Pele de Galinha

A pele de galinha, pele arrepiada ou tambem conhecida pelo termo médico cutis anserina afecta a maioria das mulheres, em especial nas pernas, mais propriamente nas zonas onde as pernas exercem pressão quando cruzadas. Saiba como acabar com a pele de galinha.

É especialmente no Inverno que a pele das pernas se torna particularmente seca. Os seus poros ficam mais fechados em consequência do frio, situações que dificultam o rompimento dos pêlos mais fracos e da penugem. Por outro lado, também o facto da pele das pernas se manter sob a pressão das collants contribui para que este fenómeno se agrave dando à pele a aparência de pele de galinha, semelhante à que tem quando temos frio.Desta forma, com a chegada do tempo quente, verifica-se que os pêlos formaram certas asperezas que, por vezes, se tornam avermelhadas, podendo mesmo inflamar.

Prevenção

Em primeiro lugar, há que ter durante todo o ano cuidados na hidratação da pele, mantendo-a o mais lisa e macia possível. Este efeito é conseguindo através da sua fricção diária no duche e do uso de hidratantes depois. Quando a pele é oleosa, forma-se na sua superfície uma acumulação do excesso de gordura que aí se deposita com as células mortas que também se vão acumulando na sua superfície. Para tornar a epiderme mais fina deve usar, antes do seu creme hidratante, uma loção corporal regeneradora à base de AHA (ácidos de frutos) ou de ácido glicólico.

Tratamento da pele de galinha

Para além dos cuidados preventivos, é necessário tomar outro tipo de cuidados para que a pele de galinha desapareça o mais rapidamente possível. São eles:

fricção com pedra pomes – esta deve ser cuidadosamente feita, já que a pedra-pomes pode ser irritante para a pele. Para que o faça sem problemas, é importante que primeiro ensaboe muito bem a pele e passe depois a pedra-pomes, muito suavemente, apenas nas zonas mais ásperas. Os movimentos devem ser rotativos e muito leves. É preferível fazê-los durante mais tempo com suavidade, do que rápida e energicamente;

luvas de sisal, crina ou mesmo uma luva turca – conduzem a excelentes resultados, se tiver aplicado previamente sobre a pele um exfoliante corporal. Molhe primeiro a pele das pernas; espalhe o exfoliante corporal como se fosse um creme e massaje depois com a luva, insistindo sempre nas zonas mais ásperas e problemáticas;

não deve dispensar, sempre depois do banho ou duche, a aplicação de um creme nutritivo para amaciar a pele convenientemente.

Foto de pele de galinha:

 
Em: Dermatologia, Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *