11 Inacreditáveis Remédios Caseiros para Coceira na Vagina e Ardor

O ardor, irritação e coceira na Vagina e na vulva podem ser situações muito desconfortáveis. São muito comuns entre as mulheres, mas a grande maioria não sabe a sua origem. Esta reação e irritação da pele pode ser resultado de uma alergia, candidíase vaginal ou outro tipo de vaginite.

remedios-caseiros-para-coceira-na-vagina-e-ardor-genital

Algumas causas comuns de coceira vaginal incluem, infecções bacterianas ou fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), menopausa, substâncias químicas irritantes, estresse excessivo, e sistema imunológico enfraquecido.

Se o ardor, a irritação, e a coceira na vagina for causada por uma alergia, então as partes mais afetadas são as externas como o clitóris, os lábios vaginais e a vulva. Por outro lado, se for uma ardência ou coceira dentro da vagina, então a sua origem pode ser algum tipo de fungo ou bactéria.

Além da coceira e sensação de queimação e ardor, pode haver vermelhidão, inchaço em redor da vagina, vulva, e desconforto durante a micção ou relação. Nestas situações normalmente também ocorre corrimento vaginal e mau cheiro na região íntima.

Para evitar a coceira, não deve utilizar calças que não sejam confecionadas de algodão nem que sejam justas às suas pernas, bem como ter diariamente uma higiene saudável, lavando com água e sabão a região externa da sua vagina, principalmente após ter relações sexuais.

Outro fator que também deverá ter em consideração é a sua alimentação. Evite ao máximo comer doces ou alimentos fritos e prefira comida saudável como vegetais e fruta.

Além disso, tente alguns remédios caseiros simples para obter um alívio temporário dos sintomas. Nunca se esquecendo que, para um diagnóstico e tratamento adequados, deve consultar sempre o seu médico, neste caso, o ginecologista.

Remédios caseiros para coceira na vagina

De seguida estão listados os 11 melhores remédios caseiros para coceira vaginal e queimação (ardência).

Vinagre de maçã

vinagre-de-maca-para-ardor-e-coceira-vaginal

O vinagre de maçã é um remédio maravilhoso para o tratamento da coceira vaginal, devido à sua propriedades antibacterianas e antifúngicas. A acidez presente no vinagre de cidra ajuda também a restaurar o equilíbrio do pH vaginal, evitando assim a proliferação de bactérias más, causadores de vaginites.

  • Adicione 2 colheres de sopa de vinagre de maçã biológico num copo de água morna. Use esta solução para lavar sua vagina duas vezes por dia durante alguns dias.
  • Além disso, misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 1 colher de chá de mel biológico num copo de água morna e beba duas vezes por dia.

Nota: Use apenas vinagre de maçã biológico, Cru, não filtrado e não pasteurizado.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

Compressas frias com gelo

compressas-frias-com-gelo

Para obter um alívio imediato da coceira vaginal, use uma compressa fria. Ela irá ajudar a adormecer a área e reduzir a coceira e inflamação.

  • Enrole alguns cubos de gelo a um pano limpo.
  • Coloque este bloco de gelo na vagina durante alguns minutos.
  • Faça uma pausa de 30 segundos e volte a aplicar novamente.
  • Repita até que a coceira pare.
  • Use este remédio, conforme necessário.
Leia Também:  Elixir Bucal Natural: Hortelã-Pimenta e Semente de Anis

Você também pode lavar a área genital com água fria algumas vezes por dia.

Lavagem vaginal com água salgada

lavagem-vaginal-com-banho-de-assento-com-agua-salgada

Desfrutar de um banho de água salgada também pode ajudar a aliviar a coceira vaginal. O Sal vai controlar o crescimento dos microorganismos que causam a infecção e, por sua vez reduzir o prurido e outros desconfortos.

  • Adicione 1 colher de sopa de sal marinho integral (não refinado) num copo de água e use-o para lavar a sua vagina sempre que sentir coceira. Esta receita vai proporcionar-lhe um alívio imediato.

Alternativamente, pode realizar um banho de assento. Encha a sua banheira com água morna e adicione ½ xícara de sal marinho. Sente-se na água em posição de cócoras durante 10 a 15 minutos. Repita 2 ou 3 vezes por dia durante alguns dias para obter melhores resultados. Também pode realizar o procedimento numa bacia grande.

Nota: Não este remédios com sal se você tiver quaisquer feridas abertas na pele.

Recomendado: 8 Benefícios do Banho de Sal Grosso

Iogurte

iogurte grego

O iogurte natural, sem açúcar, com culturas ativas (probióticos), o tão conhecido Lactobacillus acidophilus, é um remédio maravilhoso para parar a coceira e o ardor vaginal.

As culturas ativas ajudam a controlar a propagação da infecção pelo corpo, matando as bactérias e as leveduras prejudiciais para a vagina, e ao meste tempo promover o crescimento de bactérias boas.

Mergulhe um tampão no iogurte e insira-o na vagina durante duas horas. Realize este procedimento duas vezes por dia até obter alívio.

Além disso, é aconselhado comer iogurte natural (sem açúcar) todos os dias.

Outros usos do iogurte: 15 Remédios Caseiros para a Retenção Urinária

Alho

Alho

Alho contém propriedades antibacterianas, bem como antibióticas, que podem ajudar a matar bactérias e leveduras. O alho aumenta as defesas do nosso sistema imunológico de forma surpreendente, e ajuda o corpo a combater infecções bacterianas.

  • Misture algumas gotas de óleo de alho com uma colher de chá de óleo de vitamina E biolégico e aplique sobre a área afetada.
  • Aguarde 10 minutos, e lave com água morna.

Use este remédio duas vezes por dia durante algumas semanas, ou:

Mastigue 3 dentes de alho cru por dia, ou, alternativamente, pode tomar suplementos de alho (sempre depois de consultar o médico).

Consulte também: Infusões de Alho e Limão para Queimar Gordura da Barriga

Neem (Azadirachta indica)

Folhas da planta medicinal Azadirachta indica, Neem

Também conhecida como nim, amargosa e neem, a Azadirachta indica é uma árvore maravilhosa, é um excelente remédio para todas as mulheres que sofrem de coceira na vagina devido a infecção causadas por fungos. As suas propriedades anti-sépticas ajudam a combater a infecção, reduzir o ardor e outros desconfortos vaginais.

  • Ferva um punhado de folhas de neem em 2 a 3 copos de água filtrada.
  • Coe e deixe esfriar.
  • Utilize esta solução para lavar a área vaginal uma vez ao dia durante algumas semanas.

Como alternativa, adicione algumas gotas de óleo essencial de neem a uma bacia de água morna e use-a para lavar a vagina.

Repita este remédio duas vezes por dia durante 2 semanas.

Pode também beneficiar das propriedades da planta ao tomá-la em forma de chá, 2 vezes de vezes por dia, ou tomar cápsulas de Azadirachta indica (sempre após consulta médica).

Outros usos da planta: 5 Tratamentos Caseiros eficazes para Cisto Pilonidal

Leia Também:  Remédio caseiro para doenças do estômago

Tomilho, Sálvia, Alecrim

extrato de alecrim

Outra forma eficaz de eliminar a coceira na vagina é com a aplicação de um remédio caseiro à base de Tomilho, Sálvia, Alecrim. Esta mezinha não tem qualquer efeito secundário e tem uma eficácia na redução dos sintomas, perto dos 100%. Apenas vai precisar de:

  • 2 colheres de chá de tomilho seco
  • 1 colher de chá de salvia seca
  • 1 colher de chá de alecrim seco
  • 375 ml de água

Como fazer:

  • 1) Comece por ferver uma panela com água;
  • 2) Junte-lhe as ervas mencionadas acima;
  • 3) Deixe a panela tapada durante 20 minutos;
  • 4) Coe esta mistura;

Por fim, utilize este remédio caseiro para realizar uma lavagem genital.

Realize o procedimento no mínimo duas vezes por dia, uma vez que a receita possui propriedades antimicrobianas, impedindo os fungos e bactérias de crescerem, bem como propriedades regeneradoras e calmantes para a mucosa da vagina.

Ver Fotos de Herpes Genital e Labial

Kefir

kefir-alimento-probiotico

O Kefir é um produto lácteo, fermentado e rico em probióticos. É um tratamento simples de fazer em casa e bastante eficaz para a coceira vaginal e todos os sintomas a ela relacionados.

A grande variedade de bactérias probióticas, particularmente o Lactobacillus bifidus, disponíveis no kefir, ajudam a eliminar as leveduras e as más bactérias, causadoras de infecções vaginais e coceira. Esta bebida probiótica também estimula o sistema imunológico a prevenir infecções futuras.

  • Neste caso em particular, vamos mergulhar um tampão no kefir e inseri-lo na vagina durante duas horas.
  • Realize este procedimento duas vezes por dia até se livrar do problema.

Além disso, beber 1 a 2 xícaras de kefir diariamente, durante algumas de semanas.

Recomendado: 12 Incríveis Remédios Caseiros para Cisto Pilonidal Inflamado

Mel

mel

O mel orgânico, cru, puro, não pasteurizado é outro remédio bastante eficaz para a vagina parar de coçar. Este alimento maravilhoso disponibiliza propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a livrar-se de qualquer infecção microbiana que poderia estar causando o problema.

  • Aplique o mel como uma pomada, na área afectada.
  • Deixe-o atuar cerca de 30 minutos, e em seguida, lave a vagina com água morna.

Repita a aplicação do mel pelo menos duas vezes por dia até que os sintomas melhorem.

Além disso, inclua o mel na sua alimentação. Ingira 1 a 2 colheres de sopa de mel não pasteurizado com um copo de água morna duas vezes por dia.

Cranberry, Arando, mirtilo vermelho, Oxicoco

cranberry-arando-vermelho-oxicoco

São precisos vários nomes para descrever esta fruta maravilhosa, bastante usada no tratamento de infecções do trato urinário. 

Beber suco de cranberry (sem recurso a açúcares), ajuda a tratar a irritação vaginal e coceira. Os Arandos criam um ambiente ácido que ajuda a inibir o crescimento de leveduras e bactérias.

Além disso, a frutinha ajuda a evitar infecções do sistema urinário e outros tipos de infecções da bexiga.

  • Beba cerca de 2 copos de suco de cranberry por dia até que a coceira pare.

Se tiver dificuldade em encontrar cranberrys à venda, pode sempre optar por tomar cranberry em forma de comprimidos e cápsulas, duas vezes por dia. Consulte o seu médico para uma dosagem mais correta.

Conheça melhor o Arando Vermelho (vaccinium macrocarpon)

Ácido Bórico

supositorios-vaginais-de-acido-borico

O Ácido bórico é uma solução bastante efetiva que fornece um alívio rápido da coceira vaginal e irritação, graças às suas propriedades anti-sépticas e anti-fúngicas.

  • Dilua um pouco de ácido bórico em água.
  • Aplique a solução na área afectada.
  • Deixe atuar em 1 a 2 minutos, depois lave cuidadosamente com água morna.
Leia Também:  Solução natural para cabelo seco

Realize este remédio uma vez por dia durante duas semanas. Como alternativa, pode comprar o ácido bórico em forma de supositórios vaginais (como na imagem ilustrada acima).

Consulte também: 13 Remédios Caseiros incríveis para Curar a Vaginose Bacteriana

Dicas adicionais

Mantenha a área genital seca, tanto quanto possível. A Umidade existente em torno da vagina vai piorar a situação.

Manter uma boa higiene para evitar a coceira vaginal. Após usar o banheiro, limpe sempre a vagina da frente para trás.

  • Use apenas tampões e roupas íntimas de algodão e mude-as duas vezes por dia.
  • Se possível, dorma sem calcinha até que o prurido diminuiu.

Evite sabão perfumado, papel higiênico perfumado, banhos de espuma, absorventes perfumados e quaisquer outros irritantes químicos. Além disso, resista à tentação de coçar a área.

  • Evite ter relações sexuais até que a coceira pare.
  • Após o exercício ou depois de nadar em piscinas públicas, tome um banho imediatamente.
  • Coma alimentos ricos em vitamina C para fortalecer o sistema imunológico. Estes alimentos ajudam a reduzir infecções no corpo.
  • Evite ingerir açúcar quando sofre de prurido vaginal crônico, causado por infecção por fungos.
  • Tome Suplementos de vitaminas
  • Use Probióticos (probiótocos são bactérias amigáveis que previnem o crescimento de organismos prejudiciais ao organismo. Para infecções fúngicas temos o Lactobacillus acidophilus, o Lactobacillus rhamnosus GR-1 (alguns estudos mostram que é muito útil para infecções vaginais: candídiase, vaginose bacteriana e infecções do trato urinário), e Lactobacillus fermentum RC-14)
  • Consuma suplementos ou alimentos ricos em ômega 3.

Atenção: Nos casos em que a coceira persiste, não deixe de realizar uma consulta com o seu ginecologista.

Através do uso de antifúngicos orais (ex: fluconazol em comprimidos ou o Itraconazol), ou tópicos intravaginais, cremes (ex: Clotrimazol, Miconazol, Nistatina, Terconazol), óvulos e pomadas para candidíase vaginal, é possível tratar o problema de forma rápida e eficaz.

O meu testemunho

Espero com este meu testemunho poder ajudar muitas mulheres com o mesmo problema. Eu já passei pelo mesmo, e na altura também fiquei pensando que era uma infecção vaginal (vaginite), no entanto o diagnóstico deu negativo!

Todo esse ardor, coceira e dor vaginal que sentia era originado por uma reação alérgica a produtos químicos e alimentos específicos!!!

Fui no alergista e depois das análises fiquei a saber que tenho alergia ao látex, níquel, e amêndoas.

Os produtos que continham látex, preservativos, tampões, absorventes, pensos higiênicos perfumados, biquínis e roupas íntimas, foram completamente eliminados da minha vida!

Usava um gel de banho que continha óleo de amêndoa, troquei por outro!

A minha depiladora elétrica contém níquel, comprei uma nova de aço inoxidável!!

Mudei para preservativos sem látex, lubrificantes vaginais naturais, tampões,  absorvente ou penso higiénico e cueca, tudo livre de latex.

Estou agora em busca de um biquíni novo 🙂 sem látex. Mas o que importa é que finalmente fiquei livre deste ardor e coceira vaginal insuportáveis!!!!

Nota muito importante: Não usem sabão ou qualquer outro produto químico na zona íntima. É melhor lavar a vagina apenas com água pura ou sabão natural, neutro. Para a secura vaginal usem um lubrificante natural como o Emerita por exemplo, que não contem parabenos, ou óleo de semente de gergelim.

Continuação » 11 Incríveis Remédios Caseiros para Apertar a Vagina Larga e Flácida

loading...

30. Julho 2012 by admin

46 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Bom dia estou com o clitoris inchado é com muita sorte aqui no minha região só vai ter ginecologista na quinta da semana que vem e já tou a dois dias assim hoje aumentou mas o que posso usar para aliviar esse incomodo
    Obrigada

  2. Amigas obrigada vou procurar um ginecologista

  3. essa dica das 2 colheres de vinagre branco diluida em um copo de agua e otima, a minha coceira estava super intensa e parou completamente assim que passei o vinagre com agua, muito obrigada pelas dicas!! :-*

  4. Tive muita coceira mas passei usar só calcinha de algodão,e lavar com bicarbonato e injetar com seringa sem agulha.Tem outro remédio caseiro que o vinagre lavar.Claro tem que passar bicarbonato nas calcinhas e passar o fundilho das calcinhas

  5. Adorei a orientacao de vcs tirei minhas duvidas .irei procurar um medico ginecologista

  6. tbm ando com essa coceira e com corrimento mais coça bastante que machuca muito to desesperada

  7. Estou com coceira na região do clitoris…conça muito..não sei nem o que fazer..alguém me ajuda

  8. Oi estou com uma coceira insuportavel,ja nao sei mais oq fazer,por favor me ajudem!obrigado

  9. Use o creme composto por Valerato de Betametasona 30mg. É muito eficaz.

  10. VOU TENTAR FAZER ESTE MEDICAMENTO CASEIRO , VAMOS ESPERAR QUE DE ALGUM RESULTADO ,ENCNTRA NA FEIRA OU EM CASADE ERVAS , OBRIGADA.

  11. Olá, eu tenho uma filha de 12 anos que tambem tem coceira na vagina. Ela coca-se muito, ela já pos creme hidratante na parte externa e não melhorou. Já esta com a coceira á 3 dias. As sugestôes acima são apropriadas?

    Cumprimentos,
    Ana

  12. ola, estou tbm com essa coçeira e corrimento as vesez acordo a noite com muita coçeira e nao durmo mas por favor mim ajudem

  13. Humm, gostei da informaçao dada mas nao sei onde encontrar esses ingredientes. E essa coceira esta acabar comigo.

  14. Muito boa informações!
    Tenho tido coceiras na areia externa também me sinto muito incomodada, tenho idéia que a causa pode ter sido : Lavar com Sabão em pó ou algum analgésico que eu tenha tomado! Não é nada agradável pelo fato de cocar muito e não poder cocar porque machuca! Quero que postem mais ajudas de remédios caseiros pois sei que servem, fiz exames e nada diagnosticado pode ter sido os cuidados que não foram adequados! Desde já grata…

  15. tbm sinto essas coceiras pricipalmente nas lateras da vagina doi muito gostaria muito de uma receita caseira aguardo obrigada

  16. tbm estou com uma coceira horrivel por favor me ajuda a acertar o remedio ja fui na medica mas ela nao resolve nada so fala que é o açucar que esta alto acho que ela nao entende é nada medico de postinho nao valem nada pra consultar a gentepor favor me ajuda obrigada

  17. Me identifiquei com varios casos e notei q varios deles nao obtiveram respostas o q e dificil pois poderia ajudar ainda mais…tentem melhorar isso..
    Vou tentar as receitas caseiras espero obter o resultado esperado..obg bjs!!!

  18. Agua gelada com vinagre de maça resolve o poblema..??

  19. Como é que se aplica essa infusão???

  20. To Com Uma Coceira Irritante , Eu Preciso de Uma Receita Caseira

  21. eu sinto essa coceira que vem de dentro e por fora como é ruim as vezes acordo de madrugada e não durmo mais ai fico coçando de leve para tenta alivia, lendo esses comentários eu passei iogurte de coco o único que eu tinha ai deu uma aliviada,vou também tenta dos chás,obrigada

  22. Olá estou gravida,estou tomando remedio por que tenho infecção urinal,achei q com esses tratamento eu iria melhorar,mas tenho coceira insuportavel na vagina,por toda parte dela nao durmo a noite e muito ruim n deixa a gente sussegado,arde,incha,doi eu n sei o que fazer…por favor espero uma resposta. obrigado!!!!

  23. alguém saber disse um remédio que cure pra sempre a coceira vaginal é uma coisa muito ruim

  24. Experiencia propria eu usei 2 tipos de pomadas,tomei remedio via oral eu e meu marido

    o que resolveu fou comprar seringa de 10ml e fazer lavagem com agua gelada e vinagre de maça …acabou …

  25. Tó com essa coceira e vou seguir essas dicas espero q dê certo

  26. faz mais deum mes que estou com uma coceira infernal na parte externa da vagina,ja fui no medico tomei remedio passei pomada mas a coceira não passa chego a me machucar tenho dores horriveis durante a relação parece que esta cortando é horrivel por favor me indique uma pomada obrigada.

  27. Gostaria também de saber mais receitas de coceira na vagina.

  28. tenho essa coceira e já ñ sei o q fazer fiz uma colecistectomia “retirada sã vesícula”e to tomando antibióticos muito forte m ajudem pois to com pontos e ainda ñ consigo andar direito pra procurar um médico….

  29. Todas vcs devem procurar um ginecologista.

  30. Meninas, faz o chá de orégano bem forte, coe , espera amornar um pouco e lave a região vaginal, pelo menos 2 vezes por dia. A coceira passa imediatamente, é incrível. Essa receita não tem contra indicação pode fazer sem medo e eu garanto que alivia muito. Eu sofro com essas coceiras , eu coço tanto que chega a machucar…. é horrível, mas depois q eu aprendi a receita do chá de orégano me sinto bem melhor e sem coceiras.

  31. Experimente usar a pomada germed é otima pra isso..

  32. Nossa!!!!!!!!o coisa agoniant q e ter coçeira na vulva
    Mas esse site me deu uma boa dica vlw

  33. Isso realente é horrivel, tambem já tive essa coceira infernal………quando a coceira ainda está suave, lave a vagina com 2 colheres de vinagre branco diluida e 1 copo de agua….. (nao arde!) ou colocar iogurte natural dentro da vagina tambem melhora muito

    mas se a coceira está infernal o ideal é tomar apenas um comprimido de Fluconazol 150 MG e aplicar a pomada Metronidazol por 7 dias dentro da vagina !!!

  34. Olá Luciane Ferreira,

    Obrigado pelo aviso, foi um erro da nossa parte.

    Segue a lista de Ingredientes corretos

    • 2 colheres de chá de tomilho seco
    • 1 colher de chá de salvia seca
    • 1 colher de chá de alecrim seco
    • 375 ml de água

    Abraço
    Administração

  35. Bom dia
    Fiquei em dúvida quanto aos ingredientes do chá. Qual a diferença de 02 xícaras de chá de alecrim seco e 01 xícara de alecrim seco. Ambos são a mesma erva ou diferentes, ou foi erro de digitação?
    Obrigada

  36. oi eu estou com a minha mentruaçao atrazada a 4 meses mais fiz o teste de gravidez de sangue e deu negativo so que tambem sinto muita coceira na minha vagina e de um tempo pra ca meu clitorias aumentou de tamanho de uma tal forma que os labios nao conseguem mais tampar e isso me incomoda muito quando coloco a calcinha e ta muito feio nao sei oque faço

  37. Bom vejo muitas mulheres procurando soluçoes sem conhecer nem o problema que tem. O melhor a se fazer é consultar um ginecologista e pedir uns exames, muito mais seguro do que ficar deduzindo o que tem e ficar aplicando ou tomando remedios que sem conhecimento, podem agravar mais a situação.

  38. Bom dia eu tenho coceira vaginal a mais de um mes e inchaso nos labios vaginais, e a anos que venho temdo corimento vaginal de cor branca isso sai sempre, o que posso fazer para resolver esses problemas e como me prevenir dela.

  39. estou muito preocupada cm a situção q me esmcontro,estou com a corseira mas esta vindo com,escorrimento esbranqueçados tipo qualhada estou asurtada agora,ñ sei o q fazer sera q tem cura o algum remédio caseiro p mim cuidar,algueme ajude por favor.espero a resporta

  40. tenho uma sobrinha de 3 anos posso usar esta receita nele tambem? fico esperando a resposta por favor, agradeço a atençao.um abraço.

  41. A um mes sinto uma coceira horrivel nas virilhas e vagina na parte esterna parece uma assadura ja passei a pomada neomicina , passei hipoglos e agora estou passando minancura mas a coceira so diminuiu um pouco em compensacao a assadura parece estar maior o que pode ser e o que devo fazer

  42. a alguns meses tem estado com coceira na vagina, já usei diversos tipos de remedio e nada não sei o que fazer , o que devo fazer até o medico disse que não era nada, mais é muito chato o que sinto;

  43. Obrigada!!!!!!!!!!!
    Essa explicação me ajudou muito.
    valeu pela ajuda!!
    Bjusssssssssssssssss

  44. gostaria de saber se aseio de agua morna com vinagre resolve o problema da coceira na vagina

  45. EU QUERIA SABER SE TEM UM JEITO DE ACABAR COM A COCEIRA VAGINAL

  46. eu queria que vc´s achasse uma maneira de esplicar as pessoas direito e ter mais coisas que possa aliviar a coceira da vagina.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *