9 Óleos Essenciais para o Crescimento Capilar (+3 Remédios Caseiros)

Precisa fazer o seu cabelo crescer mais rápido? Não é o único ou única nesta batalha! Sabia que é bem fácil fazer o cabelo crescer de forma mais rápida e completamente natural?

Os óleos essenciais vêm sendo usados há muito tempo em receitas para os cabelos crespos, secos, oleosos, e em problemas como a alopecia e a queda de cabelo.

Não é incomum encontrar os óleos de lavanda, camomila, alecrim, de árvore do chá e muitos outros óleos essenciais nos shampoos e condicionadores naturais.

Oleos Essenciais Para O Crescimento Capilar

Estes óleos, dentre outros, são conhecidos por promover a saúde tanto do couro cabeludo quanto dos folículos capilares.

Neste post vamos ver isso a fundo e aprender como usar os óleos essenciais e outros produtos naturais para garantir que seu cabelo cresça mais rápido e mais saudável. Então, vamos lá! =)

9 Óleos Essenciais que Aceleram o Crescimento do Cabelo

Abaixo você encontrará os óleos mais recomendados para aumentar a taxa de crescimento capilar.

Óleo de sementes de cenoura

Oleo De Sementes De Cenoura

Além deste ser um ótimo óleo para a pele, o óleo de sementes de cenoura também é extremamente nutritivo para seu cabelo. O óleo essencial é destilado, em sua maior parte, de sementes de cenoura selvagem, mas ele também figura dentro de toda a planta. A semente de cenoura é muito apreciada pelas suas qualidades nutritivas, desintoxicantes e como reguladora de hormônios.

Cedro

Cedro Do Atlas De Nome Cientifico Cedrus Atlantica

O óleo essencial de cedro (cedro-do-atlas de nome científico Cedrus atlantica), apesar de ser utilizado primariamente para tratar a caspa, é um ótimo tônico para a saúde geral dos cabelos.

Possuindo uma grande reputação por prevenir a queda de cabelo e promover o crescimento do mesmo, este é um dos primeiros óleos recomendados para alguém com perda de cabelo. Apenas pingue uma gota na área careca e logo ele promoverá um rápido crescimento de cabelos novos.

Camomila

oleo-essencial-de-camomila-romana

Ah… Quem não ama a camomila? Esta planta é tão versátil!

O óleo essencial de camomila é um excelente relaxante e calmante. Ele alivia a inflamação e ainda desintoxica. Estas qualidades fazem dele uma ótima adição ao seu regime capilar para aumentar o crescimento do mesmo.

Sálvia esclaréia

salvia- esclareia

A sálvia esclaréia contém propriedades que relaxam e promovem o equilíbrio hormonal. Ela é muito benéfica também para promover o crescimento capilar, reduz a perda, previne a caspa e ainda limita o acúmulo de óleo, diminuindo a produção de sebo.

Este óleo é especialmente bom para a saúde feminina, principalmente quando tratamos da saúde reprodutiva. Ele também é um regenerador das células, cabelos e pele.

Cipreste

Oleo Essencial De Cipreste Cupressus Sempervirens

O cipreste está incluído em muitas receitas para o cabelo, com o intuito de melhorar a circulação e a força capilar. E uma vez que é importante ter uma boa circulação sanguínea nos folículos para um bom crescimento capilar, o óleo essencial de cipreste (extraído da espécie Cupressus Sempervirens) é excelente.

Muitos regimes para tratar a perda de cabelo incluem Ginkgo e outras plantas, especificamente para aumentar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. Utilize este óleo na proporção de 0.5 a 1%.

Immortelle (Sempre-viva)

Oleo Essencial De Immortelle Helichrysum Italicum

O óleo essencial de immortelle (Sempre Viva) de nome científico Helichrysum, é um ótimo regenerativo para todos os tecidos do corpo. Suas propriedades regenerativas ajudam o tecido do escalpo, bem como melhora o fluxo sanguíneo para o mesmo. Esta circulação melhorada abastece os folículos capilares com nutrientes e sangue novo, o que melhora bastante a taxa de crescimento do cabelo.

Leia Também:  3 Óleos Essenciais para o Equilíbrio Hormonal

Lavanda

20 maneiras de usar o óleo essencial de lavanda que mudará para sempre a sua vida

Assim como o óleo de camomila, quem é que não gosta desta planta? Ela tem um aroma soberbo, equilibrado, calmante, regenerativo, anti-inflamatório e ainda reduz o estresse.

E, apesar de ser extremamente benéfico colocar o óleo essencial de lavanda em seu couro cabeludo, ele também é um ótimo recurso para ter sempre à mão!

Colocar ele no difusor é algo divino, e se você estiver precisando baixar um pouco a intensidade do estresse, ele também é perfeito para o serviço. Reduzir o estresse com certeza irá ajudar seu cabelo a crescer mais rápido.

Alecrim

Alecrim

O alecrim é um óleo essencial maravilhoso para ter em casa. Ele é um excelente tônico neural, uma vez que refresca e clareia a mente. Também podendo ser utilizado para dar brilho a cabelos sem vida, tratar a caspa, pele oleosa e muito mais.

O óleo de alecrim é perfeito para promover o crescimento capilar, pois aumenta o fluxo sanguíneo para o escalpo enquanto estimula o metabolismo celular. Esta circulação aumentada melhora o fluxo de sangue e nutrientes para os folículos capilares, dando uma bombada no crescimento de seus cabelos.

Ylang Ylang

oleo-essencial-de-ylang-ylang

O ylang ylang ou ilangue-ilangue, de nome científico Cananga odorata assim como a lavanda, é excelente para reduzir o estresse.

Com uso extenso para engrossar o cabelo e ainda estimular o crescimento do mesmo. O ylang ylang ainda pode equilibrar a produção de óleo no couro cabeludo, podendo também acabar com as pontas duplas.

3 receitas caseiras baseadas em óleos essenciais e métodos de aplicação para o crescimento do capilar

Agora que já mencionamos a lista dos óleos essenciais para fazer crescer o cabelo, falaremos sobre algumas receitas específicas para este fim.

Leia-as abaixo e descubra ótimas maneiras de aplicar seus óleos naturais no cabelo.

Receita de vinagre de cidra de maçã

Vinagre De Maca Para Cabelos Mais Fortes

O vinagre de cidra de maçã é um ótimo tônico natural para os cabelos, então vamos usá-lo para fazer uma receita com óleos essenciais.

Ingredientes:
– 3 gotas de lavanda, alecrim ou louro
– 1 colher de sopa de vinagre de cidra de maçã

Instruções:
– Adicione estes ingredientes ao seu cabelo após lavar com shampoo e condicionador.

Esta receita ajudará a remover os resíduos de sabão e ainda vai te auxiliar a manter um equilíbrio ácido saudável no couro cabeludo.

Óleo simples de alecrim para crescimento capilar

oleo-de-jojoba

Para esta receita, você vai precisar de:
– 5 ml de óleo de jojoba ou argan
– 8 gotas de óleo essencial de alecrim

Combine o óleo carreador com o óleo essencial de alecrim e usando as pontas dos dedos, de forma rítmica, massageie o óleo resultante no couro cabeludo e raízes dos cabelos.

Comece na frente, nas entradas do cabelo, indo para os lados e finalmente para a nuca.

Óleo diário para crescimento capilar de coco e alecrim

oleo-de-coco

Esta receita é muito similar a anterior, mas aqui utilizaremos o óleo de coco. E ainda faremos um lote um pouco maior.

Ingredientes:
– 1 copo de óleo de coco puro refinado
– 20 gotas de óleo essencial de alecrim

Instruções:
– Misture os ingredientes, colocando-os em um recipiente de vidro com aproximadamente 250 ml.
– Massageie o couro cabeludo diariamente com o óleo.
– Veja seu cabelo crescer mais rápido, forte e saudável!

Remédios naturais para o crescimento rápido do cabelo

Remedios Naturais Para O Crescimento Rapido Do Cabelo

É muito bom podermos usar os óleos essenciais para promover o crescimento capilar e espero que você tenha conseguido muitas ideias com as recomendações que passei acima.

Existem outras maneiras naturais fantásticas e saudáveis para você ficar com o cabelo bem grande e forte. Veremos agora algumas informações adicionais sobre remédios naturais que vão garantir esse objetivo.

Óleo de espinheiro marítimo

Óleo de espinheiro marítimo

O óleo de espinheiro-marítimo – de nome científico Hippophae rhamnoides, melhora tanto a saúde de todos os tipos de pele quanto à dos cabelos e do couro cabeludo. Ele é altamente nutritivo, antioxidante e regenerativo. Devido à sua alta concentração de carotenos, ele tende a deixar o escalpo com uma coloração laranja avermelhada por algum tempo. Tenha cuidado para não deixar cair nas roupas.

Ácidos Gordos Essenciais

Acidos Gordos Essenciais

Estou certo de que já ouviu falar das maravilhas que os ácidos-graxos (ou gordos) como o Omega-3 trazem para a saúde, e de extrema importância para o crescimento e manutenção de cabelos saudáveis e vibrantes!

Leia Também:  Óleo de Coco: 107 Benefícios e Utilidades desta Gordura Vegetal Super Saudável

Se ainda não usa, comece a consumir estes ácidos gordos imediatamente!

Abaixo descrevemos os ácidos gordos essenciais mais importantes:

Ômega-3

O ácido gordo ômega-3, assim como o ômega-6, são ambos considerados ácidos gordos essenciais, pois nossos corpos não conseguem produzi-lo, apesar de necessitarem muito deles.

Grande parte de sua fama e notoriedade são oriundas do fato deste óleo ajudar no combate de inflamações. No entanto também possui propriedades incríveis que ajudam no crescimento, nutrição e rejuvenescimento dos cabelos.

O ômega-3:
– Melhora a elasticidade capilar, o que diminui a quebra.
– Nutre os folículos capilares.
– Ajuda no crescimento de novos fios.
– Aumenta a espessura e força dos folículos.
– Melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo.
– Reduz a caspa e o ressecamento do escalpo.
– Previne a queda de cabelo.

Ômega-6

Apesar de não ser tão mencionado na mídia quanto seu irmão, o ômega-3, o ômega-6 ajuda o cérebro, o sistema imunológico e na regulação da pressão sanguínea, bem como promovendo a saúde capilar através da melhora da retenção de água nas células do cabelo, estimulando o crescimento de novos fios e reduzindo o ressecamento do escalpo em problemas como a caspa e eczema. Ou seja, é muito bom!

Onde encontrar seus ômegas

Existem várias formas de abastecer seu organismo com ômega-3 e ômega-6. Recomendo utilizar como fonte o óleo de fígado de bacalhau ou óleo de peixe, uma vez que estas são as formas de ômega melhor absorvidas pelo organismo em geral.

Mas também existem plantas que podem servir como fonte desses ácidos tão importantes. Abaixo está uma pequena lista com as fontes adicionais. Você também pode conseguir esses ácidos-graxos através da sua dieta.

– Óleo de krill
– Óleo de linhaça.
Sementes de chia.
– Nozes.
– Caviar.
– Peixes salgados, defumados, frescos e crus.

Gelatina

Gelatina Vegetal Agar Agar

Adicione gelatina em sua dieta. A maioria das pessoas desconhece os verdadeiros benefícios da gelatina, e não sabe que ela serve para muito mais do que apenas ser um ingrediente de sobremesas e balas.

A gelatina é um alimento poderoso e tônico, especialmente se você quiser que seu cabelo cresça mais rápido.

Lembrando que falamos de gelatina vegetal, extraída da alga ágar-ágar por exemplo, sem sabor e adição de outros produtos. Não vai adiantar muito usar aquela gelatina colorida do supermercado para cuidar do cabelo!

É isso mesmo, apenas adicionando um pouco de gelatina em pó (de fonte vegetal) em seu leite matinal, chá, café ou água pode melhorar em muito a saúde e aparência de seu cabelo. Você até mesmo pode adicionar a gelatina em pó ao seu shampoo.

E não é apenas a saúde do cabelo que a gelatina melhora.

O colágeno e a glicina encontrados na gelatina ajudam com eficácia:

– A saúde das unhas.
– A saúde das juntas e ossos.
– Na redução de rugas.
– Na digestão e eliminação de resíduos.
– Na perda de peso.
– Em alergias.

Gel de aloe vera

Retirar gel do Aloe Vera

Deixaremos para você aqui mais um suplemento nutritivo que você pode adicionar em seu arsenal para crescer mais rápido seu cabelo, a aloe vera.

A aloe vera é um dos principais ingredientes encontrados em muitos dos produtos para tratamento de cabelos que você vê no mercado. Cremes, shampoos e condicionadores para cabelos usam a aloe vera, pois ela provê um monte de vitaminas e minerais que auxiliam na saúde capilar, incluindo as vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, E, entre outras.

A aloe vera aumenta o crescimento capilar

Uma das maiores vantagens de usar a aloe vera é a propensão que ela tem em aumentar a taxa de crescimento dos folículos capilares.

Ela ativa o crescimento de novos fios e ainda acelera o crescimento dos já existentes, provendo vitaminas, mineiras, enzimas, equilibrando os níveis de pH e ainda melhorando a circulação sanguínea para o couro cabeludo.

A aloe vera auxilia no tratamento do cabelo das seguintes maneiras:

Reduzindo o acúmulo de sebo: O acúmulo de sebo pode travar bastante o crescimento capilar. O sebo nada mais é do que o óleo produzido e secretado pelas glândulas capilares.

Este sebo, responsável por umedecer o couro cabeludo, é necessário para ter um cabelo saudável, mas o excesso dele pode diminuir em muito a taxa de crescimento do mesmo.

Leia Também:  Óleos Essenciais para Alergias

Reduzindo a perda de cabelo: Por anos as pessoas vêm usando a aloe vera como uma maneira segura e natural de prevenir a queda de cabelo. Ela é ótima tanto para homens quanto para mulheres, especialmente quando se trata da condição chamada de alopecia.

Como hidratante efetivo: A aloe vera possui efeitos hidratantes e refrescantes fantásticos, condicionando e hidratando o cabelo a cada uso.

Na redução da caspa: As propriedades refrescantes da aloe vera também reduzem, chegando até mesmo a eliminar a caspa. O ressecamento que normalmente é associado com a caspa pode ser significativamente reduzido com uma aplicação regular de aloe vera no couro cabeludo e aos cabelos.

Dicas fáceis de como usar a aloe vera em seu cabelo

Aplique um pouco de gel de aloe vera no seu cabelo e escalpo, lavando 30 minutos depois. Para obter melhores resultados repita a aplicação uma vez por semana ou conforme desejado.

Faça um shampoo caseiro de aloe vera. Para isto, você vai precisar de ½ copo de aloe vera, ½ copo de leite de coco e ¼ de copo de óleo de gérmen de trigo. Combine todos os ingredientes para formar uma pasta líquida. Use no lugar do shampoo quando lavar o cabelo.

Deixe seu cabelo brilhando com um gel de aloe vera com mel. Pegue um pouco de gel de aloe vera e misture com partes iguais de mel. Aplique no couro cabeludo e deixe por 30 minutos. Isso fará seu cabelo brilhar com saúde.

Compre um gel de aloe vera com óleo de argan para modelar seu cabelo.

Hábitos recomendáveis para acelerar o crescimento do cabelo

Há muitos anos, as pessoas tinham cabelos mais fortes e saudáveis do que hoje em dia.

Muito daquilo que fazemos para nosso cabelo crescer de forma rápida e saudável, é para evitar os danos causados pelas toxinas e maus hábitos que a cultura moderna nos deu.

Abaixo veja algumas dicas sobre como deixar seu cabelo na melhor forma possível com algumas pequenas mudanças nos seus hábitos.

Beba muita água

Beba Muita Agua

A água é essencial para o corpo humano, nosso corpo só funciona bem se estiver também bem hidratado. Os hormônios e enzimas dele não conseguem trabalhar direito se não tiver a quantidade necessária de água correndo nos nossos sistemas.

Beba de 8 a 10 copos diariamente, isso é necessário para manter uma função corporal ótima, e também ajuda no crescimento dos cabelos. Se certifique também de ter uma dieta saudável e consumo regular de todos os nutrientes essenciais para seu corpo.

Nunca penteie o cabelo molhado

O cabelo fica mais propenso a quebras quando está molhado. Então, evite pentear logo após lavá-lo. Para desembaraçar ou se precisar ajeitá-lo, passe os dedos entre os fios cuidadosamente e espere secar para então penteá-lo.

Tenha um bom sono

O sono ajuda com muitas coisas no nosso corpo, inclusive com a nossa saúde capilar.

Um sono profundo é altamente rejuvenescedor. Quando você dorme o suficiente, seu corpo consegue manter o ritmo necessário para nossa rotina. Somente quando nosso corpo está em dia com toda sua manutenção geral é que ele consegue aquela energia extra para crescer o cabelo rapidamente.

Verifique se você tem hipotireoidismo

Uma das coisas para considerar é o hipotireoidismo, condição que pode enfraquecer a saúde dos seus cabelos. Talvez a melhor opção seja visitar um médico e testar se você possui essa condição.

Caso sua tireóide não esteja tão ativa quanto deveria, seu cabelo com certeza terá problemas. Para conseguir um funcionamento melhor da sua tireoide, você deve adicionar mais iodo na sua dieta. Os vegetais marinhos, como algas, nori, dulse, kombu, wakame, dentre outros, são ótimos para essa tarefa.

Identifique outras causas subjacentes

Certos medicamentos como os anticoncepcionais, beta-bloqueadores, anabolizantes esteroides, antidepressivos, anticonvulsivos e outros podem contribuir para problemas como o crescimento lento ou a perda de cabelos.

Você conhece alguma receita secreta para o crescimento rápido do cabelo? Compartilhe com a gente nos comentários do Fórum!

loading...

07. Dezembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *