Pielonefrite

Pielonefrite – O que é, Sintomas e Tratamento

A pielonefrite não é mais do que uma infecção do rim. Costuma ser mais habitual nas mulheres do que nos homens e a sua origem pode ser uma infecção que ascende pelas vias urinárias até ao rim – uma cistite que se complica por exemplo. Isto deve-se ao mau funcionamento de uma válvula que temos nessa zona responsável por impedir que os germens subam através dos ureteres. A pielonefrite também pode ser causada pela presença de um cálculo renal.

SINTOMAS DE PIELONEFRITE
Há uma série de sintomas que evidenciam a presença de pielonefrite, como febre elevada com calafrios, dor na zona do rim, urina turva e síndroma miccional – ardor, urgência e micção escassa mas muito frequente. É necessário tratar esta infecção, para evitar que uma pielonefrite derive numa insuficiência renal, doença de bastante maior gravidade. Para isso, é importante curá-la imediatamente, de forma que deixe as sequelas minimas no rim.

TRATAMENTO DA PIELONEFRITE
A pielonefrite trata-se com antibióticos administrados por via intravenosa, para assegurar que chegam ao rim através da corrente sanguínea; ou mediante fármacos modernos, que tem uma excelente biodisponibilidade.

ESPECIAL PRECAUÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ
Se normalmente a cistite não é uma afecção a que se dê demasiada importância, há que mudar de atitude durante a gravidez. Uma mulher grávida com cistite tem 50% de probabilidades de a infecção evoluir para pielonefrite.

10. Maio 2010 by admin
Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *