Picada de Aranha: 23 Remédios Caseiros Comprovados e Seus Sintomas - Fotos Antes e Depois

Picada de Aranha: 23 Remédios Caseiros Comprovados e Seus Sintomas

Na maioria dos casos, a picada de aranha pode ser tratada em casa, utilizando ingredientes naturais e seguros.

Assim que a área mordida tiver sido limpa com água e sabão, aplique um dos remédios disponíveis abaixo.

Aranha Hobo (Tegenaria Agrestis)Algumas pessoas encontram alívio imediato neste tipo de picadas, através da aplicação de remédios caseiros como o sal, bicarbonato de sódio, carvão ativado, gel de aloe vera, cascas de batata, óleo essencial de hortelã-pimenta e até mesmo suco de limão.

Certifique-se de elevar a área picada para impedir que o veneno se espalhe pelo corpo.

Talvez um dia, enquanto estiver no jardim ou limpando os cantos do sótão, você perceba uma marca vermelha e inchada em seu braço.

Ao contrário dos mosquitos que se alimentam dos seres humanos, as aranhas normalmente só mordem os humanos como um mecanismo de defesa, quando se sentem ameaçadas ou presas.

Por vezes, a picada de aranha causa dor instantânea, mas em casos mais raros pode levar horas para perceber que algo anormal seja percebido.

Esta picada emite uma dor localizada, aguda, e que aumenta gradualmente durante o dia. Este sintoma é normalmente acompanhado de suor, coceira, náusea e calafrios.

Se tiver sido mordido por uma aranha, precisa identificar a sua espécie. Memorize o tamanho, a cor, ou qualquer padrão específico, pois pode ser altamente relevante para o tratamento.

Se possível, tente capturar a aranha para que o médico possa identificar a sua espécie.

Fatores de Risco da picada de aranha, causas

O risco de se ser mordido por um tipo específico de aranha venenosa varia dependendo do estado em que se vive.

Por exemplo, que vive na faixa litorânea acima do Rio de Janeiro está mais propenso a entrar em contato com uma viúva negra.

É preciso perceber que, até mesmo as aranhas conhecidas pela sua picada mais venenosa, “elas não saem por aí mordendo as pessoas”.

As aranhas têm veneno para matar as suas presas. Quando uma aranha pica um humano e injeta o seu veneno, é geralmente porque este perturbou o seu espaço ou de alguma forma se sentiu ameaçada.

Se procura formas de evitar as aranhas, então tenha um cuidado extra em barracões, garagens, pilhas de madeira e com recepientes vazios (como os usados em jardinagem).

Ao ar livre, é mais provável encontrá-las dentro de tocos ou cepos de árvores ou debaixo de rochas.

As áreas interiores,  notórias por “esconder” aranhas incluem, lugares que tendem a ser intocados ou de difícil alcance. Por exemplo, atrás de armários e estantes, caves e sótãos, ou em armários da cozinha que raramente têm uso. (1)

Sintomas da Picada

Os sintomas indesejados provocados pela picada deste terrível bichinho são causados especificamente pelo veneno injetado.

No entanto, a gravidade dos sintomas vai depender do tipo exato de aranha que lhe mordeu, da quantidade de veneno injetado, e do quão sensível é o seu corpo ao veneno.

Qual o aspecto deste tipo de picada? Tal como a picada de insetos, a mordida de aranha causa um ligeiro inchaço, avermelhado e inflamado.

Sintomas Gerais: (2)

  • Inflamação
  • Vermelhidão
  • Dor ligeira
  • Coceira

A intensidade dos sintomas vai depender do tipo de aranha, da quantidade de veneno injetado e da reação individual do corpo a esse veneno.

Picada de Viúva Negra

Picada De Aranha Viúva NegraA aranha viúva negra é gorda e preta, com uma figura de ampulheta vermelha na parte inferior do abdómen. Os sintomas de mordida de viúva negra podem incluir: (3, 4)

  • Dor e queimação no local da picada que normalmente começa cerca de uma hora depois do evento ocorrer.
  • Dor localizada principalmente em torno da área afetada, mas pode espalhar-se para o peito, costas ou abdómen.
  • Cólicas abdominais ou rigidez tão intensa que pode ser confundida com apendicite ou um rompimento do apêndice.
  • Aumento da transpiração e produção de saliva.
  • Dor de cabeça
  • Hipertensão
  • Náuseas e vómitos
  • entorpecimento
  • inquietação

Picada de Aranha marrom

Picada De Aranha Marrom Reclusa, Espécie Loxosceles ReclusaA aranha marrom (reclusa marrom) tem seis olhos e suas costas em forma de violino. Os sintomas de mordida de uma aranha marrom, pode incluir: (5, 9)

  • Dor e coceira, que aumenta nas primeiras oito horas após ser mordido.
  • A mordida,  semelhante a um olho de boi com uma bolha central, escorre e cai, deixando uma pequena úlcera.
  • Febre
  • Arrepios
  • Dores no corpo
  • As mordidas podem curar sozinhas dentro de uma semana.
  • Por vezes, a pele localizada no centro da mordida fica com uma cor azul escuro/roxo, e transforma-se numa ferida aberta profunda que aumenta à medida que a pele ao redor morre. Esta úlcera normalmente pára de crescer em cerca de 10 dias após o evento, mas a cura completa pode levar alguns meses.
  • Morte de uma área considerável de pele (necrose da pele), resultando em úlceras profundas, e cicatrizes.
  • As crianças podem estar em risco de uma reacção alérgica ao veneno.

Picada de Aranha lobo

Picada De Aranha LoboAs aranhas-lobos (Lycosidae) são geralmente marrom, cinza, pretas ou bege, com manchas escuras. Têm dois olhos à frente que são muito maiores do que os seus outros seis olhos. Os sintomas da mordedura podem incluir: (6)

  • A mordida rasga a pele e causa dor, vermelhidão e inchaço.
  • Inchaço dos gânglios linfáticos
  • A cura pode demorar até 10 dias.
  • Em casos raros, a mordida pode causar danos nos tecidos.
O que Procura?
Chá para Hiperplasia de Próstata

Tratamento Medicamentoso

A maioria das picadas não necessita de intervenção médica e podem ser tratadas em casa.

O primeiro passo no tratamento em casa é lavar a picada com sabão e água.

O próximo passo é aplicar uma compressa fria sobre a área afetada.

Em seguida, as recomendações médicas incluem a administração de analgésicos como Tylenol ou Advil®, e anti-histamínicos orais como o Benadryl®.

Em vez do Benadryl®, alguns médicos recomendam outros anti-histamínicos como o Claritin, Zyrtec® ou Allegra®.

O tratamento médico pode também incluir a administração de comprimidos esteróides de prescrição e/ou cremes esteróides tópicos. Além disso, nos casos em que o local fica infectado, os antibióticos de prescrição também são uma opção. (7)

Na existência de uma picada mais grave, pode ser necessária a administração de uma injeção antiveneno ou um antiveneno por via intravenosa, como parte do tratamento. (8)

Benadryl (Difenidramina)

É mais fácil evitar que a inflamação ocorra, que reduzi-la, quando esta já está presente. O Benadryl, quando administrado de acordo com as instruções da embalagem pode ajudar a reduzir ou prevenir o inchaço exagerado.

Também pode ajudá-lo a dormir melhor, quando existe desconforto no local. Não use o medicamento Benadryl se for realizar uma longa viagem ou utilizar equipamentos pesados.

Tratamentos caseiros

Na maioria dos casos, os remédios caseiros serão suficientes para tratar o ferimento. Mas isso depende diretamente do tipo de aranha e da severidade dos sintomas.

Busque tratamento médico imediatamente se tiver sido picado por uma Aranha-marrom (aranha-violino ou aranha-marrom-reclusa, Espécie: Loxosceles reclusa), Aranha hobo (Espécie: Tegenaria agrestis), Viúva negra (aranha-preta, Espécie: Latrodectus), Tarântula (caranguejeira, Espécie: Theraphosidae) ou, Aranha errante brasileira (aranha-armadeira, aranha-bananeira, Espécie: Phoneutria phera).

Abaixo serão descritos alguns remédios que você pode usar para tratar as mordidas até mais dolorosas:

Gelo

A primeira coisa que necessita aplicar na picada é uma compressa de gelo. O gelo é um excelente medicamento para reduzir a inflamação e a dor, diminuindo a temperatura da ferida, o que promove um alívio instantâneo. (Fonte)

Como usar:

Coloque alguns cubos de gelo em um pano e coloque diretamente em contato com a ferida. Não mantenha o gelo na pele por mais de 10 minutos de cada vez.

Repita a aplicação várias vezes por dia, especialmente nas primeiras 24 horas.

Certifique-se de aplicar o gelo usando um pano, pois o contato direto pode causar queimaduras.

Sal

O sal é uma solução bem antiga para lidar com o veneno de aranha. As pesquisas dizem que água com sal é uma solução de limpeza mais poderosa que a água com sabão. As suas propriedades antissépticas podem ajudar no tratamento.

Como usar:

Adicione sal à água e mergulhe um pedaço de pano na solução. Cubra a área mordida com o pano e deixe atuar durante algumas horas.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um remédio maravilhoso para parar a coceira proveniente deste tipo de picadas. Além disso, os especialistas alegam que o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar o veneno, além de reduzir a dor e o latejar associados à mordida.

Como usar:

Uma forma de usar o bicarbonato é misturar partes iguais de sal e bicarbonato de sódio com água para formar uma pasta.

Aplique o resultado diretamente na área afetada. Lave após 5 minutos. Pode repetir o processo algumas vezes por dia para aliviar a dor e a coceira.

Aspirina (topicamente!)

Os anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) como a aspirina são uma recomendação comum para tratamento de picadas de aranha, mas em vez de tomar oralmente alguma dessas pílulas e arriscar os possíveis efeitos secundários dos anti-inflamatórios não-esteroides, opte por usá-la externamente.

Coloque um ou 2 comprimidos numa pequena quantidade de água para faça uma pasta.

De forma semelhante ao bicarbonato de sódio, pode aplicar a mistura diretamente na mordida.

Deixe atuar no local durante uma a duas horas, lave, e repita uma a duas vezes por dia até que os sintomas melhorem.

Os promotores deste remédio natural dizem que a aspirina ajuda a neutralizar o veneno e, claro, ajudar a diminuir a inflamação. (9)

Carvão ativado

Usar carvão ativado é outra maneira de tratar este inconveniente. Ele neutraliza o veneno, acelera a cura e reduz as toxinas lançadas pela aranha. (Fonte)

Além de ser uma opção largamente utilizada para tratar picadas de abelha, formigas de fogo e escorpiões, o carvão ativado também é especialmente benéfico no tratamento da picada de aranha-marrom.

Como usar:

Forme uma pasta de carvão ativado e água. Aplique o produto sobre a área afetada. Enrole uma faixa e deixe descansar por 4 horas. Repita o mesmo procedimento várias vezes por dia.

Elevar o membro afetado

A elevação do membro/local picado pode realmente ajudar a diminuir o inchaço. Portanto, se a picada está no braço ou na perna, você deve elevar esse membro. (Fonte)

A elevação pode ser especialmente útil quando se trata do tratamento de uma picada de uma Aranha-marrom ou Viúva negra.

Se foi mordido por alguma destas duas espécies, pode provavelmente necessitar de atenção médica no caso de se sentir mal. Mas parte do seu plano de tratamento em casa, pode incluir a elevação do membro, se o local afetado foi o braço ou a perna.

Turmérico

O turmérico (açafrão-da-terra, cúrcuma, açafrão-da-índia) é repleto de compostos que combatem toxinas. As suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas podem reduzir a dor, inchaço e vermelhidão causados pela mordida de aranha.

O que Procura?
Máscara Hidratante e Caseira para Aplicar Após o Sol

Como usar:

Misture turmérico em pó com óleo de oliva (azeite). Espalhe a pasta no local da mordida e deixe descansar durante uma hora, lavando com água morna na sequência. Repita o procedimento várias vezes por dia.

Aloe vera

Os poderes curativos da aloe vera não se limitam apenas à saúde da pele e cabelos. As suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas possuem um efeito refrescante na área afetada. (10)

Como usar:

Extraia o gel fresco de aloe vera, diretamente da planta, e espalhe uma generosa camada sobre a área da picada. Repita o procedimento tantas vezes quanto possível.

Batata

Várias pessoas que já foram picadas por aranhas sugerem que a batata pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor. Um estudo realizado descobriu que a casca de batata contêm compostos anti-inflamatórios.

Como usar:

Fatie uma batata, mantendo a casca intacta. Faça um cataplasma de batata! Esfregue gentilmente a fatia na área afetada, deixando a mesma sobre a pele, cobrindo com uma faixa.

Certifique-se de que a batata fique em contato direto, cobrindo toda a área da mordida. Troque dentro de poucas horas. (Fonte)

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Oleo Essencial De Hortela Pimenta

Se for mordido por algum destes bichinhos, o óleo de hortelã-pimenta pode ajudar. Este óleo auxilia na redução do inchaço e coceira devido às suas propriedades anti-inflamatórias. É especialmente benéfico contra picadas de viúva negra.

Como usar:

Misture algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta com óleo de oliva (azeite). Aplique o resultado na área afetada. Lave após 20 minutos, repetindo o processo várias vezes ao dia.

Não coçar

Não coce o local afetado. Pode parecer simples demais para estar na nossa lista de remédios. No entanto, ignorar este fato só piora a situação. Só vai aumentar a irritação e o inchaço.

Além disso, arranhar o local, só aumenta o risco de infecção. Portanto, resista ao impulso “quase irresistível” de coçar a ferida para esta curar mais rápido.

Óleo de lavanda

O óleo essencial de lavanda (alfazema) é a escolha perfeita para picadas de insetos. Ele ajuda a acalmar a inflamação e vermelhidão provocadas e acelerar a cura.

Basta combinar apenas algumas gotas de óleo de lavanda com óleo de coco e aplicar a solução diretamente sobre a picada.

Também pode aplicar o óleo de lavanda não diluído (apenas uma gota ou duis) se preferir.

Óleo de orégano

O óleo de orégano também é uma excelente opção, mas deve ser diluído num óleo carreador quando se pretende usar sobre a pele. Adicione uma gota de óleo de orégano a um pequena quantidade de óleo de coco ou a pomada de cicatrização, e aplique na mordida.

Tanchagem

Se tiver a plantinha tanchagem (Plantago major) crescendo nas proximidades, esmague uma folha com o dedo e aplique sobre o local. Cubra com uma ligadura. Mude a cada poucas horas. A tanchagem é uma planta maravilhosa para aliviar a dor.

Echinacea

A tintura de Equinácea pode ser usada internamente e externamente para curar a ferida. Adicione algumas gotas de tintura da planta no local afetado várias vezes ao dia e tome a tintura com um pouco de água internamente de acordo com as instruções fornecidas na embalagem.

Limão

O suco de limão é um ótimo adstringente. O conteúdo ácido presente no limão ajuda a neutralizar o veneno e limpar as toxinas. Um estudo realizado descobriu que o extrato de suco de limão é anti-inflamatório de grande valor terapêutico.

Como usar:

Limpe a ferida com o suco de limão, passando uma camada de gel de aloe vera em seguida. Para reduzir o inchaço e a dor necessita realizar o procedimento várias vezes por dia.

Iodo

O iodo é um anti-séptico que pode ser aplicado no local, uma vez que ajuda a prevenir a infecção.

Sal de Epsom

Nos casos em que a picada produz uma reacção negativa significativa, podem ser realizados banhos com sais de Epsom, para extrair o veneno e trazer alívio à inflamação. Adicione 1 copo e meio de sal de Epsom a um banho quente, 1 a 3 vezes ao dia.

Vitamina C

A suplementação com vitamina C apoia o sistema imunológico e ajuda a pele a curar mais rápido. O ascorbato de sódio é a forma ideal de vitamina C para este caso.

Uma vez que o nosso corpo utiliza a vitamina C rapidamente, ela deve ser tomada 3-4 vezes ao dia. Tome até 1.000 mg de cada vez. Se começar a ter fezes soltas, reduza a quantidade até se sentir confortável.

Hamamélis

Extrato Liquido De Hamamelis Virginiana

Hamamélis é uma planta conhecida pelas suas propriedades curativas na pele, adstringentes e antioxidantes. (Fonte)

Para todos os tipos de picadas, incluindo de aranhas, o poder adstringente e calmante da hamamélis torna-a um tratamento incrível para este tipo de situações.

Aplique o extrato de hamamélis líquido no local afetado algumas vezes por dia para reduzir a comichão, vermelhidão e inflamação.

Mel

O mel é um curandeiro maravilhoso, especialmente se o conseguir-mos adquirir orgânico ou cru! O mel é particularmente útil quando existe uma ferida aberta relacionada com este evento. Aplique o mel na ferida várias vezes por dia. O ingrediente também pode ser tomado internamente para ajudar o corpo a se curar-se de dentro para fora.

Cataplasma de Chá

Outro alternativa simples é usar um saco de chá como cataplasma. O chá preto, chá verde ou até mesmo alguns chás de ervas (como a camomila ou as folhas de framboesa vermelha) vão funcionar muito bem no tratamento da infecção.

Umedeça simplesmente um saco de chá em água quente e aplique sobre o local. Também pode anexá-lo ao locar com o uso de uma compressa. Mude o saquinho à medida que ele seca ou a cada 2 horas.

Creme Caseiro Anti-Coceira

Creme Caseiro Anti Coceira

Também pode optar por fazer um creme caseiro, que inclui hamamélis, bem como bicarbonato de sódio, argila bentonita, mel, vinagre de maçã entre outros ingredientes naturais, maravilhosos para reduzir a coceira na pele, inflamação, inchaço, vermelhidão e até mesmo a dor.

O que Procura?
Infusões de Alho e Limão para Queimar Gordura da Barriga

Ingredientes necessários:

  • 2 colheres de sopa de manteiga de karité
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de calêndula seca
  • 1 colher de sopa de mel ou 1 ou 2 pastilhas de cera de abelha orgânica
  • 1 colher e meia de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres e meia de sopa de argila de bentonita
  • 1 colher de chá de hamamélis
  • 1 colher de sopa de vinagre de cidra da maçã
  • 10 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta
  • 5 gotas de óleo essencial da árvore do chá
  • 5 gotas de óleo essencial de camomila

Depois de obter todos os ingredientes necessários para fazer o seu próprio creme anti-coceira, use um recipiente para derreter o óleo de coco e a manteiga de karité em lume brando.

Em seguida, adicione a calêndula seca. Coloque uma tampa no recipiente de forma a infundir a calendula por cerca de 20 minutos.

O óleo de coco tem incríveis propriedades antibacterianas, proporcionando hidratação na pele irritada.

A manteiga de karité é única pelas suas capacidades em reparar a pele devido ao seu conteúdo rico altissímo em nutrientes e vitamina E.

A calêndula é uma erva fenomenal que ajuda a acelerar a recuperação de feridas e pele irritada, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio para a área infectada.

Agora é hora de separar as ervas do óleo. Para isso basta usar uma peneira de malha fina, como uma gaze, e retirar a calêndula.

Em seguida, limpe o recipiente para que possa usá-lo novamente, colocando o óleo infundido de volta a ele.

Novamente, mantenha o lume baixo/médio, e adicione o mel ou a cera de abelha à mistura.

O mel e a cera das abelhas, ambos ajudam a inibir o crescimento de bactérias. Mexa até ficar bem misturado.

Retire do fogo e adicione o bicarbonato de sódio, a argila bentonita, a hamamélis e o vinagre de maçã à mistura.

Continue mexendo. À medida que vai agitando vai começar a formar-se uma espécie de lama.

Estes quatro ingredientes são importantes porque ajudam a tirar as impurezas.

A argila de bentonita beneficia o nosso corpo por ajudar a expulsar muitas destas toxinas (assim como parte de um desintoxicação de metais pesados), ajudando ainda a aumentar a imunidade e reduzir a inflamação. (11

O vinagre de maçã contém minerais, como o potássio, que podem ajudar a reduzir o inchaço e inflamação causada pela irritação da pele.

A grande notícia é que o vinagre de cidra da maçã, juntamente com estes outros ingredientes, ajuda a extrair o veneno da pele mais rapidamente.

Agora adicione o óleo de hortelã-pimenta, árvore do chá e camomila. Misture bem.

A hortelã-pimenta proporciona uma sensação refrescante e ajuda a parar a coceira de forma rápida devido ao alívio da dor que proporciona.

E não só, é um anti-séptico e um anti-inflamatório, e é ótimo para retirar os venenos existentes na pele.

O óleo da árvore do chá também é um anti-séptico, além de ser um antifúngico e antibacteriano que ajuda a curar erupções cutâneas associadas com a coceira na pele.

Não vamos esquecer a incrível camomila! A Camomila não serve apenas para um chá calmante ao fim de um dia desgastante.

Ela também funciona como calmante para a comichão, e uma ótima solução para acrescentar a esta receita.

Deixe a mistura arrefecer durante alguns segundos, e em seguida, coloque o creme num frasco hermético bem fechado.

À medida que continua a arrefecer, o creme irá solidificar e tornar-se uma loção maravilhosa.

Para usar, basta espalhar o creme sobre a área afetada 2 a 3 vezes ao dia.

Uma nota importante. O Bicarbonato de sódio pode causar irritação e dor em feridas abertas. Desta forma, deve ser evitado o uso em feridas abertas.

Precauções

Não é comum se morrer de uma picada de aranha ou ter uma reação muito grave. Os piores cenários normalmente ocorrem nas pessoas e crianças, ou muito doentes ou idosos. (12)

A ajuda médica imediata é necessária se alguma das seguintes situações ocorrer: (13)

  • A área mordida piora ou se espalha após a aplicação dos primeiros socorros básicos.
  • A pessoa que foi mordida tem dificuldade em respirar.
  • A pessoa que foi picada tem dor severa, cólicas abdominais ou uma úlcera crescente no local afetado.
  • Quando o individuo não tem a certeza se era ou não uma aranha venenosa.

É pouco improvável, mas possível, o individuo experimentar uma reação alérgica chamada de choque anafilático (anafilaxia) após este tipo de situações.

O choque anafilático pode ser fatal. Marque o 112 (Portugal) ou 192 (Brasil) se a vítima afetada apresentar algum dos seguintes sinais de choque anafilático: (14)

  • Perda de consciência
  • Problemas respiratórios
  • Rápido inchaço dos lábios, garganta, língua ou área dos olhos
  • Rouquidão ou pieira
  • Coceira severa, cãibras, e/ou dormência
  • Desorientação
  • Tonturas
  • Urticária ou erupção cutânea avermelhada
  • Dores de estômago

O que fazer imediatamente após a picada:

– Limpar a área com água e sabão ou álcool. Isso deve ajudar a remover qualquer bactéria e veneno presentes na superfície da pele.

– Eleve a área afetada e enrole uma bandagem. Esta técnica reduz o inchaço e a taxa de propagação do veneno.

– Se não conseguir identificar a aranha, vá diretamente ao médico.

– Uma vez que perceba melhorias significativas, pode começar a aplicar mel sobre a área afetada para reduzir o aparecimento de cicatrizes.

Os remédios caseiros mencionados acima podem ser realizados durante 10 a 16 dias. No entanto, se tiver sintomas graves, como dificuldade em respirar, cólicas abdominais, dores forte se etc, procure um médico imediatamente.

loading...

27. Junho 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *