Pele oleosa

Saiba tudo sobre a pele oleosa e descubra porque é que as borbulhas não devem ser espremidas.

Como saber se a minha pele é oleosa?

A pele oleosa reconhece-se se, após cerca de uma a duas horas de a ter limpo e tratado, ficar com as pontas dos dedos lustrosos depois de os passar sobre ela. Tem uma aparência lustrosa devido ao excesso de secreção sebácea, pelo que agarra mal a maquiagem e, apesar de ser mais comum nas peles morenas, também pode acontecer em peles claras.

Como se apresenta a epiderme?

Esta é geralmente mais espessa do que o normal e apresenta bastantes poros dilatados, em especial nas zonas onde a secreção sebácea é maior. Por este motivo e porque os poros são por vezes bastante dilatados, pode apresentar também pontos negros, bem como pode ainda ser acompanhada de algumas borbulhas.

Como se formam os pontos negros?

Sabendo que a gordura ou sebo deve ser excretado pelos canais pilo-sebáceos, também conhecidos por poros, acontece que quando essa produção é excessiva acaba por fazer a obstrução desses canais como se fossem rolhões e aí acabam por permanecer. A sua coloração escura não significa sujidade, mas sim que a zona de gordura que fica em contacto com o ar se oxida; daí que fique com uma aparência escura.

Limpar a pele em casa retira os pontos negros?

À partida não. Limpar a pele com um produto de limpeza específico ajuda a diminuir o risco de acumulação da gordura ou sebo nos poros; não obstante, por vezes, os pontos negros acabam mesmo por se formar. Quando acontecem, os pontos negros devem ser retirados correctamente através de manobras especiais.

O que Procura?
Parar de Fumar é Bom para a Pele

Como se retiram os pontos negros?

Antes de mais nada, essa tarefa deve ser da competência de uma profissional de estética para que lhe garanta uma limpeza profunda dos poros sem deixar qualquer marca sobra a pele. Para isso, a pele deve ser submetida a um vapor enriquecido de ozono para que se facilite a extracção dos pontos negros.

Em seguida, e com as pontas dos dedos protegidas com um lenço de papel dobrado em quatro, pressiona-se a região que circunda a abertura de cada poro no sentido para fora e de baixo para cima, de modo a que o ponto negro saia do canal.

RECOMENDADO » 4 Remédios caseiros para eliminar Borbulhas em peles oleosas

Deve haver algum cuidado especial depois da extracção dos pontos negros?

Sim, no que diz respeito à boa assepsia da pele, com uma loção desinfectante e seguida da aplicação de um tónico adstringente cuja finalidade é a de cerrar os poros novamente.

O que se deve fazer para afinar a pele?

Pode recorrer a duas soluções: exfoliação semanal ou duas vezes por semana ou aplicar, simplesmente, um creme ou gel especial para peles oleosas que sejam à base de ácidos de frutos ou outros.

Como se faz uma exfoliação e em que momento?

Depois de ter a pele limpa com o produto de limpeza e tonificada, espalhe o exfoliante pelo rosto como se fosse um creme. Em seguida, massaje suavemente com as pontas dos dedos ou mesmo com uma escovinha própria para o efeito, insistindo nas zonas onde os poros são mais dilatados. Depois lave o rosto com água abundante para retirar o exfoliante ou passe sobre a pele duas esponjas de rosto previamente humedecidas. A seguir passe novamente o tónico com um pedaço de algodão e aplique o creme de tratamento.

O que são pontos brancos?

Tal como aparecem os pontos negros, mais facilmente aparecem também os pontos brancos numa pele oleosa; tratam-se de pequeníssimos microquistos de substância cerosa que se situam imediatamente abaixo da pele e que tecnicamente se designam por «millium»; por esse motivo não podem ser extraídos como se fossem pontos negros, uma vez que não têm canal aberto de drenagem. Para serem retirados, deve abrir-se um canal com a ajuda de uma agulha devidamente esterilizada e só depois se procede à sua extracção.

O que Procura?
Shampoo Natural de Coco e Lavanda

Podem espremer-se as borbulhas?

As borbulhas nunca devem ser espremidas, mas sim tratadas de tal forma que sequem ou sejam reabsorvidas pelo organismo; caso contrário, podem atingir a derme no acto da pressão que se faz para as espremer e, nesse caso, infectam e irão deixar uma marca na pele.

Pele sem oleosidade

A sua pele é oleosa? E sabia que a fórmula para a sua beleza pode estar bem perto de si… na sua despensa? Experimente esta receita. Julga que a sua pele é oleosa? Antes de a começar a cuidar como tal, faça este pequeno teste e tenha a certeza:

  1. limpe cuidadosamente o rosto;
  2. para a secar não faça pressão com a toalha, deixe-a secar praticamente ao ar;
  3. passadas duas horas, passe um lenço de papel pelo rosto fazendo alguma pressão.
  4. Se o lenço ficar como que untado, apresentado algum brilho, a pele é sem dúvida oleosa.

Características da pele oleosa

  1. Tem muito brilho.
  2. É elástica.
  3. Os poros são abertos.
  4. Pode parecer grosseira e amarelada.
  5. Cuidados – precisa de ser muito bem limpa, mas com cuidado para que não se estimule ainda mais as glândulas sebáceas.

Máscara de limpeza facial

Ingredientes:

  1. 1 iogurte natural sem açúcar
  2. Uma clara de ovo batida
  3. Uma colher de sopa de semente de erva-doce
  4. Folhas frescas de hortelã

Procedimento:

  1. Misture as claras com o iogurte até ficar uma mistura homogénea.
  2. Acrescente à mistura as sementes de erva-doce.
  3. Aplique a máscara no rosto e por cima coloque as folhas de hortelã.
  4. Deixe repousar durante 20 minutos.
  5. Retire a máscara com água tépida.
  6. Aplique um creme hidratante específico para peles oleosas.

Leite de limpeza de funcho

  1. Meia chávena de leite coalhado
  2. Duas colheres de sopa de sementes de funcho esmagadas
  3. Numa panela, aqueça o leite e as sementes em lume brando durante meia hora.

Deixe repousar durante 2 horas. Coe, engarrafe e guarde no frigorífico durante uma semana.

Continuação » 25 Remédios Caseiros para pele oleosa

loading...

06. Maio 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *