12 Incríveis Remédios Caseiros para Cisto Pilonidal Inflamado

O cisto pilonidal é um tipo de infecção crônica da pele que ocorre na dobra das nádegas, acima do ânus. E geralmente desenvolve-se como uma reação aos pêlos encravados nessa região anal.

Causas: Embora a causa exata do cisto pilonidal ainda não seja conhecida, os especialistas acreditam que eles possam ser causados por cabelos soltos que penetram na pele.

Cisto Pilonidal

O nosso corpo considera este cabelo uma substância estranha e a resposta imune contra ele conduz à formação de um cisto, ou abscesso, em volta do cabelo. No entanto, qualquer trauma existente na região das nádegas pode contribuir para o desenvolvimento de cistos pilonidais.

Sintomas: Inicialmente surge uma pequena depressão na área, semelhante a uma covinha, na superfície da pele. No entanto, uma vez infectada, essa depressão torna-se uma massa inchada, inflamada. Esses fluidos ou pus existente no abscesso têm de ser drenados.

Outros sinais e sintomas de cisto pilonidal incluem dor e desconforto quando a pessoa está sentada ou em pé, pele inflamada, drenagem de pus ou sangue da área, e mau cheiro do pus. Se a infecção for muito grave, pode também haver sintomas de febre, mal-estar ou náuseas.

Normalmente o cisto pilonidal é uma infecção da pele mais comum em homens do que mulheres. O risco é maior em pessoas obesas e em pessoas com pêlos do corpo em excesso, bem como a espessura do próprio pêlo. Um estilo de vida sedentário também aumenta o risco.

Os casos simples de cisto pilonidal resolvem-se naturalmente e requerem pouco tratamento. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário tratamento prolongado, bem como cirurgia pilonidal, para reduzir o tamanho do cistos e prevenir a infecção.

Leia Também:  Solução Natural Para Pele Irritada

Índice do Artigo:

Remédios Caseiros para Cisto Pilonidal

Ao longo desta matéria estão descritos os 12 melhores remédios caseiros para curar o cisto pilonidal.

Compressas quentes

Compressas quentes

Aplicar compressas quentes na área afetada é muito eficaz para obter um alívio rápido das dores fortes.

A compressa quente também irá ajudar o líquido e pus acumulado dentro do cisto a drenar mais rapidamente, iniciando o processo de cura. No entanto, as compressas quentes não vão impedir o crescimento do cisto pilonidal.

  • Molhe um pano em água quente e retire o excesso de água.
  • Coloque o pano quente sobre a área afectada durante alguns minutos.
  • Repita o processo 3 ou 4 vezes por dia até os fluidos começarem a drenar.

Alternativamente, você pode realizar um banho de assento quente ou lavar a área afectada do ânus com água morna durante alguns minutos.

Óleo da árvore do chá

Óleo essencial de árvore-de-chá, malaleuca

O óleo essencial da árvore do chá é outro remédio muito eficaz para este problema tão doloroso e sacrificante.

O óleo da árvore do chá tem muitos poderes curativos, e as suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, comprovam isso mesmo, ajudando a manter as infecções sob controle.

Além disso, uma vez que o óleo consegue penetrar profundamente na pele, acelera o processo de cicatrização.

  • Dilui-se o óleo da árvore do chá em água, em proporções de 1:10.
  • Aplique na a área afetada e deixe atuar por 10 minutos.
  • Lave a área com água morna e seque completamente.

Use este remédio 2 ou 3 vezes ao dia.

Vinagre de maçã orgânico

Vinagre de maçã orgânico

Usando o vinagre de maçã também pode ajudar a tratar o cisto pilonidal.

Leia Também:  Remédio Caseiro para Gota

As propriedades anti-inflamatória do vinagre de cidra ajudam a reduzir a dor e inflamação. Além disso, a natureza anti-séptica e antibacteriana do vinagre de maçã impede o crescimento de bactérias que podem desencadear uma infecção adicionais e atrasar o processo de cicatrização e cura total.

Misture 2 ou 3 colheres de chá de vinagre de maça orgânico, não filtrado, em ½ copo de água morna. Molhe um algodão nesta solução e coloque diretamente sobre a área afetada durante cerca de 1 minuto. Repita este remédio 3 ou 4 vezes por dia durante alguns dias.

Como alternativa, adicione 1 colher de chá de vinagre de maça orgânico, a um copo de água morna e beba duas vezes por dia para promover a cura de dentro para fora.

Sal de Epsom

Sal de Epsom (sulfato de magnésio)

O sal de Epson ou sulfato de magnésio, pode proporcionar um alívio no sofrimento causado pelas dores do cisto pilonidal. O sal de Epson tem várias propriedades curativas que ajudarão a reduzir e curar o cisto muito rapidamente, contribuindo para a expulsão de pus existente no cisto.

O sal de Epson também irá aliviar a dor associada e a inflamação.

  • Adicione 1 colher de sopa de sal de Epsom em 1 a 2 xícaras de água morna.
  • Misture bem até que os grânulos do sal dissolvam completamente.
  • Embeba um pedaço de algodão nesta solução e aplique sobre a área afectada durante 20 a 30 minutos. Repita o remédio caseiro uma vez por dia durante vários dias.

Como alternativa, pode rrealizar um banho de assento quente, em água morna misturada com sal de Epsom. Em relação á quantidade de sal de Epsom na água do banho, use 1 xícara de sal de Epson para cada 15 centimetros de água.

Leia Também:  Chá de Melissa Officinalis (erva cidreira) para insônia

Óleo de rícino

óleo de rícino 100% puro, orgânico, e livre de hexano

Já aqui falei várias vezes dos maravilhosos benefícios medicinais do óleo de rícino. Para o nosso caso, ele oferece propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor e reduzir a inflamação associada ao cisto pilonidal.

Ele também irá acelerar o processo de cicatrização do cisto.

  • Molhe um algodão em óleo de rícino quente (morno).
  • Aplique-o algodão sobre a área afetada, e proteja com uma bandagem, atadura, curativo.
  • Realize o processo 2 a 3 vezes por dia, usando uma bola de algodão sempre nova, recém molhada no óleo de rícino, e uma bandagem sempre nova também.

Siga esta mezinha caseira até que o cisto desapareça totalmente.

Alho

Alho

O alho é um outro remédio natural bastante eficaz para curar o cisto pilonidal, graças às suas potentes propriedades antibióticas e antifúngicas. Quando ingerido de forma oral, ele também ajuda a impulsionar o sistema imunológico e com isso, combater infecções e promover a cura de diversas patologias.

  • Esmague um dente de alho com uma faca e aplique sobre a área afectada. Cubra com uma gaze e deixe atuar por alguns minutos, em seguida, lave bem a zona.

Siga esta dica uma vez por dia durante alguns dias.

Você também pode comer um dente de alho esmagado 2 ou 3 vezes por dia, seguido de um copo de água.

Nota: A aplicação tópica do alho não é adequada para pessoas com pele sensível. Além disso, certifique-se de não deixá-lo atuar na pele por mais de 10 minutos.

Continuação » 5 Tratamentos Caseiros eficazes para Cisto Pilonidal

loading...

06. Setembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *