20 Remédios Caseiros para Anemia e seus Sintomas

A beterraba, a cenoura e a laranja em conjunto revelam ser um excelente remédio caseiro para a anemia. A anemia é um problema caracterizado pela diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação sanguínea, o que, geralmente, é causado pela existência de carências nutricionais no organismo.

o que é a anemia

O tratamento da anemia deverá variar de acordo com as causas da mesma. No entanto, a ingestão de alimentos ricos em elevados níveis de ferro quase sempre surtirá um efeito positivo no combate a este problema e prevenir casos mais graves como a anemia profunda, e é por isso que deverá reeducar os seus hábitos alimentares de forma a dar prioridade ao consumo de alimentos que se revelem benéficos ao seu estado de saúde.

Sintomas

A Dor No Peito é Um Dos Sintomas De Anemia Causada Pela Deficiência De Ferro

Os sintomas de anemia variar de acordo com o tipo de anemia, a causa subjacente, e determinados problemas de saúde subjacentes, tais como hemorragias, úlceras, problemas menstruais, ou câncer.

O nosso corpo tem também uma capacidade notável de compensar qualquer carência nutricional numa fase inicial de anemia. Nos casos em que a anemia é bastante leve ou moderada, podemos por vezes não notar quaisquer sintomas.

Os sintomas mais comuns a muitos tipos de anemia incluem:

  • Fadiga e perda de energia
  • Aceleração Cardíaca Extrema, particularmente durante o exercício
  • Falta de ar e dor de cabeça, especialmente durante o exercício
  • Dificuldade de concentração
  • Tonturas
  • Pele pálida
  • Cãibras nas pernas
  • Insônias

Outros sintomas associados a formas específicas de anemia:

Anemia causada por deficiência de ferro

Unhas Onduladas é Um Sinal De Deficiência De Ferro, Causador De Anemia

As pessoas com uma deficiência de ferro podem desenvolver os sintomas:

Apetite por substâncias estranhas, tais como papel, gelo, terra, moedas, carvão, etc (uma condição chamada pica, também conhecida como alotriofagia ou alotriogeusia)

Deformação na forma e textura das unhas, referida como coiloníquia

Úlceras orais com rachaduras nos cantos

Anemia causada por deficiência de Vitamina B12

As pessoas cuja a anemia é causada por uma deficiência de vitamina B12 pode ter os seguintes sintomas:

  • Sensação de Formigueiro nas mãos ou pés
  • Perda de sensibilidade aao toque
  • Dificuldade em andar
  • Rigidez nos braços e pernas
  • Demência

Anemia causada por intoxicação crônica de chumbo crônica (Saturnismo ou plumbismo)

A intoxicação por chumbo de forma crônica pode levar aos seguintes sintomas:

  • Pigmentação azul-preta nas gengivas, referida como linha de chumbo
  • Dor abdominal
  • Prisão de ventre
  • Vómitos

Anemia causada pela destruição crônica dos eritrócitos (Hemácias ou glóbulos vermelhos)

Pele Amarela, Icterícia, é Um Sintoma De Anemia

A anemia causada pela destruição dos glóbulos vermelhos pode incluir os seguintes sintomas:

  • Icterícia (pele e olhos amarelos)
  • Urina vermelha ou castanha
  • Úlceras nas perna
  • Insuficiência De Crescimento na infância
  • Sintomas de cálculos biliares (Colelitíase ou pedra na vesícula)

Anemia Falciforme

Os sintomas de anemia falciforme incluem:

  • Fadiga
  • Susceptibilidade às infecções
  • Atraso de crescimento e desenvolvimento em crianças
  • Episódios de dor intensa, especialmente nas articulações, abdômen e membros

Anemia causada pela destruição repentina dos glóbulos vermelhos

Os sintomas incluem:

  • Dor abdominal
  • Urina vermelha ou acastanhada
  • Icterícia (pele amarela)
  • Pequenos hematomas sobre a pele
  • Convulsões
  • Sintomas de insuficiência renal

O que provoca anemia?

Existem mais de 400 tipos de anemia, no entanto a causa mais comum acontece devido a uma deficiência de ferro no organismo. A medula óssea necessita de ferro para produzir hemoglobina. Sem ferro suficiente no corpo, é incapaz de produzir a hemoglobina necessária para as células vermelhas do sangue.

O que Procura?
Chá de frângula para prisão de ventre

De acordo com uma análise do IndiaSpend publicada em 2016, a Índia está no topo da lista das nações com mais mulheres e crianças anêmicas. Nas mulheres grávidas, por deficiência de ferro a anemia pode causar complicações graves, enquanto que nas crianças, pode afetar as suas competências linguísticas e motoras. (1)

Remédios caseiros para combater a anemia

Os remédios naturais são, muitas vezes, as melhores e mais saudáveis opções a que poderá ter acesso para combater certos problemas de saúde, vamos conhecê-los?

Beterraba, Cenoura, Romã, Rapadura e Laranja

Fruta Romã

Para tratar a anemia de forma completamente natural, poderá preparar um simples remédio natural à base de beterraba, rapadura, romã, cenoura e laranja.

Para tal, deverá liquidificar 150g de beterraba, juntamente com uma cenoura pequena, 1 xícara (chá) de rapadura em pedaços e alguns pedaços de romã. No final, adicione um pouco de sumo de laranja à mistura, e obterá um poderoso complexo vitamínico rico em ferro, que será de grande ajuda no tratamento da doença.

Deverá ingerir este suco nutritivo todos os dias, sempre antes do almoço e do jantar. Se preferir, poderá, também, tomar um copo logo pela manhã, mas tendo sempre bastante atenção às quantidades ingeridas, que não deverão ultrapassar os 200-250 ml por porção, sendo que, por mais saudável que esta mistura seja, o seu consumo excessivo poderá revelar-se contraproducente.

A Beterraba é rica em ácido fólico e as Romãs são ricas em ferro e outros minerais como o cobre e potássio.

Qualquer destas frutas, quando consumidas regularmente em forma de sucos, são excelentes construtores e purificadores do sangue, ajudando a aumentar os seus níveis de energia, melhorando o fluxo sanguíneo, e fazendo sentir-se mais ativo.

Spirulina

Spirulina Em Pó

Consuma uma colher de chá de spirulina todos os dias, misturada com um copo de água. A Spirulina é uma microalga verde-azulada conhecida pelos seus efeitos curativos. Ela oferece vitamina B12, clorofila, ferro, proteínas e outros nutrientes que vão manter o seu sangue saudável.

Groselha preta seca

Groselha Preta Seca

A groselha preta seca tem grandes quantidades de ferro e vitamina C, que ajudam na absorção do ferro, aumentando a contagem de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Coloque 10 a 12 groselhas negras secas em água durante a noite, e coma antes do café da manhã, todas as manhãs.

Sementes de gergelim

Sementes De Gergelim Ou Sésamo

Ingerir Sementes de Gergelim, também conhecido como Sésamo (de nome científico Sesamum indicum), é outra alternatina natural ótima para aumentar a ingestão de ferro, especialmente as sementes de gergelim preto.

Mergulhe as sementes de gergelim num pouco de água durante duas a três horas e de seguida triture-os até formar uma pasta. Consuma este preparado com uma colher de chá de mel todos os dias.

Aumente a ingestão de vitamina C

Aumentar A Ingestão De Vitamina C

A anemia tende a enfraquecer o sistema imunológico e portanto, podemos ficar mais propensos a infecções e doenças inflamatórias. Consumir doses adequadas de vitamina C pode ajudar a fortalecer o corpo a partir de dentro e, ao mesmo tempo, ajudar na absorção de ferro. Aumente o consumo de sucos de laranja ou limonadas.

Iogurte com Cúrcuma

Iogurte Com Açafrão Da Terra, Turmérico

No livro “Remédios Caseiros Ayurvédicos”, o Dr. Vasant Lad sugere a todos os indíviduos do tipo kapha que sofrem de anemia, a consumirem uma xícara de iogurte duas vezes por dia, de manhã e à tarde, juntamente com uma colher de chá de açafrão-da-terra (conhecido como cúrcuma ou turmérico).

As pessoas do tipo kapha, na existência de anemia, normalmente experimentam inchaço (edema), e a pele fica fria e pegajosa. Este remédio Ayurvédico ajuda desta orma a equilibrar o dosha kapha no organismo.

Feno-grego

As folhas e as sementes do feno-grego são excelentes fontes de ferro. Elas tratam e previnem a anemia, aumentando a contagem de células vermelhas do sangue. Adicione as folhas do feno-grego a sopas e saladas. Ou junte 2 colheres de chá de sementes de feno-grego e uma pitada de sal a uma xícara de arroz e cozinhe. Inclua este arroz maravilhoso nas suas refeições, uma vez por dia, durante 2-3 semanas.

O que Procura?
Remédio caseiro para reumatismo

Água de Cobre

Beber água Em Copo De Cobre

Outro dos conselhos do Dr. Vasant Lad passa por armazenar água num recipiente de cobre durante a noite, e consumi-la todas as manhãs. Este hábito diário ajuda a reabastecer o corpo com minerais naturais, sendo também muito benéfico no tratamento da perda de cabelo.

Uva-passa e Tâmaras

Tâmaras

Estes frutos secos oferecem a combinação perfeita de ferro e vitamina C, permitindo que o corpo consiga absorver rapidamente e de forma eficaz o ferro a partir deles. Coma um punhado de passas (Uva-passa) e uma ou duas tâmaras ao pequeno almoço ou como lanche no meio das refeições. São frutos também bem conhecidos oferecer uma energia instantânea.

Mel

O mel é uma fonte natural de ferro, cobre e manganês. Ajuda a aumentar a contagem de glóbulos vermelho e a produção de hemoglobina. Ingira mel puro ou orgânico, em panquecas e waffles, ou use em receitas asiáticas ou churrascos.

Experimente misturar 1 colher de sopa de: mel, suco de limão e vinagre de maçã. Consuma o preparado diariamente.

Melaço de cana-de-açúcar

Melaço De Cana De Açúcar rico em minerais benéficos para a saúde

O melaço é um xarope obtido através da transformação da cana-de-açúcar, espécie gramínea de nome científico Saccharum officinarum. É mais escuro que outros melaços.

É extraído do terceiro ponto de ebulição da cana-de-açúcar, e é o tipo de melaço com mais propriedades uma vez que está concentradíssimo em nutrientes importantes como o ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B e manganês. 

Estes nutrientes ajudam a restaurar naturalmente a composição de nutrientes no corpo, aumentando a oferta de glóbulos vermelhos no sangue.

Para além disso o melaço tem um Baixo índice glicêmico, sendo o tratamento ideal para diabéticos com anemia.

Misture 2 colheres de chá de melaço e 2 colheres de chá de vinagre de maçã num copo de água e beba diariamente. Ou, Misture uma colher de sopa de melaço num copo de leite quente e Beba uma a duas vezes por dia.

Sementes de abóbora

Sementes De Abóbora

As sementes de abóbora são uma excelente fonte de ferro. Uma porção de 30 gramas fornece 20 a 30% do valor diário recomendado. 

Clorofila

Clorofila

A clorofila é quase uma correspondência exata das células vermelhas do sangue ou hemoglobina, presentes no corpo humano. Com esta composição única, a clorofila pode servir como substituto das células vermelhas do sangue, até o corpo ser capaz de repor as células vermelhas em falta.

Comer mais vegetais de folhas verdes

Vegetais De Folhas Verdes

As quantidades elevadas de clorofila contidas nos vegetais verdes como o espinafre, aipo, mostarda e brócolis são uma excelente fonte de ferro. Tenha em mente que é melhor comer os espinafres cozidos uma vez que as folhas cruas contêm ácido oxálico (ácido etanodióico), um ácido orgânico que pode impedir a absorção de ferro no organismo.

Salsa

A Salsa é rica em ferro, ácido fólico e vitamina C. Metade de um copo com salsa fresca contém cerca de 5,5 mg de ferro. A vitamina C presente na planta ajuda o corpo a absorver o ferro muito rapidamente. Use em sopas, guisados, sanduíches e saladas.

Guggul

Guggul é Uma Resina Pegajosa Estraída Da árvore De Mirra Commiphora Mukul. Na Ayurveda, é Usada Para O Tratamento Da Anemia, Artrite, Obesidade, Infecções E Outras Doenças.

Desde os tempos antigos que o guggul é utilizado como revitalizador para tratar as pessoas que sofrem de hemoglobina baixa e anemia. Extraído da árvore Commiphora mukul esta goma (resina) tem também propriedades de purificação e é considerada uma das melhores ervas medicinais usadas na Ayurveda para o tratamento da anemia.

Para produzir resultados o ideal será tomar o Guggul em forma de pó com uma colher de chá de mel e suco de limão antes da primeira refeição do dia.

Legumes, grãos integrais e nozes

Para aqueles que não consomem carne, os grãos integrais, as nozes, as leguminosas e as lentilhas, são excelentes fontes de ferro e ácido fólico. Certifique-se de realizar uma dieta bem equilibrada e seguir as dicas abaixo para garantir que o seu corpo absorve o ferro que necessita a partir destas fontes:

  • Coma feijão roxo, feijão-de-lima, feijão carioca, grão de bico e ervilhas frescas.
  • Comer nozes, amêndoas e amendoim. 1/2 chávena de nozes fornece 3,75 mg de ferro.
  • Coma cereais integrais.
  • Coma frutas e legumes que contêm vitamina C como estes ajudam o ferro processo do sistema digestivo frescos.
  • Evite o café o cacau e o chá (saiba mais abaixo). Os Polifenóis presentes nestes inibem a absorção de ferro.
O que Procura?
Suco de agrião para ter boa memória

Grama de Trigo

Suco De Grama De Trigo

A grama do trigo é uma erva bem conhecida na Ayurveda com um conteúdo rico em ferro. Beber suco de grama de trigo de forma regular ajuda a aumentar os níveis de ferro no sangue e, assim, prevenir a anemia. O suco de grama de trigo é eficaz para aqueles que são alérgicos a outros alimentos ricos em ferro.

Amalaki (groselha indiana ou Amla)

Phyllanthus Emblica, O Amalaki, Groselha Indiana Ou Amla

De nome científico Phyllanthus emblica, o Amalaki, groselha indiana ou amla, é um dos melhores antioxidantes naturais existentes e uma riquíssima fonte de vitamina C.

O fruto ajuda a uma melhor absorção da molécula do ferro. Ajuda a aumentar o nível de hemoglobina no organismo e, assim, evitar a anemia.

Pode ser ingerido na forma de fruto ou como suco. Beber a mistura de suco de Amla com uma colher de chá de mel e água, uma vez por dia, ajuda a aumentar a células vermelhas do sangue. Para além deste benefício direto, o extrato da fruta ajuda em problemas como a artrite reumatóideosteoporose, e tem um efeito positivo contra a diabetes, diminuindo significativamente os níveis de glicose no sangue e os níveis de triglicéridos.

Folhas de nim (Azadirachta indica)

Folhas De Nim, Neem (Azadirachta Indica)

As folhas de nim, também conhecido como neem e amargosa, são uma ótima fonte de ferro. Quando tomadas com alimentos ricos em vitamina C, como o amalaki, as folhas de nim podem ajudar a aumentar os níveis de hemoglobina.

Adicione 2 colheres de chá de mel em cerca de 10 gramas de folhas de nim liquidificadas e beba a mistura todos os dias pela manhã. Esta mistura ajudará a aumentar o nível de hemoglobina e também a curar a doença.

Chá para anemia

Para quem procura chás para eventualmente tratar a anemia esta é a parte menos interessante, visto que o seu consumo está completamente contraindicado tanto em pacientes com anemia, como no caso de sentir alguns dos sintomas citados acima. Portanto, moderação é a chave!

Mas vamos aos fatos! De acordo com uma pesquisa publicada no National Library of Medicine o consumo de chá interfere com a absorção de ferro e pode levar à anemia por deficiência de ferro quando consumido em grandes quantidades, portanto, muita cautela com o consumo de chás.

Os taninos presentes no chá são os principais “culpados” por este efeito negativo na absorção do mineral. Tanto o chá preto, como o chá verde e o chá vermelho contêm a substância.

Os taninos são compostos polifenóis de origem vegetal solúveis em água. Alguns deles interferem na absorção de nutrientes considerados essenciais ao organismo.

São considerados “taninos anti-nutrientes“, inibindo a absorção de iões de metal e ferro. De todos eles, o chá preto é o que contêm maior concentração de taninos, facilmente identificável pela adstringência do seu sabor. (2)

O que não devo fazer?

Não tome ferro ao mesmo tempo que toma vitamina E ou come ovos, uma vez que irá reduzir as capacidades de absorção de Ferro. O Café e o chá (como já afirmado anteriormente), ambos interferem com a assimilação de ferro. Por outro lado, o consumo de sucos de citrinos e vitamina C pode aumentar tremendamente as taxas de absorção de ferro.

Notas Finais

Para as mulheres que consideram engravidar recomenda-se o consumo de suplementos (procure sempre informações junto do seu médico), especialmente ácido fólico, mesmo antes da concepção. Estes suplementos beneficiam tanto a mãe como o bebê.

Nenhum destes remédios não deverá ser encarado como um tratamento único para a anemia, nem como uma cura rápida, mas sim como um complemento aos restantes tratamentos que lhe seja recomendados pelo seu médico. Antes de tratar qualquer problema, é imprescindível identificar a causa do mesmo, sendo de extrema importância nunca prescindir do devido aconselhamento médico.

loading...

29. Fevereiro 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *