11 Remédios Caseiros para Acabar com a Diarreia

Incómoda e dolorosa, a diarreia é um dos sintomas de doença, que mais afecta as pessoas. A seguir estão vários remédios caseiros que podem ajudar a parar e aliviar a dor de barriga, que tão desagradável e desconfortável que é.

Você sente que não vai chegar ao banheiro!

Você sente que não vai chegar ao banheiro a tempo

Como tratar e o que é a diarreia?

Designa-se diarreia a evacuação intestinal frequente de fezes moles e líquidas. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, entre as causas mais comuns de diarreia incluem-se as bactérias, vírus ou parasitas, alguns medicamentos, alergia alimentar, intolerância a determinados alimentos e doenças que afectem o estômago, o intestino delgado e o colón.

11 Remédios Caseiros para Aliviar a Diarreia

Água, Sal e Bicarbonato de sódio

A diarreia causa a eliminação de minerais, sais e açucares vitais para o organismo. Realizar um soro caseiro ajuda a repor os líquidos e electrólitos necessários que se perdem com a doença do estômago e ajudará a evitar a desidratação. Num recipiente com água adicione 2 colheres de sopa de sal, 2 colheres de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de acúcar.

Chá de Camomila

Chá De Camomila

A camomila é uma planta utilizada desde há muitos séculos pelas suas extraordinárias propriedades medicinais. Na antiga Grécia, Egipto e Roma era usada para tratar diversas doenças. São lhe atribuídas propriedades antiespasmódicas (espasmolíticas, antiespásticas) que ajudam a tratar a inflamação intestinal. Prepare uma infusão com chá de camomila em saquetas, ou compre as flores e ferva.

A espécie de camomila a que nos referimos é a camomila conhecida como camomila-vulgar ou camomila-alemã, de nome científico Matricaria recutita. Não confundir com a Camomila-romana de nome científico Chamaemelum nobile.

Água de arroz

Água de arroz

A água de arroz é utilizada desde os tempos antigos para parar a diarreia. Diz-se também que previne a prisão de ventre e ajuda na hidratação, sendo uma fonte rica em vitaminas e minerais. É também uma fonte de amido, não contêm glúten e quando é fervida ajuda a bloquear os canais de cloro nas células do intestino.

Leia Também:  Tratamento Caseiro para Dermatite Atópica: mingau de farinha de aveia

Limão

limão

No século XVII o limão era considerado um fruto digestivo e purificador do sangue. São lhe atribuídos efeitos adstringentes que evitam a perda de líquidos através do intestino e ajuda a normalizar o fluxo de ácidos no sistema digestivo. Adicione o suco de 2 limões a um litro de água, com uma pitada de sal e bicarbonato. Excelente receita de hidratação rápida, para o organismo recuperar os minerais perdidos.

Cenoura

cenoura

Em 1908, o pediatra Alemão Ernst Moro criou um tratamento 100% Natural e eficaz para a diarreia: Sopa de cenoura. A sopa de cenoura fornece água para combater a desidratação; reabastece o organismo de sódio, potássio, fósforo, cálcio, enxofre e magnésio, entre outros minerais, ajudando ainda a restaurar o equilíbrio da flora intestinal.

Caldo de Galinha

Caldo de Galinha

O maravilhoso caldo de galinha feito pela mamãe ou vovó, é sempre perfeito para aconchegar nosso estômago. O seu principal ingrediente é a água, e desta forma ajuda a manter uma correta hidratação. Este é um remédio caseiro muito enraizado na cultura popular de muitos países da América Latina.

O ideal será juntar alguns cubos de cenoura e arroz. Desta forma consegui-mos uma espécie de canja de galinha, com os benefícios da cenoura e da água do arroz como citado anteriormente.

Alho e Açucar Mascavo

açúcar mascavo (açúcar mascavado)

O alho cru contém propriedades antissépticas, fungicidas, bactericidas e depurativas, devido ao seu composto chamado alicina, que actuam contra numerosos vírus e bactérias. Recomenda-se esmagar 2 dentes de alho sem pele e acrescentar 2 colheres de chá de açúcar mascavo (açúcar mascavado). Ferva a mistura juntamente com 3/4 de água e beba duas a três vezes ao dia.

Banana

A banana é uma fruta maravilhosa para tratar dores de estômago e diarreia

Além de ser uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, a banana é uma fruta rica em vitamina C, vitamina B6 e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo. O potássio presente na banana tem a capacidade de restabelecer os electrólitos que se perdem durante a diarreia. Comer banana madura pode ajudar a endurecer as fezes e repor a água perdida.

Leia Também:  Remédio Natural para tirar Verrugas

Maçã

A maça é um bom alimento para quem sofre de gases intestinais e flatulência

A sabedoria popular atribui à maçã propriedades curativas para aliviar a diarreia. A pectina, uma fibra solúvel presente na maçã atua como uma esponja capaz de absorver e eliminar as toxinas produzidas pelas bactérias causadoras de problemas e doenças do estômago e ajuda a endurecer as fezes amolecidas e de consistência aquosa. Recomenda-se comer ralada, assada ou fervida.

A pectina já é utilizada como absorvente intestinal há muitos anos, e apesar de oferecer todos os benefícios anteriormente citados, são lhe atribuídos ainda alguns efeitos positivos na prevenção do câncer, principalmente o câncer colorretal, actuando na reversão da disseminação das células tumorais.

Casca de laranja

casca de laranja

A casca da laranja é um dos remédios caseiros para a diarreia mais populares. A casca de laranja possui mais fitinutrientes e flavonoides que a polpa interna do fruto, oferecendo propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar na digestão e no alivio de problemas intestinais como a acidez estomacal, ardor no estômago, flatulência e diarreia.

Outros usos e benefícios:

Combate infecções uma vez que é rica em antioxidantes naturais (vitamina A, como todas as frutas e verduras de cor laranja, e vitamina C), que favorecem o bom funcionamento do sistema imunológico.

Ajuda a baixar o colesterol sanguíneo, uma vez que contém hesperidina, um tipo de flavonoide com grandes capacidades em metabolizar a gordura do sangue, e reduzi-la para facilitar a sua eliminação.

A casca de laranja ajuda a perder peso. Pelas suas capacidades em favorecer a eliminação de gordura, a casca quando usada em infusões, é recomendada para acompanhar um plano de dieta de emagrecimento.

Chá de folhas de louro

Um dos melhores remédios caseiros que poderá utilizar para curar uma diarreia é o chá de folhas louro, que muito poderá fazer para reequilibrar o funcionamento do seu aparelho digestivo, contribuindo assim, não só para tratar, como também para prevenir problemas intestinais futuros.

Leia Também:  Tratamento Natural para Distimia

Apesar de ser uma alternativa extremamente simples, o chá de louro surpreenderá com o seu poder de actuação, que lhe permitirá observar os resultados desejados logo após umas quantas utilizações. E o melhor de tudo é que, para além de eficaz, esta é também uma alternativa extremamente económica aos medicamentos tradicionais.

Para preparar o chá precisará apenas de 3 folhas de louro e 1 chávena de água fervente. Coloque as folhas na chávena e cubra com a água fervente. Deixe descansar durante alguns minutos, até que se dê uma boa infusão. Quando o chá já estiver bem morno, é altura de coá-lo.

Chá de Folhas de Louro

Após finalizar este simples procedimento deverá beber de imediato o chá de folhas de louro, de modo a evitar a perda de algumas das propriedades mais importantes do mesmo. Tome o chá 3 vezes ao dia, sempre que se encontrar a passar por uma crise de diarreia. Recomenda-se que beba o chá em jejum e nos intervalos das refeições.

Caso a diarreia esteja a afectar um bebé, o remédio deverá ser ligeiramente diferente, e para a sua preparação utilize 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sal e 1 litro de água. De seguida, misture todos os ingredientes e dê em pequenos goles ao bebé.

O ideal será que a quantidade deste remédio ingerida seja mais ou menos equivalente à quantidade de água perdida na diarreia. Isto é particularmente importante porque contribuirá para evitar que a criança entre em estado de desidratação extrema, o que poderá prejudicar ainda mais o seu estado de saúde, dificultando assim o tratamento da diarreia.

Quando ir ao médico?

Sempre que existirem sinais de desidratação: língua seca, Vertigens (tonturas ao levantar-se), diminuição na quantidade de urina e fraqueza bastante acentuada. Se as fezes forem acompanhadas de sangue, pus ou muco. Quando a diarreia é acompanhada de vómitos que impedem a ingestão adequada de líquidos. Ou se a diarreia persistir por mais de 2 semanas.

loading...

05. Setembro 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *