Os 36 Remédios Caseiros para Dor nas Costas

A dor nas costas é um sintoma que conduz muitas vezes ao afastamento do trabalho. Normalmente, não é um problema grave, mas causa uma série de dores e desconforto na região lombar e cervical.

Levantar objetos muito pesados e estar sentado no computador durante muitas horas, são 2 práticas diárias comuns que fazem ativar este sintoma dor. Se sofre regularmente ou convive diariamente com dores nas costas, não desanime, porque não está sozinho!

Sabia que pode tratar a Dor Nas Costas com remédios caseiros?

Para termos uma ideia, cerca de 80 por cento da população americana experimenta este sintoma pelo menos uma vez na vida.

Embora esta dor interminável afete pessoas de qualquer idade, são os adultos com idades entre os 35 e 55 anos os mais propensos a desenvolver o problema.

Os especialistas explicam que esta dor ocorre quando os músculos, ossos e ligamentos do nosso corpo, funcionam de forma inadequada. A dor nas costas inclui: dor na coluna lombar (parte inferior das costas que vai até ao cóccix ), coluna cervical (pescoço), e coluna torácica (parte superior das costas).

A dor lombar está associada com a coluna lombar, com os ligamentos em redor dos discos e coluna vertebral, com os discos entre as vértebras, com os músculos das costas, nervos espinhais, órgãos internos da cavidade pélvica, abdômen e com quantidade de pele existente na zona lombar.

As causas para a existência de dor nas costas são várias, no entanto, os tumores no peito, as perturbações da aorta, e as inflamação da coluna, fazem parte da lista.

A boa notícia é que existem alguns remédios caseiros de acção rápida, bem simples de preparar, que irão ajudar a minimizar os episódios de dor em apenas alguns dias, e evitar desconfortos semelhantes no futuro, caso faça uso contínuo destes tratamentos.

São 36 remédios caseiros surpreendentes que incluem desde a aplicação do simples gelo, calor, suplementos naturais, massagens, medicamentos homeopáticos, ioga, exercícios de postura, às plantas curativas.

Durante as primeiras 48 horas após a lesão, o gelo pode ser bastante útil na redução da dor e inflamação. Depois desse período a aplicação de uma almofada de água quente, juntamente com uma massagem na área dolorosa, será o ideal.

O uso de alguns medicamentos de venda livre, cremes ou suplementos naturais pode ser uma boa ideia em alguns casos.

36 Remédios Caseiros Eficazes para a Dor nas Costas

Antes de avançarmos, é importante conhecermos os fatores que aumentam o risco de desenvolver dor lombar e dor cervical.

Os fatores de risco incluem: trabalhos mentalmente estressantes, uma vida sedentária, idade avançada, gravidez, depressão, ansiedade, obesidade, tabagismo, trabalho físico extenuante, e exercício físico extenuante.

Esta dor persistente nas costas, por vezes pode ser acompanhada de outros sinais e sintomas como, perda de peso, febre, inflamação nas costas, dor nas pernas e joelhos, incontinência urinária, dificuldade em urinar, incontinência fecal, e dormência em torno os órgãos genitais, ânus e nádegas.

A dor pode ser leve ou crônica. Se tiver sintomas graves, visite o seu médico imediatamente.

Gengibre (Zingiber officinale)

Gengibre Fresco Cortado E Em Pó

Especiaria muitas vezes utilizada para tratar náuseas e vômitos. Neste caso, os compostos anti-inflamatórios presentes no gengibre podem aliviar significativamente qualquer sintomas de dor.

Como Usar o gengibre:

1 – Moa o gengibre até formar uma massa. 2 – Aplique a massa diretamente nas áreas afetadas. 3 – Aplique óleo de eucalipto no mesmo local. 4 – Massaje a pele suavemente e deixe atuar durante 30 minutos antes de enxaguar com água morna.

Faça um chá de gengibre, e beba três vezes por dia durante alguns dias. Esta prática diária vai oferecer-lhe um alívio significativo da dor.

Para fazer o chá apenas precisa de 6 fatias finas de gengibre e copo e meio de água. Ferva a solução em lume brando durante cerca de 15 minutos. Deixe esfriar. Coe o líquido. Desfrute! Para adoçar pode adicionar mel, de preferência: Mel de Manuka biológico. Saiba mais sobre o Gengibre, Um Poderoso Anti-Inflamatório Natural.

Existem também algumas misturas herbais maravilhosas para fazer chá. Adicione meia colher de chá de cravo-da-índia, meia colher de chá de pimenta preta e uma colher de chá de gengibre em pó, a 1 copo e meio de água a ferver. Deixe repousar os ingredientes na água a ferver durante alguns minutos antes de consumir. Recomenda-se o consumo deste chá de ervas duas a três vezes ao dia.

Folhas de manjericão (Ocimum basilicum)

Manjericão

Sabia que as folhas de manjericão (Alfavaca) têm propriedades anti-inflamatórias e podem ser usadas para tratar as dores? Apenas vai precisar de: 10 folhas de manjericão; Um copo de água.

Adicione as folhas de manjericão num copo de água e ferva durante alguns minutos. Deixe arrefecer até atingir a temperatura ambiente. Adicione um pouco de sal à mistura, e voilá!

Beba a solução uma vez por dia para obter um alívio significativo. Se os sintomas de dor forem muito intensos, aumente o consumo para duas vezes ao dia.

Sementes de papoula (Papaver somniferum)

Sementes De Papoula (Papaver Somniferum)

Também conhecida em Portugal como papoila, as suas sementes têm um sabor bastante agradável, e o seu óleo é um excelente hidratante para a pele. Além disso, é uma grande fonte natural de nutrientes, vitaminas e minerais.

Alguns Estudos mostram que as sementes de papoula contêm muitos compostos químicos conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes e na prevenção de doenças. Você vai precisar de: 100 g de sementes de papoila; 100 g de açucar de rocha (Mishri).

Moa as sementes de papoula juntamente com o açucar de rocha até formar um pó. Consuma duas colheres desta solução juntamente com um copo de leite morno, duas vezes por dia durante, alguns dias até obter um alívio da dor severa.

Compre um colchão novo

Compre Um Colchão Novo

Quando o colchão começa a ficar muito mole e a perder a firmeza que tinha inicialmente, também ele dá o seu contributo para piorar a situação. Portanto, se for este o estado do seu colchão, deve investir num colchão novo.

Óleo de Ervas

Azeite De Oliva

A Massagem pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea e, portanto, dar-lhe um alívio significativo da dor. O óleo de ervas pode incluir: óleo de amêndoas, óleo de eucalipto, óleo de coco e azeite de oliva.

Aqueça o seu óleo preferido no fogão, durante alguns minutos, até que fique quente. Depois disso, massaje as costas e áreas doloridas com o óleo durante 15 a 20 minutos. Para um alívio significativo, deve repetir este processo três vezes por dia durante alguns dias.

Leia Também:  Remédio Caseiro Para o Colesterol

Alho (Allium sativum)

Saiba Como Fazer óleo De Alho Caseiro

Recomenda-se a adição de alho às refeição diárias para obter benefícios extraordinários na saúde. O alho é rico em nutrientes, tais como vitamina C, vitamina B6, manganês, cobre, selénio, fósforo, cálcio e vitamina B1.

Além disso, o alho contém propriedades antivirais e antibacterianas. Os efeitos anti-inflamatórios presentes no alho podem ajudar a reduzir dores de todos os tipos. E portanto, nunca devemos ignorar os benefícios desta planta.

Como Usar:

Consuma dois ou três destes de alho esmagados de manhã, com o estômago vazio. Também pode usar o óleo de alho para massajar as áreas dolorosas das costas. Facilmente encontramos o óleo de alho em lojas de produtos naturais. Alternativamente, pode fazer o seu próprio óleo de alho em casa. Siga as instruções abaixo:

1 – Aqueça óleo de coco, óleo de sésamo e óleo de mostarda em lume brando. 2 – Junte 10 dentes de alho à mistura. 3 – Continue o aquecimento em lume brando até que a mistura fique castanha, e deixe arrefecer.

Use este óleo para massagear as costas durante alguns minutos e, de seguida tome um banho em água morna. Para obter melhores resultados, deve repetir o tratamento regularmente.

Trigo (Triticum)

Trigo De Molho Em água

O Trigo é um cereal com uma grande quantidade de nutrientes, tais como vitaminas B, vitamina E, cálcio, ácido fólico, zinco, fósforo, ferro, cobre e fibra.

Algumas das suas utilidades são: ajuda a perder peso (trigo integral), diminui o risco de síndrome metabólica, reduz o risco de diabetes tipo 2, previne cálculos biliares, e alivia inflamações crônicas.

São as suas propriedades analgésicas que ajudam a aliviar as dores sentidas na coluna lombar e coluna cervical.

1 – Pegue um punhado de trigo e, em seguida, coloque-o em água. 2 – Deixe de molho durante a noite. 3 – De manhã, misture o trigo embebido, com coentro e grama de trigo em pó. 4 – Adicione um copo de leite a esta mistura e ferva durante alguns minutos até a mistura ficar espessa.

Consuma este remédio caseiro duas vezes por dia. O uso contínuo desta receita vai oferecer-lhe resultados visíveis após alguns dias.

Sal de Epsom (sulfato de magnésio)

Sal De Epsom

O sal de Epsom é um composto químico bastante eficaz no alívio da inflamação e da dor, mais especificamente, dores musculares, condições como a síndrome da dor miofascial, fibromialgia, tensões musculares e tendinite.

O magnésio é o principal componente do sal de Epsom. É um mineral que o corpo precisa e, ao contrário de outros minerais, é absorvido através da pele durante um banho de imersão.

O mineral ajuda a relaxar os músculos esqueléticos uma vez que reduz a acumulação de ácido láctico presente nos músculos, que pode ocorrer durante o esforço físico.

O magnésio desempenha também um papel importante na absorção de vitaminas no organismo e na regulação da função do nervo muscular. Todos estes efeitos influenciam significativamente na redução da dor muscular, que também afeta a rigidez muscular.

Misture o sal de Epsom a uma quantidade suficiente de água quente para criar uma pasta espessa. Use uma toalha para aplicar a pasta na área dolorida. A temperatura quente da água juntamente com as propriedades do Sal de Epsom ajudam a proporcionar um alivio quase imediato.

A segunda opção será adicionar duas chávenas de sal de Epsom a uma banheira com água quente. Desfrute deste banho relaxante durante 30 minutos. Para obter bons resultados recomendamos repetir este tratamento todos os dias.

Chá de Camomila (Matricaria Recutita)

Chá De Camomila (Matricaria Recutita)

Um copo quente de chá de camomila pode ajudar a acalmar dores (pois contém propriedades analgésicas) e a relaxar os músculos tensos, uma das causas de dores nas costas. Além disso, o chá de camomila contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam também a aliviar o inchaço.

Como fazer chá de camomila:

Para este chá vamos utilizar a espécie de camomila de nome científico Matricaria Recutita. 1- Coloque uma colher de sopa de flores de camomila num copo de água quente. 2 – Deixe estas flores de camomila íngremes por 10 minutos. 3 – Beba três xícaras de chá de camomila por dia para obter um alívio significativo das dores.

Leite

Copo De Leite

O leite é rico em cálcio, mineral recomendado por especialistas que desempenha um papel bastante importante na manutenção de músculos saudáveis ​​e ossos fortes. A carência deste mineral pode levar ao desenvolvimento de dores na coluna vertebral e não só.

Beba um copo de leite por dia. Adicionar um pouco de mel ao leite, não só melhora o sabor, como também acelera o processo de cicatrização.

Tal como já mencionado anteriormente, dê preferência ao Mel de Manuka (um mel de Grau Terapêutico), também ele bastante eficaz no alivio da dor.

2ª opção: Misture açúcar com Vetiver (Vetiveria zizanioides) em pó, em quantidades iguais. Adicione esta mistura a um copo de leite quente e beba todos os dias até sentir-se melhor.

Mantenha-se ativo

Posição Para Dormir Para Passar A Dor Nas Costas COLOQUE UMA ALMOFADA DEBAIXO DOS JOELHOS

É importante percebermos que, quando sofremos de dores crônicas nas costas, permanecermos ativos só nos vai ajudar a minimizar esses sintomas.

Muitas pessoas acreditam que ficar deitado na cama durante alguns dias lhes pode ajudar a reduzir as dores. Mas essa é uma crença bastante errada.

Os médicos sugerem que os pacientes se levantem, permaneçam ativos, e se exercitem sempre que puderem.

Estar sentado ou deitado persistentemente na mesma posição, não só inibe o processo de recuperação, como também agrava a condição.

Para acelerar o processo de cura, realize movimentos lentos, como alongamentos e caminhadas. Sempre que necessitar descansar as costas ou deitar-se, deve deitar-se em linha reta, de barriga para cima, e colocar o travesseiro debaixo dos joelhos, ou deitar-se de lado com uma almofada entre os joelhos. Mas lembre-se, estar constantemente deitado vai-lhe enfraquecer os músculos das costas.

Banho quente

Banho Quente

A compressão a frio pode dar um alívio significativo da dor, enquanto que o banho quente ajuda a aliviar a inflamação e dor. A fim de tratar tanto a dor lombar como a cervical, apenas necessita imergir o corpo numa banheira cheia de água quente durante meia hora. O calor vai aumentar a elasticidade e aliviar o desconforto.

No entanto, é importante referir que as mulheres grávidas não devem realizar este tipo de procedimento. Como alternativa, use uma bolsa de água quente ou uma toalha imergida numa bacia com água salgada e quente. Esprema o excesso de água e aplique no local afetado.

Realizar este tratamento diário ajuda a tratar a dor nas costas completamente.

Mel

Mel De Manuka

O Mel contém propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias. Sendo desta forma um dos remédios caseiros ideais para este fim.

1 – Adicione 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de chá de canela em pó a um copo de água morna. 2 – Consuma-o durante a manhã com o estômago vazio. 3 – Deverá repetir este processo todos os dias até obter um alívio significativo da dor. Dê preferência ao Mel de Manuka.

Leia Também:  Tratamento Natural para Dor Muscular

O mel de Manuka é bem conhecido pela sua extraordinária atividade antibacteriana, muito superior a qualquer outro tipo de mel. Ganhou grande popularidade nos últimos anos devido ás suas propriedades anti-inflamatórias naturais ideais para o tratamento da dor relacionada com a artrite, reduzindo a inflamação das articulações e fornecendo uma forma natural de alívio da dor.

Pela minha experiência posso afirmar firmemente todos os seus benefícios, uma vez que me ajudou imenso a reduzir as dores artríticas. Gosto realmente do produto, comprei por conta própria, e fico feliz em poder compartilhar esta minha experiência convosco!

Aumente a ingestão de vitamina C

Aumente O Consumo De Vitamina C

Muitas vezes os pacientes com este tipo de sintoma sofre de deficiência de vitamina C. Portanto, recomenda-se incluir alimentos ricos em vitamina C na sua dieta. Ingira frutas cítricas, como morangos, tomates, brócolis, mirtilo, etc.

Também pode optar pelo consumo de suplementos de vitamina C, no entanto é importante consultar o seu médico antes de o fazer.

Meditação

Meditação Alivia Dores Nas Costas

Medite duas vezes por dia. A meditação ajuda a proporcionar um alívio geral do corpo e da mente. Existem muitas variedades de meditação. Se ficar sentado em linha reta e cruzar as pernas é uma tarefa difícil, não precisa de o fazer. Sente-se confortavelmente com uma almofada de aquecimento nas costas, feche os olhos e deixe-se viajar através do pensamento.

Ervas anti-inflamatórias

Plantas Anti Inflamatórias

De seguida vou apresentar-lhe algumas plantas que podem ajudar a aliviar a inflamação e consequentemente a reduzir a dor nas costas.

A camomila, a hortelã, e a acteia ou erva-de-são-cristóvão (Actaea racemosa) são as três principais.

Depois temos o óleo essencial de lavanda (extraído das espécies Lavandula latifolia e Lavandula angustifolia), com um aroma bastante agradável. O uso deste óleo essencial é excelente para relaxar os músculos e reduzir a dor terrível causada pela dor lombar ou cervical.

Saiba como usar o Óleo Essencial de Lavanda e conheça 34 Benefícios e Usos Medicinais.

Para terminar temos a Pimenta-caiena, eficaz no aumento da circulação sanguínea devido às suas propriedades de aquecimento.

Estudos sugerem que quando a circulação sanguínea aumenta o corpo livra-se de substâncias como o ácido láctico. Como resultado, a dor é minimizada.

Alongamentos

Alongamentos Para Ajudar A Dor Nas Costas

Alongue-se antes de dormir. As dores presentes podem dificultar na hora de ir para a cama. Realizar alongamentos durante alguns minutos, ao fim do dia, ajudam a esticar os músculos das costas e evitar cãibras durante a noite, proporcionando-lhe o alívio que necessita.

Deite-se de costas com os dedos dos pés apontados para cima (veja a imagem acima). Lentamente, dobre o joelho direito e puxe a perna até junto do peito. Mantenha a posição durante 20 segundos e, lentamente, estenda a perna até à posição inicial. Repita três vezes para cada perna. (Referência)

Banana

Banana

A Banana faz parte das frutas mais saudáveis do mundo e deve incluí-la na sua dieta. Está provado cientificamente que a inclusão de banana na alimentação ajuda não só a minimizar cãibras musculares como a aliviar sintomas de dor. A deficiência de potássio é um dos principais causadores de cãibras.

A Banana é uma fonte natural de potássio. Em média pode conter cerca de 450 mg de potássio, ajudando a proteger os músculos das costas. Segundo a American Dietetic Association, o nosso corpo precisa de pelo menos 2.000 mg de potássio por dia.

Beber Água

Beba 8 Copos De água Por Dia

A água é benéfica para a saúde em geral. Quando nos exercitamos, perdemos água através da traspiração. Como resultado, os músculos ficam mais tensos, aumentando o risco de desenvolvermos dor musculares.

Devemos beber bastante água, antes e após o exercício. No entanto, é importante saber que beber muita água pode causar um desequilíbrio mineral no organismo. Recomenda-se beber cerca de 8 copos de água por dia.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Alecrim (Rosmarinus Officinalis)

As folhas secas e frescas de alecrim ajudam no tratamento de edemas (inchaço), inflamação, e dores. As propriedades anti-inflamatórias no alecrim ajudam a acalmar os músculos e aliviar rapidamente a dor quando absorvidas através da pele.

1 – Adicione cerca de 30 gramas de folhas de alecrim a uma jarra com água a ferver. 2 – Tape o recipiente e deixe em infusão por cerca de 30 minutos. 3 – Lave o local com esta infusão três vezes ao dia.

Vinagre de maçã

Vinagre De Maça

O vinagre de maçã tem muitos benefícios, podendo ser usado para fins culinários e médicos. É muitas vezes usado para tratar a rigidez muscular, cãibras e dores nas costas. Saiba como usar o vinagre de maçã para este fim:

Método 1

Adicione uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã a um copo de água e Beba diariamente até a dor desaparecer.

Método 2

Coloque 1 colher de chá de mel, 2 colheres de chá de vinagre de maçã, e Hortelã-Menta fresca em 250ml de água fria. Para conseguir um bom resultado consuma este preparado todos os dias.

Melaço de cana-de-açúcar

Melaço De Cana De Açúcar

O melaço ajuda a promover a saúde muscular. Derivado a partir do processo de refinação do açúcar este subproduto contém um número sem fim de nutrientes, incluindo ferro, cálcio, potássio e magnésio. Minerais estes que funcionam como suporte ao sistema muscular, saúde óssea e articular, e aliviam os problemas associados a estes, as dores.

Vai precisar de:

1/4 chávena de melaço
1/2 chávena de vinagre de maçã
1 1/2 colheres de Gengibre moído
2 litros de água
1/2 chávena de mel

Adicione o melaço, vinagre de maçã, gengibre moído e mel (pode substituir o mel por açucar), a 2 litros de água e mexa bem. Pode adicionar alguns cubos de gelo antes de consumir. Repeta a toma diariamente até obter um resultado satisfatório.

Óleo de coco

óleo De Coco

O óleo de coco é eficaz no alivio de dores e inflamações. A fim de tratar a dor nas costas completamente, você deve usar óleo de coco diária.

Misture duas colheres de sopa de óleo de coco a uma quantidade suficiente de manteiga e consuma todos os dias (com pão, torradas…). Alternativamente, pode misturar o óleo de coco com cacau em pó e criar um fudge maravilhoso.

Pimenta-caiena

Pimenta Caiena

A Pimenta-caiena contém capsaicina (analgésico natural), uma substância bastante benéfica no alivio de dores lombares, cervicais, artrite, e dores articulares. Onde encontrar? Podemos encontrar a capsaicina disponível cremes tópicos para alívio da dor, ou optar por criar a nossa própria pomada caseira.

1 – Misture 1/2 pimenta-de-cayenne, com uma Xícara de azeite de oliva. 2 – Esfregue a mistura nas áreas afetadas e Deixe atuar durante 30 minutos. 3 – Enxague com água morna.

Como alternativa ao azeite de oliva podemos usar óleo de coco ou gel de aloé vera.

Mantenha a mistura longe do nariz, boca e olhos, uma vez que a capsaicina pode provoca irritação, inflamação, e queimaduras. Antes de dar inicio à aplicação, recomenda-se testar a solução apenas numa pequena área (pulso por exemplo).

Se notar alguma reação alérgica, recomendamos o uso de cremes tópicos de venda livre à base de capsaicina, por serem mais seguros que os produtos caseiros, uma vez que a quantidade da substância presente nestes é estritamente regulamentada.

Acupuntura

A Acupuntura Pode Ser Mais Eficaz Do Que A Terapia Convencional No Tratamento Da Dor Lombar

A acupuntura é uma técnica medicinal usada no Leste da Ásia, onde são inseridas agulhas em vários pontos específicos do corpo, relacionados com vários sistemas, físicos e emocionais.

Leia Também:  Suco de pepino para gota (ácido úrico elevado no sangue)

A acupuntura é usada para tratar vários problemas de saúde que incluem, indigestão, enxaqueca, doença da manhã ou Hiperêmese gravídica (náuseas e vômitos durante a gravidez), e dores na coluna vertebral.

A técnica é segura e bastante eficaz, no entanto, deve ser administrada com cuidado, pois pode levar a alguns efeitos colaterais indesejáveis, tais como dores de cabeça, náuseas e superestimulação, especialmente em mulheres grávidas ou pessoas diagnosticadas com determinadas condições de saúde.

Consulte o médico e certifique-se de que a acupuntura é segura e adequada para o seu caso. Se a dor nas costas é causada pela gravidez, deverá consultar um terapeuta certificado e com grande experiência nestes casos.

Piscina

Nadar Faz Bem ás Costas

Estudos realizados afirmam que a prática de natação ajuda a descomprimir a coluna vertebral e tonificar as pernas, costas, braços e músculos do núcleo. Para além disso, a respiração profunda usada na natação, ajuda a relaxar física e emocionalmente.

Aplicação de Gelo

Aplicação De Gelo Na Coluna Lombar

Nas primeiras 24 a 48 horas após a lesão o gelo é o melhor tratamento natural, reduzindo a inflamação temporariamente e aliviando o desconforto, impedindo assim que os nervos enviem sinais de dor ao cérebro.

Como aplicar: Coloque alguns cubos de gelo num saco plástico e envolva-o numa toalha. Aplique sobre a área dolorida durante 20 minutos, e descanse por 30 minutos. Para melhores resultados a aplicação do gelo deve ser realizada várias vezes ao dia.

Aplicação de Calor

Aplicação De Calor Nas Costas

48 horas após a lesão, devemos trocar o gelo pela aplicação de calor, de forma a estimularmos o fluxo sanguíneo. De acordo com a fisioterapeuta Mrs. Elizabeth Anne Reicherter, a aplicação de calor é útil no alívio da dor, uma vez que permite que os músculos relaxem, e abrande o processo inflamatório.

Como aplicar: Mergulhe uma toalha em água muito quente, e em seguida, retire a água em excesso. Coloque a toalha sobre a área dolorosa, e cubra-a com filme plástico.

Coloque uma almofada de aquecimento sobre a toalha e deixe atuar durante 20 minutos. Repita a aplicação de calor 3 a 4 vezes por dia durante vários dias.

Como alternativa mergulhe numa banheira com água quente durante cerca de 20 minutos. Se estiver grávida, consulte o seu médico antes de realizar o banho de imersão quente.

Exercícios de Baixo Impacto

Exercícios De Baixo Impacto

A caminhada, o Ioga, o ciclismo e a natação são alguns dos exercícios de baixo impacto que pode praticar. Realize-os durante 30 minutos, três vezes por semana.

Massagem

A Massagem Pode Ser A Melhor Terapia Para Aliviar A Dor Nas Costas

Quem não gosta de uma boa massagem? Nestes casos é extremamente benéfico massagear a área afetada. Pode recorrer a vários cremes ou pomadas de venda livre, no entanto tenha algum cuidado, porque alguns cremes tópicos podem causar reações alérgicas na pele depois de várias aplicações.

Yoga

Ioga

A Dor lombar atinge a maioria de nós em algum momento das nossas vidas. Ela pode ser causada por lesões, má postura, movimentos repetitivos, ou simplesmente pelo envelhecimento dos discos.

Sabemos todos que envelhecer é inevitável, mas, a dor não é: Os especialistas (ortopedistas) concordam que a rotina de alongamento tanto pode prevenir como aliviar os sintomas de dor na parte inferior das costas.

Quando a coluna e a pélvis estão alinhadas e os músculos relaxados, toda a coluna fica mais resistente.

Existem algumas Poses de Ioga e Pilates que podem ajudar a reduzir o estresse emocional, aliviar a tensão nas costas, bem como nos quadris, isquiotibiais, e pernas, os principais músculos que podem estar a afetar a postura e a coluna lombar.

Quer a dor seja aguda ou crônica, antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios converse sempre com o seu médico.

Durante os exercícios use respirações profundas. Se sentir qualquer pressão na parte inferior das costas, reduza a amplitude de movimento ou pule para outro exercício. Conheça aqui alguns exercícios.

Medicamentos

Medicamentos

Relaxantes musculares: Baclofeno, Clorzoxazona (Lorzone, Parafon Forte DSC)

Analgésicos: O paracetamol (como o Tylenol) é um dos medicamentos mais usados para a dor nas costas. Também é frequentemente encontrado em combinação com analgésicos narcóticos como o Percocet e o Lortab.

Os analgésicos listados abaixo são todos anti-inflamatórios não-esteroides (NSAIDs); ou seja, não só reduzem a dor como a inflamação:

  • Aspirina
  • Ibuprofeno (tais como Advil ou Motrin)
  • Naproxeno (tais como Aleve)
  • Inibidores da COX-2 (exemplo: celecoxibe) (são uma classe mais recente de anti-inflamatórios não-esteroides de prescrição que reduzem a dor e a inflamação, mas com um menor risco de efeitos secundários gastrointestinais associados aos NSAIDs tradicionais.

Analgésicos OpióidesOs opióides são analgésicos extremamente potentes e só devem ser tomados em caso de dor crônica severa. São também chamados de narcóticos, o que pode causar algum medo e insegurança em usá-los. Embora a palavra “narcótico” carregue algumas conotações negativas, este tipo de medicamentos são seguros e eficazes quando utilizados corretamente e sob a supervisão do médico.

Existem muitos tipos de analgésicos narcóticos. A morfina (tais como o MS Contin®) é um dos mais conhecidos. Outros opióides incluem:

  • codeína
  • hidrocodona (Vicodin)
  • oxicodona (OxyContin)
  • meperidina (Demerol)
  • tramadol (Ultram)
  • hidromorfona (Dilaudid)

As aplicações tópicas de analgésicos, tais como os cremes de capsaicina (Capzasin-P e as marcas Zostrix) e os salicilatos (marcas como o Sportscreme e o Aspercreme) são uma alternativa aos analgésicos orais.

Suplementos naturais

Suplementos Naturais

Existem alguns suplementos naturais que podem ser benéficos para os sintomas de dor. Vamos referir-se alguns abaixo:

Glucosamina

Tome 500 mg de glucosamina três vezes por dia. A glucosamina é um precursor dos glicosaminoglicanos e dos proteoglicanos que favorece o desenvolvimento de tecido cartilaginoso. É um suplemento dietético com efeitos benéficos comprovados no tratamento de doenças auto-imunes como a artrite, artrose e esclerose múltipla.

Óleo de Linhaça

Tome 2 colheres de chá de óleo de linhaça por dia. O óleo de linhaça atenua os sintomas de artrite reumatóide, lúpus e fenómeno de Raynaud. Lubrifica as articulações e diminui a rigidez e dor nas articulações. Para além de todos esses benefícios reduz também o colesterol total, o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, e a pele seca.

Cálcio e Magnésio

Tome suplementos de cálcio e magnésio. Um dos principais papéis do magnésio é o metabolismo energético. O magnésio ajuda a fabricar ATP (trifosfato de adenosina), a principal fonte de combustível do nosso corpo. A suplementação de magnésio, pode em muitos casos aliviar os sintomas de dor crônica.

O cálcio é o super mineral do mundo das vitaminas. Sendo um mineral, não é produzido pelo corpo. Como é necessário para tantas funções do organismo, o nosso corpo irá retirá-lo dos ossos sempre que não o receber através da dieta.

A longo prazo, a falta de cálcio pode enfraquecer os ossos da coluna vertebral, levando a fraturas de compressão ou curvatura da coluna, entre outros problemas, que causam dor. Para além disso o cálcio é também essencial na manutenção de um bom tônus muscular e na promoção da saúde dos nervos.

Vitamina C

Tome 2000 mg de vitamina C por dia. A vitamina C é um antioxidante solúvel em água que fortalece o sistema imunológico e protege as células de radicais livres. Também auxilia na produção de colagénio, reparação de tecidos danificados, diminui a inflamação, acelera o processo de cicatrização e reduz o risco de dores crónicas.

loading...

19. Abril 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *