12 Remédios Caseiros para Baixar o Colesterol e Triglicerídeos

Precisa de ajuda? Não desespere! Eu também já sofri com esse mal. Tinha os triglicerídeos muito altos (355), colesterol (240), e passei a tomar todos os dias, um copo ou uma chávena de chá com a seguinte mistura caseira:

Remédio caseiro para baixar colesterol e triglicéridos

Remédio caseiro para baixar colesterol e triglicerídeos

Triture 2 limões grandes com um pouco de gengibre e uma cabeça de alho, junto com um copo grande de água. Após triturar vai para a panela e acrescente mais dois copos de água.

De seguida vai ao lume e assim que começar a querer levantar fervura desligue. Espere que arrefeça, coloque num frasco de vidro e meta no frigorífico.

Logo pela manhã deve tomar um copo todos os dias. Após duas semanas deste tratamento, fiz novas análises ao sangue e não tinha triglicerídeos nem o colesterol elevado……

Já lá vão 3 meses que faço este tratamento e vou fazê-lo para toda a vida ….além de baixar os triglicerídeos e o colesterol, normaliza a tensão arterial, limpa as artérias coronárias, rins, fígado etc….ao limpar o sangue diga adeus às doenças.

A Saber…

O que são triglicerídeos?

Todos nós temos triglicérides no sangue. Eles são um tipo de gordura necessária para uma boa saúde. Estas gorduras são importantes porque fornecem energia ao nosso corpo. Os testes de colesterol indicam níveis de triglicerídeos elevados quando o nosso corpo começa a armazená-los como gordura (porque estão em excesso), levando a um aumento do risco de doenças cardíacas.

De seguida estão os valores normais de triglicerídeos (a unidade de medida é em miligramas por decilitro: mg/dL):

Até 150 mg/dL = normal
Entre 150 e 199 mg/dL = limítrofe
Entre 200 e 500 mg/dL = elevado
Maior que 500 mg/dL= muito elevado

O que causa o aumento dos triglicerídeos?

Os Triglicéridos elevados podem ser causados por uma série de fatores:

  • distúrbios da tiróide
  • Historial de obesidade, diabetes mellitus, doença renal, doença hepática, Hipotireoidismo, Insuficiência renal crônica, Síndrome nefrótica
  • Dieta hipercalórica
  • O uso de medicamentos, tais como para terapia de substituição hormonal, pílulas anticoncepcionais, Corticoides, esteróides, Betabloqueadores (propranolol, atenolol, carvedilol, bisoprolol, metoprolol…), diuréticos, Ciclosporina, Antirretrovirais, Isotretinoína e tamoxifeno.
  • Consumo excessivo de álcool e tabagismo
  • Gravidez

Quais os Perigos/Riscos para a saúde?

Os níveis elevados de triglicerídeos estão associados a um maior risco de doenças cardíacas, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

O que Procura?
Suco de Cenoura para o Cabelo Crescer mais Rápido

Os Níveis elevados destas gorduras podem também estar associados à síndrome metabólica (uma combinação de vários problemas de saúde, incluindo excesso de gordura na região abdominal) e Hipertensão arterial.

A Síndrome metabólica aumenta ainda mais a probabilidade de ter um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, ou desenvolver diabetes.

Veja Outras Sugestões de remédios caseiros abaixo…

Amla (Groselha Indiana)

Amla Groselha Indiana Phyllanthus Emblica

A groselha Indiana, também conhecida como Amla (nome científico Phyllanthus emblica), atua como agente hipolipidémico natural, promovendo a redução das concentrações de lípidos no soro. Um estudo publicado no International Journal of Medical Research & Health Sciences, revelou que a fruta tem efeitos anti-hiperlipidémicos, antiaterogênicos, e hipolipemiantes.

Como fazer: Misture uma colher de chá de pó de groselha indiana ou groselha Indiana seca, num copo de água quente.
Beba todos os dias de manhã, com o estômago vazio.

Alimentos a Evitar

Evite os alimentos ricos em carboidratos e amidos. Alimentos tais como batatas cozidas, pão branco, e os flocos de milho, ajudam a causar picos de açúcar no sangue e, desta forma, aumentar os níveis de triglicerídeos, bem como reduzir o HDL colesterol “bom”.  Adicione novos alimentos à sua dieta, como os cranberries por exemplo, que ajudam a reduzir os triglicéridos.

Óleo de peixe

De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisa em Saúde Cardiovascular em Dakota do Sul, os ácidos gordos ômega-3 de cadeia longa são eficazes na redução dos níveis de triglicerídeos no plasma.

A ingestão de 3,4 gramas por dia do suplemento ajuda a reduzir os triglicerídeos em cerca de 25 a 50 por cento depois de um mês de tratamento, o que resulta principalmente no declínio da produção da Lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL).

O óleo de peixe suprime eficazmente a inflamação do tecido adiposo e controla as vias metabólicas de um modo específico, regulando o tráfego de nutrientes e reduzindo os triglicéridos no plasma. (1)

Vitamina B3 (Niacina)

Niacina Vitamina B3

Investigação mostra que a niacina (vitamina B3) reduz os níveis de triglicerídeos em 30 a 50 por cento, aumenta os níveis de colesterol Bom (HDL) de 20 a 30 por cento, e diminui o colesterol ruim (LDL) em 5 a 25 por cento.

De acordo com pesquisa publicada no Archives of Internal Medicine, a terapia com niacina (ácido nicotínico) é única na medida em que melhora todas as anormalidades das lipoproteínas. A vitamina B3 reduz significativamente o colesterol LDL, os triglicérides e as lipoproteínas, enquanto aumenta os níveis do bom colesterol (HDL).

Os investigadores descobriram que as mudanças induzidas pela niacina (vitamina B3) nos níveis de lípidos no soro, produzem melhorias significativas na doença das artérias coronárias. A utilização da niacina trás consigo o risco de possíveis efeitos secundários, tais como os níveis elevados de enzimas no fígado, no entanto, doses baixas de niacina, quando combinadas com estatinas, estão associadas a uma redução de eventos cardiovasculares. (2)

O que Procura?
Suco de laranja para controlar a pressão arterial

Esta descoberta faz com que a niacina seja o tratamento ideal para uma ampla variedade de distúrbios lipídicos, incluindo a síndrome metabólica, diabetes mellitus, hipertrigliceridemia etc.

Ácido lipoico

Ácido Lipoico Solgar

Pesquisadores descobriram que a suplementação com ácido lipóico (ácido alfa-lipóico ou ácido tióctico) aumenta a taxa de desaparecimento de triglicérides no sangue depois de comer.

Um estudo realizado em 2009, publicado no Archives of Biochemistry and Biophysics, testou os níveis de triglicéridos de ratos diabéticos que foram alimentados com uma dieta que continha ácido lipoico, durante cinco semanas.

Os investigadores verificaram que os fígados dos ratos tratados com o ácido lipóico apresentaram um elevado teor de glicogênio, o que sugere que os hidratos de carbono foram armazenadas como glicogénio, em vez de tornarem-se ácidos gordos, diminuindo assim os níveis de triglicerídeos. (3)

Alho

O alho faz parte do principal remédio caseiro desta matéria. Portanto acho importante sabermos o porquê de ser realmente tão efetivo na nossa saúde.

A alho oferece uma série de benefícios, incluindo a sua capacidade em ajudar a prevenir doenças cardíacas. Uma meta-análise realizada na Universidade de Oxford descobriu que as preparações de alho seco em pó reduzem de forma significativa os níveis de triglicerídeos no soro quando comparados com um placebo.

Esta análise incluiu 17 ensaios e 952 indivíduos. O tratamento com alho não só diminuiu os níveis de triglicerídeos, como também reduziu os níveis de colesterol total. (4)

Outro estudo publicado no Journal of Nutrition, relata que após a administração de alho por via oral ou injetável em ratos, houve uma redução de 38 por cento nos níveis de triglicéridos. (5)

Óleos Essenciais

Lavanda

Um estudo realizado em 2014 mostrou que o óleo essencial de lavanda exerceu efeitos antioxidantes e hipolipidémicos em ratos, podendo desta forma servir como terapia para pacientes com hiperlipidemia.

O Óleo de lavanda é também reconhecido por reduzir os níveis de estresse, o que pode ajudar a regular o risco cardiovascular. Para obter os benefícios do óleo de lavanda basta comprar um óleo de Grau Terapêutico, e difundi-lo em casa ou aplicá-lo topicamente no peito e pulsos. (6) Conheça 7 Óleos Essenciais para Controlar a Ansiedade, Estresse e Nervosismo.

O que Procura?
Aumente a sua energia com um simples Suco de tangerina

Mangericão Santo (Ocimum tenuiflorum)

Também conhecido como Tulsi e mangericão sagrado o extrato desta planta aromática da família Lamiaceae tem efeitos hipolipemiantes e antioxidantes que protegem o coração contra a hipercolesterolemia.

Isto acontece devido ao eugenol presente no óleo da planta. O manjericão-santo também é capaz de controlar os níveis elevados de glicose no sangue, que estão associados aos níveis elevados de triglicérides.

Para usar o extrato do manjericão santo, adicione uma a duas gotas num copo de água quente ou chá. O manjericão santo também está disponível em forma de suplemento. (7)

Erva-príncipe, capim-limão (Cymbopogon citratus)

óleo Essencial De Capim Limão, Erva Príncipe Cymbopogon Citratus

Uma pesquisa publicada no Food and Chemistry Toxicology, relata que o óleo essencial de Erva-príncipe, capim-limão (Cymbopogon citratus), baixou eficazmente os níveis de colesterol no sangue quando administrado oralmente em ratinhos, durante 21 dias.

Embora não existam estudos realizados em humanos, esta pesquisa sugere que o óleo essencial de Erva-Príncipe/Capim-Limão pode servir como uma forma natural e segura de terapia alternativa, em combinação com mudanças na dieta e estilo de vida. (8)

Aumente a ingestão de fibra dietética

Estudos mostram que, baixos níveis de fibra dietética estão associados a níveis de triglicerídeos mais elevados, e a níveis mais reduzidos de HDL colesterol bom. Recomenda-se o consumo de cerca de 25 a 30 gramas de fibra dietética por dia.

Evite obter a fibra através dos carboidratos, como os pães de trigo por exemplo. Em vez disso, aumente o consumo de feijão, aveia, maçãs, bananas, pêras, e batata doce.

Psyllium Husk (Fibra Solúvel)

Psyllium Husk (Fibra Solúvel)

Também pode optar por tomar suplementos de fibra psyllium. O Psyllium é a casca da semente do Psílio (Plantago Ovata), uma planta nativa da Índia que, não só ajuda a reduzir os níveis elevados de triglicerídeos, como também ajuda a reduzir o apetite e a estabilizar os níveis de glicose no sangue, o que por sua vez ajuda a reduzir o desejo pelo consumo de hidratos de carbono. É melhor seguir as instruções de dosagem do fabricante e tomar os suplementos com muita água.

Considerações finais

A melhor maneira de prevenir ou reduzir os níveis elevados de triglicérides é mudar a sua dieta e o seu estilo de vida. Corte nas calorias, dê prioridade aos carboidratos complexos em vez de carboidratos refinados, coma gorduras saudáveis ​​com ácidos graxos ômega-3 e reduza a ingestão de açúcar. Não esquecer! O exercício físico também é muito importante!

E você, já sofreu ou sofre com este problema? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas a tratar de vez este problema!

loading...

23. Agosto 2015 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *