27 Remédios Caseiros para Remover Cisto Sebáceo

O que é um cisto sebáceo? Os cistos sebáceos são pequenas protuberâncias, infectadas, não-cancerosas, que se desenvolvem sobre a pele. Muitas vezes não causam qualquer dor, e o seu tamanho pode variar de ¼ polegada a 2 polegadas.

cisto sebáceo infectado

Os cistos sebáceos são caracterizados por inchaço, e vermelhidão em redor da área afectada. Estas pequenas protuberâncias normalmente ocorrem em zonas do corpo onde existe uma grande produção de sebo, como no rosto (testa, atrás da orelha), pescoço, costas, ombros e peito.

O cisto sebáceo geralmente ocorre a partir de um folículo de cabelo danificado ou devido a glândulas sebáceas hiperativas, as principais causadoras da formação da acne na pele.

O bloqueio das glândulas sebáceas, os traumas de pele, a acne, a produção excessiva de testosterona nos homens, o aumento da produção de suor, a exposição excessiva ao sol, e a depilação, são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento dos cistos sebáceos, que podem ocorrer em pessoas de todas as idades.

Drenar o líquido existente, pode ser uma forma de se livrar do cisto sebáceo, mas aumenta o risco de propagação da infecção. Neste artigo, irei mostrar-lhe os melhores 27 remédios caseiros para remoção de cistos sebáceos, alguns, que eu próprio usei para aliviar o meu problema de forma natural. A matéria será dividida em várias páginas.

Remédios caseiros para remover cisto sebáceo

Compressa quente / almofada de aquecimento

compressa quente

Umedeça um pano limpo em água quente. Retire a água em excesso. Coloque-o sobre o cisto por 5-10 minutos. Repita o procedimento de 3-4 vezes por dia. A compressa quente é um dos melhores remédios caseiros para o cisto sebáceo e muitos outros problemas de saúde.

A compressa quente pode reduzir a dor, acelerar o processo de cicatrização do cisto, melhorar a circulação sanguínea, e reduzir o inchaço do cisto de forma eficaz. É sem dúvida uma excelente forma de tratar o problema em casa.

  • Como alternativa à compressa quente, pode fazer uso de uma almofada (saco) de aquecimento. O procedimento é igual.

Nota: A água não deve estar muito quente, para não gerar ainda mais bactérias no local da infecção.

Vinagre de maçã

Vinagre de Maça, Cidra

O vinagre de maçã é rico em ácido acético, substância que ajuda a matar as bactérias e evitar a infecção bacteriana. O ácido acético é também usado na escleroterapia, tratamento com várias utilidades, uma das quais, é a remoção de cistos.

  • Aplique um pouco de vinagre de maçã sobre o cisto e cubra-o com uma bandagem (curativo). Mude o curativo todos os dias.
Leia Também:  Chá de Salsa Para Infecção Urinária

O procedimento deve ser realizado, pelo menos, durante uma semana, até formar uma camada dura sobre o cisto. Com cuidado remova esta camada da pele , de forma a conseguir drenar o conteúdo do cisto para fora. Limpe o local com a ajuda de um pano seco. Se aplicado regularmente, você vai observar o crescimento da nova pele dentro de 3-4 dias.

Óleo de rícino

óleo de rícino 100% puro, orgânico, e livre de hexano

Tradicionalmente, o óleo de rícino foi usado durante muitos anos na cura de muitas patologias, tais como no tratamento da perda de cabelo, dores causadas pela artrite, constipação, enxaqueca, acne, queimadura solar, inflamação, micose, e infecções fúngicas.

  • Mergulhe um cotonete em óleo de rícino e aplique diretamente sobre o cisto sebáceo. Em seguida, coloque um saco de água quente sobre o cotonete. O calor do óleo de rícino e da água irá ajudar a diminuir o tamanho do cisto sebáceo.

Alternativamente, pode usar óleo de rícino com uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio. Esta mistura, quando aplicada sobre o cisto sebáceo, dissolve-o, isto porque o seu conteúdo de ácido gordo é facilmente absorvido pela pele.

Mel

mel

O mel é um produto orgânico com grandes efeitos e utilidades terapêuticos. É um dos melhores alimentos para a saúde e beleza da nossa pele. Como usar o mel para tratar cisto sebáceo?

Misture um pouco de erva de trigo (grama de trigo ou capim de trigo) e banana num liquidificador, e acrescente um pouco de mel a esta mistura. Aplique a mistura sobre o cisto. Cubra com um pano limpo e deixe atuar durante a noite. As propriedades antioxidantes da grama de trigo e da banana aceleram o processo de cicatrização do cisto sebáceo, melhorando o sistema imunitário.

  • Como alternativa, misture 3 colheres de sopa de mel a 1 colher de sopa de canela em pó. Aplique a mistura sobre a zona afetada. As propriedades medicinais da canela mostram ser bastante úteis na remoção do cisto sebáceo.

Como última dica, pode também misturar, clara de ovo, juntamente com 1 colher de sopa de mel e espalhar sobre a área afetada.

Curcuma (açafrão-da-índia, açafrão-da-terra, turmérico)

Curcuma (açafrão-da-índia, açafrão-da-terra, turmérico)

O açafrão-da-índia é um poderoso ingrediente para a saúde e para a beleza da pele. Ele pode ajudar a tratar diversas patologias, tais como, dor, inflamação crônica, artrite reumatóide, depressão, diabetes, câncer, melhorar a saúde do cérebro, memória e retardar o envelhecimento. É talvez um dos remédios mais eficazes para ajudar na remoção do cisto sebáceo, basta seguir as instruções:

A raiz da planta pode ser usada para fazer um emplastro (cataplasma) para aliviar a dor e inflamação causadas pelo quisto.

  • Ferva ½ colher de sopa de açafrão-da-índia com 1 xícara de água. Deixe a infusão esfriar e beba todas as noites. Repita este remédio durante dez dias.
  • Alternativamente, pode misturar, suco de hortelã e açafrão em pó, para fazer uma pasta. Aplique a pasta sobre o cisto e deixe atuar por 15-20 minutos antes de lavá-lo com água.
Leia Também:  Solução caseira para gripe

Ou, pode fazer uma pasta de açafrão, água e mel, ou misturar um pouco de mel, suco de limão e açafrão em pó. Ambos devem ser aplicados da mesma forma (deixando sempre atuar por 15-20 minutos).

Iodeto de Potássio

Iodeto de potássio

O iodeto de potássio é um sal maravilhoso. Ajuda proteger a tireóide do iodo radioativo, trata alguns problemas de pele, incluindo cistos sebáceos nas mãos, pernas, etc. Como?

  • Aplique uma pequena quantidade de iodeto de potássio diretamente sobre a área afetada.

Desta forma ele vai ajudar a curar a infecção da pele mais rapidamente, devido às suas propriedades anti-inflamatórias existentes no sal. O Iodeto de potássio é um excelente desinfetante e antisséptico, que ajuda na destruição das bactérias que causaram o cisto.

Nota: Se você experienciar: erupções cutâneas, inflamação, algum tipo de alergia na pele, ou dores de estômago, não deve usar este tratamento. Antes de aplicar grandes quantidades sobre a pele, verifique, (através da aplicação de uma pequena quantidade), se o iodeto de potássio é adequado para a sua pele e não lhe causa qualquer tipo de reação alérgica.

Repolho

Repolho

Quem nunca comeu repolho que meta a mão no ar! Sim o repolho é um tipo de couve muito utilizado na nossa alimentação, em forma de sopas, gratinados etc.

É de facto um alimento bastante saudável: Ele pode prevenir o câncer, combater a inflamação, melhorar a sua visão, ajudar a perder peso, melhorar o seu cérebro, regular a pressão arterial, fortalecer os ossos, retardar o envelhecimento precoce, reduzir as dores musculares e desintoxicar o nosso corpo.

Além disso, o repolho é rico em iodo, um oligoelemento que ajuda a estimular as funções do cérebro e do sistema nervoso, bem como a tratar veias varicosas (varizes), úlceras duodenais, e fortalecer os olhos, pele, etc.

  • A confecção do remédio é bastante simples: Ferva algumas folhas de repolho em água e aplique sobre o cisto. Cubra-o com um pano limpo e seco.

Saquinhos de chá

Saquinhos de chá

Os sacos de chá contêm inúmeras propriedades, uma delas, anti-inflamatórias. Siga o procedimento:

  • Molhe um saco de chá em leite, coloque no cisto sebáceo, e mantenha-o no local de dia para o outro. Enrole um pano (bandagem, curativo) em volta do cisto, para o manter os saquinhos de chá no lugar. Remova na manhã seguinte.

A aplicação regular deste remédio fará com que o cisto diminua de tamanho e cure em poucos dias.

Argila

Argila em comprimidos, cápsulas

A argila em forma de comprimidos ou cápsulas, ajuda a remover as impurezas do sistema digestivo, e subsequentemente limpar a pele e remover o cisto.

Leia Também:  Suco de uva para prevenir o infarto

Prata Coloidal

Prata coloidal uso externo

A prata coloidal reduz a inflamação e melhora o funcionamento do sistema imunitário. É muito útil para problemas de pele. Pode aplicá-la em forma de concentrado (como na imagem acima) ou em forma de pomada ou creme. A prata coloidal estimula o fluxo dos fluidos linfáticos, ajudando na cura rápida dos cistos sebáceos.

Pólen de abelha

Pólen de Abelha

Os gãos do pólen das abelhas são bastante nutritivos, uma vez que incluem lípidos, proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas, vitais para a cura de diversos problemas de saúde.

  • Consuma 1 a 2 colheres de sopa de pólen de abelha ou tome em forma de pílulas, cápsulas, comprimidos. Escolha sempre produtos 100% naturais.

O pólen das abelhas age como um purificador natural do sangue, e é um tratamento bastante eficaz para problemas de pele, como acne e cistos sebáceos. O efeito adaptogênico do pólen das abelhas, fortalece o sistema imunológico do organismo contra várias infecções, ajudando no processo de cura do cisto.

Alho

Alho

Se pretende remover ou impedir a evolução da formação de cistos (quistos) não há nada melhor do que realizar um tratamento caseiro elaborado à base de óleo de alho. O óleo de alho é bastante eficaz, e a receita é bem simples e acessível a todos.

  • Como fazer o óleo: Para fazer o óleo de alho basta colocar 14 dentes de alho (com casca) numa panela, adicionar 100 ml de óleo, podendo este ser de qualquer tipo (óleo de coco, girassol por exemplo) e levar ao lume durante alguns minutos, até os alhos ficarem totalmente cozidos, amolecidos, não deixando fritar. Após a cozedura total dos dentes de alho, coe o óleo para um recipiente e deixe arrefecer.

Aplicação: Quando o óleo se encontrar a uma temperatura agradável (baixa), adicione um pouco numa compressa, e coloque-a sobre os cistos, durante cerca de 10 a 15 minutinhos. De seguida retire a compressa, aplique mais um pouco de óleo de alho e realize uma massagem implementando movimentos circulares sobre o cisto.

Normalmente os cistos podem surgir em qualquer pessoa e em qualquer área do corpo sem qualquer tipo de causa aparente. Não se aflija, porque não é Câncer! São apenas tumores de caráter benigno que surgem na camada interna da pele.

As mezinhas caseiras indicadas somente devem ser realizadas, e apenas conseguem bons resultados, para a remoção de cistos sebáceos até 1 centímetro de diâmetro. pois os cistos de maiores dimensões devem ser removidos através de cirurgia, onde será realizada a drenagem.

Continuação » Cisto Sebáceo Inflamado: Conheça 12 Receitas Caseiras Infalíveis

loading...

03. Setembro 2016 by admin

10 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. GOSTARIA DE SABER SOBRE ALGUM REMEDIO NATURAL PARA CISTO TIREOGLOSSO….

  2. tenho cisto nos dois lado do figado medindo 0.7cm cada sera que o oleo de alho resolve ou outro remedio ou tem que ser mesmo cirugia?

  3. Olá. Boa noite, minha filha estava sentindo muitas dores na altura da cintura e foi constatado através de exame mais precisamente a ecografia, que ela apresenta cistos nos rins tem algum tratamento caseiro para esses cistos… gostaria de saber .. grato se for atendido….

  4. Bom dia !

    Fiz um exame e foi constatado que tenho cistos nos rins, o tratamento com o oleo de alho e externo, como faço o este tratamento se os rins são interno?

  5. meninas por favor tem algum remedio caseiro bom pra remove cisto no ovário?

  6. após a cirurgia de retirada de um câncer no estômago a 4 anos, fiquei com gastrite crônica.E agora fazem 6 messes que estou com um cisto no rin esquerdo e outro no direito. O cisto do rim esquerdo aumentou bastante de tamanho.que poderia eu fazer para eleminar os cisto e a gastrite,isso é ,se for possível. obrigada.

  7. Tenho um vírus nos ovários, descobri agora, não se isto é muito mau, gostava que ele morresse, como vai ser ?

  8. boa tarde:
    tenho uma duvida fiz um exame medico com o genecologista
    e pelo laudo que eu estou com começo de cisto no ovário e o medico disse que não daria pra fazer nada por o cisto esta pequeno ainda,pois ele não me medicou,que devo fazer estou preocupada.
    desde já fico agardecida

  9. ola tenho cisto note testiculo de cinco cm de diametro com esse tratamento elemina e quantas vezes tem que uzar .obrigado.

  10. No meu marido foi descoberto há una 20 anos que o rim direito dele não existe, só tinha formação de alguns cistos. O médico tentou entrar no rim pela bixiga, mas não encontrou canal. Pro-vàvelmente nunca houve. O médico recomendou que ele fosse fazendo exames periódicamente para observar se havia aumento dos cistos em tamanho e fizesse anualmente o exame de úréia e creatinina. O Rim esquerdo estava funcionando bem e os cistos no direito não aumentaram, mas começou a aparecer um cisto no rim esquerdo. o médico recomendou aguardar até junho, para fazer nova avaliação. O tratamento com alho pelo que entendi é externo? Gostaria de mais detalhes, ou neste caso seria cirúrgico?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *