14 Remédios Caseiros para Refluxo Gastroesofágico

O refluxo gástrico é caracterizado por azia ou queimação na zona inferior do tórax, quando o ácido do estômago sobe até ao esôfago, o longo tubo que vai da garganta até ao estômago. A dor tende a piorar quando nos deitamos ou curvamos.

Quando o refluxo gástrico se torna grave ou um problema crônico dá-se o nome de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Os sintomas são vários. Além de azia, também pode dar origem a sintomas como náuseas, gosto amargo na boca, dor e queimação na garganta, tosse seca e dor no peito.

Quando não tratada, é uma doença do sistema digestivo que pode causar complicações graves, incluindo câncer de esôfago e esôfago de Barrett (síndrome de Barrett).

Como ocorre o refluxo gastroesofágico (DRGE)

A causas exatas que levam ao desenvolvimento da doença do refluxo gastroesofágico ainda não são conhecidas totalmente. No entanto existem alguns fatores de risco, como fumar, obesidade, gravidez, determinados alimentos, genética, o mau funcionamento do anel muscular do esfíncter esofágico inferior, anormalidades no estômago como a hérnia de hiato e alguns medicamentos. Todos estes podem contribuir para o desenvolvimento do problema.

As crises frequentes e graves, de refluxo ácido, necessitam de tratamento médico. No entanto se você tiver apenas sintomas leves de refluxo, pode e deve tentar alguns destes remédios caseiros naturais para obter um alívio rápido. Se o problema ocorrer mais de duas vezes em uma semana, consulte o seu médico.

Remédios caseiros para o refluxo gastroesofágico

Aqui estão listados os 14 melhores remédios caseiros para combater o refluxo gástrico e o seu principal sintoma, queimação no estômago e azia.

O que Procura?
Suco de alface para insónia

Vinagre de maçã

vinagre de maçã eficaz para refluxo gastroesofágico

O vinagre de maçã é um dos remédios mais eficazes para o refluxo gastroesofágico. Ele auxilia na digestão e ajuda a equilibrar a produção de ácido no estômago.

  • Misture uma a duas colheres de chá de vinagre de maçã orgânico, não filtrado, em um copo de água morna.
  • Beba 20 a 30 minutos antes de comer uma refeição.
  • Siga este processo regularmente, pelo menos durante alguns meses.

Também pode fazer uso do vinagre de maçã, misturado com água, sempre que sentir azia.

Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de sódio para o tratamento da acidez do estômago

O Bicarbonato de sódio, também conhecido como carbonato ácido de sódio, é um antiácido natural que proporciona um alívio rápido de azia, o sintoma mais comum de refluxo ácido.

  • Misture metade de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água.
  • Beba-o de uma vez e obtenha um alívio imediato.

Nota e contra-indicações: não é recomendada a ingestão prolongada de bicarbonato de sódio. Além disso, as pessoas que têm a pressão arterial elevada devem evitar tomar bicarbonato de sódio, uma vez que este contém sódio (sal).

Aloe Vera

aloe vera

Devido às suas propriedades curativas e anti-inflamatórias, o aloe vera ajuda a aliviar a inflamação no estômago e esôfago, trazendo um alívio rápido após os sintomas de queimação causados pelo refluxo gástrico.

  • Basta beber um quarto de um copo de suco de aloe vera cerca de 20 minutos antes de comer uma refeição.

Nota: Não tome aloe vera em excesso, pois pode ter um efeito laxante.

Mascar chiclete

Mascar chiclete evita o refluxo

Um estudo publicado no Journal of Dental Research indica que mascar um pedaço de chiclete sem açúcar, durante cerca de 30 minutos após a refeição, pode ajudar a aliviar os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico.

O que Procura?
Remédio caseiro para unhas amarelas e fracas

Mascar chiclete estimula a produção de saliva, o que por sua vez, evita a acumulação de ácido no tubo digestivo. Uma vez que é alcalina, a saliva também ajuda a neutralizar os ácidos do estômago.

Sendo assim, não há desculpas para não Mascar uma boa chiclete sem açúcar após as refeições, prevenindo assim o refluxo gástrico. Pode optar por mascar chicletes de canela ou outros sabores, mas evite as chicletes com sabor a menta, uma vez que o mentol relaxa o esfíncter esofágico inferior, o que contribui para o refluxo dos ácidos do estômago para o tubo de alimentação (esófago).

Raiz de alcaçuz

Extrato de Alcaçuz Desglicirrizado (DGL) em Cápsulas auxilia na digestão

A raiz de alcaçuz é uma parte do alcaçuz muito utilizada na medicina homeopática. É de facto uma planta maravilhosa, e os benefício obtidos no alivio do refluxo gastroesofágico comprovam isso mesmo. Uma verdadeira amiga do estômago!

A raiz de alcaçuz acalma as membranas mucosas e protege a mucosa do tubo digestivo. Reduz a inflamação gástrica e diminui os espasmos gástricos.

  • Ferva meia colher de chá de pó de raiz de alcaçuz em um copo de água. Coe e beba 15 a 20 minutos antes das refeições. Utilize esta mezinha caseira duas ou três vezes por dia durante uma semana.

Alternativamente, também pode tomar uma ou duas cápsulas de 400 mg de extrato de Alcaçuz desglicirrizado (DGL), antes das refeições, duas a três vezes por dia. Tome este suplemento por pelo menos algumas semanas. O extrato de Alcaçuz desglicirrizado (DJL) é um suplemento natural que facilmente encontra na maioria das lojas de alimentos e suplementos naturais.

Nota: Consulte primeiro o seu médico antes de tomar esta erva.

Mostarda Amarela

Mostarda amarela reduz o refluxo gástrico no estômago

A mostarda amarela é um condimento exemplar, e outro remédio caseiro, maravilhoso, e bastante popular para combater a acidez do estômago, uma vez que esta ajuda a neutralizar os ácidos existentes no estômago. O ácido fraco existente no vinagre da mostarda amarela ajuda a reduzir o pH do suco gástrico.

O que Procura?
Chá de Bardana para Cólica Renal
  • Sempre que tiver sintomas de refluxo gástrico, coma uma colher de chá de mostarda amarela, para conseguir um alívio imediato. Se for muito forte para você, tome-o com um copo de água.

Nota: Embora a mostarda amarela seja uma solução eficaz na maioria dos casos, ela pode piorar a azia em algumas pessoas.

Continuação » 8 Remédios Caseiros Infalíveis para Refluxo Gástrico e Azia

loading...

01. Setembro 2016 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Gostaria de saber se a hérnia de hiato é o mesmo que refluxo gastroesofágico? Se não, no meu caso, que tenho a hérnia de hiato, poderia usar os mesmos medicamentos acima? Se não puder, quais as orientações poderia mandar para mim? Desde já agradeço.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *