Remédio para Parar de Beber

O alcoolismo é um problema que se tem vindo a agravar ao longo dos anos, onde segundo estudos realizados pela OMS foram diagnosticados mais de 2.000 milhões de casos em todo o mundo, estando assim cada vez mais interligado a alguns casos de mortalidade.

alcoolismo

Como se fica preso ao álcool?

A dependência de álcool, desenvolve-se tanto como qualquer outro tipo de dependência. Primeiro passa-se por um processo de experimentação, depois passa-se a beber com alguma regularidade e por fim surge a dependência, podendo esta em alguns casos desenvolver-se de forma bastante rápida.

Contudo é importante fazer a distinção entre alcoolismo e embriaguez, isto porque algumas pessoas tendem a ficar rapidamente embriagadas com uma ingestão mínima de álcool.

Quais os principais sintomas do alcoolismo?

– Beber grandes quantidades de álcool ao longo do dia;
– Aumento da necessidade de consumo de álcool;
– Aumento da tolerância ao álcool ingerido;
– Cansaço, irritação, ansiedade, depressão, perda de memória e desenvolvimento de comportamentos obsessivos;

Como tratar o alcoolismo

Quanto ao tratamento a implementar, neste caso, dependerá muito do tipo de dependência e do estado de saúde do paciente, sendo que quanto mais rápido for efectuado o diagnóstico, mais eficaz e rápido será o tratamento.

Nos casos mais avançados é necessário recorrer à utilização de medicamentos, principalmente na fase de abstinência, sendo o Dissulfiram, também conhecido por Antietanol, Sarcoton ou Antabuse, um dos medicamentos mais utilizados para tratar este problema, uma vez que este quando tomado juntamente com pequenas quantidades de álcool leva ao aparecimento de diversos efeitos colaterais, tais como: Vómitos, dificuldades respiratórias e dores de cabeça, isto que se torna bastante eficaz, pois o individuo tende a parar de beber uma vez que estes efeitos colaterais se tornam bastante desagradáveis.

Leia Também:  Suco anti-celulite

Para além deste medicamento, um dos mais utilizados é também o Campral (acamprosato) e a Naltrexona, uma vez que estes reduzem a vontade de beber, bem como os efeitos agradáveis desencadeados pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Quando se fala no tratamento do alcoolismo, para que este seja eficaz e definitivo, é importante que o doente queira fazer o tratamento por vontade própria, de forma a evitar descontrolos a nível do consumo de álcool. Caso contrário a situação poderá vir a agravar-se.

No que toca à medicação é importante salientar que esta seja tomada de acordo com as indicações prescritas pelo médico, preferencialmente pelo médico psiquiatra, uma vez que este é um dos melhores especialistas no acompanhamento deste tipo de doentes em todo o processo desta doença.

Leia também

Medicamentos Utilizados no Tratamento do Alcoolismo

Tratamentos / Remédios naturais para parar de beber

Tal como em muitos outros problemas de saúde, também existem alguns tratamentos naturais bastante eficazes no tratamento desta doença.

No caso do alcoolismo, a utilização de um remédio homeopático feito através da planta amazónica Spiritus Glandiam Quercus, conhecido por remédio Anti-Álcool, poderá ser um dos mais eficazes, uma vez que as propriedades do mesmo inibem o desejo do consumo de álcool.

Isto porque este remédio ao ser tomado juntamente com a ingestão de álcool, origina alguns efeitos muito desagradáveis, como dores de cabeça, vómitos, indisposição e náuseas.

A utilização deste remédio natural no tratamento desta doença, consiste na toma de 20 a 30 gotas do mesmo ao longo do dia, podendo este ser adicionado a sumos, leite ou qualquer outro alimento.

No entanto o doente ao tomar este remédio, tem de ter atenção para não o tomar com produtos que contenham cafeína, como é o caso do café. Caso contrário este remédio deixará de fazer o efeito pretendido, pois a cafeína corta o mesmo.

Leia Também:  Remédio caseiro para enjôo na gravidez

Para além deste tratamento, a sopa de sementes pretas de gergelim, arroz e amoras pode ser também considerada como um dos remédios naturais mais eficazes, pois esta sopa ajuda a diminuir os sintomas causados pela abstinência do consumo de álcool, uma vez que esta é rica em vitaminas do complexo B.

Sopa de sementes pretas de gergelim, arroz e amoras

Para preparar esta sopa irá precisar de:

– 750 ml de água;
– 6 colheres de sopa de arroz;
– 6 colheres de sopa de amoras;
– 6 colheres de sopa de gergelim;
– 1 colher de chá de açúcar;

Modo de preparação

Para preparar esta sopa, basta triturar as sementes de gergelim e o arroz, devendo estes ficarem com uma textura bem fininha, muito semelhante à farinha. Depois é só adicionar as amoras, a água e levar ao lume durante cerca de 10 a 15 minutos. Findo o tempo de cozedura é só retirar o preparado do lume e adicionar o açúcar.

Para obter todos os benefícios deste remédio, este deverá ser consumido duas vezes ao dia, podendo apresentar-se quente ou frio.

Para além da utilização deste remédio, o doente deverá também consumir alimentos e chás com componentes desintoxicantes e calmantes, de forma a manter o seu organismo mais limpo e calmo.

Continua » Programas de Reabilitação Alcoólica e Toxicodependência (Drogadição), Não-Religiosos

loading...

15. Julho 2014 by Alison

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *