4 Óleos Essenciais Contra a Acne

São Milhões as pessoas que sofrem de acne. Estima-se que 50 por cento dos jovens adultos, sofrem de acne. Estudos recentes mostram que a prevalência de acne na mulher adulta tem aumentado nos últimos anos.

No entanto, e apesar que ser um problema de pele com alguma relevância na medicina, são muitos os jovens que não conseguem encontrar um tratamento que realmente funciona! Na maioria dos casos os medicamentos ou tratamentos químicos curam a acne totalmente.

Foto De Acne Antes E Depois Da Aplicacao De Oleos Essenciais

Mas a verdade é que estes fármacos geralmente contêm produtos químicos que trazem consigo efeitos colaterais ou simplesmente não funcionam para alguns. É por isso que eu recomendo alternativas naturais, remédios caseiros para a acne que já são usados há milhares de anos. Esses remédios incluem óleos essenciais que atacam a raiz do problema e são muito amigos da nossa pele.

Na verdade, um estudo realizado identificou que o óleo essencial da árvore do chá (melaleuca alternifolia) é quase seis vezes mais eficaz do que o placebo no tratamento da acne leve a moderada!

Os meus quatro melhores óleos essenciais para a acne vão nutrir a pele e combater as causas da acne naturalmente, sem adicionar produtos químicos irritantes na pele.

Porque usar óleos essenciais para o tratamento da acne?

Pessoas de todas as idades são afectadas pelo aparecimento de espinhas ocasionais e acne crônica. A doença pode causar surtos de acne dolorosos no rosto, peito, costas e até mesmo nos braços. Quando é deixada sem tratamento, a acne pode levar à redução da auto-estima e ao aparecimento de cicatrizes.

As principais causas da acne incluem, poros dilatados, bactérias, a produção de óleo em excesso e pele morta. Outros fatores, como hormônios, dieta, estresse, e alguns medicamentos, como corticóides, andrógenos, pílulas anticoncepcionais e de lítio, também podem piorar a acne.

Porque motivo, tantas pessoas, especialmente os adolescentes, sofrem de acne? Pode ser devido a fatores genéticos, alterações dos níveis hormonais, estresse ou atividade que irritem a pele. Por exemplo, o atrito dos equipamentos desportivos e mochilas pode irritar a pele e causar acne no queixo, testa, região mandibular e pescoço, peito e costas.

No entanto, é importante saber que os produtos químicos e os medicamentos sem receita médica podem causar ainda mais irritação – piorando o problema.

Os óleos essenciais têm o poder de matar as bactérias existentes na pele naturalmente. Alguns óleos essenciais contra a acne, tais como o óleo de lavanda, aliviam e protegem a pele de irritações e estresse.

No entanto a acne não afeta apenas os adolescentes; estudos recentes mostram que a prevalência de acne na mulher adulta tem aumentado. Isto pode ser devido ao estresse, desequilíbrios hormonais e privação de sono, de acordo com um estudo realizado no Brasil em 2014. (1)

Alguns óleos essenciais para a acne, como a lavanda e a sálvia, têm a capacidade para aliviar os sentimentos de estresse e ansiedade, combater a insônia e privação de sono, e equilibrar os níveis hormonais. Estes óleos são extremamente suaves na pele e oferecem uma série de benefícios que vão além da luta contra a acne, promovendo a saúde geral da pele.

4 Melhores Óleos Essenciais para Acne

Árvore do chá (melaleuca alternifolia)

oleo-essencial-da-arvore-do-cha

Alguns dos benefícios do óleo essencial da árvore do chá incluem as suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Existem atualmente vários tratamentos para a acne sem receita médica que contêm óleo da árvore do chá (melaleuca alternifolia), e as evidências indicam que eles são a escolha de eleição entre as pessoas que auto-tratam a sua acne.

O que Procura?
7 Óleos Essenciais para Controlar a Ansiedade, Estresse e Nervosismo

Uma análise científica da eficácia, tolerabilidade e potenciais modos de acção no que diz respeito ao tratamento da acne com o óleo da árvore do chá declara que os produtos da árvore do chá (melaleuca alternifolia) reduzem efetivamente o número de lesões em pacientes com acne, têm os níveis de tolerância semelhantes a outros tratamentos tópicos, e oferecem actividades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que estão associadas com o tratamento da acne. (2)

Um estudo realizado em 2007 sugere que o óleo da árvore do chá é um tratamento eficaz para a acne vulgar, ligeira a moderada.

60 pacientes foram divididos em dois grupos – um grupo foi tratado com óleo da árvore do chá e o outro com placebo. Os participantes foram seguidos a cada 15 dias durante um período de 45 dias. A resposta ao tratamento foi avaliada pela contagem total de lesões de acne e índice de gravidade da acne.

Os resultados do estudo mostraram uma diferença significativa entre o gel do óleo da árvore do chá e o placebo na melhoria das lesões da acne.

O óleo da árvore do chá foi 3,6 vezes mais eficaz do que o placebo. Em relação à gravidade geral da acne, o óleo da árvore do chá foi 5,8 vezes mais eficaz, provando que o óleo da árvore do chá serve como um tratamento eficaz e natural para acne leve a moderada. (3)

Para utilizar a árvore do chá na forma de óleo essencial para a acne, adicione 2-3 gotas a uma bola de algodão limpa e aplique topicamente na área afetada. O óleo essencial da árvore do chá também pode ser usado na lavagem diária do rosto e corpo – para limpar o rosto – ou adicionado a um frasco de spray cheio de água para borrifar o rosto e corpo depois do duche.

Lavanda

beneficios-de-saude-do-oleo-essencial-de-lavanda

O óleo de lavanda tem benefícios profundos na nossa pele devido às suas características antimicrobianas e antioxidantes. Ele acalma e nutre a pele, atua no tratamento da acne, cicatriza a pele seca e reduz o aparecimento de manchas escuras e cicatrizes provocadas pela acne.

Outros benefícios do óleo essencial de lavanda incluem a sua capacidade em reduzir o estresse e a ansiedade que estão associados com a acne em adultos e a suas propriedades terapêuticas que melhoram a qualidade do sono, promovendo assim uma pele mais saudável e radiante.

Um estudo publicado no Journal of the Medical Association of Thailand descobriu que o óleo de lavanda fornece um efeito relaxante quando inalado.

Vinte voluntários participaram de um estudo que investigou os efeitos do óleo de lavanda sobre o sistema nervoso central, sistema nervoso autônomo e respostas de humor. Os resultados revelaram que o óleo de lavanda causou reduções significativas da pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura da pele. Os participantes sentiram-se mais relaxados e revigorados após a inalação de óleo de lavanda. (4)

Os estudos sugerem que existe uma ligação entre o estresse e a acne, explicando que as pessoas muitas vezes experimentam crises e surtos de acne em momentos de maior estresse e ansiedade.

Ista situação pode ocorrer porque as células que produzem o sebo (substância oleosa que se mistura com as células mortas da pele e bactérias originando o entupimento dos folículos pilosos) têm receptores para os hormônios do estresse.

Os investigadores acreditam que o aumento da acne pode ser devido a níveis mais elevados de sebo, produzidos em períodos de maior tensão; e portanto, o óleo essencial de lavanda serve como uma ferramenta extremamente poderosa graças às suas capacidades de reduzir o stress. (5)

Para usar o óleo de lavanda para aliviar sentimentos de estresse que podem desencadear a produção de sebo, coloque 5 gotas de óleo no difusor de aromas ou aplique topicamente nos pulsos, nuca ou templos.

O óleo essencial de lavanda também tem propriedades antibacterianas que podem ser usadas directamente sobre a pele para combater a acne.

O que Procura?
Óleo de Arnica: Alivia a Dor e Reduz a Inflamação

Sálvia Esclaréia

salvia- esclareia

Um éster presente na Sálvia Esclaréia (Salvia sclarea L.), chamado acetato de linalila, reduz a inflamação da pele e funciona como um remédio natural para a acne e irritações da pele. Também regula a produção de óleo na pele, um fator que é frequentemente associado aos surtos de acne. A Sálvia Esclaréia inibe também o crescimento e a propagação de bactérias, alivia a sensação de estresse e ansiedade, e suporta equilíbrio hormonal.

O stress é uma das principais causas de acne em mulheres adultas, porque está associado a um aumento nos níveis de cortisol, a hormona do estresse.

Um estudo realizado em 2014, publicado no Journal of Phytotherapy Research descobriu que a inalação segura de óleo Sálvia Esclaréia tem a capacidade de reduzir esses níveis de cortisol em 36 por cento.

Os investigadores concluíram que a Sálvia Esclaréia tem um efeito estatisticamente significativo na redução do níveis de cortisol, e que tem um efeito antidepressivo natural, melhorando o humor e combatendo a ansiedade. (6)

Um estudo recente publicado no Advances in Dermatology and Allergology descobriu que o óleo essencial de Sálvia Esclaréia é um agente antimicrobiano ativo natural.

Depois de testada a eficácia da Sálvia Esclaréia em várias manchas bacterianas resistentes aos medicamentos, verificou-se que o óleo é ativo contra bactérias que levam ao desenvolvimento de infecções de pele, surgimento da acne ou irritações da pele. (7)

Para fazer um remédio natural para a ansiedade e stress, coloque 5 gotas de óleo de Sálvia Esclaréia no difusor de aromas. Esta dica ajuda também a reduzir a inquietação e insônia – duas condições associadas com a acne.

Para matar as bactérias que estão a obstruir os poros e causar acne, aplique 1-3 gotas de óleo de Sálvia Esclaréia na área afetada.

O óleo pode ser aplicado com uma bola de algodão limpa ou diluindo-o com óleo de jojoba ou óleo de coco e, em seguida, massagear a mistura diretamente na pele.

Bagas de Zimbro (Junípero)

Oleo Essencial De Junipero Zimbro

O óleo essencial das Bagas de zimbro de nome científico Juniperus communis tem propriedades antibacterianas e habilidades naturais antimicrobianas, tornando-se um dos mais populares remédios naturais para combater irritações de pele e infecções.

O  Óleo Essencial de Junípero serve como um remédio caseiro para acne e mantém a pele bonita. Ele também tem propriedades desintoxicantes e redutoras do estresse, que protegem o corpo contra as toxinas que levam à acne.

Um estudo realizado em 2005 publicado no Pharmaceutical Development and Technology afirma que o óleo de bagas de zimbro tem atividade antibacteriana, que serve como uma solução tópica anti-acne.

Foi estudada a atividade antimicrobiana do óleo das bagas de zimbro na acne vulgar. Quando usado na sua forma pura ou após diluição num óleo carreador, o óleo essencial de zimbro mostrou uma actividade anti-acne bastante promissora; as diferentes aplicações não diminuiram a actividade antibacteriana do óleo. (8)

São vários os estudos que indicam o óleo essencial de bagas de zimbro como um poderoso agente antibacteriano que combate a acne quando usado topicamente. Esta eficácia acontece devido a alguns compostos específicos existentes no óleo, incluindo o alfa-pineno, p-cimeno e beta-pineno. (910)

Use o óleo essencial de junípero para a acne aplicando 2 a 3 gotas por via tópica na área afetada. Para peles sensíveis, sugere-se a diluição do óleo de junípero em óleo de coco ou óleo de jojoba antes de o aplicar no local.

Como usar os óleos essenciais para Acne

Uso tópico – A melhor forma de usar os óleos essenciais para a acne é aplicar 2 a 3 gotas topicamente na área afetada. Estes óleos são seguros para aplicação direta ou de forma pura, mas também podem ser combinados com um óleo carreador (transportador) tal como o óleo de jojoba ou o óleo de coco.

Na verdade, quando se utiliza o óleo de coco para melhorar a saúde da pele, notam-se imediatamente benefícios surpreendentes. O óleo de coco hidrata a pele e é capaz de a penetrar a níveis mais profundos devido ao seu baixo peso molecular e da forma como se liga com as proteínas.

O que Procura?
3 Óleos Essenciais para o Equilíbrio Hormonal

O óleo de jojoba é também um óleo carreador que estimula a saúde da pele, trabalhando como um protetor e purificador. É rico em iodo e luta contra o crescimento de bactérias nocivas que leva ao surgimento de surtos de acne. Ajuda também a acelerar o processo de cicatrização e a reduzir lesões da pele. (11)

Lavagem Facial para limpar a pele do rosto

Esta lavagem do rosto oferece probióticos que revigoram a pele e matam as bactérias que causam a acne. Para a fazer combinam-se os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 20 gotas de óleo da árvore do chá
  • 2 cápsulas de probióticos vivos

Misture todos os ingredientes com uma varinha mágica. Em seguida, coloque a mistura num frasco conveniente e armazene num local fresco.

Limpeza Facial Caseira

Outra poderosa receita caseira para a lavagem do rosto bastante simples que deixa a pele renovada, hidratada e bem limpa. Os óleos essenciais da receita em conjunto com o óleo de coco, matam as bactérias, e fornecem nutrientes e hidratação para a pele.

Nota: os óleos essenciais cítricos são altamente concentrados e oferecem propriedades ácidas saudáveis. Devido a isso, recomendamos o uso de recipientes de vidro quando os armazenar.

Ingredientes:

  • 1 xícara de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 10 gotas de óleo essencial da árvore do chá (melaleuca alternifolia)

Instruções:

Derreta o óleo de coco numa panela em fogo baixo. Uma vez derretido, retire do fogo e adicione o restante dos ingredientes. Armazene a mistura num frasco hermético e mantenha-o num lucal fresco

Tratamento Natural para Cicatrizes de Acne

Para tratar as cicatrizes de acne naturalmente, faça uma pasta misturando os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de chá de mel puro orgânico
  • 3 gotas de óleo de lavanda
  • 3 gotas de óleo da árvore do chá
  • 3 gotas de óleo de Frankincense/Olíbano

Lave e seque o rosto, em seguida, aplique a pasta e deixe atuar no local durante uma hora antes de enxaguar.

Receita de Barra de Sabão Caseiro para Hidratar a Pele

Para hidratar e acalmar a pele, tente esta receita de sabão caseiro de lavanda. Não só mata as bactérias existentes na pele que causam a acne, como também facilita a mente e traz sentimentos de paz e alegria.

Proporciona hidratação e vitaminas enquanto nutre a pele com os benefícios maravilhosos do óleo essencial de lavanda. É fácil de fazer e completamente livre de substâncias químicas nocivas. Experimente hoje mesmo!

Ingredientes:

  • 20-30 gotas de óleo essencial de lavanda
  • base de sabão natural
  • 3 gotas de vitamina E

Instruções:

  1. Coloque a base de sabão num recipiente de vidro, em seguida, coloque o recipiente numa panela com água.
  2. ligue o fogão e deixe derreter a base do sabonete.
  3. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, adicione a lavanda e a vitamina E.
  4. Misture bem e coloque a mistura num molde para sabonetes.
  5. Deixe esfriar completamente antes de retirar do molde. Mantenha à temperatura ambiente.

Possíveis efeitos colaterais

Oleos Para Acne

Estes quatro óleos essenciais para acne são seguros e eficazes. Lembre-se que com pouco se faz muito, portanto, usar 2-3 gotas de óleo sobre a pele é o ideal.

Se você tem a pele sensível, dilua os óleos essenciais com um óleo carreador antes de os aplicar na pele. Além disso, evite a exposição direta à luz solar durante o tratamento da acne com óleos essenciais.

Os raios ultravioleta podem tornar a pele mais sensível e causar irritação ou vermelhidão na pele. Se algum destes óleos essenciais provocar irritação da pele, suspenda o seu uso imediatamente e troque por um óleo mais suave como o de lavanda por exemplo.

loading...

14. Dezembro 2016 by admin

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Esses oleos podem afetar uma tatuagem se aplicados em cima de uma? Tenho uma tatuagem nas costas e muitas espinhas ainda, o que frequentemente leva alguma espinha a surgir bem no desenho. Temo passar oleo tea tree e manchar ou “estragar” a tatuagem.

  2. Gente, obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas! Que vcs recebam muitas bênçãos!Amei tudo! <3

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *