6 Remédios Caseiros para Cisto de Bartholin (Bartolinite)

Conheça 6 sugestões de remédios caseiros naturais para o tratamento do Cisto de Bartholin, também conhecido como Bartolinite.

Sabe, aquele nódulo ou caroço que surge por vezes na vagina? O cisto de Bartholin é isso mesmo!

Desconfortável ou não, o aparecimento de um cisto na vaginal pode ser motivo de preocupação para muitas mulheres. No entanto, se você tem um cisto nesta zona íntima, descontraia, e perceba que é uma situação totalmente tratável.

Os cistos de Bartholin são bastante comuns e geralmente respondem bem a tratamentos naturais tais como a vitamina D, vitamina C, e consumo de probióticos.

O que é um Cisto de Bartholin?

foto-de-cisto-de-bartholin

As glândulas de Bartholin estão localizadas em ambos os lados da abertura da vagina. São estas glândulas que libertam o líquido que lubrifica a vagina, que ajuda a lubrificar os lábios vaginais durante a função sexual.

O que acontece? Por vezes a saída das glândulas fica bloqueada, obstruída. Quando esta obstrução acontece e o fluido retido é comprometido pelos germes e bactérias, as glândulas de Bartholin ficam sensíveis, inflamadas, e é isso que provoca o inchaço na vagina.

Este inchaço, muitas vezes referido pelas pacientes no consultório de ginecologia como nódulo ou caroço, geralmente é indolor e é conhecido na Medicina como abscesso ou cisto de Bartholin.

O que causa o cisto das glândulas de Bartholin?

A causa do cisto vaginal de Bartholin é a retenção de líquidos, ou fluidos na glândula. No entanto, existem vários fatores que podem contribuir para essa obstrução de fluido.

Leia Também:  12 Incríveis Remédios Caseiros para Cisto Pilonidal Inflamado

Infecções ou ferimentos na vagina, muco espesso, ou inchaço, podem bloquear um ducto da glândula de Bartholin e causar o cisto. O cisto também pode ficar maior após o acto sexual, uma vez que as glândulas libertam mais fluido durante a pratica do sexo.

A infecção é também muitas vezes causada por bactérias como a Escherichia coli (E. coli), e doenças sexualmente transmissíveis (DST), através de bactérias como a gonorréia e clamídia.

Quando tiver relações sexuais use sempre preservativo. Desta forma vai reduzir o risco de contrair uma doença sexualmente transmissível.

Preciso de tratamento médico?

Na maioria das vezes os cistos de Bartholin curam por si próprios, sem necessidade de tratamento. No entanto é bastante provável que haja recorrência do cisto se deixado sem tratamento.

O ginecologista pode ajudar a identificar a origem do bloqueio na glândula e sugerir um tratamento. Drenagem cirúrgica, Marsupialização, analgésicos, ou antibióticos, para evitar complicações futuras.

Quais são as melhores opções como tratamento natural?

Na maioria dos casos, podem ser utilizados tratamentos naturais e homeopáticos para eliminar e aliviar o bloqueio na glândula e para dissolver o cisto. A Vitamina D, vitamina C e os suplementos probióticos são três das melhores opções de tratamento.

No entanto, também pode experimentar o banho de assento em água morna; vinagre de maçã; o banho de assento quente com sal Epsom; aplicar óleo da árvore do chá (melaleuca alternifolia); loção de calamina; Óleo Essencial Hamamélis; óleo de coco; açafrão-da-terra (açafrão da índia, cúrcuma); e optar por seguir uma dieta saudável, baixa em alimentos açucarados e fritos.

banho-de-assento

Após procedimento cirúrgico para remoção do cisto infectado, a imersão em água morna é particularmente importante, uma vez que os banhos de assento ajudam a manter a área limpa, aliviam o desconforto e promovem a drenagem eficaz do cisto.

Leia Também:  Suco de maracujá para pressão alta

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã orgânico

Este remédio caseiro envolve a aplicação do vinagre de maçã diretamente na área da vagina afetada, diariamente, durante vários dias seguidos. A maioria das pessoas obtêm resultados dentro de 4 a 5 dias. Use apenas vinagre de maçã orgânico.

Outras opções complementares são o alho e a sepia, tomados por via oral sob a forma de cápsulas. Estas opções de suplementos naturais oferecem normalmente resultados dentro de 1 a 2 semanas, podendo ser usados para prevenir o desenvolvimento de cistos adicionais.

Loção de calamina, óleo da árvore do chá e hamamélis

oleo-essencial-de-arvore-de-cha-malaleuca

Misture 1 onça (cerca de 28 gramas) de loção de calamina com 1 colher de chá de óleo da árvore do chá e hamamélis. 

Mergulhe uma bola de algodão na mistura e pressione contra o cisto por cerca de 30 minutos. O alívio da dor é quase instantânea. Normalmente o cisto vaginal drena espontaneamente após algumas aplicações.

Dieta Alcalina

alimentos-alcalinos

Realizar uma dieta alcalina funciona para muitas mulheres. Estes cistos surgem porque o nosso corpo está completamente fora de equilíbrio e precisa oxigenar alimentos para remover todas as toxinas.

O cisto de bartholin é a forma do nosso corpo tentar libertar as toxinas. Desta forma, e em vez de apenas tentarmos curar apenas o sintoma, é essencial corrigirmos o principal problema e curar a fonte que causou a doença.

Não é fácil seguir uma dieta alcalina durante muito tempo. Mas acredite que valerá o esforço!

Os alimentos que poderá incluir na dieta alcalina são o Sal mineral, adoçante stévia, Pepino, couve, Salsinha, coentroAlgas marinhas, erva de trigo, Semente de abóbora e muitas verduras.

Beba muita água com limão e lima uma vez que estes frutos cítricos têm um efeito profundamente alcalinizante no corpo.

Leia Também:  Suco de maçã desintoxicante

Vitamina D

A vitamina D ajuda a fortalecer o sistema imunológico permitindo que ele lute contra as bactérias e vírus. Usar vitamina D para o tratamento do cisto de Bartholin ajuda a eliminar a infecção subjacente.

Vitamina C

A vitamina C é um nutriente extremamente importante para o nosso sistema imunológico. Ela também ajuda a eliminar os radicais livres que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde.

Probióticos

probioticos

Os probióticos são a cereja no topo do bolo! Estes microorganismos vivos maravilhosos são compostos por uma extensa variedade de bactérias benéficas ao nosso organismo. Ajudam a eliminar infecções e manter o equilibro de bactérias no corpo, fortalecendo o nosso sistema imunológico.

Estão disponíveis em forma de comprimidos, cápsulas ou em forma de pó. No entanto, nós recomendamos sempre probióticos provenientes de fontes naturais. Como o Yogurt, kefir, Kimchi, pickes, Kombucha, chucrute, pão de fermento, missô e Tempeh.

Experimente uma das nossas sugestões de tratamento ou contribua com a suas sugestões e adicione um dos seus “remédios caseiros” nos comentários abaixo!

Importante

Existem outros tipos de cistos vaginais, que incluem: cisto de inclusão, cisto de gartner e Cisto de Ducto Mulleriano.

Os sintomas e as causas são bastante similares. No entanto, e antes de iniciar qualquer tratamento, indicamos que realize sempre uma avaliação com o seu médico.

loading...

22. Setembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *