Sintomas da Paralisia de Bell + 13 Tratamentos Naturais

A paralisia facial de Bell afeta 1 em cada 5.000 pessoas todos os anos, nos Estados Unidos da América, e 1 em cada 70 pessoas durante algum período da sua vida.

Quando surge, esta doença neurológica relativamente comum faz com que um lado da face se torne fraco ou paralisado. (1)

Foto De Mulher Com Paralisia Facial De Bell

Os sintomas comuns incluem a queda de um lado da face, a sialorreia (o doente baba-se por não conseguir fechar completamente a boca), o discurso arrastado e outros sintomas que também estão associados ao acidente vascular cerebral (AVC).

Por se acreditar que é causada por uma infecção viral, o tratamento convencional inclui frequentemente o uso de medicamentos antivirais, corticosteroides em, em casos raros, cirurgia.

Muitas vezes, os sintomas da paralisia de Bell desaparecem em semanas ou meses; apenas em raros casos haverão episódios subsequentes ou efeitos colaterais a longo prazo.

Os tratamentos naturais focam-se em combater o estresse, lutar contra vírus ativos e desencadear uma resposta do tecido nervoso lesionado para que ele se cure a si próprio.

Apesar dos vírus serem contagiosos, a fraqueza e a paralisia resultantes não são consideradas contagiosas.

No entanto, se alguém em sua casa for diagnosticado com a doença, é sensato estimular o seu sistema imunitário para ajudar a prevenir que fique doente com o mesmo vírus.

O que é a paralisia facial de Bell?

Sintomas Da Paralisia De Bell

A paralisia facial de Bell é uma doença na qual ocorre fraqueza ou paralisia total ou parcial do nervo facial.

Pode-se desenvolver repentinamente ou mais gradualmente, num período de 24 a 48 horas.

O primeiro sinal percetível pode ser a fala arrastada ou um sorriso torto, uma vez que o nervo facial é responsável por controlar as expressões faciais, o gosto, o lacrimejar e até a audição. (2)

Em algumas pessoas, surge com o início do entorpecimento facial ou com uma sensação de formigueiro.

Nos restantes, pode surgir de forma concertada com olhos lacrimejantes, sensibilidade ao ruído, alteração do gosto, dor de cabeça e, possivelmente, dor atrás da orelha.

Por vezes referida como paralisia facial, os investigadores não estão certos quanto à sua causa; no entanto, a paralisia de Bell está relacionada com uma variedade de infecções virais incluindo as infecções por herpes simplex, Epstein-Barr e muitas outras. (3)

Tipicamente, os sintomas começam a desaparecer em algumas semanas e a maioria das pessoas recupera totalmente em seis meses. Em casos raros, os sintomas continuam para toda a vida ou podem recorrer.

Sinais e sintomas da paralisia facial de Bell

Sintomas Da Paralisia De Bell

Como muitos dos sinais e sintomas da paralisia de Bell se apresentam de forma semelhante aos de um AVC, é imperativo que você procure imediatamente por cuidados médicos para descartar um problema mais sério e potencialmente fatal.

Muitas pessoas sentem uma estranha dormência semelhante ao efeito da Novocaína e paralisia dos lábios, face e olhos – tal como se você tivesse acabado de sair da cadeira do dentista. Para completar, os sintomas mais comuns incluem: (4)

  • Início da fraqueza ou da paralisia num dos lados da face, repentinamente ou num período de 48 horas
  • Queda da face no canto da boca
  • Sialorreia e mudanças na quantidade de saliva produzida
  • Aumento da sensibilidade ao ruído
  • Cefaleia (dor de cabeça)
  • Dor em torno da mandíbula
  • Dor atrás da orelha
  • Diminuição do gosto
  • Mudanças na quantidade de lágrimas produzidas
  • Incapacidade de fechar uma pálpebra
O que Procura?
Conheça 6 Causas da Enxaqueca Ocular

Causas e fatores de risco

Embora nenhuma causa tenha sido identificada, a maioria dos profissionais médicos concorda que os sintomas da paralisia de Bell são o resultado de uma das seguintes infecções virais:

  • Herpes simplex (aftas e herpes genital)
  • Herpes zóster (varíola e shigelose)
  • Epstein-Barr (mononucleose)
  • Citomegalovírus
  • Doenças respiratórias
  • Rubéola (sarampo alemão)
  • Influenza B
  • Vírus de Coxsackie (doença mão-pé-boca)

A paralisia de Bell pode surgir em qualquer idade. Os fatores étnicos e genéticos não revelaram aumentar o risco, exceto nos doentes com episódios recorrentes que os investigadores acreditam que possam ter uma predisposição genética. Fatores de risco adicionais incluem: (5, 6)

Tratamento convencional

Quando você tem sintomas de uma paralisia de Bell, a sua equipa médica irá fazer-lhe várias perguntas para ajudá-los a estabelecer um diagnóstico definitivo.

Esteja preparado para responder a perguntas acerca da medicação que está a tomar, de qualquer doença recente que tenha sofrido, de viagens ao estrangeiro e da história da sua família com esta doença.

O médico poderá pedir uma ressonância magnética, uma TC (tomografia computorizada) ou uma eletromiografia para confirmar a lesão do nervo e para despistar outras causas de fraqueza e paralisia. (7)

Uma vez diagnosticado, o seu médico poderá prescrever corticosteroides, fármacos antivirais e fisioterapia.

Fisioterapia Para Paralisia De Bell

Antigamente, a cirurgia de descompressão era recomendada; no entanto, este procedimento pode levar à perda permanente da audição e ter outros efeitos colaterais irreversíveis.

Para doentes com sintomas duradouros, a cirurgia plástica para correção da lesão do nervo facial pode ser recomendada. (8)

Se o pestanejo não for possível, por causa da fraqueza ou da paralisia, você fica suscetível a abrasões da córnea e a lesões retinianas, o que pode afetar permanentemente a sua visão.

O médico pode prescrever lágrimas artificiais, óculos de proteção, uma pala e pomadas lubrificantes para proteger os seus olhos. Use esses produtos segundo as indicações e relate qualquer irritação, dor, corrimento ou vermelhidão no olho imediatamente.

13 tratamentos caseiros

Cuidados oculares

Se um dos seus olhos não fechar, é imperativo que você o proteja tal como o médico recomenda. Usar óculos de proteção durante o dia, uma pala durante a noite e gotas oculares hidratantes pode ajudar a prevenir lesões prolongadas. (9)

Calor húmido

Muitas pessoas acham que um pano quente pode ajudar a resolver a dor e o desconforto.

Para aliviar a tensão e promover um sono reparador, adicione um ou mais dos meus óleos essenciais favoritos para a ansiedade como a lavanda, as rosas, o ylang ylang e a camomila. Repita a compressa quente sempre que a dor reaparecer ou quando precisar de relaxar.

Massagem

Pergunte ao seu fisioterapeuta acerca de técnicas de massagem que você pode realizar em casa. Muitos pacientes consideram que a massagem suave da face pode aliviar os sintomas e o desconforto.

Além disso, peça uma referência para um terapeuta de massagens licenciado com experiência no tratamento da paralisia facial e marque uma sessão não só para a face mas para todo o corpo pois os benefícios da terapia com massagens incluem a redução da inflamação, o alívio do estresse e da ansiedade e a melhoria do funcionamento do sistema imunitário. (10, 11)

Acupuntura

De acordo com a Mayo Clinic, a acupuntura estimula os nervos e os músculos, providenciando alívio aos pacientes. (12)

Na verdade, muitos doentes sentem melhorias após um ou dois tratamentos. A chave é encontrar um praticante de acupuntura na sua área com experiência no tratamento da paralisia.

O que Procura?
15 Sintomas Físicos e Mentais de um Esgotamento Nervoso/Mental

Quanto mais cedo puder começar as sessões de acupuntura, melhor.

Vitamina B12

Associada ao crescimento nervoso e à redução da inflamação, a vitamina B12 pode ser mais eficaz que os esteroides prescritos pelo médico, de acordo com um pequeno estudo realizado em 1995.

Aos pacientes do estudo foram administradas injeções de vitamina B12 (metilcobalamina), de esteroides ou de vitamina B12 e esteroides.

A recuperação total foi significativamente mais rápida no grupo tratado com vitamina B12, com um tempo médio de recuperação de apenas duas semanas.

Para comparação, aqueles que tomaram apenas esteroides, demoraram aproximadamente 10 semanas a recuperar. (13)

Além de desfrutar de alimentos ricos em vitamina B12, tais como carne de vaca alimentada com pastagem e fígado de vaca, sardinhas, queijo fresco e ovos, adicionar um suplemento de vitamina B12 de alta qualidade pode ajudá-lo a recuperar.

No estudo, as injeções de vitamina B12 eram administradas diretamente nos nervos danificados. Fale com o seu médico acerca das injeções e se você é um candidato a esse tratamento.

Vitamina B6

Associada ao funcionamento saudável do sistema nervoso e à saúde ocular, assegurar-se de que está a consumir vitamina B6 suficiente é imperativo em qualquer plano de tratamento da paralisia de Bell.

Como a vitamina B6 é solúvel em água, a suplementação não é tipicamente recomendada; é muito melhor consumir alimentos ricos em vitamina B6, tais como o peito de peru criado no campo, a carne de vaca alimentada com pastagem, o melaço preto, as sementes de girassol, as sementes de sésamo e o grão-de-bico.

Zinco

Presente em todas as células do seu corpo, o zinco é um mineral-traço essencial que deve estar incluído em todos os planos de tratamento da paralisia.

Usado por milhares de anos para cicatrizar feridas, estimular a resposta do sistema imunitário e manter um funcionamento tiroideu saudável, é também um tratamento comprovado para os resfriados, certas doenças respiratórias e viroses. (14)

Adicionar alimentos ricos em zinco à sua dieta, tais como a carne de cordeiro, as sementes de abóbora, a carne de vaca alimentada com pastagem, o grão-de-bico, a castanha de caju e outros pode ajudá-lo a tratar mais rapidamente a infecção viral ou a condição subjacente que está a causar os seus sintomas.

Meditação e relaxamento

Alivie a tensão muscular e a dor crónica com meditação guiada, yoga, exercício regular e exercícios de respiração profunda.

Alguns estudos mostram que o stresse pode exacerbar os sintomas e há alguns relatos de que o stresse crónico pode levar a recaídas.

Compressa de óleo de rícino

Usadas durante milhares de anos para melhorar a circulação, prevenir o crescimento de bactérias, vírus e fungos e manter a função linfática, as compressas de óleo de rícino podem ajudar a estimular a cicatrização, através do reforço do fluxo sanguíneo para as áreas afetadas.

Aqueça gentilmente uma colher de sopa de óleo de rícino e massajei-o no seu rosto. Cubra com uma toalha de rosto quente e húmida e deixe assim durante 20-30 minutos.

Repita a compressa de óleo de rícino duas vezes ao dia, até que os sintomas sejam reduzidos.

Exercícios para a paralisia de Bell

Um fisioterapeuta pode fornecer-lhe exercícios faciais personalizados que conseguem melhorar o funcionamento do cérebro ao nervo.

Exercícios simples incluem enrugar o seu nariz, fazer um sorriso amplo, fazer uma cara feia, abrir a sua boca ao máximo, elevar as sobrancelhas, piscar e pestanejar os seus olhos.

Estes exercícios podem ajudar a promover a cicatrização. Realize-os um par de vezes por dia para obter melhores resultados.

O que Procura?
33 Alimentos que Ajudam a Aliviar Dores de Cabeça

Biofeedback

Usado durante décadas para tratar uma grande variedade de doenças e estados de saúde, incluindo o stresse, a insónia, a dor crónica e a tensão muscular, existem evidências que sustentam a terapia de biofeedback como um tratamento para a paralisia facial.

Os investigadores acreditam que a resposta eletromiográfica melhora o funcionamento motor dos músculos faciais, ajudando os pacientes a voltar ao normal. (15)

Encontre um terapeuta na sua área, procurando no diretório de praticantes do site da The Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback, Inc.’s.

Echinacea

Uma das ervas antivirais mais fortes disponível, a Echinacea fortalece a resposta do seu sistema imunitário, reduz a inflamação e combate as infeções virais, incluindo aquelas que estão comummente relacionadas com esta doença. (16)

Selecione um suplemento líquido de alta qualidade da Echinacea para uma melhor absorção.

O Serviço de Conservação de Recursos Naturais do USDA (United States Department of Agriculture) indica que, para o funcionamento do sistema imunitário, a dose adequada é de 10 miligramas por cada quilograma de peso corporal, durante um total de 10 dias. (17)

Use uma calculadora online para determinar a melhor dose para si.

Baga de sabugueiro

Outra excecional erva antiviral, a baga de sabugueiro, tem-se provado capaz de reduzir a duração dos resfriados, diminuir os sintomas da gripe, combater infecções sinusais e infecções respiratórias – todas as doenças que estão relacionadas com sintomas comuns. (18, 19, 20)

Existe uma grande variedade de produtos da baga de sabugueiro, incluindo chás, xaropes, pomadas, pastilhas e comprimidos.

A baga de sabugueiro é considerada segura.

Contudo, não deve ser utilizada por indivíduos que estão a tomar laxantes, TheoDur, alguns medicamentos antidiabéticos, diuréticos, fármacos imunossupressores incluindo a prednisolona, e por aqueles que estejam a realizar quimioterapia.

Cuidados

Paralisia De Bell Em Crianças

A maioria dos casos de paralisia de Bell são ligeiros e os sintomas desaparecem dentro de um ou dois meses. No entanto, é possível que aconteçam complicações potencialmente graves.

Nos casos mais severos, a paralisia total da área afetada pode continuar, causando um dano irreversível no nervo facial.

Em algumas pessoas, contrações involuntárias dos músculos podem ocorrer e não desaparecerem. Além disso, a cegueira completa ou parcial do olho do lado afetado pode acontecer. (21)

Para além da paralisia de Bell, a fraqueza ou paralisia faciais podem ocorrer na doença de Lyme, em doenças genéticas, em tumores cerebrais, no AVC, em infecções do ouvido e em traumas físicos, tornando imperativo que procure cuidados médicos, no início dos sintomas.

Pensamentos finais

  • A paralisia do nervo facial (nervo craniano VII) afeta um lado do rosto, causando fraqueza e/ou paralisia.
  • Na maioria dos doentes, os sintomas desaparecem dentro de 1 ou 2 meses; só raros casos são permanentes.
  • O que causa a paralisia é uma infecção viral como o herpes simplex, o Epstein-Barr, a rubéola e outras semelhantes.
  • As mulheres grávidas têm maior probabilidade de serem diagnosticadas, especialmente durante o terceiro trimestre.
  • Não é uma doença infecciosa, apesar da infecção viral subjacente poder ser.
  • Fortalecer a resposta do sistema imunitário com ervas antivirais é essencial.
  • Um dos tratamentos mais promissores é a acupuntura, uma vez que estimula a função nervosa.
  • As vitaminas B12 e B6 e o zinco estão todos relacionados com a rápida recuperação.
  • Proteger o olho, se você não conseguir pestanejar, é uma das coisas mais importantes durante a recuperação, para prevenir danos oculares permanentes.
  • Uma vez que os sintomas são muito semelhantes a vários sintomas do AVC, é imperativo procurar por ajuda médica, no início dos sintomas.
loading...

10. Agosto 2017 by Rui

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *