Queimaduras em Crianças – Prevenção

Queimaduras em crianças – Prevenção:

Uma queimadura é uma lesão na pele ou num órgão do corpo. A maioria das queimaduras em crianças resultam de água quente ou de bebidas quentes. Outras causas são fornos, fogões, aquecedores, exaustores, ferros de passar a roupa e cigarros. As crianças pequenas não têm consciência dos perigos ou do significado da palavra não quando estão a brincar. Crianças de todas as idades sofrem queimaduras, e algumas morrem. Evitar que o seu filho se queime é uma parte importante da função de pai.

Como é que evito que o meu filho se queime? As necessidades de segurança de cada criança variam de acordo com a sua idade. A seguir estão algumas sugestões de segurança, que podem evitar que o seu filho se queime.

Sugestões gerais de segurança:

  • Nunca deixe uma criança sozinha.
    Tenha um alarme de incêndio a funcionar em sua casa.
    Verifique as baterias no primeiro dia de cada mês, para se certificar que estão a funcionar. Mude as baterias todos os anos, numa data fácil de se lembrar, como por exemplo dia 1 de Janeiro.
    Tenha um extintor de incêndio a funcionar em sua casa. Ensine os membros da família como e quando é que o deve utilizar.
    Baixe a definição do esquentador de água quente para um nível baixo ou médio (120 graus F a 130 graus F).
    Faça um plano de como sair rapidamente de cada compartimento da sua casa no caso de haver um incêndio.
    Ensine aos seus filhos a melhor forma de saírem, e para onde se devem dirigir. Faça exercícios de incêndio para ter a certeza que os seus filhos compreenderam o que devem fazer.
    Limpe e inspeccione a caldeira todos os anos.
    Fecha os líquidos inflamáveis, como por exemplo a gasolina ou o querosene. Deixe-os nos recipientes originais e coloque-lhes uma etiqueta.
    Coloque protectores de lareira à volta das lareiras, caldeiras ou radiadores.
    Mantenha os vaporizadores quentes ou os aquecedores fora do alcance das crianças. Utilize um humidificador em vez do vaporizador de vapor quente. Consulte no nosso portal mais informações sobre humidificadores, para aprender a utilizá-los em segurança.
    Os pijamas do seu filho deverão ser feitos de um tecido resistente ao fogo.
    Mantenha o seu filho afastado de fios eléctricos. Substitua os fios gastos.
    Cubra as tomadas eléctricas que não estejam a ser utilizadas com protecções à prova de criança. Pode comprar estas protecções numa loja de hardware e em departamentos infantis.
    Não deixe um cigarro aceso abandonado, no caso de fumar.
    Guarde os isqueiros e os fósforos num local seguro, fora do alcance do seu filho.
    Proteja o seu filho de queimaduras solares colocando um protector solar antes de sair. Utilize um protector solar com um factor 15 ou superior. Coloque mais protector depois do seu filho nadar. Volte a aplicar o protector se o seu filho tiver estado exposto ao sol durante duas ou mais horas.
    Verifique sempre a temperatura da água antes de colocar o seu filho na banheira. Não deixe que o seu filho toque nas torneiras da banheira. Ele pode abrir a torneira da água quente e queimar-se. E nunca deixe o seu filho sozinho na banheira.
    Verifique a temperatura do banco do carro antes de o sentar, especialmente em quaisquer peças metálicas. Cubra o banco do carro com uma toalha quando estacionar ao sol.

Sugestões de segurança contra queimaduras desde o nascimento até aos seis meses. Entre os três e os cinco meses de idade os bebés pegam nas coisas e abanam as mãos:

  • Não fume enquanto tiver o bebé ao colo.
    Não fume na cama.
    Não aqueça o biberão do bebé num forno microondas.
    Não coma, beba, nem transporte coisas quentes perto do seu bebé, ou enquanto estiver com ele ao colo.

Sugestões de segurança contra queimaduras desde os seis meses até aos 12 meses. Durante este período o seu filho vai rolar, gatinhar, sentar-se e ficar de pé. Também tentará, ou será capaz, de chegar a quase tudo.

  • Teste a temperatura da comida antes de dar a refeição ao seu filho.
    Não deixe bebidas quentes nas extremidades das mesas ou dos balcões.
    Não coma, beba, nem transporte coisas quentes perto do seu bebé, ou enquanto estiver com ele ao colo.
    Coloque o seu filho num parque para bebés, numa cadeira alta, ou no berço enquanto estiver a cozinhar ou a comer. Estes são locais seguros para colocar o seu filho se estiver demasiado ocupado(a) para o vigiar.

Sugestões de segurança contra queimaduras desde um até aos dois anos de idade. Estes são os anos em que a criança começa a aprender a andar, e pode ser um período de grande perigo para a criança. As crianças nesta fase podem andar, correr, trepar e saltar. Também querem ver, tocar e provar tudo.

  • Não deixe bebidas quentes nas extremidades das mesas ou dos balcões.
    Não coma, beba, nem transporte coisas quentes perto do bebé, ou enquanto estiver com ele ao colo.
    A cozinha pode ser um local inseguro para o seu filho durante este período. Os alimentos quentes, a gordura, ou os líquidos quentes entornados sobre o seu filho podem provocar queimaduras graves. Coloque o seu filho num parque para bebés, numa cadeira alta, ou no berço enquanto estiver a cozinhar na cozinha.
    O seu filho agarrará em tudo para se equilibrar enquanto estiver a aprender a andar, como por exemplo as portas quentes do forno ou os radiadores de parede. Mantenha o seu filho afastado de compartimentos onde existam coisas quentes nas quais possa tocar.

Sugestões de segurança contra queimaduras desde os dois até aos quatro anos de idade. As crianças nesta idade permanecem bastante activas. Elas saltam, correm e andam de triciclo. E as crianças pequenas continuam a ter um elevado risco de lesões provenientes de diversos locais, incluindo queimaduras.

A cozinha continua a ser um local inseguro para as crianças pequenas enquanto estiver a cozinhar. Vários líquidos na cozinha podem ser derramados por cima do seu filho e provocar queimaduras graves. Encontre alguma actividade segura para o seu filho enquanto estiver a cozinhar.

  • Mantenha o seu filho afastado de uma porta do forno aberta.
    Rode as pegas da panela para a parte de trás do forno, para o seu filho não as conseguir alcançar.
    Mantenha as bebidas quentes longe do alcance do seu filho, como o café ou o chá.
    O seu filho pode queimar-se nos aparelhos depois destes terem sido desligados, como por exemplo ferros de passar roupa, aquecedores de parede, secadores do cabelo ou ferros de ondulação.
    Feche os isqueiros ou os fósforos num armário, para que o seu filho não os possa alcançar.

Sugestões de segurança contra queimaduras a partir dos cinco anos de idade.

  • Ensine o seu filho a não brincar com fósforos nem com isqueiros. Mantenha os isqueiros e os fósforos longe da vista e do alcance do seu filho.
    Não fume em casa. Pode originar um incêndio com um cigarro que não tenha sido completamente apagado.
    Não deixe o seu filho brincar com foguetes explosivos ou faíscas. Estes podem provocar lesões ou queimaduras graves, e o seu filho não deve brincar com eles.
    Não deixe que o seu filho o(a) ajude a acender a lareira, a não ser que esteja junto a ele.
Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *