O Refluxo Gastroesofágico Causa Queimação e Ardor na Garganta?

Podem haver várias causas que originem a ardência e queimação na garganta, tais como a dor de garganta ou a inflamação das glândulas adenóides. No entanto a causa mais comum desta sensação de ardor é a doença do refluxo gastroesofágico.

refluxo-gastroesofagico-causa-queimacao-e-ardor-na-garganta

Situação que para além de queimação na garganta, também causa aquele sabor amargo na boca desencadeado pela existência de azia.

A sensação de ardor causada pelo refluxo gastroesofágico pode ocorrer na parte superior ou inferior da garganta, e a dor pode piorar com a deglutição. Também pode sentir aquele gosto amargo, salgado, azedo ou ácido na boca que já referimos.

O esófago e o estômago estão ligados por uma camada de fibras musculares chamadas de esfíncter esofágico inferior (LES) O esfíncter esofágico inferior funciona como uma válvula, abre para permitir que a comida passe para dentro do estômago e fecha para manter os alimentos e sucos digestivos e evitar que o refluxo volte para o esófago.

Quando o esfíncter relaxa o músculo quando não deve, ou fica fraco, o ácido do estômago pode fluir para trás, (para o esófago) causando esta sensação de ardor e queimação, que conhecemos como azia.

Conheça 14 Remédios Caseiros Incríveis para tratar o Refluxo e Azia

Refluxo Gastroesofágico e o ardor na garganta

queimacao-e-ardor-na-garganta

Quando o refluxo ácido do estômago vai para o esófago, por vezes pode chegar à garganta. Quando esta situação acontece, a garganta fica irritada e a sensação de ardor pode ocorrer.

Esofagite e ardor na garganta

A condição chamada de esofagite pode igualmente causar sensação de ardor na garganta. A esofagite é uma inflamação do esófago e a causa mais comum da esofagite é também ela o refluxo gastroesofágico. Outras causas de esofagite incluem, infecções, cirurgia ou quimioterapia.

Leia Também:  Doença do Refluxo Gastroesofágico

A azia (refluxo de ácido) pode ocorrer por várias razões, desde ingerir alimentos que muitas vezes provocam azia, tais como os alimentos ácidos (como o tomate e frutas cítricas: limão e a laranja por exemplo), beber álcool, fumar cigarros, gravidez, obesidade entre outros.

Sofre de azia crônica? Se sim, deve falar com o seu médico.

Os dois juntos podem discutir um plano de tratamento que funcione para si. O médico irá sugerir-lhe em primeiro lugar, algumas modificações no seu estilo de vida.

Também pode reduzir as chances da azia ocorrer, evitando alimentos que podem desencadear azia, e dormindo inclinado para o lado esquerdo para evitar a azia noturna.

Se não conseguir controlar a azia desta forma, o médico irá discutir consigo outras opções de tratamento, tais como a toma de medicamentos inibidores da bomba de protões.

Dificuldade em engolir (disfagia)

A disfagia pode ocorrer quando a comida não passa normalmente da boca através do esófago para o estômago. Pode ter a sensação de que a comida ficou presa na garganta, uma pressão no peito ou “ardor” depois de comer, ou uma sensação de asfixia.

São várias as situações que podem causar dificuldade em engolir, e estes sintomas devem ser sempre avaliados por um médico. Em muitos casos, a dificuldade em engolir está ligada à doença de refluxo gastroesofágico, que faz com que os conteúdos do estômago subam de forma inadequada para o esófago.

Quando não tratado, o refluxo pode resultar em complicações sérias.

Estudos demonstram que aproximadamente 43% dos pacientes com esofagite erosiva têm dificuldades em engolir, e até 35% dos pacientes com esofagite erosiva de grau leve também sentem dificuldades em engolir.

Leia Também:  Olheiras: o que fazer para acabar com elas!

Outros estudos mostram que aproximadamente um terço dos pacientes com estenose de esófago também têm dificuldades em engolir. Um dos sintomas de câncer do esófago é a dificuldade de deglutição.

Portanto, se você tiver dificuldades em engolir, é importante consultar o seu médico.

Outros sintomas do refluxo gastroesofágico

queimacao-e-ardor-na-garganta

Dor no peito

Esta dor geralmente começa atrás do externo e pode ir até à garganta. Normalmente ocorre logo após comer, e pode durar de alguns minutos a várias horas. É importante lembrar que, por vezes, a dor e queimação do refluxo gastroesofágico pode ser confundida com a dor causada por um ataque cardíaco, sendo desta forma, bastante importante procurar um médico se houver qualquer dúvida quanto à origem desta dor no peito.

Rouquidão especialmente de manhã

A Irritação causada pelo refluxo do ácido do estômago na garganta também pode levar à rouquidão.

Tosse persistente

Em alguns estudos, verificou-se que a doença do refluxo gastroesofágico foi responsável por cerca de 41% dos casos de tosse crônica em pacientes não fumadores.

Mau hálito

Quando o ácido do estômago sobe para a garganta e boca, com cheiro a acre, pode causar mau hálito.

Trate o refluxo gástrico com estes 14 Remédios Caseiros

loading...

03. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *