Pernas – Derrames, varizes, inchaço, celulite e sensação de pernas pesadas

Derrames, varizes, inchaço e cansaço atacam as pernas, tornando-as fonte de desconforto e mal-estar. Evite-os!

Os diversos problemas que podem surgir ao nível dos membros inferiores só conseguem ser resolvidos com tratamentos médicos. No entanto, se conhecermos um pouco sobre as suas causas poderá fazer por evitar todos os comportamentos que favorecem o seu aparecimento. Para além do grande mal-estar que os transtornos das pernas provocam, é também importante salientar que, a maior parte deles, afectam grandemente a sua beleza.

Problemas circulatórios

Uma deficiente circulação sanguínea e linfática são, entre todas as causas possíveis, aquelas que mais contribuem para o aparecimento de problemas nas pernas. A dificuldade da circulação de retorno (aquela que se faz no sentido de baixo para cima) faz com que as pernas comecem por apresentar sinais de esforço dos seus vasos sanguíneos, bem a evidência dos capilares mais superficiais. Mesmo os problemas circulatórios que passam quase despercebidos ao nível do mal-estar acabam por se manifestar com sinais que nada abonam a favor da boa aparência das pernas.

Principais transtornos:

Derrames – são os problemas circulatórios mais frequentes e manifestam-se com redes mais ou menos extensas e densas de pequenos vasos de superfície que, ao rebentarem pela vasodilatação a que são sujeitos, se podem tornar visíveis. A sua tonalidade pode ser avermelhada, arroxeada ou azulada.

Varizes - referem-se às veias dilatadas que podem ver-se facilmente sob a pele, sob a forma de cordões vasculares em relevo mais ou menos intenso. Para além das varizes «externas», podem ainda surgir aquelas que, tendo as mesmas características, permanecem a um nível mais profundo, as varizes «internas».

Edema (inchaço) – este surge como consequência de uma má drenagem do sangue ou com origem no sistema linfático, cuja circulação é, tal como acontece com a circulação sanguínea, lenta e deficiente. Com esta drenagem deficiente, os líquidos tendem a ficar retidos e originando o edema, com particular incidência para os tornozelos e zona inferior das pernas e pés.

Sensação de peso e cansaço – extremamente desagradável, a sensação de peso e cansaço nas pernas deve-se à presença dos três problemas referidos anteriormente (derrames, varizes e edemas) pela compressão a que estão sujeitos os tecidos, seja os vasos sanguíneos pelo efeito do edema ou vice-versa.

Celulite – apesar de existirem várias causas para a sua presença, a má circulação sanguínea e linfática são as suas principais causas.

Factores responsáveis

Resultado dos hábitos que se foram adquirindo na vida moderna, os problemas ou transtornos nos membros inferiores tornaram-se mais comuns. Cada vez caminhamos menos e as obrigações profissionais exigem a permanência do corpo durante muitas horas na mesma posição (muitas horas em pé ou muitas horas sentado). Todas estas alterações no estilo de vida tornam a circulação das pernas mais deficiente. Assim, o sedentarismo é apontado como o principal factor para uma circulação deficiente, situação esta que tende a agravar-se com o tempo. A solução passa por fazer um esforço para que seja alterada através da aquisição de novos hábitos como, por exemplo, dedicar algum tempo por dia para a prática de exercício físico. Também o uso de cintas elásticas, bem como de calças demasiado justas contribui para o retardamento da circulação sanguínea. Desta forma, aconselha-se a utilização de um vestuário leve e confortável, especialmente se já manifesta alguma tendência para problemas circulatórios.

Em: Outros Temas | 1 comentário

One Comment

  1. tenho as pernas cheias de pequenos vasos roxos que se vao notando cada vez mais. ouvi falar que se podem tirar com picadelas de agulhas . podem me dizer se ha soluçao ou como fazer

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *