Omega 3

omega 3 – Uma gordura que faz bem à saúde.

Provavelmente já ouviu falar do omega 3. Mas, efectivamente, sabe do que se trata e quais os benefícios que traz à sua saúde? Nós damos-lhe a conhecer esta gordura essencial ao nosso organismo. E em que alimentos pode encontrá-la.

As gorduras boas

Em primeiro lugar, é importante desmistificar a ideia de que toda e qualquer gordura é prejudicial à nossa saúde. De facto, existem as chamadas gorduras boas: onde se incluem os ácidos gordos de tipo ômega 3, essenciais ao nosso organismo. Estes também são conhecidos cientificamente como ácidos gordos polinsaturados.

O corpo humano é incapaz de produzir o ácido gordo α – linolénico, um ácido gordo omega 3 essencial, pelo que a única forma de o obter é através da alimentação.

Na verdade, o nosso organismo precisa de cerca de 30% de gordura diária. E devemos privilegiar as de origem vegetal, reduzindo as gorduras saturadas, presentes em alimentos como as carnes vermelhas (vaca, porco), enchidos e determinados lacticínios (leite gordo, natas e manteiga).

Actualmente sabe-se que a gordura dos peixes contém ácidos gordos polinsaturados omega3, conhecidos como EPA e DHA. Estes têm benefícios para a nossa saúde, especialmente para a saúde do coração.

Neste artido vamos esclarecer os seguintes pontos

Onde se encontra o omega 3?

Vários são os peixes que o possuem: salmão, sardinha, cavala e truta, entre outros. E também nas nozes, amendoins, e em alguns óleos vegetais, como o óleo de girassol

Um agente equilibrador

Os oleos ómega 3 de origem marinha, são muito potentes e têm uma acção preventiva no sistema cardiovascular. Para aqueles que já tenham sofrido alguma doença de coração, os ômega 3 são preciosos na recuperação e ajudam a manter o coração e o sistema circulatório saudáveis.

Está provado que grávidas e pessoas com doenças cardiovasculares têm necessidade acrescida de ingerir omega 3 e segundo dados recentes as crianças, também têm necessidades acrescidas.

Benefícios do Ômega 3 para a saúde.

O omega 3 faz bem a quê?

Diminui os níveis de triglicérideos (gordura no sangue). Diminui o aparecimento de doenças cardiovasculares, visto contribuir para a diminuição da coagulação sanguínea e menor adesividade plaquetária. Funciona tambem como alternativa aos medicamentos anti-inflamatórios. Aumenta a resistência ao stress e à ansiedade. Crê-se que terá também um efeito benéfico na prevenção da doença de Alzheimer.

Alguns números:

- Redução do risco de cancro em 60%. Mulheres com taxas baixas de ingestão de Ómega 3 têm mais risco de reincidência de cancro da mama.
- Uma alimentação equilibrada e rica em ômega 3 permite obter 50% de redução nas doenças cardiovasculares.
- Ajuda em 40% na redução de inflamações e alergias.

E agora que já sabe existirem boas gorduras, escolha produtos e alimentos ricos em Ómega 3, tais como os peixes gordos e os cremes vegetais para barrar. Por si, e pela sua saúde!

Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *