Reeducação alimentar deve começar em casa

Tudo em família – Reeducação alimentar deve começar em casa, por iniciativa dos pais

Dizem que educação vem de berço. E quando se trata da alimentação acontece o mesmo. Pais que consomem gorduras, frituras e refrigerantes em excesso estão incentivando os filhos a comer de maneira incorreta. Pensando nisso, a parceria entre uma loja de produtos diabéticos e uma clínica nutricional resultou em uma palestra sobre o tema.

Para a farmacêutica especializada em Diabetes, Claudia G. Messiano, “os pais são o espelho dos filhos, então, ao introduzir receitas saudáveis, eles passarão a comer melhor”, ressalta. Segundo Claudia, as grandes quantidades ingeridas pelos adultos, fazem com que a criança pense que pode imitá-los. “Se alimentar de maneira errada é um hábito, você fica condicionado a alguns sabores e também a certas quantidades, vendo isso, os pequenos passam a fazer o mesmo”, conta.

União em volta da mesa
As refeições devem ser realizadas em um ambiente tranquilo, sem a presença da TV ou outros fatores que possam distrair a pessoa, fazendo com que ela coma depressa demais, sem mastigar o necessário, ou até, pelo fato de não prestar atenção, comer mais do que deveria. De acordo com a farmacêutica, alimentação saudável não é só ‘matar a fome’, mas sim se socializar e experimentar novos sabores. “É preciso cuidar do corpo hoje para viver bem o amanhã”,diz.

Coloque em prática
Veja algumas dicas para uma alimentação saudável:

*Não proíba o consumo de certos alimentos. O ideal é controlar a quantidade ingerida;
*Tenha horários certos para as refeições. Se possível, deixe em um local de fácil acesso como a porta da geladeira, para que todos vejam;
*Coma bem devagar e mastigue bastante antes de engolir o alimento;
*Opte em usar menos óleo enquanto estiver preparando a comida e fique atento à dosagem de sal;
*Aprenda a substituir os produtos mais calóricos pelos mais saudáveis; evite refrigerantes, pois contêm muito açúcar e beba água e sucos naturais.

09. Junho 2010 by admin
Em: Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. TAMBEM ACHO QUE SE Ñ COMEÇAR DENTRO DE CASA Ñ DA PRA COMEÇAR EM LUGAR NENHUM

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *