Os 4 melhores Óleos Essenciais Antibacterianos

Se você pudesse conseguir o auxílio necessário na luta contra bactérias através de um recurso natural, você o faria? O interessante é que a maioria dos medicamentos provenientes de laboratórios foram, na verdade, concebidos através de óleos essenciais derivados de plantas e sempre que possível, eu sugiro tentar, primeiramente e antes de tudo, uma abordagem natural.

É por isso que, se você estiver batalhando contra uma bactéria, não existe opção melhor do que a combinação de comidas saudáveis e óleos essenciais antibacterianos.

A razão para isto é que quando colocamos medicamentos sintéticos em nossos corpos, eles não sabem muito bem como processar estas substâncias estranhas. E mesmo que a medicina elimine o problema, é provável que acabe causando outro.

Isso pode interferir muito com nossos hormônios, sistema endócrino, função cerebral e muito mais. É claro que se mantêm de máxima importância que você se eduque antes de consumir qualquer substância, seja ela sintética ou natural, mas na maioria dos casos, a abordagem natural vai beneficiar-lhe ao máximo, especialmente em longo prazo.

Um estudo publicado na Neuropharmacology disse que quando substâncias sintéticas são consumidas, elas causam problemas no funcionamento cerebral “prejudicando a função cognitiva” e a memória.

Outra razão para isto é que os antibióticos de prescrição podem fazer deixar certos tipos de bactérias resistentes a antibióticos. Em outras palavras, as formas sintéticas de antibióticos normalmente matam as bactérias boas que existem em nossos corpos e estas são necessárias para ficarmos saudáveis.

Ao passo que muitos antibióticos não conseguem matar as bactérias de jeito algum, pois a infecção se tornou resistente à medicação devido ao seu uso excessivo. Desinfetantes para as mãos, álcool gel são exemplos perfeitos do exagero no cuidado contra as bactérias.

É por isso que você deveria deixar de lado o sabonete antibacteriano e medicamentos prescritos, optando por estes óleos essenciais antibacterianos.

Os 4 melhores óleos essenciais antibacterianos

Os óleos essenciais estão por aí há anos, sendo benéficos contra todo tipo de coisa, seja quando os tomamos para auxiliar na ansiedade e depressão ou para artrite e alergias, assim sendo a ideia de utilizá-los para combater infecções não é nada nova.

Eles já foram utilizados para combater qualquer coisa, desde bactérias que causam doença até vírus e fungos. Nos últimos tempos surgiram evidências de que óleos essenciais antibacterianos podem matar bactérias efetivamente sem deixar a mesma resistente à cura, fazendo deles excelentes recursos antibacterianos e antimicrobianos.

O que eu descobri na prática clínica e na literatura médica relevante é que os óleos de orégano, canela, tomilho e da árvore do chá são uns dos óleos essenciais antibacterianos mais efetivos no combate à infecções bacterianas.

Óleo essencial de canela

oleo-essencial-de-canela

Não só adoro o gosto da canela, como faço uso dela em meus tônicos, cozinha e mingau de aveia sem glúten; mas é ainda melhor saber que toda vez que eu consumo a mesma, estou combatendo potenciais bactérias ruins em meu sistema.

Estudos publicado no Journal of Contemporary Dental Practice foram conduzidos na efetividade do óleo de canela contra “planktonic E. faecalis” na rotina de canal dentário. Os resultados demonstraram que o óleo essencial de canela eliminou o crescimento bacteriano após sete e 14 dias do procedimento, tornando o óleo uma opção natural compatível.

O que Procura?
13 Incríveis Remédios Caseiros para Aliviar a Coceira no Couro Cabeludo

O estudo concluiu que “O óleo essencial de canela (Cinnamomum zeylanicum) é um agente antibacteriano eficiente contra planktonic e biofilm E. faecalis, podendo ser um ótimo agente antimicrobiano no tratamento de canal”.

Óleo essencial de tomilho

oleo-essencial-de-tomilho

Óleo de tomilho é um ótimo agente antimicrobiano. Estudos foram conduzidos no Departamento de Ciência Alimentar e Tecnologia da Universidade do Tennessee, avaliando o efeito contra a bactéria encontrada no leite e a salmonela.

Assim como o óleo essencial de canela, gotas de tomilho essencial foram postas sobre a bactéria.

Os resultados, publicados no International Journal of Food Microbiology, indicam que as “nanoemulsões” podem ser ótimas opções para proteger nossos corpos da bactéria utilizando óleo de tomilho como um antimicrobiano e conservante de comida. Não seria esta uma melhor escolha do que a abordagem química comum? Claro que sim!

Óleo essencial de orégano

oleo-essencial-de-oregano

Não é surpresa de que a resistência bacteriana aos antibióticos comuns se tornou um grande problema para a indústria da saúde. Isto trouxe uma atenção maior às plantas como alternativas possíveis para combater as bactérias ruins.

Estudos demonstraram que o óleo de orégano e nanopartículas de prata, também conhecidas como prata coloidal, possuem uma atividade antibacteriana potente contra algumas espécies de bactérias resistentes à medicação.

Os resultados mostraram que tratamentos combinados e individuais com as substâncias reduziram a densidade celular, o que dá um meio para a atividade antimicrobiana, através do rompimento das células. Resumindo, estes resultados indicam que o óleo essencial de orégano pode ser uma alternativa no controle de infecções.

Óleo da árvore do chá

oleo-essencial-da-arvore-do-cha

Óleo da árvore do chá, também conhecida pelo seu nome científico Melaleuca alternifolia, árvore-Ti ou Tea Tree, é uma excelente alternativa para combater bactérias topicamente.

Pesquisas feitas na Índia mostraram que o óleo da árvore do chá foi bem sucedido contra E. coli e infecções por estafilococos quando combinado com eucalipto, uma de minhas recomendações pessoais para ajudar as infecções encontradas nos resfriados.

Os estudos revelaram que logo após aplicação, existe um efeito imediato seguido por uma liberação tardia durante o período de 24 horas depois da mesma.

Isto significa que existe uma resposta celular inicial no momento do uso, mas os óleos parecem continuar trabalhando com o corpo, fazendo desta uma ótima opção antimicrobiana também.

Recomendo misturar um destes óleos, ou uma combinação deles, com uma colher de chá de mel de Manuka e/ou óleo de coco e aplicar topicamente na área afetada.

Você pode até mesmo combinar uma gota de óleo de orégano, canela e tomilho com mel de Manuka e tomar como um tônico, porém eu sempre sugiro que você esteja completamente educado sobre todos os óleos antes de ingeri-los, especialmente se você tiver uma condição médica, grávida ou amamentando.

No final das contas, uma das melhores vantagens destes óleos é que eles são mais gentis com o revestimento do estômago e intestino, podendo ser utilizados por um curto período internamente e por um prazo maior externamente, por tanto tempo quanto seu médico aprove o uso e você não tenha nenhuma reação negativa a eles.

Muitos de meus pacientes têm excelentes resultados contra infecções bacterianas quando trabalham com um protocolo que inclui óleos essenciais antibacterianos, caldo de osso e probióticos.

Benefícios e usos dos óleos essenciais antibacterianos

Combatem infecções bacterianas, como Candida e E. Coli

infeccao-bacteriana-e-coli

Os óleos essenciais são conhecidos por exibir propriedades antibacterianas já há algum tempo. Um estudo testou 52 óleos essenciais diferentes contra vários tipos de bactérias, incluindo candida, salmonela e infecções por estafilococos, juntamente com infecções de pele e pneumonia.

O que Procura?
3 Óleos Essenciais para o Equilíbrio Hormonal

Dois óleos que foram notados como sendo os mais efetivos foram o óleo essencial de tomilho e óleo de vetiver. Este é o motivo pelo qual as farmacêuticas podem estar investigando extratos vegetais para o uso como medicamento e conservante.

Combatem infecções por estafilococos

bacteria-mrsa

Muitos óleos foram estudados pelo Departamento de Ciências Biológicas da Manchester Metropolitan University, no combate de várias infecções por estafilococos, incluindo óleo de patchouli, árvore do chá, gerânio, lavanda e extrato de semente de toranja.

Eles foram usados individualmente e em várias combinações para avaliar o quão efetivo podem ser contra “três tipos de Staphylococcus aureus, especificamente: Oxford S. aureus NCTC 6571, Epidemic methicillin-resistant S. aureus (EMRSA 15) e MRSA”.

Quando utilizados como vapores, uma combinação de extrato de semente de toranja e óleo de gerânio foram os mais efetivos como agentes antibacterianos, bem como uma combinação de gerânio e óleo da árvore do chá.

Ajudam a combater infecções encontradas em hospitais

Não é surpresa que muitas pessoas fiquem desconfortáveis quando vão até hospitais, devido ao grande número de infecções encontradas nestes locais. Vários óleos essenciais foram testados contra o Staphylococcus aureus (MRSA), que pode causar sérios problemas infecciosos no tecido mole, ossos ou implantes.

Óleo da árvore do chá e óleo de eucalipto demonstraram resultados positivos em sua luta contra várias bactérias. Na verdade, estes óleos têm sido utilizados em ambientes médicos contra vários tipos de bactérias que se tornaram imunes aos outros tipos de medicamentos preventivos.

Testes posteriores foram feitos usando outros óleos essenciais, como tomilho, lavanda, limão, capim-limão, canela, toranja, trevo, sândalo, hortelã pimenta, kunzea e de salvia. Os óleos mais efetivos foram tomilho, limão, capim-limão e canela, contudo todos os óleos demonstraram uma considerável proteção antibacteriana como tratamento tópico.

Conseguem combater a MARCoNS

MARCoNS é um tipo de bactéria complicado, definido como estafilococo coagulose negativa resistente a múltiplos antibióticos. As bactérias tipo MARCoNS são desafiadoras pois possuem a habilidade única de se proteger do tratamento, mesmo de antibióticos, por formarem um biofilme protetor ao seu redor.

De acordo com a pesquisa publicada no Applied and Environmental Microbiology, certos óleos essenciais antimicrobianos conseguiram se livrar da bactéria com biofilme muito melhor do que os antibióticos comuns.

O estudo testou alguns óleos essenciais para ver o quão bem eles seriam em matar os biofilmes formados pela “Pseudomonas aeruginosa (PAO1), Pseudomonas putida (KT2440) e Staphylococcus aureus SC-01.P.aeruginosa”, que são bactérias encontradas no solo, água e animais, conseguindo o caminho de entrada perfeito dentro do corpo humano.

Por causa de seus biofilmes elas conseguem evitar tratamentos por antibióticos e podem causar infecções severas, até mesmo mortais, sendo então necessário ter outras medidas de segurança e tratamento efetivo que não criem resistência para estes tipos bacterianos tão perigosos. Óleo essencial de canela foi estudado e pode ter a proteção combativa tão necessária contra estas bactérias.

Evitam bactérias enquanto você viaja

As bactérias entram no corpo através de aberturas pré-existentes, como a boca, ouvidos e nariz. Você pode acabar comendo, se o animal ou planta consumidos tiverem, tal vírus ou bactéria.

Elas podem ser obtidas enquanto nadamos ou bebemos água infectada. Estes invasores podem entrar no corpo até mesmo pelos poros da pele.

Porém um dos jeitos mais fáceis de pegar uma infecção é através do ar. Você pode acabar respirando o vírus ou bactéria, o que pode trazer o invasor aos pulmões. Esta é a razão tão importante pela qual você deve cobrir a boca quando espirra.

O que Procura?
Fístula dental: características, causas e alternativas de tratamento

Viajar, especialmente em aeroportos e estações de trem, pode te colocar numa posição altamente susceptível. Todos precisamos respirar, mas tomar algumas precauções antes, durante e após a viagem podem ajudar muito. Eu tenho um tônico favorito que gosto de tomar no dia anterior e no dia da viagem.

Eu basicamente faço o tônico utilizando os ingredientes de meu Drink Secreto de Detox, mas adiciono uma gota de óleo de orégano, que é um antibiótico natural que pode ajudar no combate aos invasores que você pode vir a encontrar.

O Óleo essencial de orégano foi usado numa pesquisa para demonstrar sua eficácia contra certos tipos de bactérias. Os resultados indicaram que o óleo essencial de orégano contem efeitos antibacterianos e antimicrobianos positivos.

Como usar os óleos essenciais antibacterianos

Como já referi acima, existem algumas maneiras de usar óleos essenciais. Você pode usá-los internamente, (apenas se forem 100 por cento puros), topicamente e por difusão. Aqui estão alguns de minhas receitas favoritas para o combate às bactérias.

Super tônico antibacteriano

oleo-essencial-de-oregano

Ingredientes:

– 1 gota de óleo essencial de orégano
– 1 gota de óleo essencial de gengibre
– 1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta
– 1 gota de óleo essencial de canela
– 1 gota de óleo essencial de tomilho
– ½ copo de água

Modo de fazer:

Combine todos os ingredientes no copo d’agua e misture bem. Uma vez tudo misturado, beba.

Cuidados: Isto deve ser consumido somente se for aprovado por seu médico e se você tiver os recursos suficientes para saber o que está tomando. É importante saber que os óleos que você utiliza são puros e aprovados para ingestão, uma vez que muitos óleos são combinados com outros ingredientes. Sempre seja cuidadoso e leia o rótulo.

Super tônico antibacteriano para uso tópico (externo)

Óleo essencial de árvore-de-chá, malaleuca

Ingredientes:

– 1 gota de óleo essencial de árvore do chá
– 1 gota de óleo essencial de gengibre
– 1 gota de óleo essencial de vetiver
– 1 gota de óleo essencial de lavanda
– 1 colher de chá de óleo de coco

Modo de fazer:

  • Combine todos os ingredientes em uma pequena vasilha ou na palma de sua mão.
  • Aplique no abdômen ou diretamente na área infectada, contanto que seja externa, duas vezes por dia.
  • Se notar alguma irritação, pare de usar imediatamente.

Precauções com os óleos essenciais antibacterianos

oleos-essenciais

Existem muitos óleos essenciais antimicrobianos, antibióticos e antibacterianos que podem ser de grande ajuda na luta contra infecções existentes, bem como prevenindo as mesmas antes de tudo.

Independentemente disso, os óleos essenciais são extratos vegetais altamente concentrados e você precisa saber mais sobre eles.

Se certifique de verificar com seu médico e caso ele não tenha o conhecimento necessário, encontre um médico de medicina holística ou funcional na sua região. Você também pode procurar na internet por médicos de medicina funcional para saber se existe algum disponível na sua área.

Notas finais

A resistência aos antibióticos está em alta, uma vez que o uso excessivo de itens antibacterianos na higiene aumenta o número de bactérias ruins. Felizmente, os óleos essenciais antibacterianos podem nos ajudar com isso.

Os quatro melhores óleos essenciais antibacterianos são a canela, tomilho, orégano e o da árvore do chá. Estes óleos demonstraram que podem combater infecções bacterianas como a candida, E. coli, infecções por estafilococos e ajudar no combate a infecções encontradas em hospitais, possivelmente também combatendo MARCoNS e outras bactérias enquanto você viaja.

Recursos:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27346209
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27322724
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26082324

loading...

02. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *