Óleo Essencial de Tangerina na Cura da Pele e Combate ao Câncer

Com uma baita história, de milhares de anos na medicina tradicional chinesa, a tangerina, também conhecida como mandarina e mexerica, possui um dos mais doces e calmantes óleos essenciais dentre todos os cítricos. Porquê?

Porque o óleo essencial de tangerina é suave e conhecido por suas muitas propriedades curativas. Por exemplo, ele é usado para tratar acne, no clareamento da pele, para reduzir a insônia, no ajuste da oleosidade da pele, na redução de cicatrizes e sinais de envelhecimento, ainda minimizando os sinais de estresse e rugas. E isto não é tudo.

oleo-essencial-de-tangerina

Ele possui outras propriedades curativas, como o auxílio no tratamento de problemas intestinais como a síndrome do intestino permeável, agindo como antisséptico, estimulando o sistema linfático e na liberação de gases.

Parece incrível, não é? Como o óleo de tangerina consegue fazer tudo isso!

Benefícios do óleo essencial de tangerina

oleo-essencial-de-tangerina-para-que-serve-e-seus-beneficios

Se livra da acne, estrias e cicatrizes

Por sua suavidade, a mandarina não irrita a pele e se valendo de sua ação anti-infecciosa, ajuda na prevenção de proliferação fúngica e bacteriana.

oleo-essencial-de-bergamota-tangerina-para-acne-e-cicatrizes

Se estiver procurando por uma maneira de se livrar de cicatrizes, você pode aplicar uma combinação do óleo essencial de mandarina com algum óleo neutro diretamente na cicatriz ou tentar uma mistura com uma gota de óleo de lavanda, uma gota de óleo de mandarina e uma gota de óleo de néroli, tudo isso adicionado com um pouco de óleo de amêndoas. (1)

Reduz a dor, ansiedade e náuseas através da aromaterapia

O óleo essencial de tangerina pode muito bem ser um dos melhores óleos para ansiedade e náusea.

oleos-essenciais-e-aromaterapia-ajudam-a-reduzir-ansiedade

Um estudo, publicado no Complementary Therapies in Medicine, verificou o uso e efetividade de óleos essenciais contra a dor, náuseas e ansiedade.

O estudo baseou-se em dez hospitais, localizados em Minnesota e em Wisconsin (EUA), que abriram suas portas para o estudo da aromaterapia em seus pacientes.

O resultado foi fantástico, mostrando uma mudança no registo de dor, ansiedade e náuseas por parte dos pacientes.

Houveram 10.262 entradas nestes hospitais durante o prazo do estudo, onde as enfermeiras fizeram uso da aromaterapia como parte do cuidado padrão ao paciente.

Foram utilizados vários óleos, e enquanto cada um tem seu ponto forte, o resultado final foi positivo, demonstrando que o óleo essencial de mexerica promoveu uma melhora no bem estar dos pacientes. (2)

Então, se você estiver procurando um jeito de se livrar da náusea através da aromaterapia, use o óleo de mandarina.

Alivia a dor

oleos-essenciais-para-aliviar-dores

Estudos foram conduzidos, demonstrando que óleos de plantas naturais, como o óleo de tangerina, são fontes de moléculas que podem desenvolver novos analgésicos e produzir benefícios quando utilizados para reduzir a dor.

Perceberam-se melhora em dores pungentes e pulsantes, devido a seus possíveis efeitos no sistema nervoso central.

Neste estudo, o óleo essencial de mandarina foi obtido e purificado. Notou-se que este óleo purificado teve efeito similar a outro tipo de molécula conhecida, capaz de bloquear a dor.

Os terpenes, que são compostos encontrados no óleo essencial de mandarina, podem ser utilizados para criar medicamentos contra a dor. (3)

O que Procura?
Remédio Natural para Menopausa

Protege a comida de bactérias

Estudos foram conduzidos para avaliar seu efeito antimicrobiano contra a bactéria Listeria innocua e o impacto na cor e textura de amostras de vagens.

Neste estudo, uma “camada de formulação bioativa, baseada em chitosan modificada, contendo uma nanoemulsão de 0,05% de óleo essencial de tangerina foi testada em combinação com radiação-gama, UV-C e tratamento de água ozonizada, tendo os resultados, em termos de atividade microbiana, mudanças de cor e textura, sido avaliados durante um período de 14 dias de armazenamento”. (4)

Este tratamento mostrou resultados positivos na redução microbiana. Também ajudou a prevenir a perda de textura e coloração na comida durante o armazenamento, o que pode ser uma maneira mais saudável para preservar alimentos, de acordo com as descobertas publicadas no International Journal of Food Microbiology.

Combate o câncer

oleo-essencial-de-tangerina-previne-e-combate-cancer

Os efeitos do óleo essencial da casca da mandarina e de limoneno foram estudados em dois tipos de crescimento celular tumoral humano.

Tanto o óleo essencial de mandarina quanto o do limoneno, que é um composto químico encontrado em cascas de cítricos e em outras plantas; foram testados, e promoveram a inibição de crescimento do tumor nestes tipos celulares.

Isto pode levar ao desenvolvimento de agentes antitumorais e ao tratamento do câncer através da medicina alternativa. (5)

Óleo essencial de Mandarina x Óleo essencial de Tangerina

oloe-essencial-de-mandarina

Embora muitas pessoas (a maioria) se refiram ao óleo essencial de mandarina e ao óleo essencial de tangerina como a mesma coisa, eles são diferentes. Apesar de terem praticamente as mesmas qualidades, existem pequenas diferenças, como poderá ver lendo a lista a seguir: (6)

  • Tanto a mandarina quanto a tangerina são frutas cítricas originárias do sudeste da China.
  • A tangerina, tal como a clementina são na verdade um tipo (variedade) de mandarina.
  • O gosto delas é muito similar.
  • Geralmente se refere ao óleo de mandarina como óleo de tangerina.
  • A tangerina tem a casca mais escura, num tom laranja avermelhado.
  • As mandarinas possuem a casca mais clara, na cor de laranja mais suave.
  • A casca da tangerina é mais grossa e cheia de calombos.
  • A casca da mandarina é mais suave e fina, sendo mais fácil de descascar.
  • Elas são membros da mesma família de frutos cítricos, a Rutaceae.
  • A palavra mandarina, apesar de se referir à língua chinesa, não é originária da mesma.
  • Já a palavra tangerina é proveniente do porto de Tânger, em Marrocos.

O óleo essencial de ambas é usado para o mesmo fim: aromaterapia para problemas digestivos, cuidados da pele, ansiedade, estresse, etc. As precauções no seu uso como óleo essencial são também as mesmas.

O mercado vende o óleo de tangerina como se fosse mandarina, devido às suas idênticas propriedades medicinais. Dai também elaborarmos a matéria sobre ambas, tal como na Wikipédia onde também são referidas como a mesma fruta, apesar de não o serem.

História do óleo essencial de mandarina e fatos interessantes

Com a sua coloração de laranja dourado e esverdeado, o óleo essencial de mandarina já existe há muito tempo e pode ser encontrado em vários produtos, desde colônias e cosméticos até em remédios alternativos. Ele é empregado para adicionar sabor em doces, bebidas gaseificadas, licores, chicletes e sorvetes.

O óleo de tangerina é obtido a partir da casca exterior, extraído a frio. Exceto quando se visa extrair o óleo essencial Petitgrain de tangerina, onde o processo que utiliza as folhas e galhos é feito através da destilação por vapor.

A mandarina pode ser muito efetiva quando misturada com outros florais, como rosa, jasmim, camomila e gerânio. Adicionalmente, é ótimo quando misturado com outros óleos cítricos como bergamota, toranja e limão.

Ele também cria um aroma único com cheiros apimentados, como quando misturado com cravo ou pimenta preta.

O que Procura?
Remédio Caseiro para Tosse na Gravidez

A árvore da tangerina pode chegar a quase 8 metros de altura, possuindo espinhos e galhos alongados. As folhas são achatadas e de forma oval, se afinando da base larga até a ponta, possuindo minúsculos dentes arredondados e ramificações levemente protuberantes.

A mandarina é nativa do sudeste asiático e das Filipinas, sendo cultivada com maior abundância no Japão, sul da China, Índia e índias orientais.

Ela se tornou conhecida no mundo através de duas variedades do Cantão (China), que foram levadas à Inglaterra em 1805. Elas, eventualmente, foram cultivadas pela região adjacente ao mar Mediterrâneo e se estabeleceram muito bem na Itália por volta de 1850.

Nessa época, as mandarinas já eram plantadas em Nova Orleans, depois na Flórida e mais tarde na Califórnia.

Comercialmente, as mandarinas foram mais desenvolvidas no Alabama, Flórida e Mississippi. Mas também foram produzidas por pequenos produtores no Texas, Georgia e Califórnia. Contudo, a mandarina ainda é muito popular no Oriente, Coorg e Índia, sendo o último o mais famoso por suas frutas.

Apesar das tangerinas tolerarem o clima frio melhor do que a laranja comum, ainda não crescem tão bem nestes ambientes. (7)

Como juntar o óleo essencial de mandarina com outros óleos

como-juntar-o-oleo-essencial-de-mandarina-com-outros-oleos

Sabemos até agora que o óleo essencial de mandarina é excelente para tratar a acne, cicatrizes e estrias. Antes de prosseguir para uma receita criada para você, vamos aprender um pouco sobre o lugar do óleo essencial de mandarina no mundo dos óleos essenciais.

Os óleos são classificados em três níveis olfativos por suas notas, podendo ser: alta, média ou de base, dependendo da sua volatilidade. Apesar de cada óleo tipicamente ter componentes dos três tipos, pode ser categorizado por qual aroma é o mais dominante.

O óleo de bergamota é conhecido por sua nota alta, enquanto o de mandarina possui uma nota média. Já o óleo de franquincenso ou olíbano, possui uma nota de base, não confunda isto com um óleo de base neutra.

Quando for misturar, é melhor escolher óleos de cada categoria, para criar o aroma perfeito.

Uma vez que os óleos de nota média não evaporam tão rapidamente quanto os de nota alta, isso os põe no foco central do mix.

Além do óleo de mandarina, também são considerados óleos de nota média o de manjerona, alecrim, néroli e gengibre.

Contudo, nem todos os óleos funcionam bem juntos. Existe certa arte quando ao se juntar os óleos, então, pratique, teste e veja qual aroma consegue fazer antes de fazer uso extenso.  (8)

Receitas de Aromaterapia com o uso de óleo essencial de mandarina

receitas-de-aromaterapia-com-o-uso-de-oleo-essencial-de-mandarina

Sérum de óleo de mandarina e rosa mosqueta contra acne, estrias e cicatrizes

Ingredientes:

  • 10 gotas de óleo essencial de mandarina.
  • 6 gotas de óleo essencial de olíbano.
  • 6 gotas de óleo da árvore do chá.
  • 3 gotas de óleo de bergamota.
  • 30 ml de óleo de rosa mosqueta.
  • 60 ml de óleo de jojoba.
  • Um pequeno frasco com válvula bico de pato (de 120 a 200 ml)

Instruções:

1. Misture todos os óleos essenciais, menos o de rosa mosqueta e o de jojoba, diretamente no frasco.
2. Adicione o óleo de rosa mosqueta e o óleo de jojoba.
3. Sacuda bem até ficar tudo bem misturado.
4. Massageie a pele afetada com algumas borrifadas, duas vezes ao dia.
5. Guarde em um local fresco e seco, longe do sol.

Aqui estão mais algumas receitas com o óleo essencial de mandarina para você testar:

Óleo de Massagem Natural: relaxa a mente, corpo e ajuda a dormir

Embora existam centenas de óleos de massagem pré-misturados disponíveis no mercado que oferecem uma ampla gama de efeitos pretendidos, pode ser uma experiência emocionante e bastante gratificante poder fazer o seu próprio óleo de massagem caseiro!

oleo-de-massagem-natural

Ingredientes:

O que Procura?
Óleos Essenciais para Alergias

– 1 a 2 gotas de óleo de mandarina.
– 12 a 14 gotas de óleo de lavanda.
– 6 a 7 gotas de óleo de valeriana.
– 3 a 4 gotas de óleo de sândalo.
– 2 a 3 gotas de óleo de hibisco.
– Um frasco de 5 a 10 ml.
– Adicione o óleo de semente de uva como base para preencher o frasco.

Instruções:

1. Misture todos os óleos num recipiente.
2. Mexa até ficar tudo bem misturado.
3. Use algumas gotas para massagear as têmporas, atrás das orelhas, a parte interna dos pulsos e a sola dos pés mais ou menos 10 minutos antes de dormir.
4. Repita o processo sempre que achar necessário.

Receita para perfume com óleos essenciais (cheiro de frutas)

receita-para-perfume-com-oleos-essenciais

Ingredientes:

  • 2 gotas de óleo de laranja doce
  • 3 gotas de óleo de mandarina
  • 3 gotas de óleo de néroli
  • 2 gotas de óleo de cedro atlas
  • Frasco de 5 ml
  • Adicione o óleo de sua preferência como base para preencher o frasco.

Instruções:

1. Junte todos os óleos essenciais no frasco e misture.
2. Coloque seu óleo base, podendo ser óleo de coco, semente de uva, amêndoa ou qualquer um de sua preferência.
3. Tampe e misture bem.
4. Passe nos pulsos e atrás das orelhas sempre que quiser ter um aroma fresco de frutas.

A palavra “perfume” ou “parfum” existente no rótulo dos Perfumes representa uma mistura não revelada de vários produtos químicos e ingredientes utilizados como dispersantes da fragrância tais como o Ftalato de dietila (éster dietílico do ácido ftálico) e outras misturas de fragrâncias que têm sido associadas a alergias, asmadermatite, dores de cabeça, desconforto respiratório e potenciais efeitos colaterais sobre o sistema reprodutivo.

Basicamente, as empresas podem criar uma “mistura tóxica de ingredientes”, rotulá-la como fragrância e não têm de divulgar que ingredientes usam, pois é considerado um segredo comercial.

perfumes-nao-toxicos

Eu nunca fui capaz de usar perfumes convencionais, e ter uma filha levou-me a procurar alternativas naturais aos produtos de beleza tóxicos.

Na idade da adolescência, ela já quer pintar as unhas e usar a minha maquiagem. Ahhhh …. Criar perfumes não-tóxicos e 100% Naturais tornou-se uma aventura divertida para nós as duas!

Riscos do óleo essencial de mandarina

O óleo essencial de mandarina é suave e parece ser seguro e atóxico. Contudo, se estiver grávida, for epilético, tiver problemas hepáticos, câncer ou outra condição médica, se certifique de utilizar óleos essenciais seguindo as recomendações de um aromaterapeuta qualificado e sempre falar antes com seu médico.

Sempre é bom ter cuidado quando for usar este óleo essencial com crianças e idosos. Tenha cuidado se for sair ao sol. O óleo de mandarina pode aumentar o risco de dano solar para a pele.

Pensamentos finais sobre o óleo essencial de mandarina

A Mandarina é conhecida por ser um dos óleos essenciais mais doces e calmantes dentre os cítricos.

É comprovado no tratamento da acne, estrias e cicatrizes, bem como na redução de dores, náuseas e ansiedade. Ele também protege a comida de ação bacteriana, combatendo até mesmo o câncer.

O óleo essencial de mandarina pode ser usado no clareamento da pele, na redução da insônia, no tratamento da pele oleosa e para minimizar o estresse, Podendo ser utilizado, ainda, para cuidar do trato intestinal, aliviar o acúmulo de gases e estimular o sistema linfático.

Ele se mistura muito bem com vários óleos essenciais, o que o torna muito conveniente para ser incorporado na rotina. Recomendamos fortemente o uso do óleo de mandarina para a obtenção de todos estes benefícios para a saúde.

Nomes Alternativos da fruta: tangerina, mexerica, laranja-mimosa, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, bergamota e clementina.

Fontes e Referências:

  • http://www.aromaweb.com/essential-oils/mandarin-oil.asp
  • http://www.healthguideinfo.com/natural-therapies/p82185/
  • http://www.livestrong.com/article/129774-oils-rid-stretch-marks-/
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27062964
  • http://www.healthguideinfo.com/natural-therapies/p82185/
  • https://hort.purdue.edu/newcrop/morton/mandarin_orange.html

09. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *