Programa de tratamento cirurgico da obesidade

Programa de tratamento cirurgico da obesidade para Combater o excesso de peso em Portugal

Diminuir o tempo de espera para consulta e cirurgia da obesidade grave e melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde relativamente às necessidades da população são alguns dos objectivos do Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade.

A Organização Mundial de Saúde reconheceu a obesidade como um dos novos desafios do século.

O Ministério da Saúde (MS) dá início ao Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade (PTCO) em 2010, com o objectivo de melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) face ao tempo de espera para consulta e cirurgia da obesidade grave.

Em 2008, estavam inscritos para uma cirurgia 2 142 utentes, sendo o tempo de espera médio de 14, 8 meses. Em 2009, o cenário não sofreu grandes alterações. O PTCO visa, segundo informação veiculada pelo Alto Comissariado da Saúde (ACS), “a identificação de todos os casos com indicação para cirurgia de obesidade” e “garantir uma prestação adequada de serviços e um acompanhamento dos resultados das cirurgias e das consultas multidisciplinares durante três anos”. Para alcançar estas premissas, o MS vai criar uma rede de Centros de Tratamento para a Obesidade que correspondem a unidades certificadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e identificar Centros de Elevada Diferenciação no tratamento cirúrgico da obesidade, que correspondem a unidades hospitalares com elevada diferenciação técnica. As medidas no âmbito do PTCO passam ainda pela “regulação, através do SIGIC”, segundo o ACS. No final deste processo, o tempo de espera tem de estar situado nos dois meses para uma consulta pré-operatória e nove meses para cirurgia.

Ler tambem sobre: Balão Intragástrico

O que Procura?
Aumento do apetite
loading...

24. Fevereiro 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *