Óleos Essenciais para Alergias

Ao longo dos últimos 50 anos, têm se verificado um aumento da prevalência de doenças alérgicas. A rinite alérgica, o termo médico para febre dos fenos, e que está por trás dos desagradáveis sintomas de alergia sazonal que todos nós tão bem conhecemos, desenvolve-se quando o nosso sistema imunológico fica sensível e reage a algo de estranho no ambiente que nos rodeia.

Oleos Essenciais Para Alergias

Para termos uma melhor ideia do problema, atualmente, são cerca de 40 a 60 milhões os americanos afectados pela rinite alérgica, e os números continuam a crescer, especialmente em crianças.

Quando não tratadas, as alergias podem causar bloqueio e corrimento nasal, espirros, olhos lacrimejantes, dor de cabeça e uma sensação diminuída do olfato – mas isto, em casos menos graves. Em algumas pessoas, as alergias podem ser fatais, levando a inflamação e falta de ar.

As pessoas que sofrem de alergias tentam muitas vezes evitar os gatilhos que a causam. Uma prática quase impossível quando as estações mudam ou quando o nosso sistema imunológico é bombardeado com os malefícios dos alimentos industrializados e toxinas ambientais.

Felizmente para nós, existem alguns óleos essenciais que servem como um tratamento natural e seguro para tratar os sintomas de alergias, ajudando a impulsionar o nosso sistema imunológico. Estes óleos essenciais para as alergias têm a capacidade de suportar os químicos que entram no corpo e ajudar a tratar a hipersensibilidade.

Como é que os óleos essenciais combatem as alergias?

A reacção alérgica começa no sistema imunitário. O alérgeno é uma substância que engana o sistema imunológico – fazendo o sistema imunológico pensar que o alérgeno é um invasor.

O sistema imunológico, como forma de defesa, reage excessivamente ao alérgeno, que é realmente uma substância inofensiva, e produz anticorpos imunoglobulina E (IgE). Estes anticorpos viajam para as células que libertam histamina e outros produtos químicos, dando origem à reacção alérgica.

As causas mais comuns de uma reação alérgica incluem:

  • Pólen
  • Poeira
  • Mofo
  • picadas de insetos
  • pêlos de animais
  • Comida
  • medicamentos
  • Látex

Esses alérgenos irão desencadear sintomas no nariz, garganta, pulmões, ouvidos, seios paranasais, revestimento do estômago ou na pele. A questão aqui ainda permanece – se estas causas comuns são conhecidas à milhares de anos, então por que motivo as taxas de alergia aumentaram nos últimos anos?

Uma das teorias que explica o aumento das alergias tem a ver com a inflamação, a raiz da maioria das doenças. O organismo responde de um certo modo ao alérgeno, porque o sistema imunitário está enfraquecido.

Quando o corpo já está lidando com uma inflamação, qualquer alérgeno desencadeia um aumento dessa reação. Isso significa que, quando o nosso sistema imunológico está já sobrecarregado e estressado, a introdução de um alérgeno vai causar uma reação exagerada no corpo.

Se o sistema imunitário e a inflamação existente no interior do corpo se encontrar equilibrada, a reacção do alérgeno será normal. No entanto, atualmente estas reacções são exageradas e conduzem a reacções alérgicas desnecessárias.

Um dos benefícios mais surpreendentes dos óleos essenciais é a sua capacidade de combater a inflamação e estimular o sistema imunológico.

O que Procura?
10 Óleos Essenciais Anti-envelhecimento, para Combater Rugas, Manchas e Sinais da Idade

Os óleos essenciais para alergias vão ajudar a desintoxicar o corpo e combater infecções, bactérias, parasitas, microrganismos e toxinas prejudiciais.

Eles reduzem a susceptibilidade do corpos a fontes externas e reduzem a reação exagerada do sistema imunológico quando este é confrontado com um intruso inofensivo.

Alguns óleos essenciais ajudam até mesmo a tratar e aliviar problemas respiratórios e aumentar o suor e urina, ajudando na eliminação de toxinas.

5 Óleos essenciais para alergias

Oleos Essenciais Para Alergias Respiratorias

Hortelã-pimenta

Inalar o óleo de hortelã-pimenta (Mentha x piperita) difundido, pode muitas vezes desobstruir imediatamente os seios paranasais e oferecer alívio para a garganta irritada. A hortelã-pimenta atua como um expectorante e proporciona alívio das alergias, bem como constipações, tosse, sinusite, asma e bronquite. Ele tem o poder de limpar o catarro e reduzir a inflamação, uma das principais causas de reacções alérgicas.

Oleo Essencial De Hortela Pimenta

Um estudo realizado em 2010 publicado no Journal of Ethnopharmacology investigou os efeitos do óleo de hortelã-pimenta nos anéis traqueais de ratos. Os resultados sugerem que o óleo essencial de hortelã-pimenta é um relaxante e exibe atividade antiespasmódica, inibindo as contrações que fazem tossir. (1)

Outro estudo publicado no European Journal of Medical Research sugere que o tratamento com óleo de hortelã-pimenta tem efeitos anti-inflamatórios, reduzindo os sintomas de doenças inflamatórias crónicas, como a rinite alérgica e a asma brônquica. (2)

Como Usar: Colocar cinco gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta no difusor em casa ajuda a desobstruir os seios paranasais e a tratar uma garganta inflamada.

Este procedimento também irá ajudar a relaxar os músculos nasais, permitindo que o corpo elimine o muco e os alérgenos como o pólen. Para reduzir a inflamação, tome 1 a 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta puro internamente uma vez por dia.

O óleo de hortelã-pimenta também pode ser adicionado a um copo de água, chávena de chá ou batido, ou aplicado topicamente no peito, nuca e nas têmporas. Para as pessoas com pele sensível, o melhor será diluir o óleo de hortelã-pimenta em óleo de coco ou óleo de jojoba antes da aplicação tópica.

Óleo de manjericão

Oleo De Manjerona

O óleo essencial de Manjericão ou Alfavaca (Ocimum sp) reduz a resposta inflamatória dos alérgenos. Ele também suporta as glândulas supra-renais, que estão envolvidos na produção de mais de 50 hormônios que impulsionam quase todas as funções corporais.

Essencialmente, o óleo essencial de manjericão ajuda o corpo a reagir de forma adequada a uma ameaça de invasão através do sangue para o cérebro, coração e músculos.

O óleo de manjericão também ajuda a desintoxicar o corpo de bactérias e vírus, enquanto luta contra a inflamação, dor e fadiga.

Estudos realizados demonstram que o óleo de manjericão tem actividade antimicrobiana e pode matar as bactérias, leveduras e bolores que podem levar ao desenvolvimento da asma e outros problemas respiratórios. (34)

Como usar: Para combater a inflamação e regular a reação exagerada do sistema imunológico, quando confrontado com um alérgeno, tome uma gota de óleo essencial de manjericão internamente, acrescentando também à sopa, molho de salada ou qualquer outro prato.

Para fortalecer o sistema respiratório, dilua 2 a 3 gotas de óleo de manjericão em iguais partes de óleo de coco e aplique topicamente no peito, nuca e templos.

Óleo de Eucalipto

Eucalipto

O óleo de eucalipto abre os pulmões e os seios paranasais, melhorando assim a circulação e a reduzir os sintomas de alergias. Estudos demonstram que o eucalipto produz uma sensação de frio no nariz que ajuda a melhorar o fluxo de ar. (5)

O eucalipto contém citronelal (rhodinal ou 3,7-dimetiloct-6-en-1-al) que tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Ele também funciona como um expectorante, ajudando a limpar o corpo de toxinas e microorganismos nocivos que atuam como alérgenos.

O que Procura?
8 Benefícios Surpreendentes do Óleo Essencial de Cipreste

Um estudo realizado em 2011 publicado na Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine descobriu que o óleo essencial de eucalipto é um tratamento bastante eficaz para infecções do trato respiratório superior.

Os Pacientes que foram tratados com spray de eucalipto relataram uma melhoria na gravidade dos sintomas de infecção do trato respiratório em comparação com os participantes do grupo que tomaram placebo. A Melhoria foi definida como uma redução da dor de garganta, rouquidão e tosse. (6)

Como usar: Para tratar problemas respiratórios associados a alergias, difunda cinco gotas de eucalipto em casa ou aplique topicamente no peito e templos.

Para limpar as vias nasais e aliviar o congestionamento nasal, despeje uma xícara de água fervente numa tigela e adicione 1 a 2 gotas de óleo essencial de eucalipto. Em seguida, coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor profundamente durante 5 a 10 minutos.

Óleo de Limão

Oleo Essencial De Limao

O Óleo de limão ajuda na drenagem do sistema linfático e contribui para a superação de problemas respiratórios.

Estudos realizados mostraram que o óleo essencial de limão inibe o crescimento de bactérias e estimula o sistema imunológico. Quando difundido em casa, o óleo de limão pode matar as bactérias e eliminar do ar os gatilhos que provocam a alergia. (7, 8)

Adicionar 1 a 2 gotas de óleo essencial de limão à água também contribui para o equilíbrio do pH. A água com limão melhora a função imunológica e desintoxica o organismo. Estimula o fígado e elimina as toxinas que podem levar à inflamação e a um sistema imunológico exageradamente reativo.

A água de limão também estimula a produção de glóbulos brancos, vital para o bom funcionamento do sistema imunológico, uma vez que ajuda a proteger o nosso corpo.

O óleo essencial de limão também pode ser usado para desinfetar a casa, sem depender do álcool ou da água sanitária (lixívia).

Ele remove as bactérias e os poluentes da cozinha, quarto e banheiro – reduzindo os gatilhos existentes no interior da casa, e mantém o ar limpo para você e toda a família.

Estes benefícios são especialmente úteis nas mudanças de estação ou quando os alérgenos provenientes do exterior são trazidos para o interior da casa através dos sapatos e roupas.

Como usar: Adicione o óleo de limão ao detergente ou sabão em pó, ou misture algumas gotas com água e pulverize seus sofás, lençóis, cortinas e tapetes com a mistura.

Óleo da árvore do chá

oleo-essencial-da-arvore-do-cha

Este óleo poderoso pode destruir os organismos patogênicos que causam alergias. Difundir o óleo da árvore do chá (árvore-Ti, Tea Tree, Melaleuca alternifolia) em casa vai matar o mofo, bactérias e fungos. É um agente anti-séptico e tem propriedades anti-inflamatórias.

O Óleo da árvore do chá pode ser aplicado na pele para matar as bactérias e os microrganismos; ele também pode ser usado como um agente de limpeza para desinfectar o lar e eliminar os alérgenos. (9)

Um estudo realizado em 2000 na Alemanha descobriram que o óleo da árvore do chá exibe atividade antimicrobiana contra uma ampla gama de bactérias, leveduras e fungos. Estes micróbios levam à inflamação e forçam o nosso sistema imunológico a trabalhar exaustivamente. (10)

Como usar: Use o óleo da árvore do chá em erupções cutâneas e urticária ou como um produto de limpeza. Para usar o óleo da árvore do chá topicamente, adicione 2 a 3 gotas a uma bola de algodão limpa e aplique suavemente na área afetada.

O que Procura?
Óleo de Arnica: Alivia a Dor e Reduz a Inflamação

Para as pessoas com a pele sensível, recomenda-se a diluição do óleo da árvore do chá em um óleo transportador (carreador), como o óleo de coco ou óleo de jojoba, antes da aplicação.

Como usar os óleos essenciais para alergias

Alergias alimentares

Tome 1 a 2 gotas de óleo de limão ou de hortelã-pimenta internamente para aliviar os sintomas de uma alergia alimentar. Esta receita natural vai ajudar a desintoxicar o corpo e eliminar os alérgenos através do suor e urina.

Erupção Cutânea e Urticária

Use o óleo de manjericão ou da árvore do chá topicamente para tratar erupções cutâneas e urticária. Adicione 2-3 gotas a uma bola de algodão e aplique na zona afetada.

Massagear os óleos sobre a área do fígado é outra forma de tratar irritações de pele, pois ajuda o fígado a eliminar as toxinas que sobrecarregam a pele. Dilua 3 a 4 gotas de óleo da árvore do chá com óleo de coco e passe-o na área do fígado.

Alergias sazonais

Desinfete a sua casa com limão e óleo da árvore do chá. Esta ação vai eliminar os gatilhos da alergia, limpar o ar e o seu mobiliário. Adicionae 40 gotas de óleo de limão e 20 gotas de óleo da árvore do chá a uma garrafa de spray de 16 onças. Encha a garrafa com água pura e um pouco de vinagre branco orgânico e pulverize a mistura em qualquer área da casa.

Para reduzir os problemas respiratórios associados com as alergias sazonais, tente o seguinte VapoRub Caseiro, pois proporciona uma sensação calmante que irá abrir as vias aéreas e tornar a respiração mais fácil.

Os óleos essenciais oferecem uma sensação calmante, e exalar o seu aroma ajuda a desobstruir o sistema respiratório. Experimente hoje mesmo!

Igredientes:

  • ¼ xícara de azeite
  • ½ xícara de óleo de coco
  • ¼ xícara cera de abelha ralada
  • 20 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta
  • 20 gotas de óleo essencial de Eucalipto
  • Recipiente de vidro

Instruções:

  • Despeje o azeite de oliva, óleo de coco e cera de abelha num recipiente de vidro.
  • Coloque uma panela com cerca de 5 centímetros de água em fogo médio baixo.
  • Coloque o reciciente de vidro na panela e permita que os óleos (azeite de oliva, óleo de coco e cera de abelha) derretam. Misture bem.
  • Uma vez derretidos e misturados, deixe esfriar um pouco e adicione os óleos essenciais.
  • Conserve a mistura num recipiente hermético e deixar solidificar.

Mistura de Óleos para Alergias

Combine 2 a 3 gotas de óleo de hortelã-pimenta, eucalipto e óleo de lavanda com uma colher de chá de óleo de coco e massaje a mistura em templos, atrás das orelhas e nas partes inferiores dos pés.

Possíveis efeitos colaterais

Ao usar estes óleos essenciais especiais para alergias, eu não recomendo o uso (ingestão) do óleo da árvore do chá internamente; sendo melhor usá-lo através de um difusor de aromas ou aplicação tópica.

Ao usar qualquer um desses óleos topicamente, dilua-os sempre num óleo transportador (carreador) (coco, jojoba, etc..), especialmente quando se vai utilizar em peles sensíveis ou numa região mais sensível, como sobre os olhos ou no pescoço.

Para usar os óleos essenciais internamente, “o pouco faz muito”. Consuma apenas entre 1 a 2 gotas por dia durante um mês. Em seguida, faça uma pausa de duas semanas e inicie o tratamento novamente.

Conheça 8 Óleos Essenciais para um Alívio Rápido da Dor de Garganta

loading...

19. Dezembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *