Quais são os sintomas de privação da nicotina?

Quais são os sintomas de privação da nicotina?
Os sintomas de privação da nicotina estão relacionados com os seus efeitos farmacológicos. Quase todos os fumadores que tentam deixar de fumar, experimentam sintomas de privação, que começam geralmente ao fim de poucas horas e podem persistir várias semanas ou meses.

O sindroma de privação da nicotina aparece quando ocorre cessação abrupta, ou redução substancial da dose de nicotina num fumador crónico, e compreende alguns dos seguintes sintomas: desejo compulsivo de fumar, irritabilidade, frustração ou fúria, ansiedade, dificuldade de concentração, cansaço, impaciência, insónia, obstipação, aumento do apetite e aumento de peso. Os sintomas de abstinência variam consideravelmente de fumador para fumador, em termos de intensidade e sinais específicos e sintomas. Regra geral os fumadores mais dependentes experimentam mais sintomas.

O início dos sintomas subjectivos e fisiológicos de privação começa ao fim de 24horas de parar de fumar. A maioria dos sintomas têm um pico às 48 horas e depois diminuem gradualmente de intensidade durante 3 a 4 semanas. Contudo o desejo compulsivo de fumar, assim como o aumento de apetite e de peso, podem persistir durante vários meses. Na grande maioria dos fumadores, os sintomas de privação de nicotina constituem a principal causa de recaída, pelo há que procurar suprimi-los ou reduzi-los ao mínimo.

Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *