizou um dispositivo que continha um cartucho vazio.

Após inalação e sopro dos dispositivos ao longo da sessão, os relatos de ânsia pelo cigarro foram significativamente reduzidos no grupo que usou a pimenta preta em relação a cada um dos dois grupos de controlo.

Além disso, os sintomas da ansiedade também foram aliviados nos participantes quem usaram a pimenta negra.

O estudo sugere que as sensações do trato respiratório conseguidos com a inalação da pimenta-preta são importantes para aliviar os sintomas de abstinência do tabaco e podem ser úteis no tratamento do tabagismo. O Óleo de pimenta preta também está entre os melhores óleos essenciais para a ansiedade e problemas nervosos. (9)

Ajuda a desintoxicar o corpo

O Óleo de pimenta preta cria uma sensação de aquecimento quando aplicado topicamente, aumentando a transpiração. Ele também funciona como um diurético e aumenta a vontade de urinar, ajudando a remover toxinas do corpo e o excesso de água a partir do corpo. Isso reduz o inchaço e inflamação. Além disso, ele pode ajudar a baixar a pressão arterial naturalmente. (10)

Um estudo publicado em 2013 no Cell Biochemistry and Biophysics constatou que a suplementação com piperina ajudou a normalizar a pressão arterial, melhorar a tolerância à glicose (o que melhora os níveis de açúcar no sangue), reduzir inflamações e melhorar a função hepática em ratos alimentados com uma dieta rica em gorduras.

Essas mudanças sugerem claramente que a piperina reduz os sintomas da síndrome metabólica, ajudando o organismo a eliminar toxinas e reduzir a inflamação. (11)

Estimulante do apetite

A pesquisa mostra que a estimulação olfativa utilizando óleo essencial de pimenta-do-reino, que é um forte estimulante do apetite, pode facilitar a deglutição em pessoas com distúrbios neurológicos.

A Inalação e ingestão do óleo de pimenta preta ativa o córtex insular ou orbitofrontal, resultando na melhoria do movimento de deglutição reflexiva.

O que Procura?
Os 4 melhores Óleos Essenciais Antibacterianos

Em 2008 foram investigados os efeitos do óleo de pimenta preta na estimulação olfativa em pacientes pediátricos recebendo nutrição enteral a longo prazo (alimentação com suplementos líquidos ou alimentação por sonda), devido a distúrbios neurológicos.

Em oito dos 10 pacientes, o tratamento com óleo de pimenta preta foi continuado durante três meses e cinco desses pacientes apresentaram aumentos na quantidade de ingestão oral – além do tratamento com a pimenta preta também ter ajudado a facilitar a deglutição (o ato de engolir alimentos).  (12)

Conservante de alimentos

Os óleos essenciais de Pimenta preta e Pimenta verde foram usados num estudo realizado em 2015, a fim de determinar-se a actividade anti-microbiana contra a deterioração dos alimentos quando adicionados ao caldo de galinha.

Os pesquisadores descobriram que o óleo de pimenta preta exibe atividade antimicrobiana, antifúngica e antibacteriana, e inibiu com sucesso o crescimento de bactérias no caldo de galinha. Os resultados deste estudo revelam que tanto os óleos essenciais de pimenta verde como de pimenta preta são extremamente eficientes para controlar o crescimento de microorganismos de deterioração alimentar. (13)

Como usar o óleo de pimenta preta

Beneficios Da Pimenta Preta

Onde comprar? O óleo essencial de pimenta preta está disponível em algumas lojas de produtos naturais, físicas e Online. O preço de um frasco de 10 mililitros custa entre $50 a $80 Reais no Brasil e €10 a €15 Euros em Portugal.

O óleo de pimenta preta pode ser inalado diretamente da garrafa, difundido em casa, tomado internamente em pequenas doses, e aplicado topicamente.

Quando tomar o óleo de pimenta preta internamente, não se esqueça de comprar um óleo de alta qualidade, um produto 100% puro, de Grau Terapêutico, destilado por uma empresa confiável e respeitável.

Quando aplicado topicamente (na pele), o óleo de pimenta preta cria uma sensação de aquecimento. Assim, use-o em doses pequenas e dilua-o com um óleo transportador (carreador), como o óleo de coco, óleo de jojoba ou o óleo de amêndoa. Use uma diluição de 1:1, especialmente se for aplicar o óleo numa pele sensível.

Existem tantas maneiras de usar o óleo essencial de pimenta preta, que vão muito além de especiaria para comida. De seguida listei algumas formas fáceis de usar o óleo de pimenta preta em sua casa:

Para aumentar a circulação e o fluxo de sangue nos músculos e nervos, adicione 3-5 gotas de óleo de pimenta do reino a uma compressa morna e aplique no abdômen ou na área que desejar.

Para aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre, diarreia e gases intestinais, tome 1-2 gotas de óleo de pimenta preta internamente, adicionando-o a um smoothie, sopa ou qualquer prato saboroso. Também pode ser aplicado topicamente no abdómen.

Para aliviar lesões musculares e tendinites, aplique o óleo de pimenta preta topicamente na área a tratar.

Para ajudar no tratamento de problemas respiratórios, ingira ou inale o óleo diretamente do frasco.

Para aliviar as vias aéreas congestionadas, aplique 2-3 gotas diretamente no peito.

O óleo de pimenta-do-reino ajuda a deixar de fumar. Para reduzir o desejo do cigarro, coloque o óleo no difusor ou inale diretamente da garrafa sempre que sentir o desejo.

Para utilizar como um tratamento natural para a artrite e reumatismo, aplique 2-3 gotas por via tópica na área a tratar.

Para ajudar a desintoxicar o corpo, tome 1-2 gotas internamente ou aplique 2-3 gotas topicamente na planta dos pés.

O que Procura?
8 Benefícios Surpreendentes do Óleo Essencial de Cipreste

Para adicionar sabor a sopas, ensopados, vegetais cozidos, saladas e entradas, adicione 1-2 gotas de óleo essencial de pimenta preta.

Origem da Planta e Composição Química

O óleo essencial é composto por vários componentes químicos que incluem: A-thujone, a-pineno, canfeno, sabineno, b-pineno, a-felandreno, mirceno, limoneno, cariofileno, farneseno-b, b-bisaboleno, linalol e terpinen-4-ol.

Imagem Da Planta Da Pimenta Preta

O óleo essencial de pimenta preta é extraído por destilação a vapor. Tem um aroma quente, picante e almiscarado. É muitas vezes utilizado para auxiliar o sistema digestivo e nervoso, estimular a circulação sanguínea e promover o equilíbrio emocional.

A Pimenta preta possui a versatilidade única de fornecer energia e aquecer o corpo. Além de revigorar os sentidos, pode também ser usada para aumentar a clareza mental, e é a favorita entre os atletas e aqueles com um estilo de vida mais ativo, uma vez que tem propriedades de aquecimento e energizantes.

O Óleo essencial de pimenta preta é um alimento bastante benéfico para a nossa saúde, devido ao seu potencial antioxidante, antimicrobiano e gastroprotetor.

Com a piperina como ingrediente ativo, a pimenta preta é rica em componentes fitoquímicos, onde também se incluem óleos voláteis, oleorresinas e alcalóides.

A piperina ajuda no bom funcionamento cognitivo do cérebro, aumenta a absorção de nutrientes e melhora a funcionalidade gastrointestinal. Uma investigação realizada também descobriu que a atividade de limpeza da pimenta preta e seus ingredientes ativos pode ser útil como agente quimioprotetor e no controle da progressão do crescimento de tumores. (14)

A evidência arqueológica do uso da pimenta remonta ao ano 2000 aC, na Índia. As referências à pimenta aparecem em textos gregos e romanos, sugerindo um antigo comércio entre a Índia e o Ocidente.

Os romanos adoravam adicionar pimenta aos seus pratos. Na verdade, o livro de receitas mais antigo, em 80 por cento das receitas contêm a especiaria.

Também foram encontrados sinais de um comércio de pimenta antigo, da Índia ao Egito, e encontrada pimenta-preta dentro das narinas da múmia do faraó Ramsés II, O Grande, quando mumificado.

Precauções, Contra-Indicações e Efeitos Colaterais

O Óleo essencial de pimenta preta pode ser um forte irritante quando usado em doses elevadas, dai ser recomendada a sua diluição com um óleo transportador (como o óleo de coco ou jojoba).

É importante realizar um teste de alergia antes de aplicar o óleo de pimenta preta em áreas maiores do corpo. Comece por aplicar uma gota no pulso ou no pé para se certificar de que não vai ter uma reação alérgica.

Considerações finais

Oleo De Pimenta Do Reino Young Living

O óleo essencial de pimenta-do-reino tem um aroma quente, picante e almiscarado. É benéfico no auxilio do sistema digestivo e nervoso, na estimulação da circulação, no equilíbrio emocional, na estimulação do apetite e na redução dos níveis de colesterol.

Use o óleo essencial de pimenta preta para tratar problemas digestivos e respiratórios, ajudar a desintoxicar o corpo, e adicionar mais sabor à sua comida.

Um dos benefícios mais pesquisados do óleo de pimenta preta é a sua capacidade em ajudar você a parar de fumar. A sensação de aquecimento causada pelo óleo de pimenta preta na garganta e no peito, quando inalado provou ajudar as pessoas a parar de fumar com mais facilidade.

Além disso o óleo de pimenta preta também ajuda a aliviar a ansiedade e o nervosismo quando inalado ou difundido.

Se você for usar o óleo de pimenta-do-reino na pele, dilua-o em um óleo transportador (carreador), antes da aplicação, porque ele pode irritar a pele.

Leia Também: 8 Benefícios do Óleo Essencial de Cipreste

loading...

03. Janeiro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *