Psoríase

A psoríase é uma doença hereditária, crónica e recorrente da pele, caracterizada pela presença de manchas avermelhadas e placas com descamação, em localizações típicas no corpo. A apresentação clínica é muito variada, podendo ir desde pequenas placas localizadas a envolvimento generalizado da pele.

Ler Também – Solução natural para psoríase e Coceira na Virilha

Quais são as causas da Psoríase?

A psoríase tem um carácter hereditário (poligénica) e os factores que desencadeiam o aparecimento das lesões na pele são vários: microtraumatismos repetidos da vida corrente (cotovelos, joelhos, nádegas), coçar a pele, infecções, “stress”, ingestão alcoólica, determinados medicamentos (corticóides, lítio, interferon, beta-bloqueantes).

Quais são os sintomas da Psoríase?

A psoríase manifesta-se por pápulas avermelhadas ou rosadas e placas arredondadas, bem delimitadas, sobre as quais se identificam escamas secas e esbranquiçadas, facilmente removidas ao coçar, deixando um ponteado hemorrágico. A distribuição no corpo é muito variável, sendo mais frequente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e pregas cutâneas (axilas, virilhas, umbigo e contorno perianal).

As áreas expostas, como a face, são habitualmente poupadas. As unhas também podem ser envolvidas. A comichão é frequente, sobretudo no couro cabeludo e região anogenital, e pode coexistir artrite (dor e inflamação articular).

Como se diagnostica a Psoríase?

O diagnóstico é clínico, pela observação e história de evolução das lesões da pele. Em casos duvidosos deve ser realizada a biopsia da pele. A psoríase de início súbito pode associar-se à infecção pelo vírus HIV, devendo ser pesquisado em indivíduos com comportamentos de risco. Cerca de 50% dos doentes têm o ácido úrico elevado, e o seu nível correlaciona-se com a extensão da doença.

Como se desenvolve a Psoríase?

A principal anomalia é uma alteração dos queratinócitos (produtores de queratina que constitui a camada mais superficial da pele), cuja semi-vida fica encurtada de 311 para 36 horas, com consequente hiper-produção de células epidérmicas (superficiais), acompanhada de inflamação da derme. As primeiras lesões costumam evoluir lentamente durante vários meses, mas o início também pode ser abrupto e rapidamente progressivo.

Tratamento da Psoríase

A terapêutica a instituir depende do tipo, localização e extensão da doença, tratamentos prévios e doenças associadas, sendo frequente a associação e «rotação» dos diferentes tratamentos. Podem ser usados análogos da vitamina D (óleos e cremes), corticóides para aplicação local, vaselina salicilada a 5% para remover as escamas, champôs de alcatrão ou cetoconazol; irradiação com ultravioleta B, combinação de metoxipsoralen com ultravioleta A, metotrexato ou ciclosporina, nas formas mais graves.

Como prevenir a Psoríase

Todos os tipos de psoríase podem ser induzidos em pele aparentemente normal por traumatismo persistente, incluindo esfregar ou coçar pequenas lesões existentes. Convém tranquilizar o doente, aconselhar vida higiénica, evitar o esgotamento físico e promover o necessário repouso nocturno.

Doenças comuns como diferenciar

As placas com escamas devem ser distinguidas da dermatite seborreica, eczema, candidíase (nas pregas), tinea corporis e micose fungóide.

Outras designações

Conforme as manifestações pode classificar-se como psoríase pustular ou não-pustular (psoríase vulgaris, eritrodermia psoriática).

Quando consultar o médico especialista

Todos os doentes com suspeita de psoríase devem ser observados, pelo menos uma vez, por um médico especialista de dermatologia, no sentido de estabelecer o diagnóstico e seleccionar a estratégia terapêutica mais adequada. A psoríase é uma doença crónica, recorrente e, por vezes, resistente aos tratamentos efectuados. É importante encorajar o doente e assegurar que a doença é tratável, de modo a obter a sua colaboração.

Pessoas mais predispostas para o desenvolvimento da Psoríase

Apresenta dois picos de incidência – o precoce, aos 22 anos, habitualmente associado a formas mais graves e história familiar positiva; o tardio, aos 55 anos. Tem igual incidência em ambos os sexos, e é muito menos frequente na África Ocidental, Japão, nos esquimós e nos índios do norte e sul da América.

Em: Dermatologia, Doenças da pele | 61 comentários

61 Comentários no Fórum

  1. por gentileza , gostaria do endereço ou email desse farmaceutico Tiago para esclarecer minhas duvidas sobre psoriase

  2. tenho psoriase nos cotovelos e joelhos. Fartei-me de usar pomadas , que resultam mas volta sempre a doença , com crostas e placas de mau aspecto. Há tempos um amigo deu-me um produto chamado PSORIAC que é um liquido acastanhado que não tem corticóides e em 4 dias fiquei limpinho , sem placas nenhumas e com a pele sedosa. Espectaular. O meu amigo disse-me que se encontra nas Farmácias e não é preciso receita mas já estou farto de procurar e está esgotado segundo me disseram.Alguém me pode dizer onde posso encontrar este produto? Agradecia.

    Obrigado

    João Carlos Moreira
    Lisboa

  3. Bom dia!

    Thiago farmacêutico, gostaria de ter acesso a pomada. Meu e-mail – deniserbsouza@yahoo.com.br. Tenho a psoríase que começa com bolhas secas nas mãos e pés descama fica muito fina com coceira,rachaduras que incomoda e não posso tirar cutículas.

  4. Tenho psoríase a 2 anos, nas mãos começa com bolhas secas que descama fica mão toda descamada. Faço uso do creme clob-x e neutrogena. Só que está custando melhorar. Gostaria de uma pomada ou creme que pudesse usar para melhorar.

  5. Sr. Thiago farmacêutico, gostaria de ter acesso a essa pomada. Pode me ajudar por favor?
    Meu e-mail naniprodutora@hotmail.com
    Muito obrigada

  6. gente eu tenho essa doença ja faz 18 anos, mas passando no medico ele mim passou um creme chamado proprionato de clobetasol eu uso 2 vezes ao dia, esse creme e muito bom ,tenho psoríase nas 2 canela rs, uso 2 tubo creme pra cicatrizar ,so que vcs sabe que com 1 ano depois voltou e que volta mesmo e triste gente ,mas estou usando de novoo …obrigada e boa sorte

  7. Sr thiago farmacêutico preciso de seu email para poder comprar sua pomada tenho psorise gutata e preciso controlar valeu desde ja agradeco

  8. BOA TARDE PESSOAL

    Eu tenho psoríase no couro cabeludo e uso uma pomada muito boa [TROK G]

  9. Meu nome nome nome e Amanda eu tenho esta doença desde os meus 7 anos de idade hoje eu já tenho 15 .E muito ruim saber q tenho essa doença…Mas graças a DEUS eu tenho uma MÃE ,uma família,e amigos que me dão apoio quando eu preciso.

  10. eu tenho psoríase a muito tempo ja perdi até as contas de quantos medicamentos tomei e até hoje sofro muito preconceitos o povo pergunta o que que é mas ja com nojo e medo de se aproximar de vc,e ainda tem a ousadia de teimar com vc, dizendo que é outro tipo de doenças. faço tratamento com a Dr.Ester Bastos no hospital universitário de João Pessoa-Pb.

  11. eu tenho psoríase a muito tempo ja perdi até as contas de quantos medicamentos tomei e até hoje sofro muito preconceitos o povo pergunta o que que é mas ja com nojo e medo de se aproximar de vc,e ainda tem a ousadia de teimar com vc, dizendo que é outro tipo de doenças.

  12. Antonio Carlos, minha mãe tem psoriase e agora após a morte do meu pai está tomando o corpo todo dela. Quero saber como faço para conseguir o contato desse farmaceutico, pois não sei mais o que faço, estou muito preocupada com ela, pq isso a deprime mais ainda. Obrigada!

  13. Por Favor Tiago Farmaceutico, minha mãe tem psoriase e agora após a morte do meu pai está tomando o corpo todo dela. Quero saber como faço para entrar em contato com vc. Obrigada!

  14. ola Thiago possuo essa doença a mais de 5 anos e ja tentei de tudo para amenizar te peço por favor como faço pra vc me passar a receitar quero voltar a ter uma vida normal e recuperar minha alto estima …,me ajude por favor ..estarei lhe aguardando uma abraço e fica com deus

  15. Eu tenho psoriase a 14 Amos e muito ruir mas nao tenho mas o que fazer e so ser Felix.

  16. Meu pai teve uma crise horrível achamos que ele não iria aguentar entrou em depressão seu corpo ficou cheio de feridas abertas que sangravam, ele chorava feito criança do cansaço pois com 82 anos o corpo demora a se recuperar. Ainda tem algumas feriadas nas costas e nádegas. Como eu faço para adquirir a pomada do Tiago Farmaceutico??

  17. Bom dia Pessoal
    Estou deixando sugestoes que estam curando pessoas com psoriase. Consulte na internet, um abraco a todos e deus os abencoe.

    Auto Hemoterapia
    Agua Magnetizada
    Cloreto de Magnesio PA

  18. oi tiago eu sou vilma pq minha irmã tem essa doença psiorese agente gostaria muito de falar com vc se tem como vc nos responder esse imail por favor precisamos muito da sua ajudar por favor responder

  19. Bom dia,

    Gostaria de saber como e onde comprar a pomada para psoriase.

    Desde já agradeço
    Eliane dos Santos Neves

  20. tenho psoriase deis dos 2 anos de idade oq aliviou foi uma pomada chamada cetobeta agora so tenho manchas nas pernas mas da pra levar a vida de boa sem aquelas feriadas podem comprar pq realmente resolve

  21. Atenção portadores de psoriase. No Recife procurar a Farmacia Globo, é uma famacia de manipulação, eles manipulam o creme de milho de Urubu e foi a única solução que encontrei para a minha psoriase.

  22. ME AJUDEM POIS SOFRO DESSA DOENÇA A ANOS SEI QUE NAO TEM CURA MAS JA ESTOU PERDENDO TODO MEU CABELO, TENHO NAS UNHAS , E TAMBEM NOS PES E NA VIRILIA SEI QUE NAO A CURA MAS POR FAVOR ME INDIQUE UM REMEDIO QUE ALIVIE UM POUCO…..

  23. olá,me chamo aline e tenho 15 anos sofro de psoríase a muito tempo mais só descobri a 1 ano to fazendo tratamento com uma dermatologista e ela disse que essa doença não tem cura ela tem tratamento e controle..
    Infelizmente as pessoas tem muito preconceito com os portadores dessa doença e eu tive que fazer franja pra esconder pq já não aguentava mais sofrer com as pessoas me olhando de lado e se afastando de mim por causa disso…
    Caso alguem queira conversar sofre o assunto é só me contactar pelo e-mail aline_poliana@hotmail.com.br!!!

  24. Eu também tenho psoríase. Consigo controlar muito bem o problema com o gel da marca Daivobet e Elocom. Pode saber mais sobre o tratamento neste link, http://ppsoriase.blogspot.pt/

  25. Tenho 67 anos e aos 55 anos comecei a ter indicios, até que aos 60 já tinha os cotuvelos e coiro cabeludo a escamar. Nos cotuvelos já fazia sangue de tanto cossar. Tratamento médico, pomadas, etc, nada resultou. Por volta de outubro 2010 tentei com xandala, pois estava em Angola, mas nada disto resultou. Um dia lembrei-me de uma frase que ouvi nos 80. Fiz a minha conjugação de ideias e comecei o meu próprio tratamento. Nada tinha a perder e com o desespero somos capaz de lhe pôr tudo. Ao fim de 4 meses já só fiquei com as manchas escuras, pernas, cotuvelos, cabeça, etc. Este meu tratamento, já o indiquei em 3 pessoas diferentes e resultou. Qualquer delas, assim como eu, nada se parecia com aquilo que vejo nas imagens publicadas. Contudo, gostava de comunicar-me com pessoa infectada nas zonas identicas às minhas. Queria fazer um teste, nada têm a perder e pior não fica.

  26. ja tenho psoriase a uns 10 anos e ja sofri muito com essas lesoes tive ate que mudar de profissão e estou precisando do endereco ou contato deste farmaceutico thiago por favor me ajudem

  27. Ola Thiago Farmaceutico eu gostaria de adquirir este creme para psoriase me de mais informações de como consigo.

    Att,

    Leonardo

  28. Ola Thiago Farmaceutico eu gostaria de adquirir este creme para psoriase me de mais informações de como consigo abraço

  29. Por favor quem tiver o endereço ou telefone do farmaceutico thiago passe para o endereço e-mail mnunesfera@yahoo.com.br

  30. Dr Thiago por favor me fale o que devo fazer para tratar dessa doença,pois estou a mais de tres anos com isso!!!

  31. eu estava com uns 3 anos so gastando dinheiro e nao sabia o que era mas quando resolvi ir ao dermatologista ele me disse que e psoriase estou usando uma pomada mas acho que nao tem tanta melhora THIAGO FARMACEUTICO POR FAVOR ENTRE EN CONTATO POIS EU TAMBEM QUERO SABER SOBRE VC OBRIGADA E TE AGUARDO

  32. Por favor preciso muito contatar com O FARMACEUTICO TIAGO,

    tirei o nome desta pessoa de um comentario do dia 05/06/2011,

    deste mesmo forum . Seria muito importante . Me apareceu

    PSORIASE, nos pes, e nas maos . .Estou desesperada pois tem me

    doído demais. Vou aguardar.maurete.azevedo@serpro.gov.br porto alegre rs

  33. Por favor preciso muito contatar com O FARMACEUTICO TIAGO,

    tirei o nome desta pessoa de um comentario do dia 05/06/2011,

    deste mesmo forum . Seria muito importante . Me apareceu

    PSORIASE, nos pes, e nas maos . .Estou desesperada pois tem me

    doído demais. Vou aguardar.

  34. Por favor, alguém pode me dizer o endereço ou telefone desse farmaceutico. Minha filha sofre com essa doença há 10 anos e gostaria de ve-la livre desse problema absurdo que tira a auto-estima de qualquer um. Desde já agradeço e aguardo uma resposta.

  35. Ola para tratar psoriase use todos os dias de manha e ao deitar creme ALIBUT . E o que uso. Boa sorte.
    Isabel

  36. OLA, MEU NOME É AIDA, ESTOU DESCOBRINDO QUE SOU PORTADORA DESSA DOENÇA, PSORISE, PRECISO DESCOBRIR A CURA O MAIS RAPIDO, FIZ UMA BIOPSIA A 3 DIAS ATRAS, ESTOU ESPERANDO O RESULTADO, SERA Q TEM CURA? NAO AQUENTO MAIS VER MEU CORPO TODO TOMADO DE MANCHAS, E EU COSO D+, E CHORO MUITO ESSA DOENÇA CAUSA COSEIRA???? PRECISO MUIO SABER SOBRE ESSA DOENÇA ANTES QUE MEU CORPO FIQUE MAIS MANCHADO, ME AJUDEM, POR FAVOR. OBRIGADO.

  37. boa tarde ,gostaria de saber com o antonio carlos qual o medicamento que o deixou curado,pois estou com meu pai hospitalizado devito a esta doença,quase que o perdi porque atingiu as celulas do corpo.e os medicos fozeram biopsia e estamos esperando resultado.deste ja agradeço

  38. como descobri a cura que muitos dizem não existir eu provo pois tive psoriase 20 anos e hoje estou curado e sem volta graças a um farmaceutico de sp quem quiser dou o endereço pois fui ajudado por uma pessoa em um site que fala sobre a doença e se me ajudaram eu tbm faço a minha parte e que deus nos ajude vc pode ter sua auto estima de volta …

  39. Por favor, me ajude a combater esta doença no meu couro cabeludo. Ja cansei de manipular shampoo, loção capilar, usar metade e ter que comprar outro.Ja fui em varios medicos e hoje fui em outro. por favor, me ajude obrigada.

  40. Gostaria e saber mais informações sobre a solução
    hidratante.como faço para compra-la

  41. Gostaria de mais informações sobre a solução hidratante e como posso adquiri-la.
    Obrigada,

    Suzana

  42. Olá tiago tudo bem?
    gostaria de saber como falar com você, já que você tem essa sua formula!
    minha mãe tem um sério problema com essa doença, que está se espalhando no corpo dela todo! já não tá dando mais para ter uma vida calma, a dela coça muito, queima, ás vezes sangra…e tem uma escama prateada! é muito estranho essa doença dela. mais e ai? tem ou não tem cura? tem alguma forma de falar com você?
    (to muito preoculpada com tudo isso) =(

  43. eu tenho psoriase desde os 18 anos, hoje tenho 47, já fiquei internado pela primeira vez tres meses nas clinicas quando tinha quase 18 antes, jamais pude ter uma vida normal, mas graças a deus eu me recuperei em doiS meses e ao final do terceiro mes ja não tinha mais nada, A minha pele se tornou saudavel mas alguns anos depois voltou novamente, fiquei um pouco mais de um mes, enfim.

    No momento eu tenho psoriase de poucas proporções mas tenho que me cuidar se não toma conta do corpo. Eu me trato com uma pomada chamada psorex, é boa mas para tratamento curto, pois afina a pele mas é boa e tomo muito sol pois auxilia no tratamento, não tenho vicios mas a medica me disse que sou nervoso, é isso, mas ter controle das emoções ajuda muito, e muito sol! espero contribuir de alguma forma, valeu, sorte a todos e que rodos sejam curado na fé do senhor!

  44. tenho psoriase ha muitos anos e gostava de saber que trartamento e esse e o preço.

  45. tenho psoriase ha muitos anos e gostava de saber que tratamento e esse.

  46. Senhor Tiago Farmaceutico tem obtido resultos satisfatorios com seu medicamento? E valores? como adquiri pois tenho psoriase a 30 anos ja gastei muito e não tive cura nem parcial gostaria sim maior desempenho nas pesquisas governamentais para medicamentos que resultem efeito positivo pois contamos apenas com corticoides e aqueles favoravel seguido do efeito rebote que piora ainda do que a psoriase em si apos sues usos. Fico feliz por buscar soluçoes para amenizar um povo tao privado de liberdade a clubes e praias pela exposiçao ha criticas de pessoas desenvormadas a respeito da doença Busco constantimente ajuda para soluçao desse problema PSORIASE

  47. pesso ajuda, tenho artrite pesoriatica nas mudanças de tempo isto mexeme com o organismo todo fico com muita má circulação em todo o corpo sobretudo na cabeça chego a perder o juizo e não aguento as dores passo muito mal se alguem me puder ajudar que saiba de algum medicamento para passar estes mumentos dificeis por fabor ajudem-me

  48. tenho duas filhas q tem ,elas sao gemeas e tem 11 anos mais isso ja vem desde os 4 fico muito deprimida ate choro de ver como elas sofrem com isso e horivel pq sao muito vaidosas e vejo a tristesa chega a dizer q nao e feliz por causa da doença

  49. Olá gostaria de saber se alguém realiza algum procedimento estético para amenizar as manchas? E se realiza, tem obtido resultados? Obrigada!

  50. É Pk eu ja experimentei muita coisa, e gastei dinheiro basicamente pra nada, portanto gostava mesmo de saber se vale a pena

  51. Sr Farmaceutico, como posso saber mesmo que o seu medicamento resulta?

  52. Como é dificil a vida de uma pessoa com psoriase, não vão a clubes, praia, etc., ficam constrangidas a expor algumas partes de seu corpo, ficam preocupados se alguem vê a pele escamando e seca.

    Muito bem, eu posso ajudar.

    Como sou farmaceutico já faz 6 anos, e já estou no ramo farmaceutico há mais de 14 anos, consegui desenvolver uma solução hidratande para psoriase, já faz uns 4 anos, que desenvolvi, e nunca me expus a nenhum site,só vendo para as pessoas conhecidas, essa solucao hidratante consegue DESAPARECER a psoriase dentro de uma semana e a concentração dos principios ativos estão dentro da dose terapeutica.

    Como sei que quem vive com essa doença naum tem uma vida digna. Eu estou a disposição por qualquer duvida

  53. tenho 45 anos e + -4 meses começou a aparecer manchas avermelhadase depois descamavas tive vario problemas emocionais,fiquei viuva a uns anos atras depois minhas irmãs tbm,quatro ao todo acho que tudo isso desencadeou esse problema,sem contar que tive meu carro roubado,minha mãe parou em uma cadeira de roda e eu sempre fui a que tomava todas as decisõe,sou gemea e minha irmã tbm esta com isso,tenho usado varias pomadas mas aind me encomoda muito.vou casar em julho imagine vcs minha auto extima aonde esta,mas eu tenho um DEUS VIVO NA MINHA VIDA e tenho muita FÉ que so DEUS vai limpar minha pele.vamos orar uns pelos ou outros e DEUS vai agir…tenham FÉ

  54. Olá, tenho 27 anos, e a cerca de menos de uma semana começou a complicar-me esta cena, pq minha pele da perna esquerda e inferior ao joelha começou a corçar-me ao extremo e sai sangue, além do relevo q iníciou.
    Falei a poucos mts com um médico amigo q disse-me para proc um dermatologista rápido, e p próx semana já vou, pq isto é e se torna crônico, porém dependendo da pessoa, s proc ajuda rápido pode não se desenvolver. No meu caso parece mau, pq meu pai tem e crônico, e é horrível, tenho imensa pena dele e a mãe de um amigo tem, da qual tem vergonha de ir à praia.

    Gostária de saber se alguém pode dar-me alguma dica sugestiva, pois sou muito receosa. E o problema é q como dito antes, isto é hereditario e ou emocional, sendo q no meu caso, passe-se os dois, pois sou estremamente estressada, por ter muito acumulo no dia-a-dia(estudo e trabalho).
    Obrigado

  55. MINHA FILHA TEM 7 ANOS E DESDE O ANO PASSADO EU PERCEBI QUE ELA TEM ESSAS LESÃO NO COURO CABELUDO, SÓ HOJE QUE EU DESCOBRI QUE ISSO É SINTOMAS DA PSORIASE E VOU LEVAR AO DERMATOLOGISTA PRA TER A CERTEZA…AS LESÃO VÃO E VOLTA CHEGA ATÉ SANGRA DE TANTO ELA CORÇAR EU ACHAVA QUE ERA UM GERME MAIS ACHO QUE É EMOCIONAL A DELA, ESPERO MINHA FILHA FICAR BOA PORQUE VEJO QUE A ENCOMODA MUITO ATÉ MESMO NA HORA DE DORMI. OBS. ELA É GEMEAS E A IRMÃ NÃO TEM GRAÇAS A DEUS!

  56. tenho psoriase desde dos 6 anos de idade e ate ja me acostomei com a doença sabe as vezes melhoro e as vezes pioro como vcs devem saber e uma doença de altos e baixos e que meche muito com a vaidade da pessoa espero que estajam todos bem xauuuuuuuu

  57. Tenho 28 anos e descobri que tenho psoríase acho que num estado bem grave pois já estou perdendo o movimento dos dedos das mãos. Está bem irritado com prurido, estou fazendo tratamento e está sarando. Quero saber se vou ficar com as mancas brancas pra sempre? Ou se elas somem com o tempo ou só com tratamento específico se é que tem?

  58. Ola tenho psoriase desde os 6 anos.A minha doença manisfesta – se geralmente nas costas,barriga ,cotevelos,joelhos,canelas e couro cabeludo . Neste momento estou a ter uma “crise”.Já não me via assim a tanto tempo até me orgulhava que conseguia “controlar” a doença , dado que a tenho a 28 anos.Gostava de saber se deveria fazer alguma coisa a nivel da alimentação.

  59. Aparece na minha pele principalmente nas costa pescoço e braços arranhões como se fossem de unhas , como se alguem tivesse me arranhada ,nas costa geralmente sinto coçeira e e nos dedos despela ao redor das unhas. Esa sintomas pode ser considerado psoriase?

  60. ana cristina, creio que não tem nada a ver, pois a psoriase ou é emocional ou hereditária.

  61. meu neto tem 7 anos é diabético,e esta com suspeita de ter se desenvolvido a doença.alguem pod me dizer se a diabite tem alguma coisa a ver com a doença.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *