Óleos Essenciais para Alívio da Dor de Cabeça / Enxaquecas - Fotos Antes e Depois

Óleos Essenciais para Alívio da Dor de Cabeça / Enxaquecas

Ninguém gosta de ter uma dor de cabeça. Infelizmente todos nós temos que lidar com ela em alguma altura das nossas vidas. Quem nunca teve uma dor de cabeça que levante a mão!

Dor De Cabeca

A maioria das pessoas têm a sorte de sentir dores de cabeça ou enxaquecas com pouca frequência – ou depois de uma noite de bebedeira ou após uma má escolha alimentar. Para as dores de cabeça normais o simples ibuprofeno ou o Excedrin é muitas vezes suficiente para fazer magia.

Mas para as pessoas que lidam com dores de cabeça crônicas, é necessário um tratamento e uma investigação mais aprofundada.

7 Óleos essenciais e misturas para Dores de cabeça e enxaqueca

Oleos Essenciais Para Aliviar Dores De Cabeca E Enxaquecas

Encontrar um tratamento natural para as dores de cabeça pode revelar-se uma verdadeira dor de cabeça! Felizmente para todos nós, é possível conseguir um alívio da dor através do uso de óleos essenciais.

Vejamos então alguns dos melhores óleos essenciais que podem ajudar a parar a dor de cabeça.

Rosa centifolia, Rosa damascena

Oleo De Rosa Centifolia Rosa Damascena

O óleo de Rosa centifolia (conhecida como a rosa de cem pétalas), ajuda a confortar e acalmar o sistema nervoso, ajudando a suportar uma resposta ao estresse saudável e limitar a tensão nervosa. Além disso, o óleo de rosa damascena tem excelentes qualidades terapêuticas que podem aliviar perturbações emocionais, insónias, depressão e restaurar a confiança.

Lavanda

beneficios-de-saude-do-oleo-essencial-de-lavanda

A ação analgésica do óleo de lavanda, juntamente com seus efeitos relaxantes sobre o sistema nervoso, tornam-no um tratamento bastante eficaz para dores de cabeça e enxaquecas. A Lavanda é um apaziguador do esforço fantástico. Acalma o corpo e a mente, criando harmonia e tranquilidade.

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Oleo Essencial De Erva Cidreira Melissa Officinalis

Também conhecida como melissa-verdadeira, salva-brasileira, bálsamo-doce, Anafa, Anafe, Chá-de-frança, Citronela-menor, Capim-cheiroso e Capim cidreira, a Erva-cidreira eleva o espírito e inspira otimismo – exatamente o que todos nós precisamos quando estamos presos a uma dor de cabeça terrível!

O óleo essencial de Erva-cidreira acalma os nervos no nosso cérebro, ajudando a aliviar a dor causada pelas dores de cabeça e enxaquecas. Ele também reduz efetivamente os sintomas de gripes e resfriados, aliviando a congestão e acalmar a tosse.

Camomila

oleo-essencial-de-camomila-romana

A Camomila estimula o relaxamento em todo o corpo, acalmando a mente, músculos e nervos. É uma planta diurética, por isso estimula a micção e a desintoxicação do corpo. O óleo essencial de camomila relaxa a irritabilidade, depressão, tensão nervosa e a raiva. Estas qualidades calmantes tornam o óleo da planta um remédio bastante eficaz para dores de cabeça tensionais.

Para esta finalidade podem ser usados os óleos essenciais de 2 espécies de camomila: a camomila-romana (Chamaemelum nobile) e a camomila-vulgar ou camomila-alemã (Matricaria recutita), ambas relaxantes e calmantes para a mente e corpo, capazes de criar sentimentos de paz.

Hortelã-pimenta

Oleo Essencial De Hortela Pimenta

A Hortelã-pimenta (Mentha piperita) oferece um óleo refrescante e estimulante que ajuda a reduzir a fadiga mental e a melhorar a concentração. É um tónico maravilhoso para o sistema digestivo, o que o torna particularmente útil para dores de cabeça com base gástricas.

O que Procura?
Top 10 Óleos Essenciais para Depressão

O mentol da hortelã-pimenta ajuda também a limpar o sistema respiratório, a aliviar os sintomas de obstrução sinusal e outros sintomas comuns de resfriado.

Eucalipto

oleo-essencial-de-eucalipto-biologico

O óleo de eucalipto refresca e estimula o cérebro, eliminando a exaustão mental e a fadiga. De nome científico Eucalyptus globulus Labill, conhecido como eucalipto-comum, esta planta maravilhosa mostra-se particularmente eficaz no tratamento de resfriados, devido ás suas capacidade de curar o trato respiratório superior. Também alivia a dor e reduz a inflamação.

Manjerona

Oleo De Manjerona

A Manjerona, de nome científico (Origanum Majorana) é uma planta conhecida por ser benéfica para a saúde do cérebro, reforçando e fortalecendo o tecido cerebral. O óleo essencial de manjerona é um analgésico natural bem conhecido. Ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse através da sua acção de aquecimento do corpo e mente.

É também um anti-espasmódico natural, ajudando desta forma a aliviar os músculos tensos, doloridos, e cãibras musculares que geralmente acompanham a dor de cabeça e enxaqueca.

Mistura de óleos Essenciais Eden’s Garden (Head Ease)

Edens Garden Head Ease

Esta mistura inclui:

  • Manjericão
  • Camomila
  • Frankincense/Olíbano
  • Lavanda
  • hortelã-pimenta
  • alecrim
  • manjerona
  • Gualteria, Wintergreen (Gaultheria procumbens)

Mistura de óleos Essenciais Plant Therapy (Tension Relief)

Plant Therapy Tension Relief

Esta mistura inclui:

  • hortelã-pimenta
  • Eucalipto
  • alecrim
  • Manjericão, alfavaca
  • Hortelã-verde (Mentha spicata)
  • Lavanda
  • Gengibre
  • Ravensara
  • Canela
  • Capim-limão
  • Helichrysum italicum
  • Camomila-romana

Remédios Caseiros para Dores de cabeça e Enxaqueca

Ok, vamos às aplicações!

Método simples de inalação

Inalacao De Vapor Para As Dores De Cabeca Tensionais E Enxaquecas

Para as dores de cabeça tensionais/enxaquecas, inale algumas gotas de qualquer um dos seguintes óleos:

  • Lavanda
  • Rosa centifolia, Rosa damascena
  • Erva-Cidreira

Você pode inalar os óleos com a ajuda de um tecido, um inalador/nebulizador portátil ou adicioná-los a um difusor (um pouco menos eficaz).

Inalação de vapor com óleos descongestionantes

Se tiver o nariz congestionado poderá usar alguns óleos descongestionantes para o desentupir. Esta aplicação vai reduzir as dores de cabeça que são normalmente um dos sintomas de resfriado.

Para a inalação de vapor basta adicionar 2 a 3 gotas de óleos essenciais de hortelã-pimenta e/ou eucalipto a uma tigela de vapor de água quente. Cubra a cabeça com uma toalha por cima da tigela e inale profundamente durante 5-10 minutos. Certifique-se de manter os olhos fechados.

Aplicação de óleos na região temporal

Outra abordagem extremamente simples para o tratamento de dores de cabeça é aplicar uma gota ou duas do seu óleo essencial preferido no templos.

Basta esfregar suavemente uma ou duas gotas de Lavanda, Rosa damascena ou Erva-Cidreira em seus templos e relaxar.

Massagem no pescoço e ombros

Receber uma massagem no pescoço e ombros é extremamente eficaz para relaxar as dores de cabeça tensionais.

Para a massagem combine 4 a 5 gotas de óleo de lavanda, hortelã-pimenta e manjerona com 5 colheres de chá do seu óleo transportador (carreador) preferido: (óleo de argan, coco, gergelim, amêndoa doce, jojoba, semente de uva ou macadâmia)

Compressa Fria com água floral

Compressa Fria Com Agua Floral

Para as dores de cabeça extenuantes que nos fazem revirar os olhos, podemos aplicar uma compressa fria na testa ou na nuca, reforçada com hidrolatos, também conhecidos como água floral ou hidrossol.

Basta mergulhar uma toalha/compressa em água fria com um pouco de água floral de rosa, água floral de camomila, e ou água floral de lavanda.

Banho relaxante para pés

Banho Relaxante Para Pes Com Oleos Essenciais

Desfrute de um banho relaxante e aromático para os seus pés.

Os banhos podem efetivamente minimizar a tensão. E a adição de alguns óleos essenciais pode certamente melhorá-los e revelar-se um momento especialmente eficaz para eliminar as dores de cabeça e enxaquecas.

O que Procura?
8 Óleos Essenciais para um Alívio Rápido da Dor de Garganta

Para o banho de pés, adicione alguns dos seguintes óleos (não mais que 10 gotas no total)

  • Lavanda
  • Camomila
  • Óleo de rosa damascena

Para um suporte descongestionante acrescente:

  • Hortelã-pimenta
  • Eucalipto
  • Manjerona

Recomendações de estilo de vida para o tratamento de dores de cabeça e enxaquecas

Apesar de extremamente eficazes, os óleos essenciais apenas minimizam a dores de cabeça durante algum tempo.

Muitas vezes, a fonte das nossas dores de cabeça estão profundamente enraizadas no nosso estilo de vida. Alergias alimentares, desequilíbrios internos, distúrbios do sono, deficiências nutricionais …

É necessário tratar a causa, e atacar a raiz do problema.

Causas

As próximas recomendações incluem alguns métodos de alívio rápido de enxaquecas e dores de cabeça e algumas abordagens terapêuticas de longo prazo.

É importante saber que, as dores de cabeça crônicas podem ser difíceis de tratar e são difíceis de diagnosticar, até mesmo por neurologistas. Se quiser mesmo curar a condição, será necessária alguma investigação e uma boa dose de sacrifício.

A seguir estão listados os potenciais factores que podem contribuir para as dores de cabeça e enxaquecas frequentes:

Não beber água suficiente

Beba Muita Agua

A desidratação é muitas vezes o grande contribuinte para as dores de cabeça e enxaquecas para a maioria dos doentes. Felizmente esta é uma solução fácil. Basta beber mais água!

Descobri também que os óleos essenciais podem motivar-nos a beber mais água.

Normalmente adiciono uma ou duas gotas de limão, tangerina ou hortelã na minha água para adicionar mais sabor e efeito terapêutico. É bem gostoso e faz-me beber mais água do que beberia de outra forma.

Deficiência de magnésio

Flocos De Magnesio Para Banho

Pensa-se que o magnésio afeta as alterações nos vasos sanguíneos no cérebro. Vários Estudos têm demonstrado que as pessoas com dores de cabeça crônicas e enxaquecas muitas vezes têm baixos níveis de magnésio.

O magnésio é um elemento muito importante no sistema humano. É essencial para a função adequada do nervo muscular, ajudando a manter os ossos fortes e um ritmo cardíaco estável. É também importante para a regulação tanto dos níveis de pressão arterial como do açúcar no sangue.

Para obter mais magnésio pode adicionar mais alimentos ricos em magnésio na sua dieta, como:

Pode também complementar com um suplemento de magnésio bisglicinato quelato, uma fórmula de magnésio altamente biodisponível.

Outra ótima maneira de obter mais magnésio é tomar um banho relaxante com adição de flocos de magnésio. É uma forma relaxante e eficaz de combater a deficiência de magnésio.

Sono desregulado

Mulher Com O Sono Desregulado

A quantidade e a qualidade do sono também pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento de dores de cabeça e enxaquecas. Dormir pouco, ou mesmo dormir muito em alguns casos, pode causar dores de cabeça.

Considere as seguintes recomendações:

Defina um horário para dormir. Separe oito horas para dormir à noite. Mesmo se você não dormir as oito horas certifique-se de usar esse tempo para relaxar.

Evite o uso de telas brilhantes e mantenha as luzes apagadas. Se você tiver que fazer alguma atividade simplesmente ler, siga sua respiração ou refletir positivamente no seu dia.

Comer e beber no início da noite. Ao limitar a ingestão de líquidos e sólidos antes de dormir vai reduzir as idas ao banheiro.

Verifique se o ambiente onde dorme é confortável. Manter uma temperatura confortável, e um difusor com o seu óleo calmante essencial vai fazer toda a diferença.

O que Procura?
Óleo Essencial de Pimenta Preta (Pimenta-do-Reino): 10 Benefícios e Usos

Alergias alimentares

Alergias Alimentares

As dores de cabeça podem ser sintoma de uma extensa variedade de problemas no corpo. A mais comum é a inflamação.

As alergias alimentares, mais comuns do que muitas pessoas imaginam, dão origem a inflamações no corpo quando um alimento agressor é ingerido, ao desencadear uma resposta imunológica. Quando esses alimentos são removidos da dieta, as dores de cabeça desaparecem automaticamente.

Que alimentos alergénicos podem contribuir para as dores de cabeça? O nosso corpo pode ser alérgico a qualquer alimento. Mas existem alguns alimentos mais comuns que as pessoas são alérgicas:

  • grãos de cereais (glúten)
  • Leite (caseína, lactose)
  • frutos de casca rija
  • amendoins
  • soja
  • peixe
  • crustáceos

Para ter a certeza se você tem alergias alimentares que eu recomendo a realização de um teste de alergia.

Níveis elevados de tensão e estresse

Mulher Com Niveis Elevados De Tensao E Estresse

Os níveis de estresse são um fator importante para as dores de cabeça e enxaquecas.

Seja mental, físico ou alimentar, pode ter a certeza que as tensões da sua vida têm um envolvimento direto com as suas dores de cabeça.

Desta forma, seria uma boa ideia estar mais atento aos possíveis estressores existentes na sua vida, reduzi-los, ou livrar-se deles.

Se você acha que, de facto, lida diariamente com um estresse significativo, recomendo tomar banhos frequentes e receber massagens. Eu uso um massageador pessoal Shiatsu da Ivation, todas as noites. Não é como uma verdadeira massagem, mas tando em conta o preço que custou, é muito bom.

Consumo excessivo de Glutamato monossódico (MSG)

Consumo Excessivo De Glutamato Monossodico Msg Faz Mal A Saude

Apesar de algumas das suas grandes reivindicações de segurança, o MSG (glutamato monossódico) tem sido associado a desencadear uma enorme variedade de doenças de saúde, incluindo dores de cabeça. Devido a isso, muitas especialistas no tratamento de cefaleias recomendam o paciente a seguir uma dieta livre de MSG.

O glutamato é um neurotransmissor comum no nosso corpo. O glutamato monossódico tem um efeito direto sobre o percurso do glutamato.

Uma das principais finalidades da adição de glutamato monossódico nos produtos alimentares é afetar a fome, uma vez que realça o sabor dos alimentos. O MSG e o glutamato afetam o hipotálamo, que dita o nosso sentimento de saciedade. Mais MSG significa mais fome.

O MSG foi descoberto e isolado no início do século 20. Como é considerado uma substância natural, e um componente dos alimentos, não um ingrediente, não tem de ser rotulado nos produtos alimentares.

Enquanto algumas empresas incluem o MSG na sua lista de ingredientes outras não, optando por usar um pseudônimo da substância ou deixá-la completamente fora da lista.

Não é apenas nos alimentos que podemos encontrar glutamato monossódico. Ele também habita nas bebidas energéticas, refrigerantes, protetores solares, Cosméticos, sprays para mosquitos, medicamentos, shampoos, condicionadores, vacinas … etc.

As razões da ligação do glutamato monossódico com as dores de cabeça surge devido à sua propensão para aumentar os níveis de glutamato no cérebro, e muitas vezes a níveis bem consideráveis.

Glutamato em excesso causa toxicidade e inflamação no cérebro, que leva ao desenvolvimento de dores de cabeça. Esta resposta inflamatória pode também prejudicar ou destruir os receptores cerebrais.

Conclusão

Relaxe

Espero que tenha encontrado algumas informações úteis nesta matéria.

Se você tiver quaisquer perguntas, comentários ou recomendações, por favor deixe-nos saber na secção de comentários abaixo!

loading...

15. Dezembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *