Quebra Pedra (phyllanthus niruri)

A Quebra Pedra conhecida também pelo seu nome científico phyllanthus niruri é uma planta medicinal largamente utilizada para o controlo da formação de pedra nos rins, cólicas renais, infecções respiratórias, catarro, ácido úrico, amenorreia, disenteria, inchaços, gota, gangrena, problemas na próstata, hepatite B e falta de apetite.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

A quebra-pedra tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, adstringentes, anti-blenorreicas, antidiarreicas, relaxantes, desobstruentes, anticancerígenas e anti-infecciosas.

Muito embora tenha todas estas indicações terapêuticas não deve ser ministrada a crianças nem a mulheres grávidas. Talvez por ser a utilização mais conhecida quem mais uso faz desta planta são os que sofrem de pedras nos rins.

Chá de Quebra Pedra

A infusão e a toma do chá facilita o relaxar do sistema urinário facilitando assim a expulsão do organismo das pedras instaladas nos rins. Aconselha-se, no entanto, a sua toma em conjunto com algum tipo de analgésico uma vez que o acto da expulsão das pedras poderá ser bastante doloroso.

Devido à alantoína presente na sua composição é a melhor cicatrizante entre as plantas medicinais conhecidas. A alantoína actua sobre a capa dos tecidos que rodeia os ossos e que a partir do qual se forma o calo ósseo.

Efeitos Colaterais

Correndo o risco de ser prejudicial para o organismo já que na sua composição estão presentes também os alcalóides que têm potencial tóxico, infusões feitas a partir da planta Quebra-pedra não deverão ser ingeridas por mais de 21 dias seguidos.

Como fazer o chá

Para preparar o chá de quebra pedra deve ferver durante 10 minutos 1 litro de água, e, posteriormente, juntar aproximadamente 10g de folhas secas. É aconselhado ingerir 2 a 3 chávenas do chá por dia.

Curioso é o facto de esta planta crescer um pouco por toda a parte, isto é, em todo o tipo de solo: fendas de calçadas, baldios, jardins.

A discussão académica sobre esta planta e a descoberta concreta de qual dos seus muitos princípios activos que possui na sua composição é que, de facto, contribui para a sua acção e eficácia não é conclusivo.

A quebra-pedra é produzida em massa e com um elevado controlo de qualidade acompanhados pelo uso de procedimentos bastante rigorosos uma vez que é vastamente utilizada pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos, nomeadamente os de controlo da Hepatite B.

Perguntas e Respostas

O chá de quebra pedra aborta? Sim, esta planta provoca o aborto quando consumida em doses excessivas.
A Quebra pedra emagrece? Sim, o chá é diurético.

 
Em: Plantas Medicinais | 5 comentários

5 Comentários no Fórum

  1. já faz 5 semanas que to atrasada fiz o teste de farmácia deu positivo,ja tomei vários chás mas nenhuma solução ,o de quebra pedra resolveria mim ajuda é quantas vezes tomar…..porfavor mim dar uma resposta

  2. Olá, minha menstruação esta atrasada ha 9 dias sera que estou gravida ???? e caso tomasse o cha faria um aborto pois ja tenho 2 filhas e so tenho apenas 23 anos. me respondam por favorrrrrrrr!!!!! estou muito confusa.

  3. olá, gostaria de saber quantos dias tenho q tomar o chá para provocar o aborto, e qual a dosagem certa. obrigada.

  4. OLÁ , TO GESTANTE DE QUASE 2 MESES GOSTARIA DE SABER QUAL A DOSAGEM, PARA PROVOCAR UM ABORTO, QUANTOS DIAS TENHO Q TOMAR O CHÁ DE QUEBRA PEDRA? E VERDADE QUE ESTA ERVA É ABORTIVA? ME RESPONDAM POR FAVOR.

  5. Tomei o Chá de Quebra Pedra me senti muito bem, apenas apareceu uma leve tontura,
    nada alarmante mais fique um pouco como medo, poderia receber alguma informação
    já que estou com consulta marcada para o meu Médico Clinico Geral apenas daqui a 5
    dias, ficarei grato grato pela informação.
    att. João Herculano da Silva

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *