Problemas de Visão

Você sofre de problemas de visão? Tem falta de vista? O que são erros de refracção?

Para que os nossos olhos possam ver, os raios de luz têm que ser desviados ou refractados para se poderem focar na retina, uma camada nervosa especializada que cobre a parte de trás do olho. É a córnea e o cristalino que refractam os raios de luz. A retina recebe uma imagem formada por estes raios de luz e envia-a para o cérebro, através do nervo óptico. Um erro de refracção significa que a forma do seu olho não consegue refractar a luz de uma forma correcta, e por isso a imagem que vê é desfocada. Há que salientar que os erros de refracção são defeitos do olho e não doenças.

Diferentes tipos de erros de refracção

Miopia ( vejo mal ao longe)
Um olho miope é mais comprido que um olho normal e por isso os raios de luz são focados antes de chegarem á retina, ou seja, à frente desta.Os objectos próximos aparecem focados mas os objectos distantes já aparecem desfocados, porque estes ultimos, são focados à frente da retina e não nela, como seria normal.

A Miopia é hereditária e é frequentemente diagnosticada nas crianças entre os 8 e 12 anos de idade. Durante a adolescência, quando o corpo cresce rapidamente, a miopia piora.Entre os 20 e 0s 40 anos, raramente se verificam alterações.

Se a miopia é moderada chama-se miopia baixa. A miopia grave é conhecida por miopia alta ou maligna.

Se estiver miopia alta, tem maior probabilidade de vir a sofrer um descolamento da retina, é pois importante que se submeta a um exame regular aos olhos (médico especialista) para que as alterações ao nivel da retina sejam detectadas. Se houver lesões na retina é necessário laser e se houver um descolamento é indespensável uma operação.

Hipermetropia ( vejo mal ao perto)

Um olho hipermetrope é mais curto que o normal. A luz especialmente de objectos próximos, tal como a página de um livro, não pode ser focada claramente na retina. Assim na hipermetropia o olho, sendo demasiado curto para que as imagens se foquem mais na retina, são vistas desfocadas.

A hipermetropia tal como a miopia há uma tendência hereditária. Crianças que são hipermetropes podem melhorar com a idade à medida que os olhos crescem e se tornam mais compridos.

Astigmatismo ( tenho a visão distorcida)

A córnea é o tecido transparente à frente do olho. Num olho normal a córnea é redonda e esférica com uma bola.

Quando há astigmatismo, a córnea curva-se mais numa direcção do que noutra tal como uma bola de râguebi. O astigamatismo distorce ou desfoca as imagens tanto dos objectos próximos como afastados como se estivessemos na casa dos espelhos curvos.

Pode haver astigmatismo em combinação com a miopia e hipermetropia

Presbiopia ( tenho a vista cansada)
Quando se é novo a lente que está no nosso olho (cristalino), é mole e flexivel, focando com facilidade os objectos ao longe e ao perto.

A partir dos 40 anos o cristalino torna-se mais rígido, não mudando facilmente de forma dificultando a visão de perto tal como ler. Isto é normal a partir de certa idade. Além da presbiopia também pode haver em combinação

Como são corrigidos os erros de refracção?

Òculos

Óculos são o método mais fácil de correcção dos erros de refracção. Também podem proteger os seus olhos da luz forte e dos raios ultra violetas (UV) com lentes especiais.

Bifocais, trifocais ou progressivas são usados para corrigir a presbiopia porque têm na parte de cima correcção para longe e a parte de baixo para ver ao perto. Nenhum exercicio ou medicação podem curar a presbiopia pelo que entre os 40 e 60 anos as lentes terão que ser mudadas periódicamente porque esta aumenta sempre com a idade.

Lentes de contacto

Há uma grande variedade de lentes de contacto que poderão ser adaptadas aos seus olhos e ao seu estilo de vida podendo discutir as várias opções com o seu oftalmologista. Já existem lentes de contacto multifocais para correcção da prebiopia bem como lentes cosméticas para mudar a cor dos olhos.

A cirurgia dos olhos (Cirurgia refractiva)

A queratotomia radiaria (RK), método russo-americano, é uma operação para melhorar a miopia mudando a curvatura da cornea central. O cirurgião faz incisões radiarias que depois de cicatrizadas aplainam a curvatura da cornea, corrigindo a miopia.

O laser Excimer esculpe a superficie da córnea criando uma curvatura que corrige a miopia (PRK). O laser Excimer pode ser aplicado na espessura da córnea retirando primeiro uma fina fatia que depois volta a ser recolocada (LASIK)

Estes métodos para a miopia moderada dão resultados similares e podem ter alguns efeitos secundários.

Qual o melhor método para corrigir os erros de refracção?

Não há métodos melhores. A correcção mais apropriada depende dos seus olhos e do seu estilo de vida. Só o seu oftalmologista poderá elucidá-lo sobre o melhor processo explicando os prós e os contras sendo o único capacitado para ao mesmo tempo fazer um exame compleo e despistar alguma doença grave subjacente.

07. Julho 2010 by admin
Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | 2 comentários

2 Comentários no Fórum

  1. Para prevenção da miopia, astigmatismo e outros erros de refração, recomenda-se fazer ginástica ocular. Para quem tiver vista cansada, por exemplo, existem métodos naturais, sem qualquer cirurgia, que podem ajudar a ver melhor e a relaxar os olhos. quiser saber mais sobre este assunto por favor visite o site http://www.visaonatural.org

  2. gostei de ler sobre este assunto, pois tenho duas filhas com problemas de visao e nao sei o que fazer pois onde moro nao tem muito recurso e gostaria de saber mais, pois nem eu nem o pai delas temos problemas de visao e o grau da minha filha de seis anos é alto ela tem mais de 5° de miopia, e a de 4 tambem esta me procupando ja esta usando oculos, sera que tenho que levar elas para outro estado buscar ajuda?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *