17 Remédios Caseiros para Eczema

Desfrute de 17 inacreditáveis Remédios Caseiros para Eczema que elaboramos para você!

Os problemas de pele tornam-se mais comuns durante as fases de maior fragilidade e mudança. Desta forma, as idades entendidas entre a infância e a adolescência são as mais susceptíveis ao aparecimento desse tipo de problemas de pele.

É o caso do eczema, conhecido também como dermatite, que se caracteriza por uma infecção de pele que provoca pele seca, avermelhada, coceira e bolhas. Surge quando existe uma reacção da pele a qualquer fator adverso, que provoque reacção inflamatória.

Causas

A Pele é a primeira linha de defesa do nosso corpo. Se você tem eczema, a sua pele provavelmente produz menos gordura e oleosidade do que deveria produzir, o que faz com que a capacidade de retenção de água seja diminuída.

O que acontece? Com isto, o espaço entre as células aumenta, uma vez que não existe umidade (retenção de água), facilitando a entrada de bactérias.

É por isso que “coisas” como, sabões e detergentes podem agravar o eczema, uma vez que eles retiram a gordura que sua pele está produzindo, originando a pele seca, inflamada, e às vezes rachada ou empolada.

O eczema pode ser provocado por várias factores: Factores cuja responsabilidade pode ser atribuída àquilo que acontece no exterior, como a poluição e factores que são inerentes ao organismo do corpo humano. É o caso da retenção de suores, das alterações hormonais ou psicológicas e das mudanças vasculares.

A sensibilidade inicial da pele pode até ser causada por má digestão e condições como a síndrome do intestino solto. Estresse, hereditariedade, medicamentos e Imunodeficiências, podem também contribuir para o eczema e dermatite.

Quando afectado por consequências externas, o eczema pode ser provocado por alergias, factores ambientais e traumatismos.

É uma erupção cutânea, avermelhada, que pode aparecer em todo o corpo, ocorrendo particularmente entre pessoas com a pele muito seca ou sensível, podendo formar bolhas e abrir rachaduras em alguns casos.

É na face, nos joelhos, nas mãos e nas costas que a dermatite mais ataca. Aparece em forma de manchas avermelhadas, que provoca comichão.

O eczema sofre, ao longo da sua duração, uma evolução progressiva: as manchas vermelhas evoluem para um inchaço e a pele começa a expulsar pus.

Progressivamente, a pele vai secando e forma-se uma crosta. Durante o período de hipersensibilidade, torna-se bastante difícil para o doente dormir.

As pessoas com eczema são geralmente diagnosticadas com a doença ainda em bebês ou durante a infância. Os bebês com eczema normalmente desenvolvem-no no rosto, especialmente nas bochechas e queixo, mas também podem desenvolver o eczema no couro cabeludo, peito, costas, braços e pernas.

As crianças e os adultos desenvolvem a erupção principalmente no pescoço, pulsos, tornozelos e nas áreas que se dobram, como a parte interna do cotovelo e joelho.

A coceira por vezes é muito intensa, e pode ser bastante grave em alguns casos, fazendo com que a pele fique tão irritada, até causar sangramento. Quando esta situação ocorre, a erupção cutânea piora, causando mais inflamação e prurido.

Não existe cura para o eczema, mas, na maioria dos casos é fácil viver com o problema, quando seguidas as regras de prevenção adequadas. Descobrir o que faz desencadear a reação e tratar os sintomas é geralmente o curso de ação a tomar.

Sintomas

Os sintomas de eczema incluem:

  • Seca, pele sensível
  • coceira intensa
  • Pele inflamada e vermelha
  • erupção cutânea recorrente
  • áreas da pele escamosas
  • Pele Áspera
  • Formação de crostas
  • Pele inchada
  • manchas de pele coloridas e escuras

Tipos

Eczema é um termo geral para qualquer tipo de dermatite ou “erupção”. Existem várias doenças de pele que são eczemas, mas todos os tipos de eczema causam coceira, vermelhidão e alguns, bolhas e pele em escamas. O tipo mais comum é o eczema atópico. Pensado ser hereditário e desencadeado por alérgenos, o eczema atópico é mais comum em crianças, mas pode reaparecer durante a idade adulta.

Abaixo segue a lista de alguns dos tipos mais comuns de eczema:

Alimentos que causam Eczema (dermatite)

Aditivos – elimine os aditivos e os alimentos processados da sua dieta, uma vez que estes podem piorar o eczema.

Intolerâncias e alergias alimentares – Evite quaisquer alérgenos potenciais. Alguns desses alimentos incluem, glúten, leite, marisco ou amendoim.

Leia Também:  Farinha de casca de maracujá - Benefícios, Receita, Como fazer?

Saiba mais sobre Alergia alimentar

Margarina e outras gorduras não essenciais – Essas gorduras podem interferir na absorção dos ácidos gordos essenciais, indispensáveis para a cura.

Açucar – aumenta a inflamação e reduz a função imune (protetora).

Frituras – pode ajudar a aumentar a inflamação.

Cremes como a cortisona e corticóides devem fazer parte da rotina de um doente com eczema, que pode, também, apostar nos remédios feitos em casa.

Remédios Caseiros para eczema

Estes remédios caseiros para eczema vão-se concentrar no fortalecimento da barreira da pele, preenchendo essas lacunas, retenção de umidade, bem como focar-se em abordar problemas específicos, como a coceira e inflamação.

Alimentos Bons

Os ácidos gordos essenciais – os peixes selvagens, capturados e o óleo de linhaça pode ajudar a reduzir os sintomas do eczema.

Abóbora e sementes de Chia – Estas sementes fornecem zinco, mineral essencial para a cicatrização de feridas e metabolização de ácidos gordoss.

Alimentos ricos em probióticos – Consuma kefir, leite de cabra e Amasai (amasi). Estes são os alimentos mais ricos em probióticos, dando suporte ao intestino e todo o sistema imunológico.

Alimentos ricos em fibras – A constipação intestinal (prisão de ventre) pode levar o corpo a procurar outras formas de expelir as toxinas, e neste caso, a pele pode tornar-se uma das principais vias por onde as toxinas serão expelidas.

Ingira pelo menos 30 gramas de fibra por dia a partir de vegetais, frutas, nozes, sementes, coco e grãos germinados / leguminosas.

Alimentos ricos em vitamina A – Aumente a ingestão de vegetais de cor laranja e amarelo, ricos em vitamina A, necessária para a saúde da nossa pele.

Ômega 3, Suplementos com Óleo de Peixe

omega-3-suplementos-com-oleo-de-peixe

Eu sei, eu sei, o óleo de peixe está por toda parte e cura tudo, certo? Não, claro que não. Mas mostrou ajudar a diminuir a gravidade do eczema de algumas pessoas, particularmente em casos de prurido.

A pesquisa realizada mostra que as pessoas com eczema atópico parecem ter uma menor taxa de ácidos gordos essenciais nos metabólitos, reduzindo a metabolização desses ácidos gordos para as membranas das células da pele localizadas na superfície da pele.

Os ácidos gordos linoleico (n6) e alfa-linolénico (n3) são particularmente importantes na manutenção da função normal da pele e, surpresa, surpresa, o óleo de peixe é rico em ambos. Tomar uma dose diária pode ajudar o seu corpo a produzir mais “das coisas que você precisa no interior”, e não precisar se preocupar tanto com o exterior.

Você vai precisar de …

  • Óleo de peixe
  • Suco de laranja (opcional)

Para ambos, em forma de cápsulas ou líquido, siga a administração indicada na parte de trás da garrafa/frasco. Se usar o suplemento de Óleo de Peixe em forma de líquido, misture em um pouco de suco de laranja. Acho que ajuda a eliminar o sabor, odor, e quaisquer vestígios remanescentes de peixe que o suplemento possa ter.

Probióticos (25-100 bilhões organismos dia)

Um suplemento probiótico fornece bactérias amigáveis que ajudam a melhorar a saúde do intestino e aumentar a imunidade.

Óleo de coco

Óleo de coco para blefarite

Bem simples! O óleo de coco faz um excelente trabalho ao preencher o espaço intercelular “aberto” que causou a perda de umidade (pele desidratada). É um lipídio, e claro, as gorduras e os óleos são tudo o que você precisa para impedir o ressecamento da pele e prevenir a irritação.

Você vai precisar de…

  • Óleo de coco
Lave as mãos com água e seque-as. Esfregue o óleo de coco nas zonas afetadas, e deixe secar. Aplique ao longo do dia, conforme necessário.
Recomendado 8 Remédios Caseiros para Pele Seca

Óleo essencial de lavanda

oleo-essencial-de-lavanda

A aplicação de uma mistura de óleo essencial de lavanda e óleo de coco é um tratamento natural muito eficaz para reduzir o eczema. Alternativamente pode usar óleo de gerânio, melaleuca e mirra. Ambos podem acalmar e ajudar a curar a pele vermelha e seca, promovendo a cura do eczema.

Óleo de Jojoba

oleo-de-jojoba

 

O óleo de coco é realmente fantástico, no entanto o eczema é uma condição “altamente individual”, e nem todas as pessoas obtêm sucesso com ele. Se for esse o caso, ou não, tente o óleo de jojoba. Não é propriamente um óleo, mas sim, uma cera líquida.

Ele consegue penetrar profundamente na pele, e a sua estrutura molecular é, de todos os óleos, o mais semelhante, em relação ao sebo (óleo) natural da nossa pele.

O óleo de Jojoba é composto por ácidos gordos de cadeia longo e álcoois gordos, extremamente rico e hidratante.

Você vai precisar de …

  • Óleo de Jojoba

Lave as mãos com água e seque-as. Aplique o óleo de jojoba na área afetada, massageando suavemente a pele até que este seja, pelo menos, parcialmente absorvido. O óleo de jojoba é extremamente rico e não necessita de grandes quantidades em cada aplicação. Aplique 3 vezes ao dia, conforme necessário.

Leia Também:  11 Remédios Naturais para Gripe e Resfriado Comum Surpreendentes

Vitamina E (400 IU)

A vitamina E promove a cicatrização de feridas e ajuda o corpo a utilizar melhor os ácidos gordos.

Vitamina D3 (2000 UI – 5000 UI por dia)

A vitamina D3 tem propriedades antimicrobianas e aumenta a imunidade.

Luz Solar

A luz solar directa sobre a pele aumenta a produção de vitamina D, ajudando a reduzir o eczema.

Mel

mel

O mel executa todas as tarefas necessárias para aliviar os sintomas de eczema. É anti-microbiano, anti-inflamatório, ajuda a acelerar o processo de cicatrização da pele quebrada, rachada, e é um umectante (atrai água a ele.)

A única desvantagem é que “a receita pode ficar bastante pegajosa”. Desta forma, é melhor quando usado apenas em pequenas áreas.

Você vai precisar de …

  • Mel orgânico
  • Bandagem (opcional)

Lave as mãos e seque-as. Aplique uma camada fina de mel sobre a área afetada. Pode cobrir a área com uma bandagem, mas eu, pessoalmente, prefiro “deixá-lo respirar.” Deixe-o atuar por 20-30 minutos, em seguida, enxague com água fria, seque, e reaplique 3 vezes ao longo do dia.

Creme Caseiro

Quando se trata de acalmar a coceira, manchas secas e dolorosas da pele, nada melhor que um bom creme caseiro para o corpo, para usar sempre que necessário.

Este creme combina “4 ingredientes curativos” fantásticos. Óleo (manteiga) de jojoba, manteiga de karité, óleo de coco e cera de abelha.

O Karité oferece um alto teor de ácidos gordos não saponificáveis, ou seja, esteáricos e oleicos.

Não saponificável (Insaponificável) significa que não pode ser saponificado, ou hidrolisado, e convertido em sabão.

Muitos dos seus benefícios de cura vêm destes ácidos gordos, pelas suas maravilhosas capacidades de reparar, curar e suavizar a pele danificada.

Ele pode também ajudar a reduzir a inflamação, que é enorme quando se trata de eczema.

A cera de abelha é o principal meio utilizado para engrossar esta pomada caseira, mas também ajuda a proteger e suavizar a pele. O óleo de Jojoba e o óleo de coco são bons complementos, todos os motivos já listados nos remédios caseiros anteriores!

Você vai precisar de …

  • 2 colheres de sopa de manteiga de karité
  • 2 colheres de sopa de cera de abelha
  • 6 colheres de sopa de óleo de coco
  • 4 colheres de sopa de óleo de jojoba
  • Óleo essencial de lavanda (opcional)
  • Recipiente (frasco de vidro por exemplo)

Em banho-maria derreta a cera de abelha e o óleo de jojoba completamente. Uma vez derretidos, adicione óleo de coco e mexa até que esteja completamente derretido.

Baixe o fogo um pouco e adicione a manteiga de karité, mexendo até derreter. A manteiga de karité deverá ser o último óleo a colocar, uma vez que é um pouco mais sensível ao calor, e pode ficar granulada ao longo da sua vida útil.

frasco-de-vidro-hermetico

Despeje a mistura num frasco de vidro hermético e, se assim o desejar, adicione uma ou duas gotas de óleo essencial de lavanda e agite. Coloque a tampa e deixe esfriar. Aplique generosamente nas áreas afetadas, conforme necessário.

Óleo de Prímula e Óleo de Borragem

O óleo de prímula e o óleo de borragem contêm GLA e agem como um anti-inflamatório para a pele. Ingira oralmente ou aplique topicamente.

Os Óleos não funcionam!

Muitos remédios caseiros para eczema envolvem óleos, e enquanto muitas pessoas têm sucesso com eles, outras não.

A Glicerina vegetal tem uma má reputação, infelizmente, devido à sua prima, a “glicerina animal”. A glicerina, ou glicerol, é a espinha dorsal dos lipídios (óleos e gorduras), e geralmente é um produto usado na indústria de fabricação de sabão.

O que separa a glicerina vegetal da glicerina animal é que a primeira é extraída de vegetais. Ela provem de óleos e gorduras encontradas em plantas e frutos como o coco ou o óleo de palma.

A glicerina animal é elaborada a partir de gorduras animais, de menor grau de qualidade, quando comparada com a glicerina vegetal.

A glicerina de origem vegetal é 99,7% pura, sendo os restantes 0,3% água.

É sem dúvida um grande auxilio no restauro dos níveis de umidade da pele, reduzindo o ressecamento da pele, coceira e inflamação.

É um umectante. Significa que atrai a água a ela e ajuda a reter a umidade. É bastante eficaz. Se você deixar uma garrafa de glicerina pura aberta, verá que, 20% dela acabará por se transformar em água.

Quando usada para tratar o eczema, pode ajudar a preencher as lacunas na pele seca, desidratada, e atrair água para as camadas mais profundas da derme. É um produto que se dissolve facilmente na água, tornando-a ideal para elaborar um spray hidratante.

Você vai precisar de …

  • Glicerina vegetal de Grau Alimentar
  • Água filtrada
  • Pulverizador

Use uma proporção de glicerina e água de 1-1. Coloque num frasco de spray, e agite bem para misturado tudo. Pulverize na pele, conforme necessário. Pode variar as quantidades e tentar proporções de 1-2 ou mesmo 1-3. Geralmente é aconselhável começar com variações mais baixas até perceber como a sua pele reage.

Leia Também:  Aumente a sua energia com um simples Suco de tangerina

Aveia

Máscara anti-inflamatória de aveia

A farinha de aveia é o ingrediente aconselhado para aliviar a irritação da pele e a comichão. Os constituintes químicos existentes na aveia tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar o desconforto causado pela inflamação associada ao eczema.

Basta juntar duas colheres de sopa de farinha de aveia e 300 ml de água.

Reserve um pouco da água e aqueça, enquanto adiciona a farinha de aveia à restante água fria. Depois, é só juntar a água aquecida à solução. A mistura deve ser aplicada duas vezes ao dia, na zona afectada pelo eczema. Logo de seguida, hidrate com um óleo ou creme na zona, o seu hidratante habitual.

Chá de Camomila

cha-de-camomila

A camomila é um incrível calmante da pele. Ela reduz a inflamação, coceira, e cura o locar que pode ter sido excessivamente arranhado.

As suas vantagens vêm, na sua maior, a partir de um álcool natural conhecido como Bisabolol, α-(-)-Bisabolol, alfabisabolol) ou levomenol. O bisabolol mostrou ser útil no alivio da irritação, na redução da inflamação, e tem efeitos anti-microbianos que podem ajudar a afastar os germes que decidem tirar proveito das peles mais enfraquecidas.

Não há melhor maneira de extrair todos estes benefícios do que tomar um banho de chá de camomila.

Você vai precisar de …

  • 4 colheres de sopa de flores de camomila secas (camomila-comum, camomila-alemã, Matricaria recutita)
  • Musselina ou gase

Coloque a camomila em gaze ou musselina e amarre bem. Muselina é aquele tecido fino usado na elaboração de cortinas. Podem adicionar maiores quantidades, mas acho que 4 colheres de sopa já é um bom ponto de partida para começar.

Encha a banheira parcialmente e, em seguida, prenda o saco diretamente na torneira por onde sai a água do banho.

Uma vez que a banheira já está cheia você pode deixar cair o saco diretamente na banheira e dar-lhe um aperto, para obter ainda mais benefícios de cura.

Fique de molho por 10-15 minutos ou mais, relaxe e, em seguida, seque a pele delicadamente com uma toalha limpa.

Para terminar, coloque o seu hidratante habitual, se desejar.

Amido de milho e óleo

De volta aos dias de ensino fundamental! Você nunca brincou com o amido de milho? Sabe, aquela massinha bem cool que todos os bebês adoram.

Esta simples mistura de água e amido de milho, forma uma pasta calmante que ajuda a conquistar a umidade que a pele com eczema tanto precisa. Para potenciar ainda mais a mezinha caseira e conseguir uma hidratação super extra, acrescente azeite de oliva ou óleo de semente de uva.

Você vai precisar de …

  • Amido de milho
  • Azeite de oliva ou óleo de semente de uva

Misture o amido de milho e óleo suficiente para fazer uma pasta para barrar. A pasta não deve ficar tão espessa que dificulte espalhar, mas também não deve ficar muito fina ou aquosa.

Aplique às áreas afetadas, conforme necessário, deixe descansar por 20 minutos e depois lave com água morna. Seque com uma toalha limpa e aplique o seu hidratante habitual conforme necessário.

Parar a Coceira com Argila Verde

Argila Verde

Quando você está enlouquecido com a necessidade de arranhar e coçar o eczema, acontecem coisas menos boas! Abrem-se pequenas feridas, forma-se mais crosta, o que não dá tempo suficiente para a pele se curar. Coçar também só piora a inflamação.

É certo que enquanto você coça, pode sentir um alívio temporário, vai continuar num ciclo vicioso.

A argila verde francesa, rica em magnésio, assim como cálcio, ferro, potássio e outros minerais, é a pasta caseira perfeita, que vai parar a dor e coceira, e reduzir o calor e inflamação!

A argila obtém o tom de verde através da decomposição da matéria vegetal da planta (mineralização, apodrecimento).

Certificar de que é realmente argila verde, e não outra coisa qualquer! Você pode fazer a pasta com água ou extrato de hamamélis. O extrato de Hamamélis adiciona um ponto extra em termos de alivio da coceira e ajuda em casos de eczema com crostas e bolhas.

Trata-se um composto adstringente anti-inflamatório, produzido a partir das folhas e da casca do arbusto norte-americano Avelã-de-bruxa (Hamamelis virginiana). Um componente natural usado em muitos produtos de saúde conhecidos.

Você vai precisar de …

  • 1/2 xícara de argila verde francesa
  • Água ou extrato de Hamamelis virginiana

Misture água ou extrato de Hamamelis virginiana, suficientes, na argila verde, para formar uma pasta cremosa.

Aplique diretamente na área afetada e deixe secar. Uma vez que a pasta de argila tenha secado, lave com água fria e seque delicadamente com um pano limpo e macio.

Se sobrar pasta, armazene num frasco de vidro com uma tampa hermética. Se secar, é só adicionar um pouco de água ou hamamélis para reconstituí-lo.

Gostaria de saber como está a sua situação! Deixe-nos saber que remédios funcionam e não funcionam para você, faça uma pergunta ou deixe um comentário, no fórum abaixo.

loading...

24. Outubro 2012 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. tenho dermatite, ou seja manchas marrons por todo o corpo, nao sei mais o que usar para acabar com essas manchas, que remedio tomar ou passar para ser curada.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *