Osteomielite Infecciosa

OSTEOMIELITE INFECCIOSA – SINTOMAS, CAUSAS E CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO
Em geral, ocorre infecção por disseminação hematogênica do osso; as metáfises dos ossos longos e as vértebras são mais frequentemente acometidas.
Os principais sintomas são Dor vaga subaguda e hipersensibilidade do osso ou do dorso, com pouca ou nenhuma febre em adultos; apresentação mais aguda em crianças.
Os microrganismos incluem Staphylococcus aureus, estafilococos coagulase-negativos, estreptococos do grupo A, bastonetes
Gram-negativos, infecções anaeróbicas e polimicrobianas, tuberculose, brucelose, histoplasmose, coccidioidomicose e blastomicose.
As hemoculturas podem ser negativas; biopsia do osso é diagnóstica.
As radiografias no início da evolução são frequentemente negativas, mas a periostite pode ser detectada de 2 a 3 semanas após o início da evolução, seguida por desmineralização periarticular e erosão óssea.
A cintigrafia óssea com radionuclídio possui sensibilidade de 90% e pode ser positiva dentro de dois dias após o início dos
sintomas, porém não fornece qualquer informação sobre o patógeno.

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
. Artrite bacteriana aguda
. Febre reumática
. celulite
. Mielomamúltiplo
. Sarcoma de Ewing
. Neoplasia metastática

OSTEOMIELITE INFECCIOSA TRATAMENTO
Antibióticos intravenosos após a obtenção de culturas apropriadas.
O ciprofloxacino oral, 750 mg 2 vezes/dia, durante 6 a 8 semanas, pode ser eficaz na osteomielite limitada.
Em pacientes idosos, tratar com antibióticos de amplo espectro, como para a bacteriemia por microrganismos Gram-negativos
em consequência de infecções urinárias, biliares, intestinais e do trato respiratório inferior.
Desbridamento se a resposta aos antibióticos não for satisfatória.

Dica
Na osteomielite crôníca: uma vez osteomielite, sempre osteomielite.
Referência
Lew DP, Waldvogel FA: Osteomyelitis. Lancet 2004

Em: Outros Temas | 32 comentários

32 Comentários no Fórum

  1. Boa noite.
    Faz 1ano e 6 meses que não tenho sintomas da osteomielite!!!
    Fiz uma artroscopia no joelho esquerdo e adquiri osteomielite na tíbia esquerda. Fiquei com a fístula secretando pus durante três anos. Foram feitas três cirurugias para raspar o osso. Na segunda cirurgia, além da raspagem foi colocado cimento com antibiótico e tomei “Cipro” por 3 meses.
    Após cada cirurgia fiz 90 sessões de hiperbárica.
    Hoje, estou há 1 ano e 6 meses sem infecção. Levo uma vida normal: faço musculação (3x por semana), caminhada (4x por semana) e futebol (2x por semana)
    Entre as cirurgias acompanhava a evolução do tratamento com Cintilografia Óssea com Gálio.
    A hiperbárica foi essencial para a regressão da infecção.
    Espero ter contribuído
    Meu email: elaglim@hotmail.com

  2. Olá pessoal tenho osteomielite faz mais de 5 anos pelos relatos que vi aqui só Deus pra curar então ninguem faz nada a respeito desta doença garanto que lá nos estados unidos tem cura porque os infectologistas não vão procurar uma cura lá nos países desenvolvidos vi aqui pessos desesperadas e ninguem faz nada a respeito…minha fratura de grau 7 na tibia quebrou até a cartilagem do joelho fiz varias cirurgias e tambem tive um médico péssimo agora estou com llazarov na perna e a osteomielite voltpou depois de 2 anos é a situação é critica o jeito é fazer oração abraço e boz sorte a todos…se alguem poder ajudar meu e.mail é este…luis.boettge40@hotmail.com…obrigado.

  3. Tenho osteomelide cronica ä 24 anos já fiz varia cirurgia e nada , no dia 10 de Dezembro 2013 entrei no hospital Dr Agustinho Neto Praia CV para fazer tratamento de mais uma fractura derivado de um desliso , fui operado poseram-me estabelizador externa e tambem um medicamento por nome septicol ( cimento ossia) depois de 3 meses apareceu uma fistula que esta com secreção e a calcificação do não esta a progredir neste momento corro o risco de perder perna a minha duença é no femur esquerda peço ajuda por favor , tenho 44 anos não queria ser amputado.

    Se quer ajudar ta o meu mail joaoelias1970@hotmail.com

  4. Tive osteomielite há 3anos destrui o osso chamado externo atrás da clavicula. Aprendi por muita pesquisa q a bacteria precisa de um veiculo para entrar no osso geralmente parafusos desses aparelhos. Há reinfeccao porque a dosagem dos antibioticos receitados é baixa e por tempo insuficiente portanto nao mata o S.Aureus apenas o enfraquece. Depois numa queda de sua imunidade ataca novamente. Tomei 3 EVantibioticos por 1 mes e 1 durante 7 meses consecutivos depois do hospital fiquei confinada em casa por7 meses quase morri mas estou curada. O ferimento tem que ser aberto e lavado e cuidadores tem q ser extremamente asepticos(alcool a 77%) e luvas tudo descartavel e sabonete só liquido. É uma guerra mas ppode ser vencida.

  5. Olá pessoal boa tarde, meu nome é Renata tenho 29 anos e eu tbm adquiri essa doença ostiomielite, fui atropelada em 2010 c fratura exposta de tíbia, fíbula e tornozelo onde tive q por placas e parafusos, e a ostiomielite se manifestou após uma tentativa de enxerto muscular para cobrir a parte óssea exposta. Eu tinha 25 anos e tive q parar toda minha vida pois fiquei internada por 363 dias diretos sem sair do hospital pois a infecção se agravou e estava correndo riscos de amputação. Fiz todo o tipo de tratamento e exames existente para combater essa doença, raspagens, biópsia, antibióticos fortíssimos, mais de 200 sessões de hiperbárica, usei varios tipos de curativos na tentativa de fechar uma ferida que levou 3 anos p fechar. Mas graças a DEUS hoje estou mto bem, a bactéria esta incubada e sem sinais de aparecimento. Estou a 4 anos em tratamento cuidando apenas da minha saúde. Fiquei c uma sequela e deficiencia motora no tornozelo esquerdo, sinto dores forte ´principalmente quando o tempo esfria rss. E o que tenho a dizer a vocês que tem tbm ostiemielite e as pessoas que descobriram agora essa doença, é que tenham força e busquem sim tratamentos, pois a doença e complicada mas tem recursos sim que podem ajuda-los. E que nunca falte a Fé em DEUS e acreditem que vocês podem obter a cura. Estou muito bem hoje apesar das dores, mas estou retomando a faculdade. Se eu puder ajudar em alguma coisa deixo aqui meu e-mail re-mineirinha@hotmail.com
    Um abraço a todos e que DEUS esteje sempre c vcs :)

  6. A todos que possuem osteomielite, procurem uma maneira de associar ao tratamento com antibióticos o tratamento com câmara hiperbárica e se possível a ozônioterapia. Boa sorte a todos!

  7. tambm sofro muito com ostemielite varias cirugias ja fiquei 6 anos bm em dezembro volto + to estudando o caso tm dado certo to tratando com clavulin 875 2 x ao dia pra qm esta com osteomielite é poko tempo vc v o resultado tomar por 3 meses

  8. MINHA MÃE TEM OSTEOMIELITE CRÔNICA E APÓS RASPAGENS E MUITOS ANTIBIÓTICOS VENOSO A UNICA COISA QUE A AJUDOU FOI 30 SESSÕES DE CÂMERA HIPERBÁRICA NÃO SÃO TODOS MÉDICOS QUE INDICAM POIS AS SESSÕES SÃO CARAS E NEM SEMPRE TEM PELO SUS.

  9. Boa noite, meu nome é José Augusto, tenho 33 anos, e tenho osteomielite crônica. Aos 13 anos fui diagnosticado com osteomielite, passei varios anos em tratamento, tomei muito antibiótico por conta própria. Certo dia procurei uma infectologista, que me passou alguns remédios, em alguns dias a fistula que havia na minha perna fechou e eu fiquei 6 anos sem sentir nada, inclusive praticando esportes normalmente. No final de 2013 voltei a sentir dores no femur, e novamente a infecção estava se manifestando, nova cirurgia para retirada de um sequestro ósseo. Fiz a cirurgia no mês de janeiro, os meus exames estao indicando presença de infecção, comecei a tomar vitamina C e um polivitamínico, estou sem dores nem fistúla, acredito que com o sistema imunológico em alta, a infecção será contida, na próxima semana volto ao médico para das continuidade ao tratamento, algo muito importante e manter o sistema imunológico em alta, tome suplementos faça algo para estar sempre bem. Até a próxima.

  10. Ola, passei por 15 cirurgias tenho osteomielite faz 15 anos , e eu preciso de uma cura nao aguento mais tanta dor , o sofrimento parece q nao acaba , essa doença some e volta ,cada vez fica pior

  11. Tenho 34 tenho artrodese no pe direito e a dois anos sofro muito com dores e sai muita segreçao alguem me ajude 0418896071713 falar com cicero

  12. Tenho artrodese no pe direito e estou com a ostiomielite a dois anos sera perigoso ?

  13. tenho 30 anos sofri um acidente de moto com 25 anos fraturei a tibi fratura esposta. Usei fixador externo no dia da cirurgia tive cindrome do compartimento tive q liberar os musculo da perna, depois compricou deu osteomilite fiz dezenas de raspagem ate hoje sofro com ostiomilite cronica e para ajudar sou “diabetico”. Vira e mexe tenho q usar antibioticos por fovor alguem me ajuda.

  14. Boa noite a todos! Meu filho Abraão foi diagnosticado recentemente osteomielite no fémur esquerdo e ele está com cirurgia marcada para próxima 6ª feira – 15/11. Tenho muita fê em Deus Todo Poderoso que guiará as mãos do Dr. Paulo Freire e de toda a sua equipe – Hospital Baptista de Sousa para ajuda-los na operação do meu filho de modo a conseguirem a extração da bactéria duma forma cabal, devolvendo-o a sua saúde. Que a energia positiva e o pensamento positivo nos guia SEMPRE.

  15. meu nome e angela tbem estou com osteomiolite pois a 1 ano e 4 meses fui atropelada por moto e passei por cirurgia e foi colocada 3 placas 1 na tibia proximo ao joelho outra na fibula e outra na tibia proximo ao tornozelo ja sofri com infeccoes e passei por nova cirurgia para retirada da placa proximo ao tornozelo pois estou sofrendo com a osteomiolite se tiver alguem que possa me ajudar eu agradeco meu email e angela.silva1958@gmail.com

  16. Meu esposo tem 72 anos e foi mordido em dezembro de 2013 pelo cachorro de casa e foi contaminado pelo fungo do capim virando uma osteomelite. Ja fez 04 cirurgias e a doença só evolui o fungo aumenta cada vez mais. Por favor ajude-nos o ortopedista já falou em amputar o braço pois a infeccão começou no punho e esta esparramando para todo o braço. Socorrrroooooo!!! Vou para onde tiver o tratamento estou desesperada….

  17. Olá…
    Gostaria que todas as pessoas que possuem essa doença, acreditasse que há um DEUS TODO PODEROSO… QUE TUDO PODE FAZER…. O MEDICO DOS MEDICOS…SOMENTE ELE PODE CURAR… EU CREIO… TENHAM FE… JESUS PODE FAZER O IMPOSSIVEL PARA OS HOMENS…

  18. Eu cai, bati o pulso na quina da calçada, fui ao PS e fizeram rx e viram uma fratura scomposta, nao tinha sangue. Me anestesiaram local, me furaram com uma broca e colocaram dois fios dentro e ingessaram, depois de 6 dias, voltei fix um rx, e o Dr. resolveu tirar o gesso e os fios. Na hora saiu sangue limpo dos dois buracos, a enfermeira colocou 2 gases em cima me colocou a palma da mao com a metade do gesso que havia tirado e passou a faixa por cima envolvendo ate metade do braço. O Dr. me mandou esperar em casa por 4 dias e no 5 faria a cirurgia para colocar uma plaqueta no pulso.
    Cheguei para a cirurgia, me anestesiaram o braço, me disseram que eu ficaria acordada, quando levaram a faixa, estava tudo em pus, me sedaram por 3 hors, sai com un fixador externo no pulso e ganhei un grande presente…stafilococos Aureo..o resultado chegou em 3 dias.. fiz 16 dias no hospital e 15 dias antibiotico por boca..tem 3 dias que tirei o ferro, minha mao ficou torta, me parece que o pulso nao ficou no lugar, me colocaram um tutor azul…minha duvida e, sera que a bacteria nao atingiu meu osso…pois fizeram exames de sangue, mas nenhum pedido p ex do osso..o que devo fazer, ainda estou em tratamento..
    obrigada.

  19. queria saber se a osteomielite tem cura com a cirurgia.

  20. Olá!!! eu também já tive ou tenho não sei direito osteomielite! devido á um acidente com fratura exposta de tibia e fibula fiz dez cirurgias, na quinta descobrir que estava com essa infecção já grave juntamente com a necrose da pele e osso!!! fui muito dificil porque averia possibilidade de amputar minha perna…. e foi em Belém no hospital saúde da mulher com o Dr. alex Rendeiro que consegui fazer cirurgias sem anputar minha perna fiquei um més e 15 dias internada e sai do hospital tomando ciprofloxacino e tenho uma duvida.
    Ainda tenho essa infecção no corpo? Ela pode retornar a qualquer momento ??

  21. gente meu esposo tem 35 anos ,, ha dois teve que amputar a perna direita por conta da ostiomelite e ele ainda e diabetico…agora ele sofreu uma fratura no dedo do outro pe,, por favor preciso de ajuda antes que ele perca a outra perna ,, preciso de um medico que entenda do assunto p nos ajudar.. peço pelo amor de deus ,, me ajudem

  22. Bom tive osteomielite devido a uma fratura exposta na perna esquerda, tibia e peronio, tive a osteomielite depois de 15 anos do acidente, como moro em San Francisco na California, procurei um hopital publico e logo fiquei internado pra poder fazer uma cirurgia pra retirar o foco da bacteria e o abscessos algo assim.. mas foi tudo em conjunto com a especialista em bacteria e o ortopedista, e tbm tomei o antibiotico cipro por 1 ano, isso mesmo tomei o cipro por 1 ANO, ja fazen 4 nos que fiz a cirurgia e gracas a Deus ate hoje nao tive mas nenhum problema com essa bacteria … reosoausa@hotmail.com

  23. ja tiver esta perte diabolica durante 5 anos foi muito sofrimento de ater querer me suisida mais deus envior seu filho que trabalha no cot em salvador que e o medico ortopedista luis shiper ele me devouveu meu soriso e a vontade de viver novamante .aprendir que um dia a esperansa cegar demora mais chega amem. tem que acreditar em deus

  24. Minha irmã – 54 anos, está com esta infecção – Ostomielite, na pena (joelho), devido uma fratura que teve ao cair de uma escada na altura de um metro (isto há dois anos e três meses), colocou algumas placas e parafusos e ganhou esta infecção e brinde – no Hospital de Base – HB de São José do Rio Preto-SP (neste hospital quase todo mundo sai com este brinde da sala de cirurgia e nenhuma autoridade sanitária faz nada), ela já fez mais de dez cirgurgias e vários tratamentos com antibióticos, enxertos ósseos – e nada (cada vez pior), agora ela está com a intenção de amputar a perna um pouco acima do joelho, gostaria de saber se esta é a melhor alternativa ou se existem outros tratamentos que ela pode ser submetida ou se esta alternativa pode ser pior que o soneto. (São José do Rio Preto-SP., 10 de dezembro de 2012)

  25. eu tenho osteomielite ah 15 anos,é crônica agora o medico me falou que é uma tal pan osteomielite,não sei o que significa isso se é bom ou ruim,já fiz vários tratamentos tomei vários antibioticos,estou fazendo agora câmara hiperbárica,mais os medicos de lá me falaram que eu tenho que ter uma terceira opinião de um ortopedista,pq ano passado eu queria amputar a minha perna,e ele falou que não podia amputar pq poderia subir para os orgãos ,esse mesmo medico me diz agora que eu tenho que amputar,corro 2 riscos,amputar e ficar tudo na boa ou essa infecção subir pros meus orgãos e eu vir a falecer,eu queria uma solução,o que devo fazer,tenho osteomielite na tibia e no fêmur,e vaza muito todos os dias,faço 3 curativos por dia,como eu vou ficar com uma infecção que eu não nasci com ela pro resto da minha vida,tem que ter uma solução pq eu to quase desistindo de tudo.

  26. Oi , eu tambem tenho osteomelite cronica ( femur esquerdo ) no momento estou enterno no Hmam Hospital da area de Manaus* militar* ja fiz 4 cirugias e nada de resolver ja enternei 3 vezes e fico mais de 2 meses enternado por conta do tempo de antibiotico ja sofri muito e espero nao sofre mais, abracos Boa tarde!

  27. GOSTARIA DE SABER SOBRE OSTOMELITE POR QUE MEU FILHO DE 8 ANOS
    FUROU O PÉ NO PREGO E PASSEI EM VARIS MEDICO ,DEPOIS DE DUAS SEMANA
    DESCUBRIU QUE ELA OSTOMELITE FEZ CIRUGIA E VAI TOMAR DURANTE DEZ DIAS REMEDIO GOSTARIA DE SABER SE A CURA E RAPIDA

  28. Boa Noite! a osteomelite é geralmente causa por uma bactéria staphylococcus aureus a

    1. dica é pesquisar sobre essa bactéria

    2. o cirurgião tem que trabalhar junto com um médico INFECTOLOGISTA (este é especializado nessa bactéria e saberá pedir os exames necessários assim como passar o antibiótico correto) entre os antibióticos corretos que são sensíveis a essa bactéria temos a amicacina, avalox entre outros esses antibióticos são administrados (tomados) por via E.V (endovenosa- dentro da veia somente em hospitais)

    MAS ATENÇÃO O SEGREDO É TOMAR NO HORÁRIO ENTÃO FIQUEM DE OLHO NA ENFERMEIRA QUANTO AOS HORÁRIOS o período demora de 21 a 40 dias no mínimo e paralelamente a isso é pedido exames como ressonância magnética e se tiver com secreção é colhido um exame que chamamos de CULTURA+ANTIBIOGRAMA e claro o curativo tem que ser trocado todos os dias e caso continue o tratamento em casa terá que lavar o curativo com água fria+sabão e passar água oxigenada 10% indicada a limpeza de curativo e deixar aberto por uns 10 minutos para após fechar pois lugar úmido não cicatriza….

    BOM SOU FARMACÊUTICA E ESPERO TER AJUDADO….abçs Luciana

  29. meus amigos esiste um Deus e eu estou aprocura deste tratamento, ha mais de 30 anos que eu estou aprocura deste tratamento,ja fraturei a perne ,femo mais de 3 vezes devido a doença , ja gastei o que nao tenho , ja passei por mais de 15 cirugias e cada vez pior ,hoje meu caso è grave corro o risco de perde a perna e tenho medo ,eu procuro um geito se tem algum medico que pode trocar o meu femo,neste pais se troca tudo ou quase tudo,ater que fico eu pensado aqui, paresi que ninguem se importa com as pessoas que tem essa doença, a medicina nao avança nada deste caso,por favor tem alquem neste mundo que possa me ajudar , por favor aceito ater se cobaia para a cura nao quero ver outras pessoas passando pelo mesmo me ajude eu vou ater o medico que me procurar,para ver se tem alguma soluçao para o meu caso me ajude nao tenho outra alernetiva a nao ser tentar de tudo espero alguem . um abraço

  30. oi amigos tenho osteomielite crônica (fêmor esquerdo),guna mais de 20 anos,fis alguns tratamentos q não deu certo,fis até uma operação colocando,5 colares de gentamicina e não deu certo,ela graças a Deus não evoluil,tenho que fazer corativo 2 vezes ao dia e isso é muito chato,mas Deus tem me dado forças para prosseguir na esperança de um dia ficar bom,hoje não fasso tratamento algum só o corativo,com gase e espalatrapo,a minha osteomielite,tem uma drenagem dela mesmo porque sai uma secreção ao lado do joelho na parte interna da perna no fêmor,gostaria de uma indicação mèdica exelente,para me ajudar no tratamento.Agradeço a atenção de e que Deus abençoe a tds.

  31. eu tive uma fratura cerca de 6 anos e deu uma inflamaçao no osso osteomelite so que agora eu tenho outra fratura nos dedos do pe quero saber se a tratamento antes para que a osteomelite nao possa atingir se caso o medico quizer operar os meus dedos nao possa dar novamente essa inflamaçao. ele me indicou o exame de citologia para ver se consegue me operar para nao correr o risco de perder a perna.

  32. Boa tarde meu irmão tem atrite reumatoide desde os 5 anos de idade e eu queria saber mais sobre a osteomielite, porque uma vez ele tirou um pus no joelho, porque ele ficou por mais de tres anos sem poder esticar a perna direita ficou atrofiada hoje graças à Deus e a Doutora Teresa lá do Hospital São Paulo onde ele faz tratamento no setor de reumatologia, hoje ele anda normal, mas o tratamento é para vida toda, ele também operou de catarata da duas visão por causa da atrite reumatoide, eu quero saber mais sobre essa Ostomielite porque fiquei com muita dúvida em relação quando ele tirou o liquído do joelho direto. Desde de já agradeço, hoje meu irmão já está com 16 anos graças à Deus.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *