20 Remédios Caseiros para Anemia e seus Sintomas

A beterraba, a cenoura e a laranja em conjunto revelam ser um excelente remédio caseiro para a anemia. A anemia é um problema caracterizado pela diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação sanguínea, o que, geralmente, é causado pela existência de carências nutricionais no organismo.

o que é a anemia

O tratamento da anemia deverá variar de acordo com as causas da mesma. No entanto, a ingestão de alimentos ricos em elevados níveis de ferro quase sempre surtirá um efeito positivo no combate a este problema e prevenir casos mais graves como a anemia profunda, e é por isso que deverá reeducar os seus hábitos alimentares de forma a dar prioridade ao consumo de alimentos que se revelem benéficos ao seu estado de saúde.

Sintomas

A Dor No Peito é Um Dos Sintomas De Anemia Causada Pela Deficiência De Ferro

Os sintomas de anemia variar de acordo com o tipo de anemia, a causa subjacente, e determinados problemas de saúde subjacentes, tais como hemorragias, úlceras, problemas menstruais, ou câncer.

O nosso corpo tem também uma capacidade notável de compensar qualquer carência nutricional numa fase inicial de anemia. Nos casos em que a anemia é bastante leve ou moderada, podemos por vezes não notar quaisquer sintomas.

Os sintomas mais comuns a muitos tipos de anemia incluem:

  • Fadiga e perda de energia
  • Aceleração Cardíaca Extrema, particularmente durante o exercício
  • Falta de ar e dor de cabeça, especialmente durante o exercício
  • Dificuldade de concentração
  • Tonturas
  • Pele pálida
  • Cãibras nas pernas
  • Insônias

Outros sintomas associados a formas específicas de anemia:

Anemia causada por deficiência de ferro

Unhas Onduladas é Um Sinal De Deficiência De Ferro, Causador De Anemia

As pessoas com uma deficiência de ferro podem desenvolver os sintomas:

Apetite por substâncias estranhas, tais como papel, gelo, terra, moedas, carvão, etc (uma condição chamada pica, também conhecida como alotriofagia ou alotriogeusia)

Deformação na forma e textura das unhas, referida como coiloníquia

Úlceras orais com rachaduras nos cantos

Anemia causada por deficiência de Vitamina B12

As pessoas cuja a anemia é causada por uma deficiência de vitamina B12 pode ter os seguintes sintomas:

  • Sensação de Formigueiro nas mãos ou pés
  • Perda de sensibilidade aao toque
  • Dificuldade em andar
  • Rigidez nos braços e pernas
  • Demência

Anemia causada por intoxicação crônica de chumbo crônica (Saturnismo ou plumbismo)

A intoxicação por chumbo de forma crônica pode levar aos seguintes sintomas:

  • Pigmentação azul-preta nas gengivas, referida como linha de chumbo
  • Dor abdominal
  • Prisão de ventre
  • Vómitos

Anemia causada pela destruição crônica dos eritrócitos (Hemácias ou glóbulos vermelhos)

Pele Amarela, Icterícia, é Um Sintoma De Anemia

A anemia causada pela destruição dos glóbulos vermelhos pode incluir os seguintes sintomas:

  • Icterícia (pele e olhos amarelos)
  • Urina vermelha ou castanha
  • Úlceras nas perna
  • Insuficiência De Crescimento na infância
  • Sintomas de cálculos biliares (Colelitíase ou pedra na vesícula)

Anemia Falciforme

Os sintomas de anemia falciforme incluem:

  • Fadiga
  • Susceptibilidade às infecções
  • Atraso de crescimento e desenvolvimento em crianças
  • Episódios de dor intensa, especialmente nas articulações, abdômen e membros

Anemia causada pela destruição repentina dos glóbulos vermelhos

Os sintomas incluem:

  • Dor abdominal
  • Urina vermelha ou acastanhada
  • Icterícia (pele amarela)
  • Pequenos hematomas sobre a pele
  • Convulsões
  • Sintomas de insuficiência renal

O que provoca anemia?

Existem mais de 400 tipos de anemia, no entanto a causa mais comum acontece devido a uma deficiência de ferro no organismo. A medula óssea necessita de ferro para produzir hemoglobina. Sem ferro suficiente no corpo, é incapaz de produzir a hemoglobina necessária para as células vermelhas do sangue.

O que Procura?
Blefarite: Óleo essencial da árvore do chá (Malaleuca) trata inflamação e coceira

De acordo com uma análise do IndiaSpend publicada em 2016, a Índia está no topo da lista das nações com mais mulheres e crianças anêmicas. Nas mulheres grávidas, por deficiência de ferro a anemia pode causar complicações graves, enquanto que nas crianças, pode afetar as suas competências linguísticas e motoras. (1)

Remédios caseiros para combater a anemia

Os remédios naturais são, muitas vezes, as melhores e mais saudáveis opções a que poderá ter acesso para combater certos problemas de saúde, vamos conhecê-los?

Beterraba, Cenoura, Romã, Rapadura e Laranja

Fruta Romã

Para tratar a anemia de forma completamente natural, poderá preparar um simples remédio natural à base de beterraba, rapadura, romã, cenoura e laranja.

Para tal, deverá liquidificar 150g de beterraba, juntamente com uma cenoura pequena, 1 xícara (chá) de rapadura em pedaços e alguns pedaços de romã. No final, adicione um pouco de sumo de laranja à mistura, e obterá um poderoso complexo vitamínico rico em ferro, que será de grande ajuda no tratamento da doença.

Deverá ingerir este suco nutritivo todos os dias, sempre antes do almoço e do jantar. Se preferir, poderá, também, tomar um copo logo pela manhã, mas tendo sempre bastante atenção às quantidades ingeridas, que não deverão ultrapassar os 200-250 ml por porção, sendo que, por mais saudável que esta mistura seja, o seu consumo excessivo poderá revelar-se contraproducente.

A Beterraba é rica em ácido fólico e as Romãs são ricas em ferro e outros minerais como o cobre e potássio.

Qualquer destas frutas, quando consumidas regularmente em forma de sucos, são excelentes construtores e purificadores do sangue, ajudando a aumentar os seus níveis de energia, melhorando o fluxo sanguíneo, e fazendo sentir-se mais ativo.

Spirulina

Spirulina Em Pó

Consuma uma colher de chá de spirulina todos os dias, misturada com um copo de água. A Spirulina é uma microalga verde-azulada conhecida pelos seus efeitos curativos. Ela oferece vitamina B12, clorofila, ferro, proteínas e outros nutrientes que vão manter o seu sangue saudável.

Groselha preta seca

Groselha Preta Seca

A groselha preta seca tem grandes quantidades de ferro e vitamina C, que ajudam na absorção do ferro, aumentando a contagem de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Coloque 10 a 12 groselhas negras secas em água durante a noite, e coma antes do café da manhã, todas as manhãs.

Sementes de gergelim

Sementes De Gergelim Ou Sésamo

Ingerir Sementes de Gergelim, também conhecido como Sésamo (de nome científico Sesamum indicum), é outra alternatina natural ótima para aumentar a ingestão de ferro, especialmente as sementes de gergelim preto.

Mergulhe as sementes de gergelim num pouco de água durante duas a três horas e de seguida triture-os até formar uma pasta. Consuma este preparado com uma colher de chá de mel todos os dias.

Aumente a ingestão de vitamina C

Aumentar A Ingestão De Vitamina C

A anemia tende a enfraquecer o sistema imunológico e portanto, podemos ficar mais propensos a infecções e doenças inflamatórias. Consumir doses adequadas de vitamina C pode ajudar a fortalecer o corpo a partir de dentro e, ao mesmo tempo, ajudar na absorção de ferro. Aumente o consumo de sucos de laranja ou limonadas.

Iogurte com Cúrcuma

Iogurte Com Açafrão Da Terra, Turmérico

No livro “Remédios Caseiros Ayurvédicos”, o Dr. Vasant Lad sugere a todos os indíviduos do tipo kapha que sofrem de anemia, a consumirem uma xícara de iogurte duas vezes por dia, de manhã e à tarde, juntamente com uma colher de chá de açafrão-da-terra (conhecido como cúrcuma ou turmérico).

As pessoas do tipo kapha, na existência de anemia, normalmente experimentam inchaço (edema), e a pele fica fria e pegajosa. Este remédio Ayurvédico ajuda desta orma a equilibrar o dosha kapha no organismo.

Feno-grego

As folhas e as sementes do feno-grego são excelentes fontes de ferro. Elas tratam e previnem a anemia, aumentando a contagem de células vermelhas do sangue. Adicione as folhas do feno-grego a sopas e saladas. Ou junte 2 colheres de chá de sementes de feno-grego e uma pitada de sal a uma xícara de arroz e cozinhe. Inclua este arroz maravilhoso nas suas refeições, uma vez por dia, durante 2-3 semanas.

O que Procura?
Receitas caseiras para fazer o cabelo crescer mais rápido

Água de Cobre

Beber água Em Copo De Cobre

Outro dos conselhos do Dr. Vasant Lad passa por armazenar água num recipiente de cobre durante a noite, e consumi-la todas as manhãs. Este hábito diário ajuda a reabastecer o corpo com minerais naturais, sendo também muito benéfico no tratamento da perda de cabelo.

Uva-passa e Tâmaras

Tâmaras

Estes frutos secos oferecem a combinação perfeita de ferro e vitamina C, permitindo que o corpo consiga absorver rapidamente e de forma eficaz o ferro a partir deles. Coma um punhado de passas (Uva-passa) e uma ou duas tâmaras ao pequeno almoço ou como lanche no meio das refeições. São frutos também bem conhecidos oferecer uma energia instantânea.

Mel

O mel é uma fonte natural de ferro, cobre e manganês. Ajuda a aumentar a contagem de glóbulos vermelho e a produção de hemoglobina. Ingira mel puro ou orgânico, em panquecas e waffles, ou use em receitas asiáticas ou churrascos.

Experimente misturar 1 colher de sopa de: mel, suco de limão e vinagre de maçã. Consuma o preparado diariamente.

Melaço de cana-de-açúcar

Melaço De Cana De Açúcar rico em minerais benéficos para a saúde

O melaço é um xarope obtido através da transformação da cana-de-açúcar, espécie gramínea de nome científico Saccharum officinarum. É mais escuro que outros melaços.

É extraído do terceiro ponto de ebulição da cana-de-açúcar, e é o tipo de melaço com mais propriedades uma vez que está concentradíssimo em nutrientes importantes como o ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B e manganês. 

Estes nutrientes ajudam a restaurar naturalmente a composição de nutrientes no corpo, aumentando a oferta de glóbulos vermelhos no sangue.

Para além disso o melaço tem um Baixo índice glicêmico, sendo o tratamento ideal para diabéticos com anemia.

Misture 2 colheres de chá de melaço e 2 colheres de chá de vinagre de maçã num copo de água e beba diariamente. Ou, Misture uma colher de sopa de melaço num copo de leite quente e Beba uma a duas vezes por dia.

Sementes de abóbora

Sementes De Abóbora

As sementes de abóbora são uma excelente fonte de ferro. Uma porção de 30 gramas fornece 20 a 30% do valor diário recomendado. 

Clorofila

Clorofila

A clorofila é quase uma correspondência exata das células vermelhas do sangue ou hemoglobina, presentes no corpo humano. Com esta composição única, a clorofila pode servir como substituto das células vermelhas do sangue, até o corpo ser capaz de repor as células vermelhas em falta.

Comer mais vegetais de folhas verdes

Vegetais De Folhas Verdes

As quantidades elevadas de clorofila contidas nos vegetais verdes como o espinafre, aipo, mostarda e brócolis são uma excelente fonte de ferro. Tenha em mente que é melhor comer os espinafres cozidos uma vez que as folhas cruas contêm ácido oxálico (ácido etanodióico), um ácido orgânico que pode impedir a absorção de ferro no organismo.

Salsa

A Salsa é rica em ferro, ácido fólico e vitamina C. Metade de um copo com salsa fresca contém cerca de 5,5 mg de ferro. A vitamina C presente na planta ajuda o corpo a absorver o ferro muito rapidamente. Use em sopas, guisados, sanduíches e saladas.

Guggul

Guggul é Uma Resina Pegajosa Estraída Da árvore De Mirra Commiphora Mukul. Na Ayurveda, é Usada Para O Tratamento Da Anemia, Artrite, Obesidade, Infecções E Outras Doenças.

Desde os tempos antigos que o guggul é utilizado como revitalizador para tratar as pessoas que sofrem de hemoglobina baixa e anemia. Extraído da árvore Commiphora mukul esta goma (resina) tem também propriedades de purificação e é considerada uma das melhores ervas medicinais usadas na Ayurveda para o tratamento da anemia.

Para produzir resultados o ideal será tomar o Guggul em forma de pó com uma colher de chá de mel e suco de limão antes da primeira refeição do dia.

Legumes, grãos integrais e nozes

Para aqueles que não consomem carne, os grãos integrais, as nozes, as leguminosas e as lentilhas, são excelentes fontes de ferro e ácido fólico. Certifique-se de realizar uma dieta bem equilibrada e seguir as dicas abaixo para garantir que o seu corpo absorve o ferro que necessita a partir destas fontes:

  • Coma feijão roxo, feijão-de-lima, feijão carioca, grão de bico e ervilhas frescas.
  • Comer nozes, amêndoas e amendoim. 1/2 chávena de nozes fornece 3,75 mg de ferro.
  • Coma cereais integrais.
  • Coma frutas e legumes que contêm vitamina C como estes ajudam o ferro processo do sistema digestivo frescos.
  • Evite o café o cacau e o chá (saiba mais abaixo). Os Polifenóis presentes nestes inibem a absorção de ferro.
O que Procura?
Remédio Caseiro para Gota

Grama de Trigo

Suco De Grama De Trigo

A grama do trigo é uma erva bem conhecida na Ayurveda com um conteúdo rico em ferro. Beber suco de grama de trigo de forma regular ajuda a aumentar os níveis de ferro no sangue e, assim, prevenir a anemia. O suco de grama de trigo é eficaz para aqueles que são alérgicos a outros alimentos ricos em ferro.

Amalaki (groselha indiana ou Amla)

Phyllanthus Emblica, O Amalaki, Groselha Indiana Ou Amla

De nome científico Phyllanthus emblica, o Amalaki, groselha indiana ou amla, é um dos melhores antioxidantes naturais existentes e uma riquíssima fonte de vitamina C.

O fruto ajuda a uma melhor absorção da molécula do ferro. Ajuda a aumentar o nível de hemoglobina no organismo e, assim, evitar a anemia.

Pode ser ingerido na forma de fruto ou como suco. Beber a mistura de suco de Amla com uma colher de chá de mel e água, uma vez por dia, ajuda a aumentar a células vermelhas do sangue. Para além deste benefício direto, o extrato da fruta ajuda em problemas como a artrite reumatóideosteoporose, e tem um efeito positivo contra a diabetes, diminuindo significativamente os níveis de glicose no sangue e os níveis de triglicéridos.

Folhas de nim (Azadirachta indica)

Folhas De Nim, Neem (Azadirachta Indica)

As folhas de nim, também conhecido como neem e amargosa, são uma ótima fonte de ferro. Quando tomadas com alimentos ricos em vitamina C, como o amalaki, as folhas de nim podem ajudar a aumentar os níveis de hemoglobina.

Adicione 2 colheres de chá de mel em cerca de 10 gramas de folhas de nim liquidificadas e beba a mistura todos os dias pela manhã. Esta mistura ajudará a aumentar o nível de hemoglobina e também a curar a doença.

Chá para anemia

Para quem procura chás para eventualmente tratar a anemia esta é a parte menos interessante, visto que o seu consumo está completamente contraindicado tanto em pacientes com anemia, como no caso de sentir alguns dos sintomas citados acima. Portanto, moderação é a chave!

Mas vamos aos fatos! De acordo com uma pesquisa publicada no National Library of Medicine o consumo de chá interfere com a absorção de ferro e pode levar à anemia por deficiência de ferro quando consumido em grandes quantidades, portanto, muita cautela com o consumo de chás.

Os taninos presentes no chá são os principais “culpados” por este efeito negativo na absorção do mineral. Tanto o chá preto, como o chá verde e o chá vermelho contêm a substância.

Os taninos são compostos polifenóis de origem vegetal solúveis em água. Alguns deles interferem na absorção de nutrientes considerados essenciais ao organismo.

São considerados “taninos anti-nutrientes“, inibindo a absorção de iões de metal e ferro. De todos eles, o chá preto é o que contêm maior concentração de taninos, facilmente identificável pela adstringência do seu sabor. (2)

O que não devo fazer?

Não tome ferro ao mesmo tempo que toma vitamina E ou come ovos, uma vez que irá reduzir as capacidades de absorção de Ferro. O Café e o chá (como já afirmado anteriormente), ambos interferem com a assimilação de ferro. Por outro lado, o consumo de sucos de citrinos e vitamina C pode aumentar tremendamente as taxas de absorção de ferro.

Notas Finais

Para as mulheres que consideram engravidar recomenda-se o consumo de suplementos (procure sempre informações junto do seu médico), especialmente ácido fólico, mesmo antes da concepção. Estes suplementos beneficiam tanto a mãe como o bebê.

Nenhum destes remédios não deverá ser encarado como um tratamento único para a anemia, nem como uma cura rápida, mas sim como um complemento aos restantes tratamentos que lhe seja recomendados pelo seu médico. Antes de tratar qualquer problema, é imprescindível identificar a causa do mesmo, sendo de extrema importância nunca prescindir do devido aconselhamento médico.

loading...

29. Fevereiro 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *