12 Tratamentos Caseiros para a Queda de Cabelo Excessiva

A queda de cabelo é um problema que atinge Homens e Mulheres de todas as idades, podendo estar associado a sérias deficiências nutricionais, determinados tipos de medicação, estresse ou simples herança genética.

Apesar de, muitas das vezes, a queda de cabelo em nada implicar a existência de graves problemas de saúde, não deixa de ser um fator que contribui imenso para a debilitação do aspecto visual da pessoa, conferindo-lhe um ar mais velho e cansado, passível de dar origem a repercussões extremamente negativas nos seus níveis de auto-estima.

12 Dicas De Remédios Caseiros Surpreendentes Para Evitar E Tratar A Perda De Cabelo Em Mulheres E Homens

Causas

A deficiência de ferro é uma das causas mais comuns do problema em mulheres mais jovens.

Os problemas dos tireóide também podem ser um fator contribuinte, afetando não só o cabelo como levando a ganhos de peso.

As condições da tireóide, principalmente o hipotireoidismo, comum em mulheres pós-menopáusicas, pode ser uma das causas. A condição pode tornar o cabelo fino e seco, bem como levar a unhas quebradiças, ganho de peso e cansaço.

Conheça algumas possíveis as causas:

  • Deficiência de ferro (1),
  • Deficiência de Zinco,
  • Défice no consumo de Proteinas,
  • Deficiência em Vitaminas B (biotina B7, Ácido pantoténico B5),
  • Deficiência de Vitamina C,
  • Défice no consumo de Ácidos Graxos Essenciais
  • Gravidez,
  • Menopausa,
  • Perda de peso extrema,
  • Envelhecimento,
  • Níveis hormonais desequilíbrados,
  • Tabagismo,
  • Produtos químicos
  • Infecções do couro cabeludo,
  • Deficiências nutricionais,
  • Desequilíbrio hormonal,
  • Genética,
  • Certos medicamentos e condições médicas tais como a distúrbios da tiróide, Síndrome do Ovário Policístico, doenças auto-imunes, alopecia areata, alopecia de tração, síndrome do ovário policístico, psoríase, dermatite seborreica, Tinea capitis, anemia por deficiência de ferro…
  • Estresse

Medicamentos conhecidos por causar perda de cabelo

  • Medicamentos para a acne
  • Antibióticos e antifúngicos
  • Anticoagulantes
  • Anticonvulsivantes
  • Antidepressivos
  • Anti-hipertensivos (pressão arterial)
  • (inibidores de ACE, betabloqueadores, estatinas, etc.)
  • Quimioterapia
  • Fármacos para o tratamento da gota
  • Anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs)
  • Contraceptivos orais e substituições hormonais
  • Inibidores da bomba de protões (IBP)
  • Fármacos usados no tratamento de úlceras

Ciclo de Crescimento do Cabelo

Cada fio de cabelo cresce no couro cabeludo durante cerca de 2 a 7 anos, entrando depois em fase de repouso e dando-se a queda, sendo substituído por um novo fio de cabelo.

Em determinados momentos cerca de 80 a 90% do nosso cabelo está em fase de crescimento e os restantes 10 a 20% está na fase de repouso, esperando para cair.

Portanto é normal, a mulher ou o homem, perder cerca de 100 fios de cabelo todos os dias como parte do seu ciclo de crescimento capilar.

Em circunstâncias normais, o cabelo que cai será substituído por um novo fio. No entanto, em casos de deficiência nutricional, doença, estresse, ou na utilização de produtos químicos, poderá haver um atraso de alguns meses antes do novo cabelo começar a crescer.

Os fatores citados acima podem também fazer com que a % de cabelo em fase de repouso aumente ainda mais, resultando num excesso de perda de cabelo sem nenhum sinal de novo crescimento.

Para tratar as causas do problema e acelerar o processo de crescimento, fomos em busca de alguns remédios caseiros eficazes e duradouros, baseados em pesquisas científicas, que realmente funcionam! Saiba o que fazer… mas antes conheça algumas possíveis causas.

Tratamentos

Minoxidil (Rogaine)

A solução tópica de minoxidil (Rogaine) está indicada para promover o crescimento de cabelo em mulheres com alopecia androgenética. É um medicamento seguro e eficaz quando utilizado corretamente e estiverem reunidas as seguintes condições:

  • Deve ser aplicado todos os dias,
  • Deve ser aplicar no couro cabeludo seco, e não imediatamente após o duche,
  • O Minoxidil necessita de algum tempo para ser absorvido, devendo aguardar cerca de 30 minutos após a aplicação antes de aplicar outros produtos no cabelo,
  • Após a aplicação deixe secar por conta própria e não use secadores,

A espuma de Minoxidil 5% não contém Propilenoglicol para que haja menos irritação do couro cabeludo em comparação com a solução líquida. É também menos oleosa e absorvida mais rapidamente.

As Mulheres com alopecia androgenética também podem considerar a administração de espironolactona (Aldactone®) que embora tenha menos eficácia comprovada em comparação com o Minoxidil, pode ser uma boa alternativa para as mulheres com hirsutismo (excesso de pêlos do corpo).

Finasterida (Propecia)

A Finasterida (Propecia®) é uma medicação (5-alfa-redutase) que diminui os níveis de dihidrotestosterona (a hormona que provoca diretamente o encolhimento dos folículos de cabelo e leva ao desenvolvimento da alopécia androgenética).

Embora seja de longe o tratamento mais eficaz da alopecia androgenética em homens, não é aprovado pela FDA para mulheres, sendo por vezes prescrita de forma off-label (prescrita para um uso diferente).

A Gravidez deve ser excluída antes do início da terapia e as mulheres devem ser mantidas em controle de natalidade rigoroso durante o tratamento, pois pode representar riscos para o feto.

Espironolactona

A pesquisa atual sugere que a administraçao de espironolactona ajuda 30% das mulheres a “melhorar” a densidade do cabelo e”evitar” novas perdas. É importante perceber que este antagonistas da aldosterona não traz melhora a todos os pacientes.

É um medicamento que deve ser utilizado a “longo prazo”, e assim como o minoxidil (Rogaine) é um compromisso de vida. Se o paciente tiver melhoras com o medicamento e, em seguida, interromper a medicação, vai perder todos os benefícios de mais de 9 meses.

A dose necessária para tratar o problema nas mulheres é de 200 mg por dia (100 mg de manhã e 100 mg à tarde). Doses inferiores a 200 mg por dia são menos eficazes, e a mulher não deve engravidar enquanto estiver a usar esta medicação.

Os efeitos colaterais da espironolactona na mulher incluem alterações de humor, sensibilidade mamária, diminuição da libido, irregularidades menstruais e tonturas, podendo também interagir com alguns medicamentos.

Terapia com plasma rico em plaquetas

A Terapia com plasma rico em plaquetas é um tratamento que envolve a retirada do próprio sangue do paciente, processando-o num sistema de centrifugação estéril de modo a que apenas as células enriquecidas (plasma rico em plaquetas) permaneçam.

De seguida é aplicado um anestésico tópico no couro cabeludo para total conforto do paciente e injectado o plasma.

A terapia, com vários benefícios em diferentes áreas da saúde, foi desenvolvida na década de 1970 e usada pela primeira vez na Itália em 1987, numa cirurgia do coração.

Este plasma é uma fonte concentrada de plaquetas autólogas com vários factores de crescimento e citocinas que estimulam a cicatrização dos ossos, tecidos moles e estimulam o crescimento do cabelo naturalmente. O tratamento também pode ser combinado com a cirurgia de transplante de cabelo, Microneedling, ou os medicamentos citados acima, tais como a Finasterida e o Minoxidil.

O procedimento não obriga a tempo de inatividade significativo e é muito seguro, uma vez que é gerado a partir do seu próprio sangue.

Substituição de cabelo 3D

A substituição de cabelo 3D é uma nova alternativa à cirurgia e transplante. Trata-se de um sistema de nome CNC desenvolvido nos laboratórios Cesare Ragazzi em Itália.

O sistema começa pelo mapeamento da cabeça, usando imagens 3D para criar um ajuste exato. De seguida os “cabelos humanos não transformados” são inseridos individualmente e fixados no couro cabeludo recorrendo a um adesivo. Será retirado para manutenção a cada dois meses.

Laser Terapêutico de Baixa Intensidade (Fotobiomodulação)

O Laser Terapêutico de Baixa Intensidade (Fotobiomodulação) é uma nova opção para a perda de cabelo induzida pela quimioterapia.

“Lembre-se que o tratamento Precoce é essencial para evitar o agravamento da condição a longo prazo.”

O que Procura?
Infusões de Alho e Limão para Queimar Gordura da Barriga

Remédios caseiros para a queda de cabelo

Apesar da inexistência de um tratamento definitivo para este mal, é possível diminuir a intensidade da queda de cabelo excessiva através da utilização de determinados remédios caseiros ricos em vitaminas e nutrientes, como é o caso daqueles feitos à base de Aloe Vera, que tão renomada é pelas suas infindáveis propriedades terapêuticas ou através de uma simples massagem.

“Lembre-se sempre que, manter um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada são dois factores-chave para um cabelo forte e saudável.”

Massagem Capilar

Massagem Capilar No Couro Cabeludo Previne A Queda De Cabelo

Um estudo realizado em 2016, no Japão, descobriu que a massagem no couro cabeludo ajuda a aumentar a espessura e a fortalecer o cabelo. (2)

Pode realizar esta massagem com ou sem óleos. Embora, a lubrificação dos óleos forneça nutrientes e um condicionamento extra aos fios.

Pode também optar por usar um pente com dentes de madeira e passar várias vezes em todo o couro cabeludo. Esta técnica terá um efeito semelhante ao da massagem.

Existem muitas razões para usar um pente de madeira. A sensação da madeira no couro cabeludo é incrível. É uma espécie de mini-massagem que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, trazendo os ​​nutrientes necessários para as raízes do cabelo.

As fibras naturais da madeira funcionam muito bem no condicionamento do cabelo, e não tendem a puxar ou quebrar o cabelo. E na minha opinião os pentes são uma opção muito melhor que as escovas, especialmente para quem tem o cabelo encaracolado, deslizando e desembaraçando muito mais facilmente.

Os pentes de madeira também ajudam a eliminar a caspa. Quando a caspa surge devido ao couro cabeludo seco, a massagem regular com um pente de madeira ajuda a normalizar a produção de oleosidade e eliminá-la.

Para realizar a massagem a escolha do óleo é essencial. Quem tem o cabelo muito fino deve escolher óleos como o de Jojoba, Coco, Ghee ou Ghi (óleo de manteiga clarificada), Prímula ou de Girassol.

Se você tiver o cabelo seco e grosso, escolha óleos mais ricos, tais como o Azeite de Oliva, Gergelim ou Abacate.

Também pode usar o gel de aloe vera, o gel de semente de linho, ou infusões de ervas. Tente perceber as necessidades do seu cabelo.

Para realizarmos a massagem, vamos aplicar o óleo de nossa preferência em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos, através de movimentos lentos e deliberados. Termine acariciando ao longo do comprimento do cabelo.

Nota: Não seja bruto ao lidar com o seu cabelo, pois pode causar traumas nas raízes dos fios.

Não se esqueça de massagear a parte posterior do crânio (occipital) e área do pescoço. Quando estamos muito tempo sentados na frente do computador ou quando estamos sob estresse, os músculos em redor da parte de trás da cabeça e pescoço tendem a ficar mais rígidos e sensíveis.

Isto afeta não só a postura do pescoço, como também restringe o fluxo de sangue em redor do couro cabeludo.

Massaje esta área, utilizando as pontas dos dedos ou a base das palmas das mãos. Verá que a rigidez vai aliviar e vai sentir-se muito melhor.

Viva no presente e realize uma tarefa de cada vez. Enquanto realiza a massagem não pense em mais nada a não ser isso ao mesmo, caso contrário só estraga a diversão. Concentre-se na tarefa em mãos, e apreciar o processo. Massagem feliz !!

Aloe Vera

Para usufruir de todas as propriedades que caracterizam esta planta medicinal, deverá cortar algumas das suas folhas gordas ao meio, de modo a conseguir retirar o gel que se encontra no interior, e que é o principal responsável por todo o poder nutricional encontrado nesta planta.

O gel do aloe vera é, na verdade, a sua seiva, e possui um aspecto transparente. Após a sua remoção, este gel deverá ser imediatamente aplicado na região afetada do couro cabeludo, e aí deverá permanecer durante cerca de 24 horas, para que possa ter tempo de atuar e ser devidamente absorvido.

Evite evitar utilizar toucas, ou esfregar o couro cabeludo de forma bruta, durante a aplicação deste gel, de forma a impedir o desenvolvimento de irritações na pele.

Este simples procedimento poderá ser repetido com a maior regularidade possível, pois só assim conseguirá obter resultados verdadeiramente satisfatórios. Se a sua calvície for bastante acentuada a única solução poderá passar por um Implante Capilar.

Óleo de mostarda e Óleo de rícino

óleo De Mostarda

O óleo de rícino, também conhecido como mamona, contém ácido ricinoleico e 6 ácidos gordos essenciais ômega que ajudam a aumentar a circulação do sangue no couro cabeludo e, assim, aumentar o crescimento do cabelo.

Ele também nutre o couro cabeludo e fortalece as raízes devido ao seu alto teor de proteínas.

O óleo de Mostarda, por outro lado, está repleto de zinco, cálcio, ferro, magnésio, e selénio. Estes minerais ajudam a manter o couro cabeludo nutrido.

Apenas necessita de 1 colher de sopa de óleo de rícino e 2 colheres de sopa de óleo de mostarda.

Para fazer a receita, faça a mistura dos óleos numa panela e aqueça-os durante alguns segundos. Aplique a mistura ainda quente no couro cabeludo e cabelo uniformemente.

Massaje suavemente durante dez minutos e deixe o óleo atuar durante hora. De seguida, lave o cabelo com um Shampoo normal. Certifique-se de não aquecer o óleo em excesso, para não queimar, e perder os nutrientes essenciais.

Óleo de Sementes de Cominho Preto (Nigela Sativa) e Azeite de Oliva

Óleo De Sementes De Cominho Preto, Nigela SativaO azeite de oliva não é apenas bom para nossa saúde, como também para o nosso cabelo. Já o óleo das sementes de cominho preto, flor de erva-doce ou semente preta, como também é conhecido, é um remédio excepcional para a perda de cabelo.

A mistura destes 2 óleos não só vai nutrir o couro cabeludo, como também fortalecer e suavizar o cabelo. Apenas necessita de uma colher de sopa de azeite de oliva e uma colher de sopa de óleo de semente preta.

Para fazer a mistura adicione os óleos a uma tigela. A aplicação deve ser realizada através de uma massagem suave, em todo o cabelo e couro cabeludo. Deixe atuar durante uma hora e lave com água e shampoo.

Extrato de Saw Palmetto

A Suplementação Com Extrato De Saw Palmetto é O Remédio Caseiro Ideal Para A Queda De CabeloDe acordo com alguns ensaios clínicos, o extrato da planta Saw Palmetto, também conhecida como sabal, de nome científico Serenoa repens, impede o organismo de transformar a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), a hormona que provoca a calvície de padrão masculino (alopecia androgenética).

“Cerca de 50 por cento dos homens com 50 anos de idade vai sofrer de alopecia androgenética. Mas É importante perceber que as mulheres também sofrem de alopecia androgenética, quando os seus níveis de estrogênio caem ao longo dos anos. Este processo pode iniciar aos 25 anos de idade, mas é mais pronunciado após a menopausa.”

A planta torna-se assim um tratamento alternativo para pacientes do sexo masculino que não querem ou não toleram os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais como a finasterida (Propecia), uma vez que se acredita agirem de maneira semelhante.

Para as mulheres acaba por ser também mais uma alternativa saudável, uma vez que a Finasterida (Propecia) pode causar defeitos de nascimento e afetar o equilíbrio hormonal.

Embora sejam poucas as reações adversas relatadas, a planta não é totalmente livre de riscos. O Saw Palmetto pode causar dores de estômago. Este efeito pode ser reduzido se tomado com alimentos e não com o estômago vazio.

Se tiver algum distúrbio hemorrágico ou tomar quaisquer medicamentos que aumentem o risco de hemorragia, ou diluentes de sangue como a varfarina ou aspirina tenha cuidado (antes de consumir fale com o seu médico).

A planta pode também afetar os hormônios, podendo desencadear um desequilíbrio hormonal ou interferir com a terapia de reposição hormonal.

Não deve tomar o extrato de Saw Palmetto se estiver grávida ou a amamentar, devido ao seu efeito sobre os hormônios.

Feno-Grego

Pasta De Sementes De Feno Grego Para A Queda De CabeloDe nome científico Trigonella foenum-graecum, o feno-grego, fenacho ou alforvas, é a erva mágica para o cabelo já que contém uma elevada concentração de ácido nicotínico (também conhecido como niacina ou vitamina B3 ) e proteínas.

O que Procura?
Remédio Caseiro para Azia na Gravidez

Ambos os nutrientes são bastante benéficos para a nossa saúde capilar. A niacina em particular, não apenas estimula o crescimento do cabelo, como evita o acúmulo de colesterol no couro cabeludo e a calvície.

Além disso, a lecitina presente nas sementes da planta hidratam o cabelo, tornando-o mais forte e saudável. Como um Bónus, estas sementes também agem na cura da caspa, como condicionador de cabelo, e trazem de volta o brilho e volume naturais do cabelo.

Basta mergulhar algumas sementes de feno-grego em água durante a noite. Na manhã seguinte, triture-as até formar uma pasta (como na imagem acima), aplique a pasta através de uma massagem em toda a cabeça, e deixe atuar por 20 minutos. Em seguida, enxaguar com um shampoo.

Alternativamente, também pode realizar uma máscara capilar misturando as sementes de feno-grego com óleo de coco. Para melhores resultados deverá deixar a máscara atuar durante 1 hora.

Cebola

A Cebola Podem Ser Utilizada Como Alternativa Natural Aos Medicamentos Para A Queda De CabeloA Cebola, de nome científico Allium cepa, é um bulbo rico em enxofre, um nutriente essencial no crescimento capilar, usado de forma tópica no tratamento da alopecia areata.

Além disso, as propriedades antibacterianas presentes no suco de cebola facilitam a abertura dos poros dos folículos pilosos.

O vegetal não apenas ajuda a matar os parasitas e germes, como também a prevenir infecções no couro cabeludo.

Extraia o suco da cebola, aplique sobre o couro cabeludo, deixe atuar durante 20 minutos e lave-o com shampoo. Também pode adicionar mel ao suco.

Sabemos que os mais céticos dirão sempre que é improvável que uma substância totalmente natural como a cebola trate ou previna o problema, como também sabemos que o suco de cebola nunca será estudado exaustivamente para este fim, uma vez que ninguém irá lucrar financeiramente com um resultado positivo destas pesquisas!

No entanto, existe um estudo publicado intitulado Suco de cebola (Allium cepa L.), um novo tratamento tópico para a alopecia areata que embora a Pesquisa tenha sido de pequena escala, o resultado é no mínimo intrigante.

O bolbo contém também uma enzima poderosíssima com o nome de catalase, um antioxidante que pode evitar o envelhecimento prematuro, e a quercetina, um antioxidante que alguns estudos têm mostrado como sendo útil no tratamento da alopecia areata.

Nota: Após a aplicação tópica algumas pessoas relataram o couro cabeludo vermelho e coceira, porque afinal, a cebola é muito forte.

O ideal será realizar o teste numa pequena área, antes de aplicá-la em todo o couro cabeludo e definitivamente evitar qualquer problemas.

Chá Verde

A Riqueza De Catequinas Antioxidantes Presentes No Extrato Do Chá Verde Ajudam A Combater A Queda De Cabelo, Através Da Inibição Da Dihidrotestosterona DHT, 5 Alfa RedutaseO chá verde, derivado das folhas da planta Camellia sinensis contém alguns dos melhores antioxidantes e compostos polifenólicos para fortalecer o cabelo (3). Estes compostos incluem:

O chá verde contém vitamina B (pantenol), muitas vezes encontrada em produtos para o cabelo (especialmente condicionadores), ajudando a controlar as pontas duplas, suavizar o cabelo, e fortalecer o folículo piloso.

Cientistas descobriram também que o chá verde contém um antioxidante, epigalocatequina-3-galato (EGCG), e que a sua aplicação diretamente no couro cabeludo, tem a capacidade de promover o crescimento do cabelo e estimular as células ciliadas da papila dérmica (DPC), originando um alongamento significativo do folículo piloso.

As propriedades anti-inflamatórias do chá ajudam também a proteger o couro cabeludo de infecções que podem enfraquecer as raízes do cabelo.

Para finalizar, a pesquisa indica-nos que o chá verde contém bloqueadores da dihidrotestosterona naturais (DHT) “5-alfa-redutase”, que ajudam a travar uma das principais causas da calvície.

A boa notícia é que ao contrário dos fármacos convencionais o chá verde não possui efeitos colaterais, quando consumido nas quantidades adequadas, sem excessos.

Como usar o chá verde?

Aplicação no couro cabeludo: Lave o cabelo normalmente, e em seguida, aplique o chá acabado de fazer em todo o couro cabeludo. Deixe atuar por 10 minutos e, em seguida, lave com água fria. Repita o procedimento 2 a 3 vezes por semana durante alguns meses. Esta lavagem irá estimular os folículos pilosos e ajudar a prevenir outros problemas no couro cabeludo como a caspa por exemplo.

Beber o chá: Tente beber no mínimo uma xícara de chá verde diariamente. Pode demorar alguns meses até verificar resultados visíveis, mas certamente vai ficar Feliz quando esse momento chegar! Certifique-se de comprar apenas chá verde orgânico.

Dosagens recomendadas: Para obter 250 mg de catequinas por dia, é necessária a ingestão de 3 a 5 xícaras de chá verde por dia. A forma de suplemento (extrato) não deve ser tomada com o estômago vazio, havendo alguma ligação ao desenvolvimento de lesão hepática (hepatotoxicidade).

Efeitos Secundários: As Folhas do chá verde contém polifenóis, e epigalocatequina-3-galato (EGCG) onde está presente a maior concentração de polifenóis.

Estas catequinas antioxidantes não causam problemas se forem obtidas através do consumo normal do chá, no entanto, a suplementação com o extrato contém uma concentração muito superior do composto. Não se exceda!

Tem sido documentado em vários estudos que a ingestão elevada de epigalocatequina-3-galato pode induzir o stress oxidativo no fígado, levando a danos no fígado e agravando problemas hepáticos já existentes, devendo o extrato ser sempre tomado com as refeições, e nunca com o estômago vazio. (4)

Se desenvolver quaisquer sintomas associados a danos hepáticos (dor abdominal, urina escura ou sinais de icterícia), interrompa o uso imediatamente e consulte o seu médico.

Regaliz (Alcaçuz)

A Raiz De Alcaçuz é Uma Outra Planta Medicinal Que Impede A Perda De Cabelo E Lesão Adicional No Cabelo. As Propriedades Deste Remédio Caseiro Apaziguam E Abrem Os Poros

De nome científico Glycyrrhiza glabra, o regaliz ou alcaçuz é outra erva maravilhosa para prevenir da perda de cabelo. A planta tem um efeito anti-andrógeno, especialmente benéfico na calvície de padrão masculino (alopecia androgenética).

São os aminoácidos, polissacarídeos, glicosídeos, terpenóides, e flavonóides de ocorrência natural na raiz de alcaçuz que ajudam a manter o couro cabeludo úmido, hidratado, fortalecem os folículos capilares enfraquecidos e dão um brilho natural ao cabelo. Além disso, a raiz de alcaçuz é útil em problemas de pele como a caspa, eczema, psoríase e acne.

Como usar: Coloque 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz com uma xícara e meia de água numa panela. Leve a ferver, e em seguida, reduza o calor e ferva em lume brando durante 15 minutos.

Em seguida, retire do lume e deixe esfriar. Coe e use.

Quando usar a infusão em massagens (também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial) no couro cabeludo, deixe sempre atuar no local por algumas horas ou durante a noite, se puder. Na manhã seguinte, lave o cabelo.

Repita uma vez ou duas vezes por semana.

Alho em Pó

O Alho Em Pó Quando Aplicado No Couro Cabeludo Previne A Perda De Cabelo, Diz EstudoDa próxima vez que polvilhar este pó na sua sua pizza favorita, lembre-se de aplicar um pouco no seu … couro cabeludo? Acredite ou não, o alho em pó, rico em aminoácidos, pode ser a sua arma secreta para um cabelo bonito e saudável.

De acordo com um estudo publicado no Indian Journal of Dermatology, Venereologia e Leprologia, o alho aplicado topicamente no couro cabeludo e cabelo previne a queda e estimula o crescimento do cabelo.

São a cisteína, o enxofre e o selênio presentes no alho que ajudam a repor o cabelo perdido e fortalecer o já existente também.

Faça um “óleo de alho” misturando este bulbo maravilhoso em forma de pó com óleo de coco ou azeite de oliva. Aqueça a mistura durante 30 segundos no microondas, massaje no couro cabeludo e deixe atuar por 20 minutos antes de enxaguar.

Metilsulfonilmetano

Metilsulfonilmetano Antes E Depois Da Queda De CabeloEmbora o nome seja intimidante, o Metilsulfonilmetano, ou MSM, é um composto à base de enxofre encontrado em vários alimentos, plantas e que ocorre naturalmente no nosso organismo. Também está disponível como suplemento em forma de pó ou comprimidos.

O principal uso do composto tem sido no tratamento das dores associadas à artrite, mas também é muitas vezes apontado como um agente que promove o crescimento do cabelo, apesar da falta de estudos clínicos suficientes que suportem esta afirmação.

Um estudo publicado em 2009 no researchgtate.net analisou o efeito do composto organossulfurado, também conhecido como Dimetil sulfona ou metil sulfona no crescimento capilar, utilizando uma combinação de Ascorbil Fosfato de Magnésio (uma forma de vitamina C) e concluiu que os resultados foram “comparáveis ou melhores que os resultados obtidos através do tratamento com minoxidil 5%”.

O que Procura?
30 Chás Detox Para Emagrecer Naturalmente

O Metilsulfonilmetano (MSM) pode ser encontrado em vários alimentos, incluindo aqueles ricos em proteína, tais como a carne, aves, peixe e ovos.

Também pode ser encontrado no leite, café, frutos do mar, chocolate, e está disponível á venda em forma de suplemento.

Não existe dose diária recomendada/estabelecida para o consumo do composto, no entanto, as doses compreendidas entre 2 g e 6 g são as mais comuns encontradas nos suplementos como recomendação diária.

Uma vez que o Metilsulfonilmetano ocorre naturalmente em muitos alimentos acredita-se ser seguro e sem efeitos adversos.

Nutrafol – Nutracêutico e Vitamínico

Resultados Do Suplemento Nutracêutico E De Vitaminas Nutrafol Antes E Depois Da Perda De CabeloO Nutrafol é uma alternativa natural aos tratamentos convencionais. O suplemento ajuda a combater o estresse, envelhecimento, desequilíbrios hormonais, inflamação, radicais livres, e outros fatores que contribuem para o enfraquecimento dos folículos pilosos conseguindo reequilibrar a saúde do couro cabeludo e promover o crescimento saudável do cabelo.

A formúla do Nutrafol inclui os seguintes ingredientes botânicos e vitaminas:

Colágeno Marinho Hidrolizado Tipo I e III; Extrato de Saw Palmetto; Ashwagandha (raiz e folha) extrato
Biocurcumina do rizoma da cúrcuma (açafrão da Índia, açafrão da Terra); óleo de palma (tocotrienol); Ácido hialurônico; Cloridrato de L-cisteína; Queratina solubilizada; L-Metionina; L-Lisina; Extrato de Cavalinha (caule e folha); Extrato de resveratrol; Bioperine (piperina); Extrato de Capsicum (Capsimax); Vitamina A (betacaroteno); Vitamina C (extracto de pó de Camu Camu); Zinco (Zinco aminoácido quelado); Vitamina D (colecalciferol); e  Biotina; Selénio (aminoácido quelado)

O Nutrafol não contém quaisquer ingredientes geneticamente modificados. O produto é feito com cápsulas de celulose vegetal. É livre de soja, ovos, leite, glúten, amendoim, nozes, fermento, trigo, ou quaisquer sabores e cores artificiais.

Conheça todos os Benefícios do Nutrafol: Suplemento Nutracêutico e Vitamínico 100% Natural para a Calvície

Esperamos terminar esta matéria em grande destaque, com um fruto bastante apreciado na Índia, a Ampla

Amla (Groselha Indiana)

Amla Groselha Indiana Phyllanthus Emblica

Uma amla por dia mantém o seu cabelo grosso, brilhante e bonito.

A Amla, também chamada de sarandi, groselha indiana, entre outros nomes, de nome científico Phyllanthus emblica, é um dos frutos mais nutritivos para o cabelo.

O nome amla vem da palavra sânscrita ‘Amalaki’, que literalmente significa Amrit ou fruto do céu. Na medicina tradicional indiana, a Amla é conhecida como a melhor fruta anti-envelhecimento.

A pesquisa atual validou que a ingestão regular de Amla melhora a visão, estimula o sistema imunológico e regula o açúcar no sangue. A Amla também é conhecida pelas suas propriedades quimiopreventivas e anti-cancro.

O que torna a Amla tão potente é a presença infinita de nutrientes, o que não é habitual numa única fruta ou vegetal. A fruta tem quase duas vezes o poder antioxidante do Açaí e cerca de 17 vezes da romã.

É uma das fontes mais ricas em vitamina C, e contém um conjunto de antioxidantes, tais como o emblicanina, phyllantine, quercetina, ácido gálico, e ácido elágico, bem como uma elevada concentração de sais minerais, aminoácidos e fortes propriedades imunitárias.

Em relação à saúde capilar, a Amla é um excelente tônico capilar, desempenhando um papel fundamental nos cabelos longo, grossos, e bonitos das Mulheres Indianas.

Esta baga maravilhosa atua como um condicionador natural, minimiza a perda de cabelo, reduz os cabelos grisalhos, e estimula o crescimento de um cabelo forte e saudável.

Vamos dar uma olhada mais de perto sobre os benefícios da amla no nosso cabelo …

Promove o crescimento do cabelo

As vitaminas, minerais e fitonutrientes presentes na baga aumentam a circulação no couro cabeludo, fortalecem os folículos pilosos e estimulam um crescimento saudável.

Todos estes e outros benefícios da fruta são suportados por um estudo científico recente.

Reduz os Cabelos Brancos

De acordo com a medicina ayurveda o envelhecimento prematuro ocorre normalmente devido ao excesso de Pitta (um dos 3 Doshas) no corpo.

Alguns dos sinais de excesso de pitta incluem, erupções cutâneas, sensação de queimação, úlceras pépticas, calor excessivo do corpo e azia. A Amla, é uma excelente mezinha caseira para pacificar as condições do Dosha Pitta, e assim, reduzir o envelhecimento.

O fruto também ajuda a renovar a pigmentação no cabelo e a torná-lo mais escuro e mais espesso, sendo usado como um ingrediente bastante eficaz em tinturas de cabelo naturais e outros produtos de cabelo.

Ajuda em problemas relacionados com a caspa e couro cabeludo

Com propriedades curativas incríveis, a Amla ajuda a manter o couro cabeludo saudável, e as suas propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas ajudam a reduzir até os estágios mais avançados de caspa. Além disso, o efeito refrescante do fruto ajuda a aliviar a vermelhidão, irritação, coceira, e acelerar o processo de cicatrização da pele.

Para uma receita Anti-caspa, coloque 1 colher de sopa de suco de amla e uma colher de sopa de óleo de coco em uma tigela e misture bem.

Se o óleo de coco estiver sólido, coloque a mistura em água quente durante cerca de 3 a 4 minutos, ou até derreter. De seguida aplique o preparado uniformemente sobre o couro cabeludo e massageie suavemente com as pontas dos dedos. Deixe por uma hora e depois lave.

Excelente Condicionador para os Cabelos

A Amla é um dos condicionadores de cabelo naturais mais antigos do mundo. Quando usado na lavagem, ele nutre, trata, e dá um brilho e textura incríveis ao cabelo.

Além disso, devido à sua ação de limpeza, esta lavagem funciona muito bem em águas duras, ajudando a remover os depósitos de calcário presentes, deixando o cabelo super limpo e saudável.

O Óleo Amla é uma excelente opção para condicionar profundamente o cabelo. Use-o como um condicionador de pré-lavagem, ou pós-lavagem.

5 maneiras diferentes para incluir a Amla na sua dieta

A fruta fresca: As amlas frescas estão na sua maioria disponíveis a partir de outubro a março. Pode encontrá-las em supermercados indianos, na maior parte do mundo, graças à globalização.

Tem um gosto azedo, levemente adocicado e ligeiramente amargo. Eu gosto de comer a fruta polvilhada com um pouco de sal e pimenta, uma vez que melhora muito o sabor e a torna menos azeda, mas também a pode consumir em forma de suco..

A melhor hora para beneficiar da fruta é na parte da manhã ou à noite. Não coma não mais do que uma a duas amlas por dia.

Amla em forma de Pó: O pó é provavelmente a opção mais conveniente, e também a mais facilmente disponível. E contém a maioria dos nutrientes da amla fresca. Por isso não há desculpa para não incluir esta baga surpreendente na sua dieta. Como consumir:

1. Misture com manteiga ghee clarificada, recomendado se você tiver hiperacidez gástrica.

2. Misture com mel ou pimenta preta, se você estiver propenso a tosses e resfriados.

3. A opção mais fácil é diluir com um pouco de água morna e beber.

Comece com 1/4 colher de chá, podendo aumentar o consumo até 1 colher de chá por dia. Tome na parte da manhã ou uma hora após a refeição.

Amla Supari seca: Quando a fruta não está disponível fresca, esta é uma outra forma de  consumir. Pode comprar a amla supari seca ou fazer em casa para uso posterior.

Para fazer a receita corte a fruta em pedaços pequenos, e adicione um ou mais temperos como a pimenta preta, sal marinho, sal-gema, cominho em pó, carambola em pó, açúcar e suco de gengibre. De seguida espalhe numa bandeja e deixe ao sol até secar.

Notas extra: Comprar a Amla em forma de Suplementos ou em pó é a maneira mais conveniente e fácil de a incluir na sua dieta diária.

Existem alguns efeitos colaterais com o consumo da fruta? Não foram relatados quaisquer efeitos colaterais até ao momento. No entanto, se você sofre de qualquer condição médica ou nunca tomou a fruta antes, é melhor consultar um médico antes de tomá-la em qualquer forma.

Esta matéria não deve ser considerada como uma alternativa a consultar um especialista em saúde capilar. Se sofre de perda de cabelo excessiva, faça um favor a si próprio e consulte um médico de confiança.

Recomendado » 9 Óleos Essenciais para o Crescimento Capilar

loading...

15. Maio 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *