10 Óleos Essenciais Anti-envelhecimento, para Combater Rugas, Manchas e Sinais da Idade

O envelhecimento não é algo que se possa escapar, mas o envelhecimento precoce pode ser evitado e controlado.

Os sinais do envelhecimento precoce tiram o charme e a juventude da sua pele. Estes sinais se mostram na forma de rugas, manchas, pele flácida e envelhecida, cabelos brancos e pés-de-galinha, isso para mencionar apenas alguns dos problemas.

Oleos Essenciais Para Rugas Envelhecimento Sinais Da Idade

Ninguém quer ver estes sinais de envelhecimento aparecerem mais cedo do que eles já ocorrem. O cuidado apropriado da pele, hábitos saudáveis, boas noites de sono (de 6 a 7 horas diárias) e uma boa dieta podem ajudar muito em manter sua pele jovem.

No mais, existem vários óleos essenciais que podem ajudar a prevenir o aparecimento destes sinais de envelhecimento em sua pele. O aroma calmante deles também auxilia a reduzir o estresse, um fator muito importante que contribui bastante para o envelhecimento precoce.

De seguida estão os 10 melhores óleos essenciais para combater as rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento.

Óleo essencial de lavanda

oleo-essencial-de-lavanda

Quando tratamos de óleos essenciais, o óleo de lavanda é um dos melhores para incluir no seu regime de beleza. Ele serve para todos os tipos de pele.

O conteúdo altamente antioxidante do óleo de lavanda protege a pele dos perigosos radicais livres, bem como dos danosos raios ultravioletas (UV). Além do mais, o óleo de lavanda promove uma boa noite de sono, o que é um dos segredos por trás de uma pele de aparência jovem.

1 – Misture 10 gotas de óleo essencial de lavanda em 30 ml de óleo de oliva extravirgem. Aumente a receita nesta proporção conforme necessário.
2 – Use o resultado para massagear sua pele logo de manhã, após ter tomado banho.
3 – Repita o processo antes de ir dormir.
4 – Faça isso diariamente e veja sua pele ficar linda.

Óleo de sementes de romã

casca-de-roma

O óleo de sementes de romã é outro excelente óleo anti-idade. Seus poderosos antioxidantes combatem e reparam os danos dos radicais livres causados pelo sol ou outros fatores ambientais que envelhecem a pele. Ele contém componentes polifenóis que ajudam a prevenir a formação de rugas e os problemas causados pelos raios UV.

Este óleo fortalece as camadas exteriores da pele (epiderme) e repara as camadas mais profundas (derme). Ele também aumenta a produção de colágeno, o que melhora a elasticidade da pele. Um estudo de 2006, publicado no Journal of Ethnopharmacology, notou que o óleo de sementes de romã promove a regeneração da epiderme, o que é essencial para combater os sinais de envelhecimento.

Ele também possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e curativas que promovem a saúde da pele. Este óleo pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo, uma vez que ele é absorvido rapidamente, hidratando com eficiência todos os tipos de pele.

Leia Também:  Óleos Essenciais para Alergias

Use apenas óleo de sementes de romã de qualidade para massagear sua pele, uma vez ao dia. Você também pode misturá-lo com algumas gotas de óleo de rosa mosqueta, usando na sequência para a massagem.

Óleo essencial de rosa mosqueta

O óleo essencial de rosa mosqueta é outro ingrediente que você deve incluir nos seus produtos de beleza para obter uma pele boa e saudável.

Os antioxidantes contidos nele melhoram a elasticidade e firmeza da pele, e também reduzem o aparecimento de sinais de envelhecimento, como marcas de expressão, rugas e manchas. Este é um dos poucos óleos essenciais que contém retinol (vitamina A), o que ajuda a tratar os sinais visíveis da idade.

Ele ainda promove o crescimento e a regeneração de novas células da pele, o que ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

No mais, uma vez que este óleo é especialmente rico em componentes antimicrobianos e anti-inflamatórios, ele ainda ajuda a controlar problemas de pele como a psoríase e a dermatite.

1 – Aplique algumas gotas de óleo de rosa mosqueta na pele úmida.
2 – Massageie por alguns minutos para ajudar o óleo a ser absorvido.
3 – Então, aplique uma fina camada de qualquer hidratante suave.
4 – Repita o procedimento diariamente antes de ir dormir.

Óleo essencial de neem

oleo-de-neem-azadirachta-indica

Este óleo é ótimo para prevenir infecções de pele, contando com propriedades anti-idade, devido a sua ação como antioxidante, antibacteriano e antifúngico.

Os antioxidantes nele irão proteger sua pele das toxinas ambientais que causam o envelhecimento precoce. Estas substâncias ainda auxiliam na purificação do sangue, o que por sua vez promove uma pele saudável e perfeita.

O óleo de neem é rico em ácidos-graxos (gordos) poli-insaturados e vitamina E, o que previne o envelhecimento prematuro. Um estudo de 2001, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, relata que os ácidos-graxos poli-insaturados protegem a pele da radiação UV.

1- Misture 1 colher de sopa de óleo essencial de neem em 1/3 de copo de óleo de oliva ou coco morno.
2- Antes de ir para a cama, massageie esta mistura em sua pele por 5 minutos, fazendo movimentos circulares.
3- Deixe agir durante a noite.
4- Repita o procedimento diariamente para obter todos os benefícios do óleo de neem.

Óleo essencial de olíbano (franquincenso)

Oleo De Olibano Franquincenso

O olíbano é verdadeiramente um óleo essencial único, que oferece benefícios tanto para saúde quanto para a sua pele.

Sendo um citofilático natural, ele ajuda na proteção das células existentes e ainda promove o crescimento de novas. Este é um fator importante para manter sua pele firme e radiante por anos!

Ele ainda ajuda a restaurar a elasticidade da pele, combatendo a flacidez da pele solta abaixo dos olhos, reduzindo também as rugas e o aparecimento de pés-de-galinha na área.

1- Dilua 6 gotas de óleo essencial de olíbano em 30 ml de qualquer óleo carreador sem cheiro.
2- Misture bem e aplique diretamente na pele.
3- Use essa mistura para passagear a área que tenha ficado flácida, como o abdômen, papada ou abaixo dos olhos.
4- Repita o processo diariamente para melhores resultados.

Leia Também:  Guia de Óleos Essenciais

Óleo essencial de rosas

oleo-essencial-de-rosas

Quando falamos sobre os óleos essenciais mais eficazes para a pele, não podemos nos esquecer do óleo essencial de rosas! Este óleo, benéfico de todas as formas, é um excelente agente hidratante e clareador. Como cicatrizante ele também é infalível na redução de qualquer tipo de marcas ou cicatrizes na pele, agindo assim como ótimo agente anti-idade.

Ele é rico em propriedades antioxidantes, o que ajuda a prevenir e retardar a formação das linhas de expressão e rugas. No mais, seus atributos anti-inflamatórios ajudam a reduzir a vermelhidão e inflamações em geral.

Uma vantagem adicional de usar este óleo topicamente na pele, é que você ainda vai inalar seu aroma calmante, o que alivia bastante o estresse.

1- Coloque 3 colheres de chá de óleo de oliva, ou qualquer outro óleo carreador de sua escolha, numa tigela.
2- Adicione 1 colher de chá de óleo essencial de rosas (a proporção deve ser de 3:1)
3- Massageie a pele com esta mistura, fazendo movimentos circulares por 5 minutos.
4- Deixe agir durante a noite.
5- Pela manhã, lave com água morna.
6- Para manter sua pele com aparência linda e jovial, repita o processo diariamente.

Óleo essencial de gerânio

oleo-essencial-de-geranio-geranium

Para manter a pele jovem e prevenir o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, o óleo de gerânio é outra boa escolha.

Os antioxidantes deste óleo ajudam a melhorar a elasticidade da pele e a firmá-la, reduzindo assim o aparecimento de rugas, sinais de idade e linhas de expressão. Ele também estimula a circulação sanguínea logo abaixo da superfície da pele, o que é importante para uma pele perfeita e para sua saúde em geral.

Sendo um citofilático natural, ele promove a saúde celular, ajudando na regeneração de células novas e na reciclagem das mortas.

Ele também ajuda a regular a produção de óleo no corpo, reduzindo a incidência de acne. No mais, ele ainda auxilia no tratamento da dermatite e de outras doenças de pele.

– Misture 5 ou 6 gotas de óleo essencial de gerânio em 1 colher de chá de óleo de oliva ou coco. Massageie o resultado na sua pele uma vez por dia antes de dormir.
– Outra opção é adicionar 2 gotas de óleo de gerânio do seu creme facial do dia a dia ou na sua loção corporal, utilizando normalmente o produto.

Óleo essencial de sementes de cenoura

O óleo essencial de sementes de cenoura também possui propriedades regenerativas para a pele, que a manterão jovem e perfeita por anos. Extraído a partir do processo de destilação por vapor de sementes de cenoura selvagens, este óleo é rico em vitamina A. Esta vitamina é um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção dos danos causados pelos radicais livres às células da pele.

Leia Também:  Óleos Essenciais para Alívio da Dor de Cabeça / Enxaquecas

Os caretonóides presentes no óleo de sementes de cenoura rejuvenescem as células da pele e ainda auxiliam no processo de desintoxicação, o que é essencial para uma pele saudável e brilhante. Este óleo também protege a pele dos raios UV danosos e ajuda na reparação da pele danificada.

– Adicione algumas gotas de óleo de sementes de cenoura em seu óleo diário de massagem e use normalmente.
– Você também pode adicionar o óleo de sementes de cenoura em suas máscaras anti-idade para retardar o processo de envelhecimento.

Óleo essencial de néroli

Oleo Essencial De Neroli Anti Envelhecimento

O óleo essencial de néroli também ajuda a afastar os sintomas do envelhecimento precoce. Este óleo é um dos melhores segredos de beleza da Ayurveda, ajudando a manter a pele forte e resistente enquanto ficamos mais velhos. Ele também é ótimo para pele oleosa, sensível e madura.

Este óleo essencial contém um químico natural conhecido como citral, que ajuda na regeneração celular e ainda previne os sinais do envelhecimento precoce.

Este antioxidante natural ajuda a suavizar as linhas de expressão e tonifica a pele solta, enquanto suas propriedades antissépticas auxiliam à manter as infecções afastadas.

No mais, o aroma delicioso do óleo essencial de néroli acalma e relaxa a mente, prevenindo o estresse.

1- Coloque 2 colheres de sopa de qualquer óleo carreador de sua escolha em uma pequena jarra de vidro.
2- Adicione de 5 a 7 gotas de óleo essencial de néroli no jarro.
3- Feche o jarro e sacuda bem.
4- Aplique uma pequena quantidade do óleo na pele, toda noite antes de dormir.

Óleo essencial de mirra

oleo-essencial-de-mirra-arabica-commiphora-mukul

O óleo essencial de mirra também age como um promissor agente anti-idade. Sua natureza antioxidante combate as rugas, as manchas da idade e outros sinais de envelhecimento precoce, através da prevenção dos danos causados pelos radicais livres e revertendo os danos oxidativos. No mais, ele melhora a textura da pele, o que normalmente piora com a idade.

Este óleo também é rico em propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que auxiliam na cura de doenças de pele e melhoram o tônus da mesma. Ele ainda protege a pele dos danosos raios UV.

1- Adicione 2 ou 3 gotas de óleo de mirra em seu creme facial ou corporal do dia a dia.
2- Aplique em toda a área de pele desejada e massageie por alguns minutos.
3- Repita o processo duas vezes ao dia para melhores resultados.

Dicas adicionais

– Antes de usar qualquer óleo essencial na sua pele, faça um teste primeiro na parte interna do seu braço e se certifique de que não é alérgico ao mesmo.

– Ao menos que seja instruído para tal, evite usar óleos essenciais sem diluição na pele, pois podem ocorrer efeitos colaterais diversos. Dilua-os em qualquer óleo carreador de sua preferência antes do uso.

– Como certos óleos não são recomendados para mulheres grávidas, lactantes ou crianças pequenas, consulte seu médico antes de usá-los.

Referências:

http://ajcn.nutrition.org/content/73/5/853.abstract
http://www.essencejournal.com/vol2/issue2/pdf/2-2-8.1.pdf
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874105005271

loading...

01. Dezembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *