Remédio Caseiro para a Colite

O sumo natural de maçã revelou ser um maravilhoso remédio caseiro para a colite. A colite consiste numa inflamação do intestino grosso que poderá estar na origem, não só de infecções bacterianas, provenientes de comida estragada, como também de problemas vasculares e deficiências nutricionais.

Entre os mais diversos sintomas, podemos referir a dor de barriga e a diarreia forte, com presença de muco, pus, e por vezes até sangue. Para acalmar este desagradável problema, poderá recorrer à maçã, que deverá ser utilizada para a preparação de um delicioso sumo natural, que quando tomado regularmente, ajudará a tratar este problema de uma forma bastante eficaz.

Utilize o liquidificador para preparar um sumo utilizando apenas maçã. O sumo deverá ser o mais natural possível, daí ser extremamente importante não adicionar quaisquer tipos de adoçantes ou ingredientes extra.

Para acalmar a colite, deverá tomar 250 ml deste sumo, 5 vezes ao dia, durante o período em que os sintomas se manifestarem. Para uma recuperação mais eficaz, o tratamento deverá ser prolongado cerca de 3 dias após o desaparecimento dos sintomas. Tal ajudará a livrar o intestino das impurezas causadoras da do mau estar intestinal.

A maçã ajudará no tratamento da colite, não só através da hidratação do intestino, como também através da utilização das suas propriedades terapêuticas para desintoxicar o intestino, combatendo assim a infecção.

Durante o período de colite é importante evitar consumir comidas demasiado pesadas, e redobrar a ingestão de líquidos, frutas e verduras.

Alimentos constipantes (alimentos que prendem o intestino)

Pode fazer o uso de alimentos constipantes (alimentos que prendem o intestino), de forma a reduzir a diarreia constante:

Caju, goiaba, banana prata, maçã sem casca; cereais: fécula de arroz, pão de farinha branca, bolachas d’água; chá preto, chá de maçã, dextrose; jabuticaba (sem casca), melão, pêra (sem casca), suco de limão (de preferência sem açúcar), Batata inglesa, cará, chuchu, cenoura cozida, beterraba cozida, batata baroa, fécula de batata, Arroz, polvilho, amido de milho, farinha de mandioca, trigo refinado, Pães, biscoitos de sal, biscoitinhos de Polvilho.

Ao optar por alimentos que não são laxantes estará a contribuir para uma mais rápida recuperação.

Alimentos laxantes a EVITAR em caso de colite

Mamão, laranja, água de coco, kiwi, manga, pêra com casca, maçã com casca, abacaxi, uva, abacate, manga, ameixa seca, couve, rúcula, espinafre, taioba, cenoura e beterraba cruas, abóbora, broto de feijão, broto de alfafa, iogurtes, leites fermentados, arroz, aveia (o farelo é melhor), milho, trigo, sementes de chia, quinoa real em flocos, azeite e óleo de coco.

Atenção a sintomas como dores abdominais persistentes, fezes com sangue ou escurecidas e vômitos que não param.

Se for este o seu caso consulte um gastroenterologista, especialista em doenças inflamatórias intestinais e doenças do aparelho digestivo.

loading...

Quer receber os melhores artigos no seu email?

IMPORTANTE: Será enviado um e-mail do serviço FeedBurner para você imediatamente depois de se Inscrever. Nesse email Certifique-se de clicar no link de Confirmação, Obrigado

23. Abril 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *