19 Óleos Essenciais para Artrite, Dores e Rigidez nas Articulações

A artrite é um dos maiores problemas de saúde do mundo, afetando só nos EUA cerca de 46 milhões de pessoas. Na maioria dos casos, a doença é causada por uma infecção bacteriana, fúngica ou viral nas Juntas ósseas (articulações).

Em alguns casos a artrite também pode ser hereditária, enquanto em outros é resultado de algum trauma ou reação imune do corpo.

Cure A Artrite Com Oleos Essenciais

Quando a artrite é autoimune, o corpo do indivíduo erroneamente reconhece a membrana sinovial como um corpo estranho e começa a atacar essa estrutura. A membrana sinovial é o tecido conectivo que age como um escudo protetor das juntas ósseas.

Por mais que os pacientes com artrite normalmente precisem seguir o tratamento apropriado para a condição, alguns tipos de artrite podem ser facilmente revertidos com a simples adoção de hábitos saudáveis e uma dieta balanceada.

Quais são os sintomas da artrite?

A artrite causa sensibilidade em uma ou mais articulações do corpo. Os sintomas mais comuns da condição incluem flexibilidade diminuída, inchaço, rigidez e dor.

As juntas ósseas podem estalar, fazer barulho quando é feito movimento ou até mesmo se romper. Algumas complicações da artrite também podem afetar os órgãos internos, músculos ou ossos.

Se a artrite prosseguir sem ser diagnosticada ou sem tratamento, pode então resultar em dano permanente nas juntas e causar até deformação das mesmas. Leia também: Estalar as articulações faz mal?

Por que usar óleos essenciais no tratamento da artrite?

A escolha de tratamento mais correto para o seu caso irá depender de uma série de fatores, como sua idade, condição de saúde geral e a severidade do problema.

Infelizmente, muitos dos tratamentos disponíveis no mercado vêm com uma miríade de efeitos colaterais. Os óleos essenciais, com suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas naturais podem ser altamente eficazes em tratar todos os tipos de artrite.

Estes óleos são absorvidos diretamente para o sangue, evitando o sistema digestivo. Isto permite que eles ofereçam alívio imediato, sendo altamente efetivos no controle da dor, inflamação e também oferecendo um efeito calmante no sistema nervoso.

3 melhores formas de aplicar os óleos essenciais para o alívio da artrite

1º – Massagem

Misture 20 gotas de óleo essencial e 60 ml de óleo carreador antes de aplicar na área dolorida. Note que os óleos “quentes”, como a hortelã-pimenta e o cravo, são bem fortes, causando com frequência uma sensação de queimação, então sempre os aplique gentilmente sobre áreas mais sensíveis.

2º – Banho

Misture de 10 a 20 gotas de óleos essenciais com dois copos de sal de Epsom na água de seu banho. Esta terapia é excelente para condições como rigidez nas articulações, dores musculares e problemas digestivos.

3º – Compressa quente

Uma compressa quente pode ser usada para aliviar todos os tipos de dores nas juntas, incluindo a artrite. Use a compressa quente pelo menos de 15 a 20 minutos sobre as juntas afetadas.

Os 19 melhores óleos essenciais que promovem um alívio duradouro da artrite

Eucalipto

Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é antisséptico, antiespasmódico e anti-inflamatório natural. Sendo muito volátil na natureza, o eucalipto precisa ser diluído na proporção de 1:1 com qualquer óleo carreador antes de ser usado. Aplique o óleo diluído diretamente sobre as áreas afetadas, fazendo movimentos circulares e em pontos de reflexo para aliviar a dor muscular e das juntas causada pela artrite.

Lavanda

óleo de lavanda marca young living

O óleo de lavanda é extraído das aromáticas flores de lavanda. Ele ajuda à regular o fluxo sanguíneo, alivia a tensão nervosa e a dor.

Uma massagem regular com óleo de lavanda sobre a área afetada oferecerá grande alívio para aqueles que sofrem de artrite reumatoide.

Leia Também:  Top 10 Óleos Essenciais para Depressão

Este óleo, tradicionalmente usado para tratar a insônia, estresse, dores de cabeça e câimbras musculares, também é um dos mais suaves para a pele.

Uma pesquisa demonstrou que quando o óleo de lavanda é utilizado como ingrediente em tratamentos de acupressão, ele ajuda a reduzir a dor nas articulações em cerca de de 39%.

Alecrim

Alecrim

O alecrim, também conhecido como Rosmarinus officinalis, é uma planta nativa da região mediterrânea, pertencente à família da menta.

O óleo extraído das folhas do alecrim é largamente usado para aliviar todos os tipos de dores musculares e das juntas. O melhor jeito de se beneficiar de suas propriedades antiespasmódicas e analgésicas é adicionar este óleo em seu banho ou utilizá-lo para massagear a área afetada.

Manjerona

Oleo De Manjerona

A Origanum Marjorana ou apenas Manjerona é conhecida como a “alegria das montanhas”. Esta planta, originária da região mediterrânea, é um potente antibacteriano, antiespasmódico e analgésico.

O óleo de manjerona, extraído de suas folhas secas ou frescas, é usado há séculos para aliviar a rigidez, o inchaço, torções e espasmos tanto musculares quanto das juntas.

Ele também pode ser utilizado para relaxar os grupos de músculos involuntários, oferecendo alívio para condições como prisão de ventre, bronquite e asma. É aconselhável a aplicação direta deste óleo nas áreas afetadas pela artrite para um alívio rápido da dor.

Hortelã-Pimenta

Hortela Pimenta

A hortelã-pimenta, uma das mais antigas plantas medicinais do mundo, é nativa da Europa. Neste óleo estão presentes: o mentol, cálcio, cobre, ferro, manganês, ácidos graxos (ou gordos) ômega-3, várias vitaminas e ésteres metílicos; o que fazem dele uma ótima escolha para o tratamento de problemas nas articulações, como a artrite.

O óleo essencial de hortelã-pimenta anestesia a área afetada e alivia a dor. Uma vez que o óleo de hortelã-pimenta é considerado forte, assim como o de manjerona, alecrim e limão, é aconselhável diluir o mesmo antes de usar.

Camomila

oleo-essencial-de-camomila-romana

Este óleo é extraído das flores das planta da camomila e está disponível no mercado o de 2 espécies, a espécie Matricaria chamomilla, conhecida como camomila-vulgar ou camomila-alemã, e a espécie Chamaemelum nobile, conhecida como camomila-romana.

Ambas são igualmente boas e possuem propriedades antirreumáticas e antiflogísticas que regulam a circulação sanguínea e desintoxicam o sangue.

A artrite é causada, principalmente, pela circulação irregular do sangue e pelo acúmulo de ácido úrico ao redor das articulações.

A massagem regular com este óleo desfaz os depósitos de ácido úrico nas juntas, aliviando a dor. Adicione camomila em seu banho para ajudar um pouco mais no tratamento.

Sálvia Esclaréia

salvia- esclareia

Além de ser calmante e relaxante para a pele, a sálvia esclareia é um antiespasmódico que ajuda a aliviar os espasmos musculares e a dor nas juntas. Atenção, este óleo é muito forte, então use apenas em pequenas quantidades.

Sândalo

sandalo

O sândalo é um ingrediente essencial da medicina Ayurvédica. Este óleo essencial é usado com frequência para tratar condições como ciática (dor no nervo ciático), congestão de linfonodos e espasmos musculares.

Devido à sua natureza anti-inflamatória, este óleo ajuda no alívio de todos os tipos de dores nas articulações. Um das qualidades mais importantes do sândalo é a de ser um sedativo natural do sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a dor nos nervos, músculos e juntas.

Por esta mesma razão, o sândalo é bem popular entre aqueles que sofrem de problemas nas juntas, como a atrite. Misture sândalo com um óleo carreador e aplique na sola dos pés para obter seus benefícios.

Junípero (Zimbro)

Oleo Essencial De Junipero Zimbro

O óleo de junípero possui propriedades antiespasmódicas, o que ajuda no alívio da dor nas juntas, nervos e em espasmos musculares.

Gengibre

Oleo De Gengibre

O óleo essencial de gengibre reduz a síntese de eicosanoides, uma enzima que sinaliza a sensação de dor. No mais, o gengibre pode reduzir a dor nas costas e melhorar a mobilidade geral do corpo, o que o faz perfeito para auxiliar em condições como torções, dores musculares, reumáticas e aquelas causadas pela artrite.

Um estudo conduzido em indivíduos idosos que sofriam de dores crônicas nos joelhos e artrite descobriu que após quatro semanas de massagem com uma combinação de óleos essenciais de laranja e gengibre, o nível de rigidez muscular e intensidade da dor diminuíram significativamente.

Também se notou que a mobilidade física geral dos indivíduos utilizando estes óleos era muito melhor em comparação com o grupo que recebeu apenas massagem com óleo de oliva.

Outro estudo estabelece que 75% dos pacientes com osteoporose e artrite reumatoide, quando tratados com óleo de gengibre, tiveram uma redução na dor e inchaço. Nenhum dos pacientes reclamou de qualquer efeito colateral enquanto faziam uso destes óleos essenciais por mais de dois anos.

Leia Também:  Óleo de Gaultéria Alivia músculos, Gripe e Má digestão

Olíbano (Frankincense)

Oleo De Olibano Franquincenso

Conhecido também como franquincenso, além de ser um anti-inflamatório potente, este óleo também age como um leve sedativo. Ele alivia a dor e estresse envolvidos em condições como a artrite.

Milefólio

Oleo Essencial De Milefolio

Com suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e restauradoras, o Milefólio (Achillea millefolium) também conhecido como Aquiléia, feiteirinha ou mil-folhas é um dos melhores óleos para dores musculares e nas articulações.

Gaultéria

Gaulteria

Ainda que muitos não reconheçam as propriedades terapêuticas da gaultéria (Gaultheria procumbens,) aqueles que conhecem este óleo sabem de sua eficácia em aliviar a dor nas articulações que ocorrem em condições como a artrite.

A gaultéria, também por vezes referida como Wintergreen e Chá-Montês, é uma das poucas plantas do mundo ricas em salicilato de metila.

Os nativos americanos usavam esta planta comumente como tônico contra a dor devido às suas propriedades analgésicas, muito similares às da aspirina (o saliciato é o principal componente das aspirinas).

Também é importante referir que a gaultéria é um dos óleos essenciais mais potentes. Então, nunca deve ser ingerido ou usado em crianças e gestantes. Este óleo também deve ser evitado caso exista algum histórico de epilepsia.

Vetiver

Vetiver Organica Oleo Essencial

Apesar do óleo essencial de vetiver não ter tanta popularidade no mundo ocidental, há muito tempo ele é um ingrediente chave no antigo sistema da medicina Ayurvedica. Extraído das raízes da gramínea Vetiveria zizanoides, este óleo ajuda a conseguir alívio em dores musculares, de cabeça, artrite e reumatismo.

Immortelle

Oleo Essencial De Immortelle Helichrysum Italicum

Este óleo é um dos mais caros no mundo da aromaterapia devido à suas propriedades no combate a dor. O óleo essencial de immortelle, extraído da planta Helichrysum italicum, auxilia o sistema nervoso e ajuda no alívio da dor relacionada à artrite por suas qualidades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias. Algumas pessoas dizem que a dor começa a diminuir alguns minutos após a aplicação deste óleo fantástico.

Espruce (Tsuga canadensis)

Espruce Tsuga Canadensis

Este óleo essencial é refrescante, doce e aromático. O espruce é reconhecido desde os tempos antigos pela sua habilidade em melhorar a concentração e relaxar o corpo. Adicionalmente, ele ainda protege contra todos os tipos de infecções.

Ele também age como um eficaz estimulante do sistema imune, podendo prevenir condições como a ciática, artrite, dor dos ossos, dor na parte inferior das costas e reumatismo. Este óleo ainda tem a habilidade de estimular as glândulas adrenais, o que dá uma energia extra para todo o corpo.

Funcho (erva-doce)

Oleo De Funcho Erva Doce

O óleo essencial de funcho tem seu preparo feito a partir do esmagamento das sementes da planta Foeniculum vulgare, sendo em seguida refinado por vaporização.

Estudos provaram que este óleo possui efeito relaxante nos músculos, sistema respiratório, intestinos e sistema nervoso. Como um antiespasmódico potente, ele pode aliviar muitos tipos diferentes de dor, inclusive a dor causada pela artrite.

Cravo-da-Índia

oleo-de-cravo-da-india

O óleo essencial de Cravo-da-Índia (Eugenia caryophyllata, Syzigium aromaticum L. Myrtaceae), é extraído das flores secas do cravo. Suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias fazem do Cravo-da-Índia um aliado eficaz no tratamento de todos os tipos de dores.

No mais, o óleo essencial de cravo pode estimular o metabolismo e melhorar a circulação sanguínea. Esta habilidade combate qualquer tipo de dor no corpo. Contudo, se certifique de que está comprando óleo de cravo derivado dos botões de flor, não das folhas ou caule. A baixa qualidade do óleo pode causar irritação na pele.

Você pode usar o óleo de cravo-da-Índia de várias maneiras. Dilua o mesmo em um óleo carreador e massageie sobre as juntas doloridas ou adicione algumas gotas em seu banho para ter um alívio significativo.

Copaíba

Oleo De Copaiba

O óleo essencial de copaíba é extraído da seiva da árvore de copaíba (Copaifera langsdorfii). Os nativos da América do Sul têm usado este óleo por suas propriedades calmantes e relaxantes há anos. As grandes quantidades de alfa-humuleno e beta-cariofileno presentes neste bálsamo reduzem a resposta natural do corpo humano à dor.

O beta-cariofileno também está presente nos óleos essenciais de alecrim e cravo-da-índia, tornando estes dois óleos eficazes em reduzir a dor causada pela doença. Já o alfa-humuleno é um poderoso agente anti-inflamatório que ajuda a aliviar qualquer tipo de dor.

6 Remédios Caseiros para Alívio da Artrite

Receita 1 – Banho de imersão das juntas para artrite

Ingredientes:

  • 1 a 2 copos de sais de banho
  • 2 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 2 gotas de óleo essencial de cipreste
  • 2 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 4 gotas de óleo essencial de junípero
Leia Também:  Óleo de Orégano: Antibiótico Natural com Benefícios Superiores aos Antibióticos de Prescrição

Misture na proporção de 1:1 sal de Epsom e bicarbonato de sódio, adicionando-os aos óleos essenciais mencionados acima em sua banheira. Se você tiver sal marinho e cloreto de magnésio em flocos, adicione um pouco de ambos na água do banho e fique imerso de 20 a 30 minutos.

Receita 2 – Óleo quente para massagem

Ingredientes:

  • 1 gota de óleo essencial de gengibre
  • 1 gota de óleo de pimenta preta
  • 3 gotas de óleo de alecrim
  • 3 gotas de óleo essencial de coentro
  • 4 gotas de óleo de manjerona
  • 6 gotas de óleo de camomila
  • 60 ml de óleo carreador da sua preferência (óleo de amêndoas, jojoba e etc)

Misture bem todos os ingredientes em uma garrafa de vidro ou plástico. Massageie seus joelhos, pernas ou outras juntas doloridas com esta mistura diariamente.

Receita 3 – Receita anti-inflamatória para artrite

Esta é uma das melhores receitas quando se trata de reduzir a inflamação causada pela doença. Os óleos a seguir podem ser misturados em 200 ml de óleo carreador e guardados em um recipiente escuro, a salvo da luz solar:

  • 20 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 20 gotas de óleo de hortelã-pimenta
  • 20 gotas de óleo de espruce
  • 60 gotas de óleo essencial de Immortelle

Misture todos os ingredientes acima e deixe descansar por 24 horas antes de aplicar na pele. Use esta mistura como óleo de massagem e aplique conforme necessário nas juntas doloridas para reduzir a inflamação.

Receita 4 – Óleo para banho contra artrite

Este óleo para banho irá ajudar em reduzir as dores nas juntas enquanto você toma um banho relaxante. Misture os seguintes óleos em 10 ml de óleo carreador:

  • 4 gotas de óleo de raiz de gengibre
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 10 gotas de óleo de cipreste

Para esta receita, apenas adicione os óleos essenciais ao óleo carreador de sua escolha e use a mistura na sua água de banho. Após isso, é só tomar um banho e relaxar!

Receita 5 – Óleo de massagem para joelhos e quadris com artrite

Esta receita visa aliviar as articulações mais importantes da parte inferior do corpo: os joelhos e quadris. Misture os seguintes óleos essenciais com 100 ml do seu óleo carreador favorito:

  • 8 gotas de óleo de pimenta preta
  • 16 gotas de óleo de bergamota
  • 24 gotas de óleo de lavanda
  • 16 gotas de óleo de manjerona

Misture bem todos os ingredientes e guarde em um frasco escuro, longe da luz solar. Esta receita pode ser aplicada sempre que for necessário para aliviar a dor da artrite nos quadris e joelhos.

Receita 6 – Óleo de massagem para dor causada pela artrite

Uma massagem com esta mistura mostra seus resultados alguns minutos depois da aplicação. Ela reduz a dor e inflamação, ajudando a melhorar a circulação sanguínea nas juntas. Misture os seguintes óleos essenciais em 100 ml de seu óleo carreador favorito:

  • 10 gotas de óleo essencial de raiz de gengibre
  • 30 gotas de óleo essencial de Immortelle
  • 30 gotas de óleo de bétula doce
  • 30 gotas de óleo de hortelã-pimenta

Misture todos os ingredientes e massageie bem a mesma sobre as articulações afetadas. Se você sentir que esta receita é muito forte para você, adicione algumas gotas de óleo de lavanda para dilui-la.

Conclusão

O crescimento recente no mundo da aromaterapia fez desta ciência uma das melhores terapias alternativas para condições que envolvem a dor, assim como a artrite.

Mesmo as clínicas mais modernas começaram a incluir terapias que enfatizam a interconectividade entre corpo e mente.

O consumidor de hoje, com certeza, pode recusar tratamentos invasivos, uma vez que o alívio de sua dor pode ser obtido a partir do uso de óleos essenciais.

Sempre faça um pequeno teste de aplicação para saber se sua pele não é sensível ao óleo que vai utilizar. O corpo de cada pessoa funciona de modo diferente e uma vez que não existe padronização de substâncias naturais, como os óleos essenciais, eles podem ter efeitos diferentes em pessoas diferentes.

Leia o nosso Guia de Óleos Essenciais

loading...

25. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *